Notícias > DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 29/NOV - 14:00

 

 
Convidamos a todos para a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de André Felipe de Siqueira Cardoso, amanhã (29 de Novembro), às 14:00, no canal da Física Bacharelado no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnWWAOgV2NCNedFFplK8Pcw)
 
Título: "O gradiente radial interno de abundâncias químicas em galáxias do CALIFA"
Orientador: Prof. Dr. Oscar Cavichia (IFQ-UNIFEI)
Resumo: O estudo de evolução química possui grande importância para a compreensão da evolução do universo. Modelos e observações indicam um cenário inside-out para a formação dos discos de galáxias espirais. Os gradientes de abundâncias químicas em alguns casos desviam de uma simples reta com inclinação negativa, apresentando uma quebra interna e/ou um achatamento externo, principalmente para galáxias de maior massa. Neste trabalho, foram analisados os gradientes de abundância de oxigênio de galáxias espirais com observações do Calar Alto Legacy Integral Field Area (CALIFA) survey. Em particular, visou-se a análise dos perfis dos gradientes de oxigênio em regiões HII pertencentes aos discos de galáxias espirais mais massivas, aplicando-se um procedimento automático de ajustes de gradientes de abundâncias para identificar os desvios dos gradientes nas regiões internas dos discos espirais. Com base nos resultados obtidos, foram relacionados os desvios internos dos gradientes com a influência da barra localizada nas regiões centrais das galáxias ou mesmo com os processos de formação e evolução do bojo dessas galáxias. Neste trabalho, foi feito uma relação entre a presença da queda interna com a massa, o raio efetivo e a presença da barra nas galáxias. Os resultados obtidos, de forma geral, concordam com a literatura. Não foi identificado um dependência da presença da barra com a queda interna no gradiente de abundância de oxigênio. A posição da queda interna ocorre em torno de 0.5 r/re como esperado, porém, foi verificado uma dependência da massa da galáxia com a posição onde ocorre a queda interna, sendo que para galáxias ainda mais massivas, essa posição tende a se afastar de 0.5 r/re.

Notícia cadastrada em 28/11/2021 13:18  
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa10.unifei.edu.br.sigaa10