Sistema de transferência de energia para carga de baterias de Ion de Lítio em veículos de pequeno porte
Acoplamento magnético, redes neurais, inversores ressonantes, transferência de energia sem fio, comutação suave, perdas por interferência eletromagnética.
A regulação da tensão na carga é um fator crucial para alcançar alta eficiência na transmissão de energia dentro de um sistema de transferência de energia sem fio (WPT). Nesse sentido, este trabalho apresenta uma estratégia de controle para o inversor CC-CA utilizado no circuito primário do sistema WPT. O desempenho do inversor classe DE escolhido é examinado, considerando seus vários modos de configuração para a carga ressonante, condições de comutação suave e estratégias de projeto do protótipo construído, visando os objetivos de aumentar a eficiência geral do sistema, minimizar as perdas de comutação e diminuir as perdas por interferência eletromagnética (EMI). O controlador é desenvolvido usando um modelo autorregressivo com saída exógena (ARX) baseado em uma rede neural linear adaptativa (ADALINE), que determina os tempos de ativação dos interruptores ativos. Essa abordagem permite que o sistema se adapte efetivamente a uma faixa de separação do circuito eletromagnético. O critério de validação é estabelecido através da comparação do desempenho do sistema sob a ação do controlador e no modo de operação em malha aberta.