Projeto Pedagógico do Curso

O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Física da UNIFEI é de Físico Pesquisador: um profissional que se ocupa, preferencialmente, com a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, básicas ou aplicadas, nos vários setores da Física ou a ela relacionados.

O físico bacharel egresso, independentemente de sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimento sólido e atualizado em Física, seja capaz de abordar e tratar problemas novos, assim como os tradicionais. O físico deve manter-se sempre atualizado, não somente em sua área específica de pesquisa (científica e/ou tecnológica), mas também estar atento a novos conhecimentos, tecnologias e inovações. Desta forma, espera-se que sua formação seja continuada. Em particular, recomenda-se que à graduação, siga-se a pós-graduação: mestrado e doutorado (ou doutorado direto), em programas stricto sensu recomendados pela CAPES. Como elemento de formação profissional a mais, o pós-doutoramento em uma instituição de reconhecida qualidade internacional, na pesquisa em Física, é a chave para uma boa formação complementar e alcançar-se excelência.

Competências essenciais desses profissionais:

C-01) Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;

C-02) Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

C-03) Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

C-04) Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;

C-05) Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos; que deve ser compartilhado com a sociedade e humanidade;

C-06) Expressar publicamente, de forma escrita e/ou oral, os conceitos físicos e suas relações, visando a correta comunicação desses conceitos;

C-07) Desenvolver maneiras de investigar e concluir informações úteis sobre problemas reais que são de interesse do âmbito empresarial e industrial, com ênfase em habilidades direcionadas à proposição de experimentações e testes que envolvam questões do campo da física;

C-08) Realizar pesquisas científicas e tecnológicas nos vários setores da Física ou a ela relacionados;

C-09) Aplicar princípios, conceitos e métodos da Física em atividades específicas envolvendo radiação ionoziante e não ionizante; estudos ambientais; análise de sistemas ecológicos e estudos na área financeira;

C-10) Desenvolver programas e softwares computacionais baseados em modelos físicos;

C-11) Elaborar documentação científica e técnica, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, organizar procedimentos operacionais, de segurança, de radioproteção, de análise de impacto ambiental, redigir documentação instrumental e de aplicativos no que couber sua qualificação de área;

C-12) difundir conhecimentos da área, orientar trabalhos técnicos e científicos, ministrar palestras, seminários e cursos, organizar eventos científicos, treinar especialistas e técnicos;

C-13) administrar, na sua área de atuação, atividades de pesquisas e aplicações, planejar, coordenar e executar pesquisas científicas, auxiliar no planejamento de instalações, especificar equipamentos e infraestrutura laboratorial, em instituições públicas e privadas;

C-14) realizar medidas físicas e aplicar técnicas de espectrometria, avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais, aferir equipamentos científicos, caracterizar propriedades físicas e estruturais de materiais, realizar ensaios e testes e desenvolver padrões metrológicos;

C-15) orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria, no âmbito de sua especialidade.

As habilidades gerais que devem ser desenvolvidas pelos formandos em Física, independentemente da área de atuação escolhida, são as apresentadas a seguir:

H-01) Utilizar a matemática como uma linguagem na construção de modelos físicos que expressem os fenômenos naturais;

H-02) Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;

H-03) Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;

H-04) Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;

H-05) Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;

H-06) Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;

H-07) Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);

H-08) Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;

H-09) Aplicar corretamente o método científico em suas atuações técnicas e pesquisas;

H-10) Saber colaborar e trabalhar em equipe, com esforços partilhados e financiamento distribuído;

H-11) Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

Para que a formação plena ocorra, as metodologias de ensino ministradas e aplicadas no curso são parte integrante do processo pelo qual os futuros bacharéis em física são instigados e estimulados a conhecer, experimentar, conjecturar e produzir os diversos conteúdos; adquirindo competências e habilidades que lhes permitam tornarem-se físicos profissionais.

CC = 5

CPC = 3

Enade = 2

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