Banca de DEFESA: ANDRÉ SNAIDER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ SNAIDER
DATA : 22/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/bpv-owwy-vmg Meeting ID meet.google.com/bpv-owwy-vmg More joining options
TÍTULO:

Validação da Modelagem de Carga dos Sistemas Elétricos com Foco no Fenômeno de FIDVR Através da Aplicação de Simulação Dinâmica Híbrida


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem de Carga, Validação de Modelos de Simulação Dinâmica, PMU, SIN, Medição Fasorial, Simulação Dinâmica Hibrida, Playback Simulation, FIDVR.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O processo tradicional para validação de modelos para simulação dinâmica do sistema elétrico está embasado na realização de ensaios no campo, que têm como consequência custos adicionais e redução da disponibilidade do elemento para o sistema elétrico. Com o advento das unidades de medição fasorial e o desenvolvimento de metodologias para aplicação dos sincrofasores, verificam-se oportunidades para aprimoramento do processo de validação desses modelos de simulação. Ou seja, torna-se possível aproveitar as medições decorrentes de perturbações no sistema elétrico, o que dispensa ou pelo menos reduz a necessidade de intervenções nos equipamentos para obtenção dessas mesmas grandezas. Entre as técnicas propostas na literatura, sobressai-se a Simulação Dinâmica Híbrida (SDH), que é uma estratégia que permite combinar em uma mesma simulação, dados de medição de sincrofasores representativos de parte da rede e modelos computacionais relativos ao componente ou parte do sistema que se deseja validar. Visto isso, o objetivo principal deste trabalho é apresentar os aspectos gerais e os benefícios da utilização da SDH no contexto da validação de modelos, a partir de simulações de transitórios eletromecânicos aplicadas a uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em particular, este trabalho propõe a aplicação da Simulação Dinâmica Híbrida (SDH), que combina dados de Medição Fasorial Sincronizada (PMU) e simulações de transitórios eletromecânicos no processo de validação de modelos de cargas de regiões do SIN sujeitas ao fenômeno da lenta recuperação da tensão. O objetivo é propor uma metodologia que permita aprimorar estes modelos, de forma que os resultados dos estudos elétricos obtenham maior aderência ao comportamento real do SIN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1215494 - ANTONIO CARLOS ZAMBRONI DE SOUZA
Externo à Instituição - ANTONIO FELIPE DA CUNHA DE AQUINO - UFSC
Interno - 1560765 - BENEDITO DONIZETI BONATO
Externo à Instituição - LUIZ CLAUDIO DE ARAUJO FERREIRA - ONS
Notícia cadastrada em: 01/12/2025 14:41
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.unifei.edu.br.sigaa02