Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE RODRIGO DE MORAES MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE RODRIGO DE MORAES MENDES
DATA : 25/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/hwq-etuk-pqg
TÍTULO:

Proposta de um modelo para repositório de revisões sistemáticas para benchmarkings de avaliação do ensino superior


PALAVRAS-CHAVES:

Benchmarking, Modelagem, Revisões Sistemáticas, Avaliação Institucional, Ensino Superior.

 

PÁGINAS: 75
RESUMO:

A presente pesquisa foca na modelagem de um repositório que visa organizar revisões sistemáticas sobre o benchmarking, orientadas para o uso na avaliação institucional sob a coordenação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A relevância do benchmarking nesse contexto reside na sua capacidade de fornecer comparações baseadas em evidências, fundamentais para o aprimoramento contínuo das práticas organizacionais. O objetivo principal dessa pesquisa é modelar uma estrutura que viabilize a criação do repositório de revisões sistemáticas para o benchmarking na avaliação do ensino superior. Na busca por alcançar esse objetivo principal, são propostos os seguintes objetivos específicos: 1) realizar uma revisão sistemática na literatura do benchmarking, que tem como contribuição avaliar o estado atual de maturidade das revisões sistemáticas, conhecendo características de sua produção e sua pertinência para à prática profissional e para à academia, 2) conhecer propostas documentadas na literatura especializada para a condução de processos de benchmarking. Como resultado, espera-se propor um processo padrão. Espera-se enquadrar as contribuições das revisões sistemáticas nas etapas desse processo padrão, para fins de classificação e organização do conhecimento produzido; 3) realizar pesquisa documental para analisar os normativos e os instrumentos da avaliação da educação superior nacional e derivar quais são seus temas de interesse. A finalidade é semelhante a do objetivo específico 2: enquadrar as revisões sistemáticas desenvolvidas nos temas de interesse da avaliação institucional; 4) propor um modelo conceitual que represente, comunique e documente a proposta do repositório e um protocolo que operacionalize o processo para o alinhamento de propostas de revisões sistemáticas com as diretrizes do modelo conceitual. Como método principal da pesquisa, adota-se o método Design Science Research (DSR), que visa à criação e avaliação de artefatos que solucionem problemas práticos. O DSR é particularmente adequado para este estudo, pois permite a construção de um repositório que não apenas organiza o conhecimento existente sobre benchmarking, mas também oferece uma base para sua aplicação prática em avaliações institucionais. As etapas do DSR incluem a identificação do problema, o desenvolvimento de soluções e a validação dessas soluções em contextos reais. Como métodos de apoio, utilizados como ferramentas para se alcançar os objetivos propostos, também se utiliza de revisões sistemáticas da literatura, revisões descritivas e análise documental. A pesquisa até o momento identificou a necessidade de um repositório que não apenas agregue revisões sistemáticas, mas que também permita uma categorização eficiente dessas revisões conforme os diferentes aspectos do \textit{benchmarking} e do SINAES, aplicáveis à educação superior. A criação deste repositório visa padronizar a forma como as evidências são coletadas e utilizadas, o que pode levar a uma melhoria significativa nos processos de avaliação institucional. As conclusões parciais indicam que, ao estruturar adequadamente o repositório, ele poderá se tornar uma ferramenta essencial para as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), oferecendo subsídios robustos para decisões informadas e baseadas em evidências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1311349 - ALEXANDRE FERREIRA DE PINHO
Interno - 395258 - CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
Interno - 2372378 - FABIANO LEAL
Externa à Instituição - MARINA FIGUEIREDO MOREIRA - UnB
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 15:06
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