Sistema de medição de desempenho para universidades empreendedoras
Medição de Desempenho. Universidades Empreendedoras. Empreendedorismo na Educação Superior. Desempenho Organizacional. Empreendedorismo Acadêmico.
O problema de pesquisa da tese é investigar quais dimensões e subdimensões são necessárias em um sistema de medição de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES) empreendedoras. Para isso, identifica e compara os principais sistemas de medição de desempenho e os principais rankings universitários de empreendedorismo, além de buscar, na literatura científica, os fatores críticos de sucesso para o ensino e a promoção do empreendedorismo na educação superior. Como resultado, estrutura um sistema de medição
de desempenho para universidades empreendedoras, o qual é aplicado em duas IES brasileiras escolhidas por conveniência como estudo de caso. O modelo define parâmetros que permitem a autoavaliação das IES para melhoria do seu desempenho empreendedor, levando à (re)orientação de seus processos decisórios e de suas práticas. Ademais, pode contribuir para ampliar as posições dessas instituições em rankings universitários de empreendedorismo nacionais e internacionais. Por fim, a tese espera contribuir para a teoria científica acerca dos temas: medição de desempenho organizacional e formação superior empreendedora.