Apresentação

O curso de graduação Bacharelado em Física insere-se no perfil histórico da UNIFEI, uma instituição que desde sua fundação caracteriza-se por suas iniciativas pioneiras, por seu papel de liderança na comunidade e por seu compromisso em responder aos anseios e necessidades do país. Está em sintonia com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contribuindo para o esforço da UNIFEI em consolidar-se como referência nacional na formação de recursos humanos, com perfil competente, ético, visão sistêmica e inovadora, raciocínio lógico, senso crítico, autonomia intelectual, competência técnica e sensível às necessidades regionais e nacionais; além de apresentar capacidade de liderança, de reflexão e intervenção em diferentes contextos. Estamos firmemente compromissados com o avanço científico-tecnológico do país, na aplicação de práticas de ensino com interlocução sociedade-universidade, direcionando o ensino e as questões de pesquisa e de extensão, para os problemas reais e emergenciais da sociedade.

 

O perfil do curso de Bacharelado em Física da UNIFEI é moldado para formar físicos-pesquisadores. O curso é oferecido namodalidade presencial e período integral, sendo a unidade acadêmica da UNIFEI responsável, o Instituto de Física & Química (IFQ). A filosofia adotada pelo curso de Bacharelado em Física está baseada na prática da pesquisa científica como cerne da formação integral do Físico. A matriz curricular é elaborada de forma que as disciplinas ao longo do curso, incorporem teoria e prática, na construção e consolidação dos conceitos e métodos fundamentais da Física. A estrutura geral do curso é semestral e sequencial, prevista para oito semestres, 2878 horas, divididos em duas etapas: Básico e Profissionalizante. Durante a etapa Básica, compreendida pelos primeiros quatro semestres, além das disciplinas do núcleo fundamental da Física Clássica e Matemática, são oferecidas um conjunto de disciplinas introdutórias à pesquisa em Física, nas quais o discente desenvolverá uma atitude investigativa e colaborativa. Espera-se que finalizada esta etapa o aluno tenha as habilidades e competências necessárias para realizar atividades de Iniciação Científica. Por sua vez, a etapa Profissionalizante compreende disciplinas de Física conceitualmente mais complexas, e com maior grau de sofisticação matemática. Além das disciplinas obrigatórias tradicionais, o curso oferece uma série de disciplinas optativas nas diferentes áreas de pesquisa desenvolvidas no IFQ, permitindo ao discente direcionar sua formação (ênfase), de acordo com sua vocação, aptidões e objetivos profissionais. As ênfases ofertadas especificamente para a Física Bacharelado são: 


  • Astrofísica

Concentrada no tratamento computacional de grandes quantidades de dados astrofísicos e em simulações numéricas computacionais, a ênfase busca direcionar a formação do astrofísico deste século; no sentido de habilitá-lo a trabalhar com grandes bancos de dados e em programação. Os alunos terão parte de sua formação prática no Observatório do Pico dos Dias, pertencente ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Poderá seguir seus estudos na pós-graduação da UNIFEI, em Física Aplicada. 

  • Física da Matéria Condensada

Fortemente direcionada ao estudo experimental da Física dos materiais. Em particular, o aluno que optar por esta ênfase estará capacitado a realizar investigações experimentais das propriedades elétricas e ópticas dos materiais, utilizando como fundamento a teoria de Física do Estado Sólido. Poderá seguir seus estudos na pós-graduação da UNIFEI, em Física Aplicada ou Materiais para a Engenharia. 

  • Física das Altas Energias

Esta ênfase atua em uma das mais tradicionais áreas da Física, a qual oferece um perfil mais teórico aos que por ela optarem. As disciplinas que a compõem tem como objetivo o estudo dos conceitos e métodos fundamentais necessários para abordar os problemas e desafios atuais da Física de Partículas e Campos, Gravitação e Cosmologia. O aluno desta ênfase poderá seguir seus estudos na pós-graduação da UNIFEI, em Física Aplicada.

 


Coordenação do Programa: GABRIEL RODRIGUES HICKEL

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Física Área de Conhecimento CNPQ: Nenhum conteúdo disponível até o momento Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 07/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 11/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06