Projeto Pedagógico do Curso

Profissionais em Ciência da Computação desempenham um papel fundamental na sociedade digital atual, destacando-se pela capacidade de inventar novas formas de utilizar computadores e de projetar arquiteturas de software inovadoras. Além disso, desenvolvem soluções eficazes para desafios computacionais, bem como algoritmos eficientes, impulsionados por uma sólida base teórica. Concentram-se nos aspectos teóricos da tecnologia para validar as soluções que desenvolve. Com domínio de uma ampla gama de conhecimentos fundamentais, são ágeis em se adaptar a novas tecnologias e ideias, aplicando habilmente conhecimentos matemáticos e teóricos para criar soluções computacionais. Além disso, pode atuar no ensino e na pesquisa e, considerando os aspectos científicos da Computação, prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação. O perfil do profissional egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFEI segue as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo esperado que:

- Possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolva;

- Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;

- Conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise;

- Conheçam os fundamentos teóricos da área de Computação e como ele influenciam a prática profissional;

- Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas e a sociedade;

- Sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;

- Reconheçam que são fundamentais a inovação e a criatividade e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Com base nos Referenciais de Formação para o curso de Ciência da Computação da Sociedade Brasileira de Computação, o egresso do curso deve possuir competências e habilidades comuns para:

·         identificar problemas que tenham solução algorítmica;

·         conhecer os limites da computação;

·         resolver problemas usando ambientes de programação;

·         tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação consciente dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes;

·         compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema;

·         gerir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais;

·         preparar e apresentar seus trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);

·         avaliar criticamente projetos de sistemas de computação;

·         adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;

·         ler textos técnicos na língua inglesa;

·         empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional;

·         ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefícios que este pode produzir.

As metodologias utilizadas no curso de Ciência da Computação consideram três princípios básicos: aprender fazendo, individualidade e integração dos conteúdos. O objetivo na definição e escolha das metodologias é privilegiar um processo de aprendizado baseado no discente.

Diversas metodologias para o processo de aprendizagem são adotadas ao longo do curso, como por exemplo: avaliações individuais e em grupo, aulas expositivas, participação em Projetos de Pesquisa ou Extensão, apresentação de seminários, práticas em laboratório, aprendizagem ativa (ex. baseada em projetos, baseada em problemas, sala de aula invertida, etc).

Os métodos de ensino e aprendizagem estão especificados nos planos de ensino de cada disciplina, visando desenvolver e aprimorar o Pensamento Computacional e as seguintes habilidades: capacidade de abstração, análise de problemas e proposição de soluções, capacidade de trabalhar em grupo, prática profissional, planejamento, socialização, criatividade e avaliação crítica, capacidade de pesquisa e autoaprendizado.

A matriz curricular do curso é baseada nos Referenciais de Formação da SBC para o curso, sendo definida a partir de trilhas de aprendizado com disciplinas optativas. As trilhas foram projetadas visando uma progressão lógica, na qual os discentes iniciam com conceitos fundamentais e avançam para tópicos mais avançados dentro da mesma área temática. As trilhas de aprendizado permitem que os alunos personalizem sua experiência educacional, escolhendo as disciplinas que correspondem aos seus interesses e objetivos de carreira. Além disso, elas incorporam uma abordagem interdisciplinar, possibilitando que os alunos aprendam como aplicar conceitos de diferentes disciplinas para resolver problemas do mundo real dentro de um determinado tema. Essa estratégia institui um método flexível, podendo ser considerada uma inovação para o contexto em que o curso está inserido e que se alinha às tendências contemporâneas em educação, promovendo a personalização do aprendizado, foco temático, interdisciplinaridade e a autonomia do aluno.

Para atender as competências desejadas ao egresso do curso, é adotado um modelo baseado na Taxonomia de Bloom Revisada, na qual uma competência pode expressar o conhecimento, as habilidades ou as atitudes desejadas ao egresso, sob a perspectiva dos objetivos de aprendizagem. Para cada eixo de formação previsto para o curso, as competências derivadas estão associadas a um dos seis níveis do processo cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada (Criar, Avaliar, Analisar, Aplicar, Entender e Lembrar) e respectivos conteúdos.

CC = -

CPC =4

Enade = 4

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