joao ricardo neves da silva

IFQ - INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (21)

  • 2022, João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, Janaína Roberta dos Santos, Jane Raquel Silva de Oliveira , A prática de ensino interdisciplinar como contexto para elaboração de propostas de projetos com enfoque CTS no ensino de ciências e matemática, ISSN: 23584750
  • 2021, João Ricardo Neves da Silva, Mariella Brighenti Bortoluzzi , Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física, ISSN: 25262882
  • 2021, ALHO, KALEB RIBEIRO, FIGUEIREDO, NEWTON, João Ricardo Neves da Silva , Observação e registro das fases da lua: uma experiência na formação continuada de professores, ISSN: 21757941
  • 2021, Beatriz dos Santos Araujo, João Ricardo Neves da Silva , CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO, ISSN: 19832117
  • 2021, Leonardo dos Santos Cunha, Luciano Fernandes Silva, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva , Elementos da base de conhecimentos para o ensino: uma análise de licenciandos em física em desenvolvimento de atividades pedagógicas, ISSN: 26972778
  • 2020, João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Marcus Vinicius de Almeida, Janine Ameku Neves , Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações, ISSN: 23464712
  • 2019, CALDATTO, MARLOVA ESTELA, João Ricardo Neves da Silva , Uma discussão sobre a formação de Professores promovida por um IES federal por meio da -Complementação Pedagógica para Não Licenciados-: o caso do professor de Física, ISSN: 21757941
  • 2018, Deise Aparecida Peralta, João Ricardo Neves da Silva, José Augusto Brito Pacheco , A RACIONALIDADE SUBJACENTE EM PROCESSOS DE IMPLANTAÇÕES CURRICULARES: UM OLHAR HABERMASIANO SOBRE RELATOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ISSN: 22365192
  • 2018, Rozana de Fátima Francisquini, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano , Identidade docente de professores que atuam na educação especial, ISSN: 25253409
  • 2017, D'Andréa do Rosário Nogueira, João Ricardo Neves da Silva , Análise do processo de construção da autonomia docente em um Pequeno Grupo de Pesquisa de professores da Educação Básica a partir do planejamento conjunto de uma abordagem temática, ISSN: 21764360
  • 2017, João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho , Contribuições das Concepções de Jürgen Habermas para a Construção de um Dispositivo de Análise das Interações Linguísticas Voltado à Pesquisa em Ensino de Ciências, ISSN: 19825153
  • 2016, João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Camila Cardoso Moreira, Joaquim Francisco Pereira , Contribuições de um planejamento conjunto entre as modalidades presencial e a distância na constituição de uma disciplina de prática de ensino de física, ISSN: 1982873X
  • 2016, João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho , Uma compreensão do processo de interação comunicativa em grupos de planejamento conjunto entre docentes da licenciatura em física na perspectiva da teoria do agir comunicativo, ISSN: 15188795
  • 2015, Fernando Custodio Cerqueira Campos, Adhimar Flavio Oliveira, João Ricardo Neves da Silva , O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ISSN: 23596082
  • 2014, João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho , APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE PLANEJAMENTO CONJUNTO COM DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA, ISSN: 19832117
  • 2013, João Ricardo Neves da Silva, Luis Eduardo Birello Arenghi, Alex LIno , Porque inserir física moderna e contemporânea no ensino médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos, ISSN: 1982873X
  • 2013, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osório Araya, Moacir Pereira de Souza Filho, Alex LIno , O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade., ISSN: 18065104
  • 2012, João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex LIno, Ana Maria Osorio Araya Balan , Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas, ISSN: 1982873X
  • 2012, João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Ana Maria Osório Araya, Alex LIno , GRUPO DE PROFESSORES DE FÍSICA MODERNA: O GRUPO DE ESTUDO/DISCUSSÃO COMO ESTRATÉGIA FORMADORA DE AUTONOMIA DOCENTE EM PROFESSORES DE FÍSICA, ISSN: 22360441
  • 2011, João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex LIno , A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: EXPERÊNCIA EM UM CURSO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA QUÂNTICA, ISSN: 21761477
  • 2011, Paula Mesquita Melques, Klaus Schlunzen Junior, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva , O ensino e ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental: uma estratégia de ensino utilizando objetos educacionais, ISSN: 16791916

Publicação em Eventos (68)

  • 2019, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo Menezes, Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho, João Ricardo Neves da Silva, CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM EVENTO E PERIÓDICO ESPECIALIZADOS DA ÁREA, I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), Resumo
  • 2019, Lucas Mariz Silva, João Ricardo Neves da Silva, ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE CONCEITOS DE MECÂNICA, I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), Resumo
  • 2019, Pedro Filipe Souza Soares, João Ricardo Neves da Silva, UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ACÚSTICA EM CORDAS, I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), Resumo
  • 2019, , Análise comparativa do perfil epistemológico de licenciandos em física sobre conceitos de mecânica, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2019, Pedro Filipe Sousa Soares, João Ricardo Neves da Silva, Uma análise do conhecimento pedagógico de conteúdo a partir do planejamento de uma atividade experimental sobre acústica em cordas, I Encontro Mineiro de Ensino de Física,
  • 2019, Kaleb Ribeiro Alho, Newton de Figueiredo Filho, João Ricardo Neves da Silva, UM MINICURSO DE ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), Resumo
  • 2019, Giovanna dos Santos Ferreira, João Ricardo Neves da Silva, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: MAPEAMENTO DOS CURSOS NOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA NA AMÉRICA DO SUL, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2018, Eliane Matesco Cristovão, Janaína Roberta dos Santos, Jane Raquel Silva de Oliveira, João Ricardo Neves da Silva, INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: RELATO SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR, VII Encontro Nacional das Licenciaturas, Trabalho Completo
  • 2018, Marcus Vinicius de Almeida, João Ricardo Neves da Silva, Janine Ameku Neves, Agenor Pina da Silva, ANÁLISE DAS CONSTRUÇÕES CONJUNTAS DE CONHECIMENTOS ENTRE UMA PROFESSORA DE FÍSICA E UM LICENCIANDO EM UM PLANEJAMENTO CONJUNTO, IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE, Trabalho Completo
  • 2018, Eliane Matesco Cristovão, João Ricardo Neves da Silva, Mariella Brighenti Bortoluzzi, FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NUM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES COM PERSPECTIVA COLABORATIVA DE TRABALHO, IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE, Trabalho Completo
  • 2018, , O Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores: POssibilidades do planejamento colaborativo de práticas de sala de aula, IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA,
  • 2017, Arian Rodrigues Batista, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva, Análise das tendências presentes nos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC) sobre ensino de astronomia, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC, Trabalho Completo
  • 2017, , A contribuição de um centro de ciências para o ensino de física: o espaço interci~encias e os professores da escola básica, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física,
  • 2017, , Análise das interações discursivas entre monitores de um centro de ciências e alunos da educação básica em uma atividade experimenta planejada em conjunto, XII Simpósio Nacional de Ensino de Física,
  • 2017, , A mediação em um centro de ciências: o caso do espaço interciências da UNIFEI-MG, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2017, , Análise das tendências presentes nos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação en Ciências (ENPEC) sobre ensino de astronomia, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2017, , Investigação de construções conceituais sobre energia baseada em uma atividade experimental planejada em conjunto, Vi Encontro SulMineiro de Ensino de Física,
  • 2017, Thayla Margareth da Silva Viana, Natália de Paiva Diniz, Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi, Verônica Ginçalves Duarte, Tatiana de Paiva Zucareli Teles, João Ricardo Neves da Silva, A mediação em um centro de ciências: o caso do espaço interciências da UNIFEI-MG. 2017, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC, Trabalho Completo
  • 2016, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva, Camila Cardoso Moreira, Newton de Figueiredo Filho, Aproximações entre o ensino presencial e a distância na formação de professores de física: um caso a respeito do conteúdo de transposição didática em mecânica, XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Trabalho Completo
  • 2016, Janine Ameku Neves, João Ricardo Neves da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Thiago Costa Caetano, Relato de uma experiência de estágio supervisionado na EaD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de Física, XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Trabalho Completo
  • 2016, Betânia Mafra Kaiser, João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM UM CONTEXTO DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA, VII Congresso Brasileiro de extensão Universitária, Trabalho Completo
  • 2016, Eliane Matesco Cristovão, João Ricardo Neves da Silva, Betânia Mafra Kaiser, Práticas de letramentos para intervenções no ensino médio: uma experiência de planejamento colaborativo, V Colóquio Nacional de Hipertexto, Trabalho Completo
  • 2016, João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Uma proposta de metodologia de análise das interações linguística na pesquisa em ensino de ciências baseada na Teoria do Agir Comunicativo, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2015, João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Camila Cardoso Moreira, Joaquim Francisco Pereira, Elaboração de um planejamento conjunto de uma disciplina de prática de ensino de Física: uma busca pelas relações formativas entre os cursos de licenciatura em Física presencial e a distância, III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Custodio Cerqueira Campos, Adhimar Flavio Oliveira, João Ricardo Neves da Silva, O desenvolvimento e análise de um jogo virtual para o ensino de física através de conceitos de astronomia: contribuições da teoria da aprendizagem significativa, Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Trabalho Completo
  • 2014, , A formação inicial e continuada de professores de física em uma perspectiva comunicativa por meio de um grupo de estudos de física moderna e contemporânea., VII Congreso Nacional de Enseñanza de la Física y I Escuela Latinoamericana de En Enseñanza de la Física y la As Astronomía,
  • 2014, , Formação inicial de professores de física a partir da abordagem por investigações temáticas visando a autonomia docente, X Taller Internacional "La Enseñanza de la Fisica e la Quimica",
  • 2014, João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Ana Maria Osório Araya, A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO COM DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO E DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO, II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Trabalho Completo
  • 2014, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA EM INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA, II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Trabalho Completo
  • 2014, João Ricardo Neves da Silva, Thiago Costa Caetano, Agenor Pina da Silva, A formação inicial e continuada de professores de física em uma perspectiva comunicativa por meio de um grupo de estudos de física moderna e contemporânea., I Escuela Latinoamérica de enseñanza de las Ciencias Experimentales y la Astronomía, Trabalho Completo
  • 2014, , A construção coletiva das disciplinas de Física Moderna e Contemporânea por docentes da licenciatura em física em um grupo de planejamento conjunto, XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2013, , Grupos de Planejamento Conjunto como formação continuada de docentes formadores do curso de licenciatura em física: Contribuições da Teoria do Agir Comunicativo, IX Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências,
  • 2013, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, Paulo Gabriel Franco dos Santos, A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE EM AULAS DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM POR INVESTIGAÇÕES TEMÁTICAS, SIMPÓSIO PAULO FREIRE, Trabalho Completo
  • 2012, Alex LIno, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna: uma análise de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa, VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Trabalho Completo
  • 2012, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, Danilo Couto Silva, ASPECTOS RELATIVOS À COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA POR MEIO DO GRUPO DE ESTUDOS E DISCUSSÃO, II Encontro dos Núcleos de Ensino e II Encontro PIBID da UNESP, Resumo
  • 2012, Osmar Pereira Silva Junior, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osório Araya, Moacir Pereira de Souza Filho, Alex LIno, AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM GRUPOS DE ESTUDO SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE, II Encontro dos Núcleos de Ensino e II Encontro PIBID da UNESP, Resumo
  • 2012, , A construção da argumentação crítica e da autonomia com professores de física do ensino médio por meio do grupo de estudos e discussão, I Congreso latinoamericano de investigaión en didáctica de las ciencias experimentales y la matemática,
  • 2012, , UMA REVISÃO DAS JUSTIFICATIVAS DOS TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE O TEMA ?PORQUE INTRODUZIR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO?', I Congreso latinoamericano de investigaión en didáctica de las ciencias experimentales y la matemática,
  • 2012, , UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DOS CONHECIMENTO PRÉVIO NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: TRAÇANDO APROXIMAÇÕES ENTRE DUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, I Congreso latinoamericano de investigaión en didáctica de las ciencias experimentales y la matemática,
  • 2011, , Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos e discussão de Física Moderna e Contemporânea, XXXI Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental,
  • 2011, , AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE, IV Simpósio latino americano e caribenho de educação em ciências,
  • 2011, Donizete Aparecido BUscatti Junior, Moacir Pereira de Souza Filho, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, OS PRECEDENTES DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA: SUBSÍDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO, XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Resumo
  • 2011, Osmar Pereira Silva Junior, Ana Maria Osório Araya, Moacir Pereira de Souza Filho, João Ricardo Neves da Silva, Paula Mesquita Melques, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO/DISCUSSÃO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: O CASO DAS RADIAÇÕES., XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Resumo
  • 2011, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Moacir Pereira de Souza Filho, Paula Mesquita Melques, O NÚCLEO DE ENSINO DE FÍSICA DA FCT/UNESP COMO PEQUENO GRUPO DE PESQUISA COM FOCO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA, VII Encontro de Prática de Ensino de Física - UNESP - Ilha Solteira, Resumo
  • 2011, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho, Alex LIno, Grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia em professores de Física, V Congresso Internacional sobre formación de professores de ciencias, Resumo
  • 2011, João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osorio Araya Balan, Alex LIno, Paula Mesquita Melques, AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA TEORIA DA RELATIVIDADE, IV Simpósio latino americano e caribenho de educação em ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Moacir Pereira de Souza Filho, Donizete Aparecido BUscatti Junior, Allan Victor Ribeiro, João Ricardo Neves da Silva, Uma análise da concepção dos alunos sobre a interação entre corpos fundamentada numa perspectiva Kuhniana, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2010, Paula Cavalcante MOnteiro, João Ricardo Neves da Silva, Ourides Santin Filho, Uma experiência didática da utilização de um desenho animado no ensino de química, XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
  • 2010, Osmar Pereira Silva Junior, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osorio Araya Balan, Alex LIno, João Ricardo Neves da Silva, RELATO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA ENVOLVENDO O ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO, XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Resumo
  • 2010, Tarlei de Lima Santos, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, Lucas Ramos Bispo, Alex LIno, O ENSINO DE TEORIA DA RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA., XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP., Resumo
  • 2010, , Uma aula interativa sobre a teoria da relatividade, XI Simpósio de Iniciação Científica,
  • 2010, João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex LIno, Ana Maria Osorio Araya Balan, Moacir Pereira de Souza Filho, Grupo de Professores de Física Moderna: Análise da Formação Continuada mediante investigação de necessidades formativas, II Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2010, Tarlei de Lima Santos, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Lucas Ramos Bispo, Alex LIno, O ensino da teoria da relatividade no Ensino Médio: Estratégias para o trabalho com professores em formação continuada., XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP., Resumo
  • 2010, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Grupo de Profesores de Física Moderna: A importância do ambiente de discussão na formação continuada de professores, II COngresso Internacional Ciência, Tecnologías y Culturas, Resumo
  • 2010, Paula Mesquita Melques, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osorio Araya Balan, Elisa Tamoe Moriya Schlunzen, Banco Internacional de objetos educacionais: uma ferramenta pedagógica para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de Física, Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2009, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Filipe Pereira Faria, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osorio Araya Balan, Ensino de Ciências segundo a metodologia do grupo de ciências Luckezi da cidade de Lucélia, ENEPE 2009 - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESTE, Resumo
  • 2009, Mariana Rubira Gomes, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, O papel da abordagem conceitual no ensino de física quântica no ensino médio, XXI Congresso de iniciação científica da UNESP, Resumo
  • 2009, Filipe Pereira Faria, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osorio Araya Balan, Grupo de Professores de Física Moderna: Um estudo das visões de ciencia dos professores e futuros professores de Física, ENEPE 2009 - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESTE, Resumo
  • 2009, , REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE A VISÃO SIMPLISTA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA., IV Encontro Iberoamericano de Educação,
  • 2009, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Filipe Pereira Faria, O ensino de Física Moderna para o Ensino Médio utilizando a metodologia das histórias em quadrinhos, XXI Congresso de iniciação científica da UNESP, Resumo
  • 2009, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Thiago Pereira dos Santos, Paula Cavalcante MOnteiro, Ana Maria Osorio Araya Balan, REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE A VISÃO SIMPLISTA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA., IV Encontro Iberoamericano de Educação, Trabalho Completo
  • 2009, Paula Cavalcante MOnteiro, João Ricardo Neves da Silva, Explorando o uso de protetores solares no ensino médio: uma estratégia experimental, ENEPE 2009 - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESTE, Resumo
  • 2008, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Thiago Pereira dos Santos, Alex LIno, João Ricardo Neves da Silva, Discussão sobre uma boa aula: Elementos e metodologias para a melhora da aula e do professor de física, ENEPE- Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo
  • 2008, Alex LIno, João Ricardo Neves da Silva, Thiago Pereira dos Santos, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Inserindo física moderna no ensino médio sob o enfoque histórico-filosófico, ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo
  • 2008, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osorio Araya Balan, Alex LIno, Thiago Pereira dos Santos, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Investigação sobre a aplicabilidade da matemática para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio, XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Resumo
  • 2008, Thiago Pereira dos Santos, Ana Maria Osorio Araya Balan, Alex LIno, João Ricardo Neves da Silva, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, MAPAS CONCEITUAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE ENSINO., XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Resumo
  • 2008, , Física Moderna para o Ensino Médio: A matemática a ser utilizada., I Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP,
  • 2008, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osorio Araya Balan, Alex LIno, Thiago Pereira dos Santos, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Física Moderna para o Ensino Médio: A matemática a ser utilizada., I Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP, Resumo

Capítulos de Livros (10)

  • 2019, O Núcleo de Ensino de Física da FCT/Unesp como Grande Grupo de Pesquisa: Possibilitando a interação entre a formação inicial e a formação continuada de professor de Física, Educação científica em questão: A escola como produtora de cultura e sociedade, João Ricardo Neves da Silva, Ana Maria Osório Araya, Alex Lino
  • 2016, O TEMA ?RADIOATIVIDADE? NO MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DE FÍSICA: AS ATIVIDADES PROPOSTAS E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2015. Volume 1 Processos de Ensino e de Aprendizagem dos Conteúdos Escolares, Ana Maria Osório Araya, Larissa Fazioni de Oliveira, Moacir Pereira de Souza Filho, Gustavo Bizarria Gibin, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, A construção de processos de formação inicial de professores de ciências de vertente crítica: As licenciaturas em ciências como foco de pesquisa, Formação de professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala: Aproximando a pós-graduação da escola, João Ricardo Neves da Silva, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Moisés Nascimento Soares
  • 2015, Uma Análise da Formação Inicial e Continuada de Professores de Física: Características da Interação em uma Pespectiva Habermasiana, NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2013: Formação de Professores e Trabalho Docente, Ana Maria Osório Araya, Moacir Pereira de Souza Filho, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, A teoria social de Jürgen Habermas e suas possibilidades para o ensino de ciências e matemática, Epistemologias e processos formativos em ciências e matemática, Deise Aparecida Peralta, João Ricardo Neves da Silva, Harryson Junio Lessa Gonçalves
  • 2012, As interações discursivas entre professores de Física em Grupos de estudo de formação continuada sobre a teoria da relatividade, Núcleos de Ensino da UNESP - Artigos 2010: Práticas Pedagógicas no Contexto Social, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho, Paula Mesquita Melques, Alex LIno
  • 2012, ASPECTOS RELATIVOS À COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE FÍSICA E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA EM GRUPO DE ESTUDOS E DISCUSSÃO, NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP - Artigos 2011: Formação de Professores e Trabalho Docente, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Danilo Couto Silva, Donizete Aparecido BUscatti Junior
  • 2011, Aula Ideal: Interação entre Professores e Alunos sobre Aula de Física, Nucleos de Ensino da UNESP: Artigos 2008, Ana Maria Osorio Araya Balan, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Thiago Pereira dos Santos
  • 2011, Histórias em Quadrinhos Como Instrumento de Aprendizem no Ensino de Física Moderna, Nucleos de Ensino da UNESP: Artigos 2009, Paulo Sérgio Camillo de Camargo, Ana Maria Osorio Araya Balan, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno
  • 2011, Grupo de Professores de Física Moderna: A importância do ambiente de discussão na foemação continuada de professores, Nucleos de Ensino da UNESP: Artigos 2007, João Ricardo Neves da Silva, Alex LIno, Ana Maria Osorio Araya Balan, Filipe Pereira Faria, Thiago Pereira dos Santos

Livros (1)

  • 2022, ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: processos formativos e educativos em foco, João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, Mariana Feiteiro Cavalari

Participações em Bancas de Cursos (122)

  • 2022, Dissertação Mestrado A tematica da educacao inclusiva em Projetos Pedagogicos de Cursos de Licenciatura em Ciencias Biologicas, JULIANI FLÁVIA DE OLIVEIRA
  • 2022, Dissertação Mestrado Propostas com Materiais Manipulativos e Jogos para o ensino da Matematica na perspectiva inclusiva: um estudo com foco nos conhecimentos de futuros professores, JEAN CARLOS LEMES
  • 2021, Dissertação Mestrado Relação entre o professor e o intérprete de Libras no Ensino de Ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária, Guilherme Lourenço, Agenor Pina da Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, João Ricardo Neves da Silva
  • 2021, Dissertação Mestrado Aprendendo a ser professor de Física através do desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir de temas, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva, João Ricardo Neves da Silva
  • 2021, Dissertação Mestrado A percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a implantação curricular do Novotec Integrado: entre o Sistema e o Mundo da Vida, Deise Aparecida Peralta, Harryson Junio Lessa Gonçalves, João Ricardo Neves da Silva
  • 2021, Dissertação Mestrado Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema ?fontes de energia? com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades, Thiago Mendonça, João Ricardo Neves da Silva, Janaína Roberta dos Santos, Marcela de Moraes Agudo
  • 2021, Dissertação Mestrado Experiências de formação docente: entre recomendações técnicas e ações comunicativas, Deise Aparecida Peralta, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, João Ricardo Neves da Silva
  • 2021, Dissertação Mestrado Tematica Ambiental, Evolucao biologica e suas relacoes: uma analise nos documentos curriculares das licenciaturas em ciencias biologicas das Universidades Federais de Minas Gerais, Larissa de Carvalho Azevedo Zanatta
  • 2021, Monografia Graduação IMPACTOSNA APRENDIZAGEM E PERCEPCOES DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS EXPERIMENTAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO, PRISCILA FERREIRA DE MORAES
  • 2021, Monografia Graduação ANALISE DOS TEMAS DE FISSAO E FUSAO NUCLEAR NOS LIVROS DIDATICOS DE FISICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDATICO DE 2018., VINICIUS DIAS SANTOS
  • 2021, Monografia Graduação PODFIS: A producao de podcasts como um instrumento para divulgacao cientifica de temas de fisica moderna, MARIA EUGENIA BUSTAMANTE DE SOUZA
  • 2021, Monografia Graduação O ENSINO DE FISICA ATRAVES DA EXPERIMENTACAO: um levantamento de trabalhos sobre educacao especialapresentados nos principais eventos do Brasil , NATÃ NADHER REZENDE FEITOZA
  • 2021, Monografia Graduação Introduzindo alunos do ensino basico a pesquisa cientifica, JAYKEL JOANA DE JESUS
  • 2021, Monografia Graduação OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NAS AULAS DE FISICA: Potencialidades e prejuizos nas aulas remotas no periodo de pandemia , GUSTAVO DOS SANTOS FERREIRA
  • 2021, Dissertação Mestrado ANALISE DE UMA INTERVENCAO PEDAGOGICA SOBRE O TEMA “FONTES DE ENERGIA” COM ENFOQUE EM CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS E HABILIDADES, THIAGO MORAIS DUARTE
  • 2021, Dissertação Mestrado A mobilizacao de aspectos da Natureza da Ciencia e do Conhecimento Pedagogico de Conteudo na formacao inicial de professores de fisica, Évelim Lamaiara dos Passos Carvalho Santos
  • 2021, Dissertação Mestrado APRENDENDO A SER PROFESSOR DE FISICA ATRAVES DO DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS PEDAGOGICAS ORGANIZADAS A PARTIR DE TEMAS , LARA DE CARVALHO BORGES PINTO
  • 2021, Dissertação Mestrado PERCEPCAO DE BARREIRAS E SUPORTES NA CARREIRA ACADEMICA DOS ESTUDANTES DE MATEMATICA: UM ESTUDO DE GENERO, Daniele Aparecida de Oliveira
  • 2021, Dissertação Mestrado Relacao entre o Professor e o Interprete de Libras no Ensino de Ciencias para o aluno surdo: uma relacao pedagogica necessaria, KETHULINN AGMA MAIA DRUMOND FRANCO
  • 2020, Dissertação Mestrado Possibilidades e dificuldades da utilização da História da Matemática para o ensino e aprendizagem da Equação de Primeiro Grau na Escola Básica, Mônica de Cássia Siqueira Martines, João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, Mariana Feiteiro Cavalari
  • 2020, Dissertação Mestrado O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ELEMENTOS DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES POR DOCENTES FORMADORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO, Adriana Marques de Oliveira, Jane Raquel Silva de Oliveira, João Ricardo Neves da Silva
  • 2020, Monografia Graduação INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMATICA DA REGIAO SUDESTE: UM ESTUDO DE CASO, BRUNO VINICIUS DA SILVA
  • 2020, Monografia Graduação UMA BREVE BIOGRAFIA DE FELIX KLEIN E SUAS CONTRIBUICOES PARA A MATEMATICA E A EDUCACAO MATEMATICA, HELEN KRIS RENO CINTRA
  • 2020, Monografia Graduação Desenvolvimento de podcasts como ferramenta de divulgacao cientifica nas aulas de fisica, MARIA EUGENIA BUSTAMANTE DE SOUZA
  • 2020, Monografia Graduação Fisica moderna, uma aplicacao de aprendizagem para o dominio, GUSTAVO DOS SANTOS FERREIRA
  • 2020, Monografia Graduação Uma proposicao de roteiro didatico para apresentar as Estacoes de Tratamento de Esgoto durante as visitas escolares, GILBERTO MORAIS VILELA
  • 2020, Monografia Graduação Analise dos obstaculos epistemologicos de licenciandos em fisica sobre sua futura pratica docente, LUCAS MARIZ SILVA
  • 2020, Monografia Graduação Monitoramento da atividade magnetica de Proxima Centauri e implicacoes para a vida em torno de estrelas anas tipo-M. , LUCAS RIBEIRO BARBOSA
  • 2020, Monografia Graduação Algumas Consideracoes sobre as Visoes de Ciencia Presentes em Dois Livros Didaticos do Ensino Superior: tema termodinamica e fisico-quimica, RAFAEL SILVA OLIVEIRA DUARTE
  • 2020, Monografia Graduação Eletromagnetismo de Maxwell sob uma Analise Qualitativa das Teorias de Yang-Mills, MARCOS GOUVEIA RIBEIRO
  • 2020, Monografia Graduação UMA ANALISE DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO DE CONTEUDO A PARTIR DE MATERIAIS DIDATICOS DE ELETROMAGNETISMO PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS, JOAO RODOLPHO MOURA MARIANO PINTO
  • 2020, Monografia Graduação O ESTAGIO SUPERVISIONADO E A FORMACAO DE PROFESSORES REFLEXIVOS, ALVARO DE SOUZA RAMOS NETO
  • 2020, Dissertação Mestrado A DIVULGACAO CIENTIFICA E A EDUCACAO NAO FORMAL EM PROJETOS PEDADOGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA, FISICA, CIENCIAS BIOLOGICAS E MATEMATICA, GUILHERME MODENA ALKMIM
  • 2020, Monografia Graduação O CULTIVO DE HORTALICAS COMO BASE INICIAL PARA O ENSINO DE CARACTERISTICAS QUIMICAS DOS SOLOS, Ralf Ricardo Ramalho Júnior
  • 2020, Dissertação Mestrado Concepcoes e praticas inclusivas de professores de ciencias e matematica: um estudo no municipio de Itajuba, MEIRE CRISTINA LADEIRA SANTOS SILVA
  • 2020, Dissertação Mestrado O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino medio na proposta de tarefas para o estudo de equacao da reta., ELIZABETH DE OLIVEIRA MACHADO
  • 2020, Dissertação Mestrado O PROCESSO DE CONSTRUCAO CONJUNTA DE ELEMENTOS DAS PRATICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES POR DOCENTES FORMADORES: UMA ANALISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO, Beatriz dos Santos de Araújo
  • 2019, Dissertação Mestrado O uso de sequencias didáticas como instrumento para o ensino de astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo, João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Artur Roberto Justiniano Junior
  • 2019, Dissertação Mestrado Caracterização de sequencias didáticas no ensino de astronomia em eventos e periódicos especializados da área, João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Artur Roberto Justiniano Junior
  • 2019, Dissertação Mestrado Peer Instruction no ensino de astronomia: uma análise à luz da teoria sociointeracionista de Vygotsky, João Ricardo Neves da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Rodrigo Silva Lima, Marco Aurélio do Espírito Santo
  • 2019, Dissertação Mestrado Caracterização dos vídeos com a temática "evolução das espécies" da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica, João Ricardo Neves da Silva, Isabel Cristina de Castro Monteiro, Janaína Roberta dos Santos, Mariana Vaitiekunas Pizarro
  • 2019, Dissertação Mestrado Astronomia na prática: a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores, Newton de Figueiredo Filho, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva, Marcos Dionízio Moreira
  • 2019, Dissertação Mestrado desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica, João Ricardo Neves da Silva, Eliane Matesco Cristovão, Paulo Cesar Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz
  • 2019, Dissertação Mestrado O universo na tabela periódica: uma sequência didática interdisciplinar entre química e astronomia, Agenor Pina da Silva, Ricardo Shitzuka, João Ricardo Neves da Silva, Carlos Adriano Martins
  • 2019, Dissertação Mestrado A história da Matemática na formação inicial de professores de matemática: um estudo em teses e dissertações brasileiras, João Ricardo Neves da Silva, Mariana Feiteiro Cavalari, Romélia Mara Alves Souto, Sabrina Helena Bonfim
  • 2019, Dissertação Mestrado O universo na tabela periodica: uma sequencia didatica interdisciplinar entre Quimica e Astronomia, DOUGLAS BATISTA RODRIGUES GONÇALVES TORRES
  • 2019, Dissertação Mestrado Astronomia na Pratica: A Pratica como Eixo Central no Processo de Formacao Continuada de Professores, KALEB RIBEIRO ALHO
  • 2019, Dissertação Mestrado A HISTORIA DA MATEMATICA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMATICA: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTACOES BRASILEIRAS, LETICIA DE CAMPOS BORGES
  • 2019, Dissertação Mestrado CARACTERIZACAO DOS VIDEOS COM A TEMATICA “EVOLUCAO DAS ESPECIES” DA PLATAFORMA DE STREAMING TED EM UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZACAO CIENTIFICA, CARLOS ALBERTO RODRIGUES PINTO
  • 2019, Dissertação Mestrado PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA ANALISE A LUZ DA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY, JAMILI DE PAULA NEVES
  • 2019, Dissertação Mestrado A TEMATICA AMBIENTAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE FORMACAO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS NO BRASIL, MARIA AUXILIADORA DA SILVA RIVOLI
  • 2019, Dissertação Mestrado DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGEBRICO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): um estudo a luz da teoria dos registros de representacao semiotica, MATEUS BIBIANO FRANCISCO
  • 2019, Dissertação Mestrado A CARACTERIZACAO DE SEQUENCIAS DIDATICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM EVENTO E PERIODICO ESPECIALIZADOS DA AREA, ISADORA MOUTINHO CARVALHO ÂNGELO MENEZES
  • 2019, Dissertação Mestrado O uso da sequencia didatica como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiacao cosmica de fundo em micro-ondas e a expansao do universo, ARIAN RODRIGUES BATISTA
  • 2018, O uso de textos de divulgação científica em propostas de sequencias didáticas, Agenor Pina da Silva, Jane Raquel Silva de Oliveira, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Tese Doutorado Potencialidades e limitações da Teoria do Design Inteligente em discussões envolvendo a natureza da ciência: uma análise à luz da Teoria da Ação Comunicativa, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Julio Cesar Castilho Razera, Evandro Guedin, Cleusa Suzana Oliveira de Araújo, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Dissertação Mestrado Textos e contextos interdisciplinares dos projetos em ciências da natureza nas escolas municipais de Itajubá, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Camila Lima Coimbra, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com transtorno do espectro autista, Eliane Matesco Cristovão, Paulo Cesar Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Construções Conjuntas de Sentidos sobre Educação Ambiental em um grupo de licenciandos: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo, Janaína Roberta dos Santos, Thiago Mendonça, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de pedagogos/professores no Brasil, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Janaína Roberta dos Santos, Eliana de Fátima Salomon, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Peer Instruction no ensino de astronomia: uma análise à luz da teoria sociointeracionista de Vygotski, Newton de Figueiredo Filho, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Rodrigo Silva Lima, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, O estado da arte sobre aplicação de sequencias didáticas direcionadas ao ensino de astronomia e astrofísica em eventos e periódicos da área, Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Artur Roberto Justiniano Junior, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, O uso de sequencias didáticas como instrumento para o ensino de temas de astronomia: aplicação aos temas Radiação Cósmica de Fundo e Expansão do universo, Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho, Artur Roberto Justiniano Junior, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, A história da Matemática na formação de professores: um estudo em teses e dissertações brasileiras, Mariana Feiteiro Cavalari, Romélia Mara Alves Souto, Sabrina Helena Bonfim, João Ricardo Neves da Silva
  • 2018, Dissertação Mestrado Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciencias da Natureza nas Escolas Municipais de Itajuba., MICHELI LEAL THOMAZINE
  • 2018, Monografia Graduação Motivacao em Aulas de Matematica a partir de Metodos Alternativos de Multiplicacao., FABIO GUIMARAES DE OLIVEIRA
  • 2018, Dissertação Mestrado CARACTERIZACAO DOS TRABALHOS DE DISSERTACOES DE MESTRADO NA AREA DE ENSINO DE ASTRONOMIA DEFENDIDAS NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL DE ENSINO DE FISICA, FABIANA GOZZE SOARES
  • 2018, Dissertação Mestrado A FANTASTICA FABRICA DA QUIMICA: CONTRIBUICOES DE UMA PECA DE TEATRO CIENTIFICO PARA EDUCACAO EM QUIMICA, LUCAS CESAR DA SILVA
  • 2017, Dissertação Mestrado Compreensões de licenciandos em ciências da natureza e matemática sobre a Temática Ambiental e o Processo Educativo, Luciano Fernandes Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Luisa Brito, Janaína Roberta dos Santos, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Dissertação Mestrado Interdisciplinaridade e integração curricular por meio da pedagogia de projetos - Um desafio para os docentes, Jane Raquel Silva de Oliveira, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Nataly Carvalho Lopes, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Dissertação Mestrado Análise de discurso nos portfólios do Pibid/UNIFEI: marcas de reflexão e autoria, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Hélder Eterno da Silveira, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Dissertação Mestrado A introdução do tema Saneamento Básico no curso de medicina visando a transposição didática para a educação básica, Luciano Fernandes Silva, Cristiane Giffoni Braga, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Concepções, características e propostas presentes nos trabalhos de dissertação de mestrado na área de ensino de astronomia nas dissertações defendidas no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Newton de Figueiredo Filho, Artur Justiniano Roberto Junior, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Dissertação Mestrado Estado da arte sobre formação de professores em eventos: perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de físca, Alex LIno, Agenor Pina da Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Monografia Graduação Caracterização do teatro científico na educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica, Jane Raquel Silva de Oliveira, Juliana Maria Sampaio Furlani, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Monografia Graduação Concepções de licenciandos em matemática de uma universidade federal localizada no sul de Minas Gerais sobre a utilização de história da matemática em aulas de matemática da educação básica, Mariana Feiteiro Cavalari, Eliane Matesco Cristovão, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Monografia Graduação Atividades de Física Moderna e Conteporânea na escola: Desenvolvimento e análise de uma sequência sobre efeito fotoelétrico, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Monografia Graduação A utilização de experimentos históricos na aprendizagem de centro de equilíbrio, Janine Ameku Neves, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Monografia Graduação Análise dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no livro didático: uma construção histórica, Newton de Figueiredo Filho, João Ricardo Neves da Silva
  • 2017, Dissertação Mestrado Estado da arte sobre formacao de professores em eventos:Perfil dos pesquisadores e perspectivas teoricas para oensino de Fisica, DAIANE APARECIDA RIBEIRO
  • 2017, Dissertação Mestrado COMPREENSOES DE LICENCIANDOS EM CIENCIAS DA NATUREZA E MATEMATICA SOBRE A TEMATICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO, MONA LISA FERREIRA PRADO LOPES
  • 2017, Dissertação Mestrado A INTRODUCAO DO TEMA SANEAMENTO NO CURSO DE MEDICINA VISANDO TRANSPOSICAO DIDATICA PARA A EDUCACAO BASICA, RODOLFO TOGNASCA JUNIOR
  • 2017, Dissertação Mestrado Analise de discurso nos portfolios do Pibid/Unifei: marcas de reflexao e de autoria., CIBELE FARIA CUNHA
  • 2017, Dissertação Mestrado Interdisciplinaridade e Integracao Curricular por meio da Pedagogia dos Projetos - Um desafio para os docentes., ANA MARIA DE PAIVA ALVES E SILVA
  • 2017, Dissertação Mestrado Investigacao de caracteristicas de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educacao basica., DANDRÉA DO ROSÁRIO NOGUEIRA
  • 2016, Tese Doutorado A experiência do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: busca de ressignificação por meio do diálogo-comunicativo, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Adriana Bortoletto, Maria Celina Piazza Recena, Renato Eugenio da Silva Diniz, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Formação de professores em matemática e ciências - Sentidos que emergem dos portfólios do Pibid/unifei, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Hélder Eterno da Silveira, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Compreensões de licenciandos em ciências da natureza e matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo, Luciano Fernandes Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Luisa Brito, Janaína Roberta dos Santos, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Dissertação Mestrado A geometria na formação continuada de professores que ensinam matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Patrícia Rosana Linardi, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Dissertação Mestrado Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência, Jane Raquel Silva de Oliveira, Luciana Nobre de Abreu Ferreira, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Interdisciplinaridade e integração curricular: um desafio para docentes, Jane Raquel Silva de Oliveira, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Janaína Roberta dos Santos, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Monografia Graduação Um estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em Física na modalidade de educação à distância, Paloma Aline Alves Rodrigues Ruas, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Análise das características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica em processo de construção conjunta de uma questão sociocientífica, Luciano Fernandes Silva, Nataly Carvalho Lopes, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Monografia Graduação Estudo do processo de alfabetização científica sobre o tema "evolução" no centro de ciências da Universidade Federal de Itajubá, Janaína Roberta dos Santos, Andreia Maria da Anunciação Borges, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Métodos multimeios de Ensino de Física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio, Ana Maria Osório Araya, Nataly Carvalho Lopes, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Estado da arte sobre a formação de professores em eventos: perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de física, Agenor Pina da Silva, Mikael Frank Resende Junior, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Dissertação Mestrado Um mapeamento da inserção da educação matemática inclusiva nos cursos de formação inicial de professores de matemática nas universidades federais de Minas Gerais e no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Vanessa de Paula Cintra, João Ricardo Neves da Silva
  • 2016, Dissertação Mestrado Um Mapeamento da Insercao da Inclusao nos Cursos de Formacao Inicial de Professores de Matematica nas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais e no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais., ANA PAULA DE SOUZA
  • 2016, Dissertação Mestrado A Geometria na Formacao Continuada de Professores que Ensinam Matematica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, REGINA SALLETE FERNANDES REIS
  • 2016, Dissertação Mestrado Artigos da revista Minas Faz Ciencia: a divulgacao cientifica sob o olhar da sociologia da ciencia., GABRIELA BELINI GONTIJO
  • 2015, Monografia Graduação Estudo de caso com abordagem experimentaç: uma proposta de alfabetização científica, Jane Raquel Silva de Oliveira, Geise Ribeiro, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de física, Agda Eunice de Souza, Carlos Alberto Tello Saenz, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado O uso de mapas conceituais numa abordagem sociointeracionista no ensino de física, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osório Araya, Celso Xavier Cardoso, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado Desenvolvimento e aplicação de uma maquete sobre as Leis de Kepler para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de física, Agda Eunice de Souza, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado Sequencia didática como instrumento para a aprendizagem significativa de efeito fotoelétrico, Ana Maria Osório Araya, Celso Xavier Cardoso, Deuber Lincon da Silva Agostini, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado O mirabolante mundo das partículas elementares: uma sequencia didática para professores de física, Angel Fidel Vilche Peña, Ana Maria Osório Araya, Clarissa de Almeida Olivati, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Dissertação Mestrado Os fundamentos da física aplicados em situações cotidianas: um estímulo para aumentar o interesse dos alunos, Agda Eunice de Souza, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa do Efeito Fotoelétrico, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, O mirabolante mundo das partículas elementares: Proposta de uma sequencia didática, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osório Araya, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, A ressignificação do pensamento geométrico por um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Juliana Maria Sampaio Furlani, Patrícia Rosana Linardi, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Identidade Docente e educação especial: um estudo de caso com docentes da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG, Agenor Pina da Silva, Rita de Cassia Magalhães Trindade Stano, Isabel Cristina de Castro Monteiro, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Uma mapeamento da inserção de educação matemática inclusiva nos cursos de formação e professores de matemática em universidades de Minas Gerais, Flávia Sueli Fabiani Marcatto, Vanessa de Paula Cintra, João Ricardo Neves da Silva
  • 2015, Artigos da revista Minas faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência, Jane Raquel Silva de Oliveira, Isabel Cristina de Castro Monteiro, João Ricardo Neves da Silva
  • 2014, Monografia Graduação O uso articulado das metodologias "Peer Instruction" e "Just in time Teaching" na Educação Básica, Newton de Figueiredo Filho, Mikael Frank Resende Junior, João Ricardo Neves da Silva
  • 2014, Monografia Graduação Uma história concisa acerca das tentativas de demonstração do quinto postulado de Euclides, Mariana Feiteiro Cavalari, Eliane Matesco Cristovão, João Ricardo Neves da Silva
  • 2013, Monografia Graduação A sala de aula como interação social complexa: uma primeira aproximação por meio de uma sequência didática de cunho sociocientífico no estágio supervisionado, João Amadeus Pereira Alves, Hiter Serafim, João Ricardo Neves da Silva
  • 2012, Monografia Graduação Reforma educacional e formação de professores, Moacir Pereira de Souza Filho, Paulo César de Almeida Raboni, João Ricardo Neves da Silva
  • 2011, Monografia Graduação O proposto e o executado: Uma análise dos encaminhamentos profissionais dos alunos do curso de licenciatura em Física, Ana Maria Osorio Araya Balan, Moacir Pereira de Souza Filho, João Ricardo Neves da Silva
  • 2011, Monografia Graduação Astrofísica e Cosmologia no Ensino Médio: Uma motivação ao estudo de ciências, Ana Maria Osorio Araya Balan, Moacir Pereira de Souza Filho, João Ricardo Neves da Silva
  • 2010, Monografia Graduação Ensino de astronomia no Ensino Médio: Abordagem baseada em literatura não formal, Ana Maria Osorio Araya Balan, Angel Fidel Vilche Peña, João Ricardo Neves da Silva
  • 2009, Monografia Graduação Análise epistemológica das concepções de ciências de futuros professores de física, Ana Maria Osorio Araya Balan, Sérgio Roberto Montovani, João Ricardo Neves da Silva
  • 2009, Monografia Graduação Representação de alunos do curso de licenciatura em Física sobre a importância das disciplinas pedagógicas, Ana Maria Osorio Araya Balan, Agda Eunice de Souza, João Ricardo Neves da Silva

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2011,, FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente, Nacional,
  • 2011,, Universidade Estatual Paulista - Campus de Bauru, Nacional,
  • 2009,, Aruá Hotel, Nacional,
  • 2009,, Universidade Estadual de Maringá, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(19)

  • PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O caso da história da radioatividade, Catarina da Silva Buda , 12/2018
  • Análise do perfil dos cursos de formação de professores de física nos países de lingua espanhola da América do Sul, Giovanna dos Santos Ferreira , 07/2019
  • Análise dos Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo em materiais didáticos produzidos por futuros professores de Física, Flavia Santana de Freitas , 07/2019
  • O estudo do câncer como questão problema: uma proposta didática sobre radiações ionizantes, Marcus Vinicius de Almeida , 12/2019
  • Uma análise do conhecimento pedagógico de conteúdo a partir do planejamento de uma atividade experimental sobre acústica em cordas, Pedro Filipe de Souza Soares , 12/2019
  • Análise dos cursos de formação de professores de física nos países de língua espanhola na América do Sul, Giovanna dos Santos Ferreira , 12/2019
  • Análise do conhecimento didático do conteúdo em materiais didáticos de eletromagnetismo produzidos por licenciandos, João Rodolpho Moura Mariano Pinto , 07/2020
  • Análise dos Obstáculos Epistemológicos de Licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática, LUCAS MARIZ SILVA , 07/2020
  • UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ELETROMAGNETISMO PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS, João Rodolpho Moura Mariano Pinto , 12/2020
  • Análise dos obstáculos epistemológicos de licenciandos em física sobre sua futura prática docente, LUCAS MARIZ SILVA , 12/2020
  • Produção de um material didático online para o ensino de tópicos de Física Nuclear na Educação Básica, PHILIPE JEPHERSON DOS SANTOS BELLINI , 08/2021
  • O impacto do ensino remoto na aprendizagem de física em uma escola de Itajubá - MG, Jefferson Luiz Firmino , 08/2022
  • OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NAS AULAS DE FÍSICA: Potencialidades e prejuízos nas aulas remotas no período de pandemia, GUSTAVO DOS SANTOS FERREIRA , 12/2021
  • Abordagem de temas da física através de aulas experimentais práticas em uma escola no interior de São Paulo durante a disciplina itinerário formativo – A eficiência energética., MARIANA CRISTINA SANTOS LEITE ROSA , 08/2022
  • AS DIFICULDADES E O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM REMOTA DE FÍSICA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MG, Jefferson Luiz Firmino , 12/2022
  • Análise das aprendizagens sobre Movimento Uniformemente Variado de alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental investigativa utilizando um Laboratório Remoto, Christiano Santos Rennó , 07/2023
  • Abordagem baseada em Educação Matemática Crítica: uma proposta sobre cotas nas universidades com alunos do Ensino Médio, Rodrigo Bhering Trindade , 07/2023
  • Compreensão do processo de implementação de uma atividade experimental investigativa utilizando laboratório remoto na Educação Básica: analisando os desafios de uma prática virtual de ensino de física, Christiano Santos Rennó , 12/2023
  • Educação Matemática Crítica no Ensino Médio: O caso da lei de cotas para as universidades como questão de ensino de matemática, Rodrigo Bhering Trindade , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (14)

  • Mestrado, Beatriz dos Santos de Araújo, 07/2018 - , Concluída em 03/2020
  • Mestrado, Beatriz dos Santos de Araújo, 07/2018 - , Concluída em 03/2020
  • Mestrado, Évelim Lamaiara dos Passos Carvalho Santos, 06/2019 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, Évelim Lamaiara dos Passos Carvalho Santos, 06/2019 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, THIAGO MORAIS DUARTE, 02/2019 - , Concluída em 08/2021
  • Mestrado, THIAGO MORAIS DUARTE, 02/2019 - , Concluída em 08/2021
  • Mestrado, TIAGO LEÃO BARNABÉ, 06/2020 - , Concluída em 12/2022
  • Mestrado, TIAGO LEÃO BARNABÉ, 06/2020 - , Concluída em 12/2022
  • Mestrado, SÃDHU ABRAHAM VICENCIO ANDRADE, 04/2021 - , Concluída em 08/2023
  • Mestrado, SÃDHU ABRAHAM VICENCIO ANDRADE, 04/2021 - , Concluída em 08/2023
  • Mestrado, ELIAS VITOR BORDINHON, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANTONIO DECIO DE CARVALHO, 07/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Raissa de Azevedo Vaz Alvarenga, 07/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANDRÉA DO ROSÁRIO NOGUEIRA, 02/2015 - , Concluída em 03/2017

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.unifei.edu.br.sigaa02 vSIGAA 4.09.07_U.124