Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO RIBAS MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ FERNANDO RIBAS MONTEIRO
DATA : 25/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/kap-kixq-yjw
TÍTULO:

Capacitação de Microrredes para Eletrificação do Transporte Sustentável com Segurança Cibernética

 

PALAVRAS-CHAVES:

Microrredes, Capacidade de Regulação de Fequência, Fontes Móveis de Energia, Eletrificação do Transporte, Segurança Cibernética.

 

PÁGINAS: 120
RESUMO:

A atual transição energética combinada com a modernização dos sistemas de energia tem proporcionado transformações significativas no sistema de potência. Nesse sentido, é preciso lidar com as novas vulnerabilidades e ataques cibernéticos que surgem com o avanço dos sistemas cyber-físicos de potência. Ciente dessa perspectiva e da gravidade dos desafios contínuos enfrentados pela indústria devido aos ataques cibernéticos, este trabalho fornece um levantamento abrangente da literatura sobre segurança cibernética em sistemas de energia cyber-físicos.

A eletrificação do transporte também faz parte desta transição e modernização do sistema elétrico. Nesta perspectiva, a capacitação de microrredes (MGs) para atingir a eletrificação do transporte sustentável torna-se um importante objeto de estudo no meio acadêmico e nas concessionárias de energia. Portanto, este trabalho apresenta uma metodologia abrangente para adequação de recursos e resiliência da rede considerando três cenários reais de eletrificação do transporte. Esta pesquisa apresenta uma metodologia de dois estágios para o projeto de microrredes residenciais, enfatizando o impacto da eletrificação do transporte na adequação dos recursos e introduzindo uma estratégia de controle inovadora. O estágio inicial usa sistemas de controle tradicionais e avançados para avaliar os efeitos da penetração de veículos elétricos (EV). A segunda etapa propõe um novo sistema de controle que utiliza unidades de medição de fasor distribuídas (D-PMU) e fontes de energia móveis (MES) para melhorar a adequação dos recursos na eletrificação do transporte. Dados reais de Seattle, WA, EUA, são usados nos estudos de caso desenvolvidos, permitindo avaliações abrangentes e capacitando as concessionárias a garantir operações confiáveis em meio aos desafios da eletrificação do transporte impostos à adequação dos recursos.

Por fim, este trabalho apresenta duas propostas para extender a tese. A primeira proposta se concentra na detecção de ataques cibernéticos usando harmônicos de rede, enquanto a segunda proposta inclui um cenário em que os veículos elétricos são carregados enquanto viajam na estrada.

 

 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO BATISTA DE ALMEIDA - UNIOESTE
Presidente - 1215494 - ANTONIO CARLOS ZAMBRONI DE SOUZA
Externa ao Programa - 2488497 - ELIANE VALENCA NASCIMENTO DE LORENCI - UNIFEIExterno à Instituição - LUIZ CLAUDIO DE ARAUJO FERREIRA - ONS
Interno - 1041451 - PEDRO PAULO BALESTRASSI
Externo à Instituição - YURI REIS RODRIGUES - SPU
Notícia cadastrada em: 21/03/2025 08:27
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