ANÁLISE SEDIMENTOLÓGICA DAS ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS - Estudo de Caso da PDER Cianita Complexo Vargem Grande
Contenção de sedimentos; Eficiência sedimentológica; Taxa de geração de sedimentos; PDER; Barragens de mineração; Hidrologia.
O avanço e a robustez do setor minerário no Brasil demandam uma atenção rigorosa à segurança hídrica e ambiental das suas estruturas geotécnicas, principalmente quanto as Pilhas de Disposição de Estéril e Rejeitos (PDER). Esse elevado volume de material exige alternativas robustas de armazenamento em larga escala, a exemplo da Pilha de Disposição de Estéril e Rejeitos Cianita no Complexo minerário Vargem Grande. Consequentemente, a expansão dessa estrutura demanda a implantação rigorosa de barragens de contenção de sedimentos a jusante, que atuam como barreiras essenciais para reter os sólidos carreados por processos erosivos, garantindo a segurança hídrica, a proteção dos ecossistemas receptores e a mitigação de impactos ambientais. Para a efetividade do dimensionamento dessas estruturas, a taxa de produção de sedimentos, torna-se de crucial relevância e as bibliografias existentes abordam de forma ampla. Utilizando o método direto baseado em levantamentos batimétricos e dados primários para calibrar modelos de perda de solo, contrastando resultados reais com fórmulas empíricas tradicionais, são calculadas as taxas de sedimentos para Barragens Cianita I, Cianita II e Cianita III, estruturas de contenção de sedimentos da PDER. O tema reforça a importância do monitoramento hídrico rigoroso e da caracterização do uso do solo para otimizar o dimensionamento de reservatórios que retêm sólidos. Por fim, é possível observar uma maior assertividade técnica para a conformidade com a legislação ambiental e a proteção dos ecossistemas a jusante.