Indicadores do Curso

Taxa de Sucesso na Graduação


Você sabe o que é a taxa de sucesso na graduação (TSG) de um curso?

 

A TSG é um indicador proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ela é uma taxa entre o número de diplomados, considerando o ano de referência, e o número total de ingressantes, considerando aqui o suposto ingresso do aluno com base no tempo mínimo de integralização.

 

Por exemplo, em 2017, o numerador considerou os diplomados em 2017 e, no numerador, somaram-se os ingressantes de 2015 (cursos com duração mínima de 5 anos)

 

Conheça abaixo a evolução deste indicador para o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEI:

 

 

 

Índicadores de Qualidade INEP

O Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira (INEP) instituiu os indicadores de conceido do enade e o conceito preliminar de curso como dois dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no brasil.

 

Estes indicadores são extratificados em faixas que podem assumir valores de 1 (pior avaliação) a 5 (melhor avaliação).

 

Conceito Enade

De acordo com o site do INEP, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação e necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

Abaixo temos a evolução do conceito enade para o curso de Engenharia Mecânica, campus itajubá:

 

 

 

Conceito Preliminar de Curso

De acordo com o INEP, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação e com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

 

Abaixo temos a evolução do CPC para o curso de Engenharia Mecânica, campus Itajubá:

 

 

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06