Validação da Modelagem de Carga dos Sistemas Elétricos com Foco no Fenômeno de FIDVR Através da Aplicação de Simulação Dinâmica Híbrida
Modelagem de Carga, Validação de Modelos de Simulação Dinâmica, PMU, SIN, Medição Fasorial, Simulação Dinâmica Hibrida, Playback Simulation, FIDVR.
O processo tradicional para validação de modelos para simulação dinâmica do sistema elétrico está embasado na realização de ensaios no campo, que têm como consequência custos adicionais e redução da disponibilidade do elemento para o sistema elétrico. Com o advento das unidades de medição fasorial e o desenvolvimento de metodologias para aplicação dos sincrofasores, verificam-se oportunidades para aprimoramento do processo de validação desses modelos de simulação. Ou seja, torna-se possível aproveitar as medições decorrentes de perturbações no sistema elétrico, o que dispensa ou pelo menos reduz a necessidade de intervenções nos equipamentos para obtenção dessas mesmas grandezas. Entre as técnicas propostas na literatura, sobressai-se a Simulação Dinâmica Híbrida (SDH), que é uma estratégia que permite combinar em uma mesma simulação, dados de medição de sincrofasores representativos de parte da rede e modelos computacionais relativos ao componente ou parte do sistema que se deseja validar. Visto isso, o objetivo principal deste trabalho é apresentar os aspectos gerais e os benefícios da utilização da SDH no contexto da validação de modelos, a partir de simulações de transitórios eletromecânicos aplicadas a uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em particular, este trabalho propõe a aplicação da Simulação Dinâmica Híbrida (SDH), que combina dados de Medição Fasorial Sincronizada (PMU) e simulações de transitórios eletromecânicos no processo de validação de modelos de cargas de regiões do SIN sujeitas ao fenômeno da lenta recuperação da tensão. O objetivo é propor uma metodologia que permita aprimorar estes modelos, de forma que os resultados dos estudos elétricos obtenham maior aderência ao comportamento real do SIN.