Capacitação de Microrredes para Eletrificação do Transporte Sustentável com Segurança Cibernética
Microrredes, Capacidade de Regulação de Fequência, Fontes Móveis de Energia, Eletrificação do Transporte, Segurança Cibernética.
A atual transição energética combinada com a modernização dos sistemas de energia tem proporcionado transformações significativas no sistema de potência. Nesse sentido, é preciso lidar com as novas vulnerabilidades e ataques cibernéticos que surgem com o avanço dos sistemas cyber-físicos de potência. Ciente dessa perspectiva e da gravidade dos desafios contínuos enfrentados pela indústria devido aos ataques cibernéticos, este trabalho fornece um levantamento abrangente da literatura sobre segurança cibernética em sistemas de energia cyber-físicos.
A eletrificação do transporte também faz parte desta transição e modernização do sistema elétrico. Nesta perspectiva, a capacitação de microrredes (MGs) para atingir a eletrificação do transporte sustentável torna-se um importante objeto de estudo no meio acadêmico e nas concessionárias de energia. Portanto, este trabalho apresenta uma metodologia abrangente para adequação de recursos e resiliência da rede considerando três cenários reais de eletrificação do transporte. Esta pesquisa apresenta uma metodologia de dois estágios para o projeto de microrredes residenciais, enfatizando o impacto da eletrificação do transporte na adequação dos recursos e introduzindo uma estratégia de controle inovadora. O estágio inicial usa sistemas de controle tradicionais e avançados para avaliar os efeitos da penetração de veículos elétricos (EV). A segunda etapa propõe um novo sistema de controle que utiliza unidades de medição de fasor distribuídas (D-PMU) e fontes de energia móveis (MES) para melhorar a adequação dos recursos na eletrificação do transporte. Dados reais de Seattle, WA, EUA, são usados nos estudos de caso desenvolvidos, permitindo avaliações abrangentes e capacitando as concessionárias a garantir operações confiáveis em meio aos desafios da eletrificação do transporte impostos à adequação dos recursos.
Por fim, este trabalho apresenta duas propostas para extender a tese. A primeira proposta se concentra na detecção de ataques cibernéticos usando harmônicos de rede, enquanto a segunda proposta inclui um cenário em que os veículos elétricos são carregados enquanto viajam na estrada.