O Bacharel em Sistemas de Informação é o profissional que se vale de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento de informação nas organizações. Para isso, deve ter um espírito empreendedor que lhe permita conceber, criar e concretizar projetos de tratamento de informação, consciente da sua função na sociedade e conforme valores éticos. O perfil do profissional egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIFEI segue as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo esperado que os egressos do curso:
Segundo os Referenciais de Formação para o curso de Sistemas de Informação, o egresso do curso deve desenvolver competências e habilidades nas categorias: Técnico-Profissionais, Negócio e Sociais, a saber:
Competências técnico-profissionais: são relacionadas com competências específicas para uso de tecnologias da informação e atividades de cunho técnico, como:
- Modelar, especificar, construir, implantar e validar sistemas de informações.
- Conceber e especificar a arquitetura de tecnologia da informação capaz de suportar os sistemas de informações das organizações.
- Dominar tecnologias de banco de dados, engenharia de software, sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas operacionais dentre outras.
Competências de Negócio: diz respeito ao entendimento do negócio, seus objetivos quanto ao mercado, clientes, competidores, além dos aspectos relacionados as questões de natureza ambiental, política e social. O profissional deve:
Competências Sociais: tratam das competências necessárias para o sucesso das interações com pessoas e grupos sociais. O profissional deve:
As metodologias de ensino à luz da concepção tradicional são entendidas como um conjunto de métodos para a transmissão do conhecimento universal e sistematizado. As metodologias utilizadas no curso de Sistemas de Informação buscam estimular a formação de ideias considerando três princípios básicos: o aprender fazendo, a individualidade e a integração dos conteúdos.
O objetivo na definição e escolha das metodologias é privilegiar um processo de aprendizado baseado no discente. Diversas metodologias para o processo de aprendizagem serão utilizadas ao longo do curso, dentre elas, citam-se: avaliações individuais e em grupo, aulas expositivas, participação em Projetos de Pesquisa ou Extensão, apresentação de seminários, práticas em laboratório, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, etc.
Os métodos de ensino e aprendizagem encontram-se especificados nos planos de ensino de cada disciplina, visando desenvolver e aprimorar as seguintes habilidades: capacidade de abstração, análise de problemas e proposição de soluções, capacidade de trabalhar em grupo, prática profissional, planejamento, socialização, criatividade e avaliação crítica, capacidade de pesquisa e auto-aprendizado.
Para atender as competências desejadas ao egresso do curso, os Referenciais de Formação para o curso de Sistemas de Informação adotam um modelo baseado na Taxonomia de Bloom Revisada. Uma competência pode expressar o conhecimento, as habilidades ou as atitudes desejadas ao egresso, sob a perspectiva dos objetivos de aprendizagem. Para cada eixo de formação previsto para o curso, as competências derivadas estão associadas a um dos seis níveis do processo cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada (Criar, Avaliar, Analisar, Aplicar, Entender e Lembrar) e respectivos conteúdos.
CC = 4
CPC = 4
Enade = 4
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