Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharel em Sistemas de Informação é o profissional que se vale de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento de informação nas organizações. Para isso, deve ter um espírito empreendedor que lhe permita conceber, criar e concretizar projetos de tratamento de informação, consciente da sua função na sociedade e conforme valores éticos. O perfil do profissional egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIFEI segue as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo esperado que os egressos do curso:

  • Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Administração visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio.
  • Possam determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva.
  • Sejam capazes de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.
  • Possam escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações.
  • Entendam o contexto no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas, atentando para as suas implicações organizacionais e sociais.
  • Entendam os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto Organizacional.
  • Possam desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.

Segundo os Referenciais de Formação para o curso de Sistemas de Informação, o egresso do curso deve desenvolver competências e habilidades nas categorias: Técnico-Profissionais, Negócio e Sociais, a saber:

Competências técnico-profissionais: são relacionadas com competências específicas para uso de tecnologias da informação e atividades de cunho técnico, como:

  • Modelar, especificar, construir, implantar e validar sistemas de informações.
  • Conceber e especificar a arquitetura de tecnologia da informação capaz de suportar os sistemas de informações das organizações.
  • Dominar tecnologias de banco de dados, engenharia de software, sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas operacionais dentre outras.

Competências de Negócio: diz respeito ao entendimento do negócio, seus objetivos quanto ao mercado, clientes, competidores, além dos aspectos relacionados as questões de natureza ambiental, política e social. O profissional deve:

  • Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas.
  • Diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações.
  • Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações.

Competências Sociais: tratam das competências necessárias para o sucesso das interações com pessoas e grupos sociais. O profissional deve:

  • Ser criativo e inovador na proposição de soluções para os problemas e oportunidades identificados nas organizações.
  • Criar, liderar e participar de grupos com intuito de alcançar objetivos.
  • Identificar oportunidades de negócio relacionadas a sistemas de informação e tecnologia da informação e criar e gerenciar empreendimentos para a concretização dessas oportunidades.

As metodologias de ensino à luz da concepção tradicional são entendidas como um conjunto de métodos para a transmissão do conhecimento universal e sistematizado. As metodologias utilizadas no curso de Sistemas de Informação buscam estimular a formação de ideias considerando três princípios básicos: o aprender fazendo, a individualidade e a integração dos conteúdos. 

O objetivo na definição e escolha das metodologias é privilegiar um processo de aprendizado baseado no discente. Diversas metodologias para o processo de aprendizagem serão utilizadas ao longo do curso, dentre elas, citam-se: avaliações individuais e em grupo, aulas expositivas, participação em Projetos de Pesquisa ou Extensão, apresentação de seminários, práticas em laboratório, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, etc.

Os métodos de ensino e aprendizagem encontram-se especificados nos planos de ensino de cada disciplina, visando desenvolver e aprimorar as seguintes habilidades: capacidade de abstração, análise de problemas e proposição de soluções, capacidade de trabalhar em grupo, prática profissional, planejamento, socialização, criatividade e avaliação crítica, capacidade de pesquisa e auto-aprendizado.

Para atender as competências desejadas ao egresso do curso, os Referenciais de Formação para o curso de Sistemas de Informação adotam um modelo baseado na Taxonomia de Bloom Revisada. Uma competência pode expressar o conhecimento, as habilidades ou as atitudes desejadas ao egresso, sob a perspectiva dos objetivos de aprendizagem. Para cada eixo de formação previsto para o curso, as competências derivadas estão associadas a um dos seis níveis do processo cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada (Criar, Avaliar, Analisar, Aplicar, Entender e Lembrar) e respectivos conteúdos.

CC = 4

CPC = 4

Enade = 4

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