Projeto Pedagógico do Curso

A formação de um Engenheiro de Computação vai dos fundamentos da engenharia à Ciência da Computação, passando pelas áreas de hardware, desenvolvimento de software e aplicativos. Com esse perfil de diversas habilidades, o engenheiro de computação atua em várias áreas onde a computação se faz presente, seja em hardware, software ou onde haja a integração de hardware e software.
Os engenheiros de computação formados na Unifei Campus Itabira podem atuar nos campos da Informática, da tecnologia da informação, de sistemas computacionais, de sistemas de informação, sistemas eletroeletrônicos, circuitos impressos e integrados, sistemas embarcados, telecomunicação e redes, infraestrutura de TI, centros de dados, computação de alto desempenho, entre outros.
Além disso, faz parte da formação do engenheiro de computação na Unifei Campus Itabira a participação em atividades empreendedoras como uma forma de alavancar o desejo de criar ou participar de startups inovadoras e diferenciadas no mercado, e componentes curriculares na área de Ciências Humanas, Sociais e Ambiental.
Espera-se que o egresso do curso de Engenharia de Computação da Unifei Campus Itabira se torne um cidadão que contribuirá para a construção de uma sociedade de respeito e igualdade étnico e racial e que utilizará de sua profissão e da ciência como meios de valorização da vida, sua diversidade e preservação do meio ambiente.

O egresso é um profissional formado pelo curso que deve ter e saber desenvolver habilidades técnicas das disciplinas que compõem a estrutura curricular para assim, ter uma identidade na área que pretende atuar. Para isso, o egresso deve saber ser, saber fazer e saber conviver.  Os componentes de Matemática, Física, Eletrônica e Ciência da Computação compõem a sua formação (saber fazer), juntamente com o componente de Ciências Humanas e Sociais (saber conviver) e de Empreendedorismo (saber ser).

O egresso do curso de Engenharia de Computação deve ser capaz de:
I.    Utilizar os seus conhecimentos, nas diferentes áreas aplicadas, que necessitem soluções pertinentes à Engenharia de Computação e que sejam eficientes, seguras, confiáveis e de relevância à sociedade;
II.    Identificar, formular e resolver problemas de engenharia que envolvam hardware, software ou a integração de ambos para uma variada gama de aplicações;
III.    Desenvolver e utilizar metodologias e técnicas relevantes para planejar, projetar, desenvolver, testar e analisar sistemas, produtos e processos, que envolvam software, hardware e que integrem ambos;
IV.    Usar tecnologias já estabelecidas ou desenvolver novas técnicas, para projetar e conduzir experimentos, assim como, interpretar seus resultados;
V.    Avaliar criticamente a viabilidade econômica, a operação e a manutenção de sistemas e de projetos de Engenharia de Computação;
VI.    Atuar em equipes com outros profissionais da área de computação e/ou de outras áreas;
VII.    Interagir com pessoas de diferentes áreas e se comunicar eficientemente;
VIII.    Avaliar o impacto das atividades pertinentes à Engenharia de Computação no contexto social e ambiental;
IX.    Atuar com ética e consciência de suas responsabilidades profissionais e sociais;
X.    Atuar na pesquisa de tecnologias relacionadas à computação;
XI.    Acompanhar a evolução da computação e de novas tecnologias.

Os princípios metodológicos do curso têm por base as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Itajubá. A prática docente fundamenta-se no respeito à pluralidade de concepções pedagógicas e na autonomia do docente para o planejamento didático, desde que atendidas as diretrizes previstas no plano pedagógico do curso.
Buscando o desenvolvimento do discente a fim de se atingir o perfil de egresso idealizado para o curso, busca-se adotar diferentes metodologias no desenvolvimento das atividades acadêmicas, sejam elas em disciplinas ou projetos, tendo como parâmetro para a escolha a aptidão do professor, o conteúdo a ser ministrado, o espaço físico e o tempo disponível, bem como o perfil dos discentes para os quais a metodologia será aplicada. Estratégias baseadas em metodologias ativas como aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, gamificação são exemplos de metodologias utilizadas no curso.
Várias disciplinas que integram os núcleos do curso de Engenharia de Computação são amparadas por atividades laboratoriais, onde predominam a coletividade e os trabalhos e projetos em grupos. Isso sem menosprezar a relevância da elaboração, confecção e apresentação de relatórios. De um modo geral, as disciplinas do curso de Engenharia de Computação buscam, mediante os seus planos de ensino, não somente a formação técnica; como também a formação ético-social do graduando.
Além disso, a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão é alcançada através de atividades complementares e de atividades de extensão, de cunho obrigatório, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e social dos discentes.

CC = 4

CPC = 4

Enade = 4

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