EMA Estágio Supervisionado

 

 

Nesta página estão disponibilizadas as diretrizes para a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de engenharia mecânica-aeronáutica. De acordo com Manual de Procedimentos de Estágio Supervisionado do Instituto de Engenharia Mecânica (2016).

 

O estágio supervisionado é uma atividade prática composta por um conjunto de ações desenvolvidas pelos discentes dos cursos de Engenharia do IEM, sob a orientação de um docente do IEM e a supervisão direta de um engenheiro com conhecimentos na área do estágio, que deverá estar relacionado com uma das diversas áreas de conhecimento da Engenharia Mecânica e/ou Aeronáutica.

 

O discente deverá cumprir uma carga horária mínima de 160 horas e ter um aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) pontos. O não cumprimento da carga horária mínima exigirá que o discente complemente a carga horária com um novo estágio. Se o discente não atingir 6,0 (seis vírgula zero) pontos no conceito final, isso implicará em fazer um novo estágio.

 

Será celebrado um Contrato de Estágio entre o discente e a empresa concedente do estágio, com a participação da UNIFEI. O modelo desse contrato será fornecido pela CEV/PRG - Coordenação de Estágios e Visitas da Pró Reitoria de Graduação, que deverá ser preenchido e assinado pelos envolvidos no processo: universidade, empresa e discente, e depois protocolado na própria CEV/PRG.

 

Plano de Estágio é um documento que formaliza a proposta de trabalho a ser desenvolvida no estágio. Ele deve ser elaborado, no início do estágio, em comum acordo com o professor orientador e o supervisor do estágio e depois entregue à coordenação de estágio do curso no qual o discente está inserido. O plano de estágio deve contemplar as principais atividades que serão desenvolvidas no estágio e elas deverão estar relacionadas com a profissão do engenheiro, além contribuir para o processo educativo do discente. Ele poderá sofrer modificações durante a realização do estágio, com anuência do professor orientador.

 

O Estágio só poderá ser realizado mediante a efetivação da matrícula em Estágio Supervisionado. A matricula terá validade de 12 meses.

 

Nos períodos de férias escolares, ou para os discentes matriculados apenas em Estágio Supervisionado, ou em Estágio Supervisionado e TFG (Trabalho Final de Graduação) a jornada poderá ser de até 40 (quarenta) horas semanais. A autorização para o cumprimento desta jornada, para o discente matriculado em TFG, só será fornecida mediante o consentimento fornecido pelo professor orientador do respectivo TFG.

 

O aluno poderá iniciar as atividades de Estágio Supervisionado a partir do 7º (sétimo) período. Caso seja autorizado pelos coordenadores de curso e estágio, o estágio supervisionado poderá ser iniciado no 6º (sexto) período.

 

 

A - Composição do Conceito Final

 

CF = (0,4 * AD) + (0,6 * AR)

 

Onde:

CF: Conceito Final.

AD: Nota final atribuída na Avaliação do Desempenho.

AR: Nota final atribuída na Avaliação do Relatório do Estágio.

 

 

B - Como Iniciar um Estágio Supervisionado

 

O discente deverá seguir as seguintes etapas:

 

1. Solicitar na Coordenação de Estágios e Visitas da Pró Reitoria de Graduação – CEV/PRG o modelo do Termo de Contrato de Estágio (TCE), e levá-lo à empresa onde será realizado o estágio;

 

2. Protocolar o Termo de Contrato de Estágio (TCE), devidamente assinado pelas partes, na CEV/PRG;

 

3. Convidar, desde que autorizado pelo coordenador de estágios, um docente para atuar como orientador do estágio;

 

4. Elaborar juntamente com o supervisor de estágio na empresa, a partir de um formulário próprio, o Plano de Estágio;

 

5. Solicitar a realização da matrícula em estágio supervisionado em formulário próprio - Solicitação de Matrícula em Estágio Supervisionado;

 

6. Entregar ao coordenador de estágio, na forma digital:

- Plano de Estágio aprovado pelo professor orientador,

- Solicitação de Matrícula em Estágio Supervisionado e,

- cópia do Termo de Contrato de Estágio (TCE).

 

Obs. 

O discente estará habilitado a iniciar o estágio somente após:

- Registrar o Termo de Contrato de Estágio junto à CEV/PRG;

- Entregar ao coordenador de estágio na forma digital o Plano de Estágio aprovado pelo professor orientador, a Solicitação de Matrícula em Estágio Supervisionado e a cópia do Termo de Contrato de Estágio.

 

 

C - Como Finalizar Estágio Supervisionado

 

1. Elaborar o Relatório de Estágio de acordo com o modelo de Relatório de Estágio Supervisionado do curso EMA;

 

2. Enviar ao professor orientador a cópia do Relatório de Estágio e a Ficha de Avaliação do Relatório de Estágio;

 

3. Solicitar ao professor orientador que reenvie a cópia do Relatório avaliado e a Ficha de Avaliação do Relatório preenchida, para o e-mail rogerio.coimbra@unifei.edu.br;

 

4. Solicitar ao supervisor do estágio na empresa que encaminhe (utilizando o e-mail empresarial) para o e-mail rogerio.coimbra@unifei.edu.br a Ficha de Avaliação do Desempenho e a Declaração de Realização de Estágio.

 

 

Importante:

 

* Toda informação/orientação adicional sobre o estágio do curso de engenharia mecânica-aeronáutica, pode ser obtida pelas seguintes formas:

    - Pelo e-mail: rogerio.coimbra@unifei.edu.br ou;

    - Pelo telefone: (35) 3629-1066 ou;

    - Pelo atendimento presencial: Bloco X2 - Sala 2-05

 

*  A matricula tem validade de 12 meses. Se ao final do 12º mês a nota não for registrada no sistema acadêmico, o aluno estará automaticamente reprovado, havendo a obrigatoriedade da realização de um novo estágio.

 

*  O aluno que realizar estágio supervisionado sem que esteja matriculado, perderá o tempo do estágio realizado anteriormente à data da matrícula.

 

*  A realização do estágio sem a devida formalização implicará na reprovação do estágio, sendo obrigatório a realização de um novo estágio.

 

*  Os estágios realizados no exterior seguem os mesmos procedimentos daqueles realizados no território nacional. Para maiores informações, consultar o Regulamento Para Estágios de Discentes dos Cursos de Bacharelados da Universidade Federal de Itajubá.

 

*  Para que o estágio realizado seja considerado, é necessário que no início ele tenha sido devidamente formalizado e que a matrícula tenha sido efetivada. A carga horária cumprida, só será considerada a partir da data da formalização ou da matrícula, considerando aquela que for mais recente.

 

* Consulte a coordenação de estágio, pelo e-mail rogerio.coimbra@unifei.edu.br, para obter  as datas corretas que deverão ser inseridas na declaração de realização de estágio.

 

* Qualquer alteração ocorrida no Plano de Estágio registrado (mudança de supervisor ou orientador, modificação das atividades previstas a serem desenvolvidas, etc.), é necessário refaze-lo assim que ocorrer a alteração e enviar para o e-mail rogerio.coimbra@unifei.edu.br

 

* Cabe ao aluno acompanhar, no SIGAA, o efetivo registro da matricula e da nota final.

 

 

Todos dos formulários necessários estão disponíveis no formato zip na guia Documentos Formulários do portal do Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica - EMA.

 

 

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.unifei.edu.br.sigaa08