Projeto Pedagógico do Curso

O Egresso do curso de Engenharia de Saúde e Segurança deverá ser capaz de transitar de forma  integrativa, crítica e colaborativa no meio social no qual está inserido, interpretando a evolução tecnológica com base nas transformações da sociedade. Também deverá estar preparado para ocupar posições no mercado de trabalho que exijam dinamismo, capaz de trabalhar com equipes, bem como um indivíduo que estruture sua forma de pensar e agir por meio do método científico e da prática baseada em evidências, sempre de maneira ética e humanista.
Somando-se, ainda, deverá ser capaz de realizar gestão de processos em organizações, mediante suas habilidades e competências desenvolvidas no decorrer de sua formação e suas experiências práticas profissionais, que o capacitam para a realização de trabalho em equipe, para a compreensão da natureza humana e para o entendimento das técnicas de administração e gestão de processos e pessoas, de forma a atuar e achar soluções frente à diversidade e complexidade das mazelas sociais, tornando-se um agente transformador do contexto ao qual está inserido.
O(A) Engenheiro(a) de Saúde e Segurança é um profissional com sólida formação nas disciplinas que dialogam no Núcleo de Conhecimento de Fundamentação e no Núcleo de Conhecimentos Profissionais, com uma robusta visão inter, multi e transdisciplinar das áreas de Física, Química, Matemática, usando como pano de fundo de análise, a integração dessas ciências no controle e gestão de riscos e da saúde e segurança do/no trabalho. Denota-se uma base tecnológica e científica necessária aos estudos no âmbito da Engenharia de Saúde e Segurança relativos a projetos de concepção, correção e ajustamento de processos para ação humana, alicerçados na preservação da saúde, do meio ambiente e de controle de processos.
Faz-se importante as atividades que visam a eliminação dos riscos, baseadas em evidências científicas, associadas à práxis generalista e humanística, no âmbito de sua atuação específica, estimulando-o para uma atuação crítica, inovadora, criativa e empreendedora na identificação e resolução de problemas referentes à sua profissão e área de atuação, no que diz respeito à gestão de processos e à formulação e implementação de políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal para a promoção da saúde da trabalhadora e do trabalhador.

●    Analisar, formular e conceber soluções desejáveis de Engenharia;
●    Desenvolver e implementar métodos de controle de Engenharia para soluções nos diversos contextos de análise;
●    Utilizar de técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
●    Contemplar, de forma estendida e global, condições de Engenharia apresentadas, considerando o indivíduo e seu contexto, implementando soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas e fundamentadas na prática baseada em evidências;
●    Analisar, interpretar e compreender os diversos fenômenos, por meio de modelos certificados e validados no contexto científico;
●    Verificar e validar os modelos a serem implementados, por meio de técnicas adequadas e baseadas na cientificidade;
●    Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e factíveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
●    Aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
●    Utilização e domínio da comunicação oral e escrita adequada, formal, técnica e fluente;
●    Domínio do uso das tecnologias da informação e da comunicação;
●    Capacidade de investigação;
●    Capacidade para aprender e atualizar-se permanentemente;
●    Capacidade para identificar, planejar e resolver problemas;
●    Habilidade para trabalhar de forma autônoma;
●    Capacidade para formular e gerir projetos;
●    Senso ético, de cidadania e de responsabilidade social;
●    Capacidade para interpretar e aplicar com ética a legislação e os atos normativos da profissão;
●    Capacidade para propor ações que visem a promoção e a educação em Saúde e Segurança do Trabalho;
●    Sensibilidade para as vulnerabilidades sociais que determinam a saúde da trabalhadora e do trabalhador, considerando as contradições do desenvolvimento econômico brasileiro;
●    Analisar e sistematizar dados socioeconômicos e epidemiológicos para o desenvolvimento de políticas públicas em saúde da trabalhadora e do trabalhador;
●    Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços;
●    Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Saúde e Segurança do Trabalho;
●    Propor medidas preventivas no campo da Saúde e Segurança do Trabalho.

As metodologias de aprendizagem aplicadas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas atendem ao desenvolvimento de conteúdo, às estratégias de aprendizagem, ao acompanhamento contínuo das atividades, à acessibilidade metodológica e a autonomia discente. Coaduna-se com práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teórico-prática inovadora e embasada em recursos que proporcionam aprendizados diferenciados dentro da área.
A proposta da estrutura curricular foi definida com a finalidade de integrar os saberes contidos em cada núcleo de modo gradual e crescente, dado que o conhecimento pode ser construído a partir das vivências dos estudantes durante a graduação. Desta forma, busca-se proporcionar por meio de todos os componentes curriculares do curso, atividades práticas, trabalhos em grupos, elaboração de projetos a partir de assuntos comuns que são trabalhados transversalmente em outras tantas disciplinas, ou por várias disciplinas, considerando tanto aspectos conceituais e teóricos, quanto aspectos empíricos, derivados da observação direta ou indireta da realidade.
A partir disso, é possível estabelecer um eixo transversal da proposta de formação em Engenharia de Saúde e Segurança, o qual caracteriza-se por abordagens multidisciplinares, conectando as diferentes áreas de conhecimento da formação profissional em aderência com os saberes das diversas formações e experiências profissionais dos docentes. Aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, estudos de caso, visitas técnicas, seminários, aulas práticas, realização de projetos, solução de problemas são algumas das estratégias de ensino previstas.
Os professores do curso de Engenharia de Engenharia de Saúde e Segurança devem apresentar para todos os seus alunos, o Plano de Ensino da disciplina, no início de cada semestre, aprovados no colegiado do Curso e registrados no sistema acadêmico SIGAA. Este documento é o balizador das ações a serem norteadas no transcorrer da disciplina ao longo de cada semestre, apresentando de forma detalhada, a ementa, carga horária teórica e prática, pré-requisitos, co-requisitos, equivalências, objetivos, habilidades, competências, metodologia de ensino, conteúdo programático e referências básicas e complementares.

CC = 4

CPC = 4

Enade = 3

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