Projeto Pedagógico do Curso

O Engenheiro Mecânico deve ter uma visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica; estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia Mecânica; adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

O Engenheiro Mecânico poderá realizar tarefas de supervisão, elaboração e coordenação técnica de projetos de sistemas térmicos, mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, construção de máquinas e motores, execução e fiscalização de instalações mecânicas, termodinâmicas, eletromecânicas, projetos para geração e conservação de energia térmica, nuclear e hidráulica, estudos de viabilidade econômica, assessoria e consultoria, vistorias, laudos, perícias, organização industrial mecânica, controle de vibrações e ruído, projetos de sistemas de qualidade, seleção, desenvolvimento e análise de materiais para construção mecânica, além de dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O campo de atividades do Engenheiro Mecânico relaciona-se com quase todos os aspectos da tecnologia aplicada a processos industriais. O Engenheiro Mecânico poderá trabalhar em diferentes ramos do parque científico e tecnológico nacional e internacional como: indústrias: automotiva, aeronáutica, naval, bélica, de transformação, agrícola, dentre outras; companhias de energia elétrica e de petróleo; empresas de consultoria; institutos de desenvolvimento e pesquisa; instituições de ensino; área empresarial, marketing e vendas.

O curso de graduação em Engenharia Mecânica da UNIFEI (campus Itajubá) possui um conjunto de atividades obrigatórias e também um conjunto de atividades de livre escolha, de acordo com os interesses do aluno, denominadas atividades complementares e disciplinas optativas. Esta estrutura permite que o futuro profissional tenha opções de complementação de sua sólida formação em Engenharia Mecânica, agregando informações em diferentes de áreas do conhecimento e de atuação. Os princípios pedagógicos mais importantes do curso e que são consonantes com o Projeto Pedagógico Institucional são: atendimento à legislação vigente no que se refere à organização da grade curricular, correspondendo ao conteúdo exigido nas diretrizes curriculares para cada habilitação ou curso; a articulação permanente do corpo docente com o campo de atuação do profissional; base filosófica com enfoque na competência; abordagem pedagógica centrada no aluno; forte vinculação entre teoria e prática; ênfase na síntese e na transdisciplinaridade; preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente; integração social e política do profissional; possibilidade de articulação direta com a pós-graduação.

CC = -

CPC = 4

Enade = 4

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