METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS UTILIZANDO AS MÉTRICAS ESTATÍSTICAS PESO DA EVIDÊNCIA (WoE) E VALOR DA INFORMAÇÃO (IV) PARA AUXILIAR NA GESTÃO DE ATIVOS DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA
Transformadores de potência; Gestão de ativos; Análise descritiva de dados; Óleo isolante; Teor de água; Seleção de variáveis; Métricas estatísticas; Técnicas de Diagnóstico.
Esta tese propõe uma metodologia de análise de dados que auxilia na gestão de ativos através de subsídio à determinação de investimentos em transformadores de potência e reatores. Para tanto, foram utilizados dados de teor de água no óleo isolante dos equipamentos e as seguintes variáveis categóricas: classe de tensão, região de instalação (regional), criticidade, tipo e idade do equipamento. Destaca-se a viabilidade de aplicação da metodologia, uma vez que, tais categorias são dados técnicos cadastrais dos transformadores e reatores e o teor de água trata-se de uma característica essencial para determinação da condição operativa do óleo isolante, sendo uma das propriedades medidas nos ensaios físico-químicos realizados no óleo. A principal contribuição apresentada é a seleção de variáveis para avaliação de direcionamento de ações de manutenção, a serem priorizadas no desenvolvimento de um modelo. Tal objetivo foi atingido utilizando as métricas estatísticas Weight of Evidence (WoE) e Information Value (IV). A metodologia foi aplicada em um conjunto de dados de quase 10 mil amostras de óleo de 795 transformadores de potência e reatores do parque da ISA CTEEP, concessionária de energia elétrica do Brasil, responsável pela transmissão de energia do estado mais populoso do país e que possui a cidade metrópole nacional.