Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do curso de Engenharia Ambiental da UNIFEI (campus Itajubá) possui formação profissional generalista. Em outras palavras, o curso desenvolve habilidades e competências para que o profissional possa atuar nas diferentes áreas do mercado de trabalho do engenheiro ambiental.
Essa formação generalista adequa-se a dois perfis profissionais principais:
I – perfil Projetista: o profissional é formado para conceber soluções e ser capaz de criá-las e/ou projetá-las, elaborando projetos nas áreas afins da engenharia ambiental de acordo com as atribuições profissionais que lhes são cabíveis;
II – perfil Gestor: o profissional formado é capaz de conceber soluções, ficando responsável por implantá-las, supervisioná-las e coordená-las.
A formação do egresso tem prevalência maior do perfil Gestor, ficando o perfil Projetista limitado a algumas áreas alinhadas às competências profissionais cabíveis ao engenheiro ambiental. Salienta-se que ambos os perfis dependem diretamente de habilidades e competências garantidas na formação base do engenheiro (perfil Base).

O curso de Engenharia Ambiental baseia-se no desenvolvimento de nove competências na formação do egresso, a saber:
1) Conceber soluções para problemas em sua área de atuação, de acordo com as normas e legislações vigentes, com isenção, ética e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável;
2) Sistematizar e analisar informações para tomada de decisões, avaliando a viabilidade técnica, econômica e socioambiental de projetos de Engenharia Ambiental;
3) Analisar e compreender os fenômenos físicos, químicos, biológicos e socioambientais;
4) Projetar sistemas e processos a partir da análise de necessidades em contextos diversos e considerando os impactos dos projetos e obras de Engenharia;
5) Implantar, supervisionar e coordenar programas, projetos e serviços;
6) Avaliar e monitorar os impactos dos sistemas e processos no ambiente e na saúde humana;
7) Comunicar-se eficazmente nas formas escrita e oral com capacidade argumentativa;
8) Comunicar-se eficazmente na forma gráfica e com senso espacial;
9) Aprender de forma autônoma e lidar de forma ética com situações e contextos complexos, trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
No contexto da formação generalista do egresso de Engenharia Ambiental, os componentes curriculares do curso foram divididos em seis grandes áreas: i) Ar; ii) Água; iii) Solos; iv) Biota; v) Básico; e vi) Transversal. Ao todo, 58 habilidades são desenvolvidas nestas áreas, respeitando diferentes níveis de alcance cognitivo e objetivos de aprendizagem a partir da taxonomia de Bloom (Compreender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar).

De maneira geral, as metodologias de ensino do curso são centradas no aluno, como um dos agentes ativos na construção do conhecimento. As práticas educacionais aplicadas visam propiciar uma aprendizagem a partir de situações-problema, por meio de observação da realidade, projetos, troca de experiências, exercícios, leituras e autoconhecimento.
Os espaços de aprendizagem experienciados deixam de ter limites de uma sala de aula e transpõem as barreiras da universidade, alcançando a realidade da sociedade e abarcando as experiências do próprio aluno/educando, em uma relação intrínseca entre ensino e extensão.
Por sua vez, a relação entre ensino e pesquisa, como parte do processo da construção do conhecimento, exige um aluno ativo, preparado para a interdisciplinaridade, a contextualização, a elaboração e a reflexão pessoal-coletiva e a problematização.
Vale salientar, ainda que o curso está em sintonia com o uso das diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as quais proporcionam novas formas de reprodução do conhecimento no ambiente universitário, respeitando os mais diversos estilos de aprendizagem dos envolvidos. Ao inseri-las no processo de construção do conhecimento, busca-se um processo de melhoria contínua da aprendizagem, viabilizando a acessibilidade digital e comunicacional e a interatividade entre docentes, discentes e sociedade, asseguram o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar, e propiciam experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.

CC = -

CPC = 4

Enade = 5

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