Lean Healthcare em uma Unidade Básica de Saúde pública: implementação de processos enxutos para melhoria da qualidade assistencial
Lean Healthcare; Atenção primária à saúde; Gestão enxuta; Melhoria contínua; Unidade Básica de Saúde.
As instituições de saúde enfrentam, de forma contínua, desafios significativos na busca pela melhoria da qualidade de suas operações. Desta forma, a busca por eficiência na prestação de serviços de saúde pública tem impulsionado a adoção de metodologias inovadoras, como a implementação de práticas enxutas, denominada Lean Healthcare. Esta pesquisa teve como objetivo, propor e implementar um roteiro adaptado de gestão enxuta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Wenceslau Braz – MG, visando a padronização dos processos, redução de desperdícios e melhoria na experiência do usuário. A pesquisa foi conduzida sob a abordagem qualitativa, com caráter aplicado e descritivo, utilizando o método da pesquisa-ação, fundamentada no ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir). A metodologia envolveu observação participante, cronoanálise, análise documental e estudo de tempos a partir do sistema eletrônico de saúde (E-SUS), além de visitas técnicas e reuniões estratégicas com a equipe da unidade. O roteiro proposto foi estruturado em quatro fases: Sensibilização, Preparação, Implementação e Consolidação. Entre as ferramentas Lean, serão utilizadas: Mapeamento de Processos, 5S, Diagrama de Espaguete, Gestão à Vista, Andon e Nivelamento de Carga. Essas ferramentas permitirão a identificação de gargalos, reestruturação do fluxo de atendimento, eliminação de atividades sem valor agregado e promoção de uma cultura de melhoria contínua. Como resultados, espera-se a redução do tempo de permanência do usuário na Unidade de Saúde, padronização dos processos, aumento no número de atendimentos, maior eficiência nas operações, otimização dos recursos públicos elevar a satisfação dos usuários, que serão monitorados através de indicadores.