MODELO DE APOIO A DECISÃO PARA A GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE DA MOBILIDADE COMO UM SERVIÇO (MAAS)
Mobilidade Urbana Sustentável; Mobilidade como um Serviço (MaaS); Sustentabilidade; Modelo de maturidade; Análise multicritério
A Mobilidade como um Serviço (MaaS) é um conceito emergente nas cidades inteligentes, com potencial para promover a mobilidade urbana sustentável. No entanto, as evidências sobre a sustentabilidade da MaaS ainda são limitadas, tanto devido às suas aplicações restritas quanto à necessidade de um planejamento abrangente que garanta benefícios sustentáveis e duradouros. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de apoio à decisão para a gestão da sustentabilidade da Mobilidade como um Serviço (MaaS), visando contribuir no contexto de cidades inteligentes e sustentáveis. Para isso, propõe-se a associação de métricas adaptadas do Modelo Integrado de Maturidade de Capacidades (CMMI) com a Análise de Decisão Multicritério (ADMC), formando um índice robusto e replicável, denominado Índice de Sustentabilidade da Mobilidade como um Serviço (ISMaaS). O modelo proposto pode ser adaptado a outros contextos, porém, neste estudo, é voltado à realidade brasileira, especialmente para aplicações em cidades de grande porte. Inicialmente, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, que permitiu identificar iniciativas e barreiras importantes para o planejamento da sustentabilidade da MaaS, direcionadas a contribuir para a mobilidade sustentável. Com base nesses resultados, foram estruturadas as abordagens e iniciativas que compõem um modelo hierárquico. A construção da hierarquia foi proposta com base em três pilares principais: Acesso, Integração e Governança. Esses pilares são subdivididos em oito abordagens, que, por sua vez, contemplam 27 iniciativas. Essa hierarquia será submetida à aplicação de uma metodologia de análise de decisão multicritério, o Processo de Análise Hierárquica (AHP), que auxiliará na ponderação das iniciativas do modelo. Para definir os níveis de maturidade das iniciativas, foi utilizada como base a escala proposta pelo CMMI, ajustada a cada iniciativa. Em seguida, propõe-se avaliar a aplicabilidade e os resultados do índice ISMaaS na cidade de Belo Horizonte/MG. Por fim, este estudo visa contribuir para essa importante inovação na mobilidade urbana, oferecendo apoio à decisão para a gestão da sustentabilidade e facilitando o alcance e a manutenção da MaaS a longo prazo. Espera-se uma contribuição científica ao associar um modelo de análise multicritério com um modelo de maturidade, desenvolvendo uma ferramenta de apoio à decisão. Assim, o trabalho visa fornecer suporte aos gestores na priorização de práticas de mobilidade urbana, além de promover a eficiência de modos sustentáveis de transporte, como o transporte público e a micromobilidade.