Engenheiro de Materiais atua na gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Seleciona, caracteriza e especifica materiais, bem como pesquisa e desenvolve novos materiais e novos usos industriais para materiais existentes, através da análise, experimentação, ensaio, coleta de dados, estudo, planejamento, avaliação de desempenho, projeto e especificação. Desenvolve estudos de utilização e reciclagem de materiais, procedimentos de padronização, mensuração e controle de qualidade. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos sócio ambientais. Atua em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, madeira e outros); em indústrias de transformação (de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos); em indústrias de produção e bens de consumo (têxtil, embalagens, papel e celulose, eletrodomésticos, brinquedos, etc); na parte produtiva de empresas do setor de embalagens, papel e celulose, eletroeletrônicos, têxtil, material esportivo, odontológico, biomédica, automotivo, naval e aeroespacial; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais: I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto; II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação; III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos; IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia; V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica; VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; VII - Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão; VIII - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. O desenvolvimento do perfil e das competências, estabelecidas para o egresso do curso de graduação em Engenharia, visam à atuação em campos da área e correlatos, em conformidade com o estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), podendo compreender uma ou mais das seguintes áreas de atuação: I - Atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os; II - Atuação em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção; e III - Atuação na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos em projetos de produtos (bens e serviços) e empreendimentos.
As estratégias pedagógicas utilizando metodologias ativas têm sido utilizadas em diferentes componentes curriculares da grade do curso de Engenharia de Materiais, desde o ciclo básico até o ciclo profissionalizante. As metodologias são aplicadas de forma a abranger os módulos das disciplinas, incentivando o aluno a assumir o controle da busca por mais conhecimento, desenvolvendo mais autonomia e participação com mais motivação das aulas. Acreditamos que por meio das formas de trabalho mencionadas, estamos preparando os alunos e a mão-de-obra altamente especializada necessária para os anos vindouros do País, da Sociedade e Humanidade. Em adição, inúmeros outros componentes curriculares trabalham leitura e interpretação de artigos e trabalhos científicos, inclusive nas aulas de língua inglesa, apresentação de seminários, escrita de relatórios e artigos e uso das estratégias de ensino: peer instruction, gamificação, sala de aula invertida, just-in-time teaching, etc.
CC = 4
CPC = 4
Enade = 4
Baixar Arquivo