Otimização de Parâmetros de Linha de Transmissão utilizando Dados de Medição Fasorial Sincronizada
Algoritmo Genético, Linhas de Transmissão, Localização de Faltas, PMU.
Na literatura técnica são apresentadas diferentes visões matemáticas para modelagem de linha de transmissão (LT), os quais podem ser aplicados de acordo com a natureza da linha e do estudo elétrico a ser realizado. Para os estudos de proteção, os parâmetros das LTs são considerados constantes. Neste caso, possíveis variações destes parâmetros ao longo do tempo são negligenciadas. Este trabalho tem como objetivo propor um estimador de parâmetros concentrados da LT ao longo do tempo, considerando os sincrofasores de tensão e de corrente em ambos os terminais. Além disso, são considerados os modelos e equações em parâmetros distribuídos, assim como a otimização desses modelos através de algoritmos genéticos, os quais utilizam variações de parâmetros físicos e geométricos da LT para obter os melhores resultados de uma função objetivo no decorrer do tempo.
O desempenho do estimador é avaliado através de simulações computacionais no ATP e no MATLAB, assim como através de dados reais de uma LT e os respectivos sincrofasores, demonstrando o impacto nas impedâncias totais de sequência positiva e zero frente aos diversos carregamentos e condições climáticas ao longo do tempo.
Com base nas avaliações citadas serão apresentadas variações no grau de evolução da LT no tempo, corroborando com a ideia de que há variações consideráveis nos seus parâmetros durante o período considerado. Desse modo, o algoritmo proposto irá calcular novos valores para os parâmetros concentrados, podendo estes ser usados como dados de entrada em dispositivos de proteção.
Finalmente, será apresentada a melhoria no desempenho de um localizador de faltas ao utilizar os parâmetros obtidos pelo estimador imediatamente após a ocorrência de um evento de falta. Tal melhoria é avaliada em comparação com os resultados de localização obtidos através dos parâmetros de projeto da LT.