Projeto Pedagógico do Curso

o engenheiro de produção necessita de sólida formação matemática, tecnológica, econômica e social. suas atividades incluem escolha de processos, administração do trabalho, segurança, projeto do produto, gestão ambiental, gestão da produção e da manutenção, de tal forma a produzir bens e serviços com qualidade, na quantidade requerida, no prazo estimado e a um preço competitivo. neste contexto, o papel do recém-formado é o de ativa participação nos esforços de desenvolvimento de sua comunidade e região. dessa forma, objetiva-se a formação de profissional competente e responsável, apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. uma das características que se espera do profissional refere-se a sua capacidade de atuar como elemento gerador de oportunidades através de elementos de educação empreendedora constantes na abordagem pedagógica do curso.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

o curso de engenharia de produção tem como objetivo formar profissionais que, além de terem habilitação e capacitação técnica para desenvolverem trabalhos tradicionalmente realizados por outras engenharias, também estejam preparados para, adicionalmente, desempenharem funções gerenciais e de liderança administrativa em todos os níveis da organização. é um curso de engenharia abrangente e genérico, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. o aluno estuda as disciplinas que correspondem ao currículo mínimo das engenharias e adicionalmente recebe ensinamento em gerência de produção (organização da produção, kanban, just-in-time, sistemas flexíveis), engenharia de produto (desenvolvimento de novos produtos, ergonomia, análise do valor), gestão da qualidade e produtividade (qualidade total, qualidade do projeto, engenharia da qualidade, análise funcional, análise do desempenho), gestão da pequena e média empresa, engenharia econômica (análise de projetos industriais, planejamento estratégico, engenharia de avaliação, inovação tecnológica), entre outros assuntos, que o capacitam, além das funções técnicas, a desempenhar funções a nível gerencial. dentro deste contexto, o engenheiro de produção é preparado para ter uma visão globalizada da empresa, e ser um decisor por excelência. produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico. é necessário integrar fatores de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, produtividade, custos, responsabilidade social, etc. a engenharia de produção, ao voltar a sua ênfase para características de produtos (bens e/ou serviços) e de sistemas produtivos, vincula-se fortemente com as idéias de projetar e viabilizar produtos e sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela engenharia de produção, são fundamentais para a elevação da qualidade de vida e da competitividade do país.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.unifei.edu.br.sigaa01