A sociedade moderna vive um momento inevitável de transição, onde as tomadas de decisão devem se pautar também numa perspectiva integrada ao meio ambiente, uma vez que este é o fornecedor primário de matéria-prima para qualquer atividade e absorvedor primeiro dos efluentes, emissões e demais substâncias provenientes de qualquer atividade.
Neste contexto, o papel tradicional, único e reservado aos engenheiros, como profissionais capazes de identificar problemas e resolvê-los, além da habilidade de realizar as soluções encontradas, tem sido cada vez mais compartilhado com outras competências profissionais. Isso levou à criação e ao desenvolvimento de novas modalidades na engenharia, dentre as quais se destaca a Engenharia Ambiental, cuja principal função social é de operacionalizar o desenvolvimento da sociedade de forma integrada aos limites do meio ambiente.
O objetivo do curso de graduação em Engenharia Ambiental da UNIFEI, sendo o primeiro em uma universidade pública brasileira (1998), é formar profissionais éticos, seguros e criativos para atuar nas áreas relacionadas a este campo das ciências exatas e ambientais. Para tanto, busca-se garantir uma formação profissional ampla, não restrita a uma área específica e que proporcione a interação entre os diversos aspectos da Engenharia Ambiental, ou seja, de um profissional generalista.
Essa formação generalista é aplicada para a formação de dois perfis principais de profissional:
I – perfil projetista: o profissional é formado para conceber soluções e ser capaz de criá-las e/ou projetá-las, elaborando projetos nas áreas afins da engenharia ambiental de acordo com as atribuições profissionais que lhes são cabíveis;
II – perfil gestor: o profissional formado é capaz de conceber soluções, ficando responsável por implantá-las, supervisioná-las e coordená-las.
Seguem endereços importantes na coordenação do curso:
Para mais informações, acesse o link do Projeto Pedagógico.
Telefone/Ramal: (35) 3629-1193/1193
E-mail: eam.itajuba@unifei.edu.br