Trabalho Final de Graduação - TFG

 

 

 TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA.

 

 

O Trabalho Final de Graduação consiste em uma síntese do curso de Engenharia Mecânica, envolvendo os conteúdos das disciplinas oferecidas ao longo do referido curso. Tem como objetivo criar a oportunidade para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na solução de problemas de engenharia.

 

A seguir, são apresentados os procedimentos para a realização do TFG do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica para 2024. Informações detalhadas podem ser obtidas no arquivo “Plano_Ensino_TFG_2024”, disponível na pasta "Trabalho Final de Graduação - Documentos" em:

 https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=43969926&idTipo=4

 

A leitura do arquivo "Plano_Ensino_TFG_2024" é imprescindível.

 

• Para a realização da matrícula em TFG, o aluno deve preencher o arquivo “Requerimento_de_matricula_TFG_EME” encontrado no site :

  https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=43969926&idTipo=4

 

• O requerimento deve ser preenchido no computador, assinado, convertido em formato PDF e enviado, via email, para pirani@unifei.edu.br, no período de 19/02/2024 até 26/04/2024 no caso dos alunos que tenham outras pendências além do TFG. Para os alunos que tenham apenas o TFG como pendência a data limite para matrícula é definida pela Pró-Reitoria de Graduação – PRG.

 

• Para definir o tema e o orientador, em função do tema de interesse, o aluno deve procurar um professor do quadro permanente da unifei que atue na área para solicitar orientação. Caso o aluno não tenha um tema de interesse, o mesmo deve verificar com os professores, as linhas de pesquisas desenvolvidas e, em comum acordo com o professor, definir, dentro da linha de pesquisa escolhida, um tema para desenvolvimento do TFG.

 

• O tema escolhido deve estar obrigatoriamente dentro do escopo da Engenharia Mecânica.

 

• A proposta de tema deve ser encaminhada à Coordenação de TFG, através do arquivo “Formulario_registro_TFG_EME”, que deve ser preenchido, assinado pelo aluno e pelo professor orientador, convertido em PDF e enviado, via email, para pirani@unifei.edu.br.

 

• O arquivo “Formulario_registro_TFG_EME”, juntamente com os arquivos referentes ao TFG estão disponíveis na pasta "Trabalho Final de Graduação - Documentos" em:

  https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=43969926&idTipo=4

 

• As propostas de temas deverão indicar o número de alunos que irão desenvolvê-las, se individual, a carga horária total é de 128 horas, ou se realizado em dupla, a carga horária total do trabalho será de 256 horas (128h por aluno). O Formulário de Registro deve ser preenchido individualmente.

 

• Cada proposta de tema terá um único orientador. Poderá existir mais de um coorientador;

 

• O arquivo “Formulario_registro_TFG_EME”, assinado pelo aluno e pelo professor orientador e convertido em PDF deve ser enviado, via email, para pirani@unifei.edu.br, até o dia 29/05/2024.

 

• O aluno poderá mudar de tema uma única vez. Esta mudança de tema, quando ocorrer, deverá ser comunicada a Coordenação de TFG até dia 07/06/2024.

 

• O número máximo de alunos orientados por um mesmo professor é 3. Não há limite para coorientação.

 

• Caso seja solicitado pelo professor, o mesmo poderá orientar mais de 3 alunos.

 

• A nota final do TFG é composta da seguinte forma:

 

      - 1a nota: Avaliação do relatório parcial escrito: Trabalho escrito no formato padrão do Curso de Engenharia Mecânica, conforme arquivo “Modelo_Formatacao_TFG_2024”, disponível na pasta "Trabalho Final de Graduação - Documentos" em:

          https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=43969926&idTipo=4

 

      - 2a nota: Avaliação da apresentação oral do trabalho parcial: Avaliação individual da Apresentação Oral, com duração de 20 minutos, das atividades desenvolvidas até aquele momento, e sua adequação ao cronograma proposto inicialmente.

 

      - 3a nota: Avaliação do relatório final escrito: Trabalho escrito no formato padrão do Curso de Engenharia Mecânica, conforme arquivo

          “Modelo_Formatacao_TFG_2024”, disponível na pasta "Trabalho Final de Graduação - Documentos" em:

          https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=43969926&idTipo=4

 

      - 4a nota: Avaliação da apresentação oral do trabalho final: Avaliação individual da Apresentação Oral, com duração de 20 minutos, do trabalho final desenvolvido

      -   A nota final do TFG é determinada da seguinte forma:

 

          NOTA FINAL= 0,2×(1ª NOTA) + 0,3×(2ª NOTA) + 0,2×(3ª NOTA) + 0,3×(4ª NOTA);

 

          O aluno será aprovado se obtiver nota final igual ou superior a 6,0.

 

Como a nota final é composta por duas notas do trabalho parcial (nota do relatório parcial escrito e nota da apresentação oral do trabalho parcial) e duas notas do trabalho final (nota do relatório final escrito e nota da apresentação oral do trabalho final), a nota final deve ser inserida uma única vez no SIGAA, pelo professor orientador, após obtidas todas as notas, parciais e finais.

 

 

• Datas limites:


Envio do relatório parcial escrito, em formato PDF, para o orientador de TFG.

23/09/2024

Período para a apresentação oral do trabalho parcial.

09/09/2024 à 25/10/2024

Envio do relatório final escrito, em formato PDF, para o orientador de TFG.

22/11/2024

Período para a apresentação oral do trabalho final

11/11/2024 à 13/12/2024.

Inserção da nota final do TFG no SIGAA pelo professor orientador.

20/12/2024

 

 

• Marcação da pré-defesa ou da defesa de TFG

 

A marcação da pré-defesa ou da defesa final de TFG é realizada pelo professor orientador que deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, Portal do docente e realizar o seguinte procedimento:

  - Menu docente;

  - Ensino;

  - Orientação Acadêmica – Graduação;

  - Trabalho de Conclusão de Curso;

  - Solicitar Cadastro de Banca;

  - Escolher o aluno e preencher os itens solicitados.

 

O professor orientador também deve enviar para a coordenação de TFG, as seguintes informações, para a criação da Portaria de nomeação da banca:

  - Nome completo de todos os membros da Banca, indicando o orientador e, se tiver, o coorientador;

  - Nome do Aluno;

  - Dia e horário da apresentação;

  - Local da Apresentação

  - Título atual do TFG;

  - Se a defesa é parcial ou final.

 

Caso a apresentação seja por videoconferência, o próprio professor orientador deve marcar a apresentação via Google Meet e enviar o link para os membros da banca.

A banca avaliadora é composta por 3 professores, o professor orientador, o professor coorientador e um professor indicado pelo professor orientador. Caso não tenha coorientador, o professor orientador deve indicar dois professores.

Todos os professores devem ser do quadro permanente da Unifei.

 

As cópias físicas do TFG devem ser enviadas para os membros da banca pelo professor orientador ou pelo próprio aluno com anuência do professor orientador com, no mínimo, uma semana de antecedência em relação a data de apresentação, para que seja possível uma boa avaliação. Caso a apresentação seja por videoconferência as cópias do tfg podem ser enviadas para os membros da banca no formato PDF.

 

• Procedimentos após a defesa final e aprovação

 

Após aprovação pela banca, na defesa final, o aluno deve:

  - Implementar as correções indicadas pela banca

  - Enviar o TFG para o professor orientador para verificação da implementação das correções.

 

Após aprovação pela banca e após implementadas as correções pelo aluno, o professor orientador deve acessar o SIGAA, Portal do docente e inserir a nota realizando o seguinte procedimento:

  - Menu docente

  - Ensino

  - Orientação Acadêmica - Graduação

  - Trabalho de Conclusão de Curso

  - Inserir Resultado de Banca (Preencher os itens solicitados)

 O professor orientador deve enviar a versão final do TFG, em formato PDF, para a Coordenação de TFG através do email  pirani@unifei.edu.br, autorizando a validação da nota pelo Coordenador de TFG. Uma sugestão de modelo é apresentada a seguir:

 

“ Prezado Coordenador de TFG

Segue, em anexo, a versão final do Trabalho Final de Graduação do aluno XXXX, matrícula YYYY, do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica.

Autorizo a validação da nota do aluno no SIGAA.

Atenciosamente

Prof. (a) ZZZZZZ “

 

• Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do TFG.

 

• Quaisquer dúvidas entrar em contato com a coordenação de TFG através dos telefones ou emails abaixo:

 

     -   Prof. Marcelo José Pirani

         Tel.: (35) 9 8879 5419

         email: pirani@unifei.edu.br

 

     -   Secretária Emanuely de Carvalho Simão Silva

         Tel.: (35) 3629 1064

         email: emanuely@unifei.edu.br

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09