O egresso deste curso será um profissional com sólida formação científica capacitado para compreender e empregar as mais modernas técnicas de engenharia para conceber, projetar e dimensionar máquinas e equipamentos a fim de atender às diversas demandas dos mais variados processos. Estará capacitado a pesquisar, desenvolver, produzir e transferir conhecimentos na área da Engenharia Mecânica visando a melhoria da qualidade de produtos e/ou produtividade, maior segurança, melhor qualidade de vida e satisfação pessoal.
O egresso também será capacitado para realizar a gestão de processos e organizações mediante as habilidades e competências desenvolvidas no decorrer do curso que o diplomam para a realização de trabalho em equipe, a compreensão da natureza humana, o entendimento das técnicas de administração, gestão de processos e pessoas, estimulando-o para uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas referentes à sua profissão e afines.
O Engenheiro Mecânico egresso será capaz de: Projetar novos equipamentos mecânicos; projetar e dimensionar máquinas térmicas; realizar o dimensionamento de peças e elementos mecânicos; determinar o modo de operação de máquinas e equipamentos; determinar e criar processos de fabricação para a produção de bens; determinar o plano de manutenção de máquinas e equipamentos; automatizar equipamentos industriais; determinar materiais para os projetos; programar máquinas computadorizadas; gerir projetos; dentre várias outras.
Finalmente, o egresso será um cidadão que contribuirá para a construção de uma sociedade de respeito equânime étnico-racial e utilizará de sua profissão e da ciência como meios de valorização da vida, sua diversidade e preservação do meio ambiente.
As oito (8) competências gerais a serem desenvolvidas no curso de Engenharia Mecânica estão elencadas ao Capítulo II, Art. 4º da Resolução CES CNE MEC Nº 2, de 24 de abril de 2019. Competências Gerais do Curso:
I – Aplicação: Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.
II – Matemática / Física / Química: Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação.
III – Projeto e Dimensionamento: Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos.
IV – Gestão de Projetos: Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.
V – Comunicação: Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.
VI – Trabalho em Equipe: Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
VII – Ética e Legislação: Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.
VIII – Autoaprendizagem: Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.
Competências Específicas do Curso
IX – Simulação e Programação: Simular processos produtivos e/ou o funcionamento de equipamentos por meio da utilização de softwares comerciais ou programação.
X – Economia e Finanças: Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
O curso de Engenharia Mecânica está estruturado em três núcleos de formação: Núcleo Básico, Núcleo Profissionalizante e Núcleo Específico que caracterizem a modalidade como: Eletricidade Aplicada; Mecânica dos Sólidos; Mecânica dos Fluídos; Projetos Mecânicos; Manutenção Mecânica; Ciência dos Materiais; Metrologia; Sistemas Térmicos e Termodinâmica; Ensaios Mecânicos; Transferência de Calor; Máquinas de
Fluxo; Processos de Fabricação; Tecnologia Mecânica; Vibrações e Acústica; Hidráulica e Pneumática; Gestão da Produção; Ergonomia e Segurança do Trabalho.
Sendo dividido em três eixos norteadores ou áreas na estrutura curricular do curso como a Área Fluido-Térmica; Área de Fabricação e Materiais e Área de Projeto e Manutenção. Desta forma, o Engenheiro Mecânico egresso está habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, etc.); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização, etc.); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas
prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.
Finalmente é necessário que os estudantes participem das atividades de forma participativa e colaborativa, sentindo ao lado dos docentes e colegas, sujeitos do processo de aprendizagem e não apenas receptores de informações. A realização de visitas técnicas, aplicação de uma solução abstrata a partir de um problema concreto, por meio da atuação em equipes e cujos temas se relacionam aos problemas do cotidiano; a apresentação de seminários e produção de artigos são algumas das estratégias de ensino utilizadas pelos docentes de Engenharia Mecânica que visam integrar o discente do de forma mais eficiente em seu processo de aprendizagem.
CC = 4
CPC = 3
Enade = 3
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