Apresentação

A Engenharia Mecânica continua sendo uma das áreas mais promissoras do mercado nacional e internacional. O Engenheiro Mecânico está envolvido no desenvolvimento de máquinas e equipamentos que necessitam resistir a esforços, e está presente no desenvolvimento destes projetos desde a fase de concepção à determinação de materiais, processos de fabricação, operacionalização e determinação dos planos de manutenção.


O curso de Eng. Mecânica possui característica multidisciplinar, o que faz com que seja requisitado em diversas áreas da economia, inclusive em gestão de projetos e finanças.


O Curso de Eng. Mecânica da UNIFEI - Itabira conta com laboratórios equipados por meio de um convênio realizado com a empresa VALE. O curso possui com o que há de mais moderno para as práticas e para pesquisas em Engenharia Mecânica: ferramentas computacionais avançadas e instalações e laboratórios preparados para práticas em: química, física, vibrações, dinâmica, soldagem por fusão e por fricção, fundição, conformação, usinagem convencional e computadorizada, caracterização de materiais, simulação virtual de processos, automatização de processos, dentre várias outras. Os laboratórios podem ser usados para as aulas práticas, para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, para trabalhos de conclusão de curso e para projetos de competição tecnológica.


No curso de Eng. Mecânica da UNIFEI – Itabira o aluno aprende a: Projetar novos equipamentos mecânicos; Projetar e dimensionar máquinas térmicas; Realizar o dimensionamento de peças e elementos mecânicos; Determinar o modo de operação de máquinas e equipamentos; Determinar e criar processos de fabricação para a produção de bens; Determinar o plano de manutenção de máquinas e equipamentos; Automatizar equipamentos industriais; Determinar materiais para os projetos; Programar máquinas computadorizadas; Gerir projetos; Dentre várias outras.


Os alunos do curso de Eng. Mecânica da UNIFEI – Itabira se envolvem em projetos extracurriculares como Empresas Juniores e Competições Tecnológicas, podendo atuar na solução de problemas reais em todos os períodos. Ao escolher o curso de Engenharia Mecânica, você se torna protagonista no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias, com o objetivo de criar e gerir projetos, contribuindo com o aumento da qualidade de vida na sociedade.


Conheça mais sobre o Projeto Pedagógico do Curso:

https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=43969925


Conheça mais sobre os Projetos Extracurriculares:

https://unifei.edu.br/extensao/extensao-tecnologica-e-empresarial/

Coordenação do Programa: RUBEN ALEXIS MIRANDA CARRILLO

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Engenharia Mecânica Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 07/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 11/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06