Engenheiro Mecânico-Aeronáutico da UNIFEI poderá exercer todas as atribuições previstas para o engenheiro mecânico e para o engenheiro aeronáutico. Dentre as atividades previstas, têm-se as atividades relativas à supervisão, elaboração de projetos, coordenação técnica e controle de qualidade, pertinentes às tecnologias aeronáuticas de construção, fabricação e manutenção de estruturas, motores, sistemas e componentes de aeronaves. Poderá realizar estudos de viabilidade econômica, assessoria e consultoria, vistorias, laudos e perícias, além de dedicar-se ao ensino e à pesquisa, nas áreas de engenharia mecânica e de engenharia aeronáutica. O campo de atividades do Engenheiro Mecânico-Aeronáutico está relacionado a todos os aspectos de atuação da engenharia mecânica e da engenharia aeronáutica, podendo atuar em diferentes setores do mercado de trabalho aeronáutico, como a indústria, operadores e empresas de manutenção, universidades, bem como no setor público.
O curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica forma profissionais para atuar em empresas, universidades, órgãos de certificação e institutos de pesquisa. Cada entidade tem sua missão, objetivos e metas a serem cumpridas. Os funcionários contribuem por meio do uso de suas competências, que são definidas como um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que podem ser desenvolvidos ou aprimorados por meio de treinamentos e experiências para que o trabalho possa ser desenvolvido com sucesso. O Art. 4° da Resolução n° 2 das novas DCN listam as oito competências gerais para a Engenharia:
I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas
soluções e seu contexto.
II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros,
verificados e validados por experimentação.
III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos.
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.
V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
VII - Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.
VIII - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.
O curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica, da Universidade Federal de Itajubá, adota uma postura e filosofia de aprendizagem que possibilitam a manutenção da motivação inicial dos alunos, ao colocá-los em contato com as atividades de engenharia desde o início de seu curso. No entanto, é preciso evidenciar aos discentes que o conhecimento dos fundamentos básicos – matemática, física, química, desenho técnico, programação dentre outros – é uma ferramenta indispensável, que lhes possibilita engendrar e consolidar suas ideias. Logo, cabe ao aluno adquirir e sedimentar o conhecimento do conjunto de ferramentas básicas e, por consequência, ter segurança na escolha da mais apropriada a cada tarefa a ser realizada e utilizá-la com propriedade. Disciplinas profissionalizantes, alocadas nos primeiros anos do programa de formação, ajudarão no desenvolvimento desse processo de discernimento e segurança dos discentes. Com esses conhecimentos, os alunos estarão aptos para evitar uma postura passiva na construção dos conhecimentos básicos e poderão ter um papel ativo nesse processo. O conhecimento do conjunto de ferramentas disponíveis e suas aplicações são fatores que conduzem a uma mudança de postura. Em síntese, é necessário disponibilizar aos discentes, em suas jornadas de aprendizado, meios que lhes possibilitem suficiente desenvolvimento de sua capacidade de julgamento, de maneira que eles próprios sejam capazes de buscar, selecionar e interpretar informações relevantes ao aprendizado. Consequentemente, a mudança de postura dos estudantes deve provocar a motivação do educador em função do incremento na quantidade, qualidade e grau de complexidade dos desafios apresentados pelos estudantes.
CC = 5
CPC = 4
Enade = 4
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