Modelagem Hidrológico-hidráulica para o trecho urbano de rios, analisando diferentes topografias - estudo de caso do Rio Paraopeba em Cristiano Otoni/MG.
estudos hidrológicos, simulações hidráulicas bidimensionais, modelos digitais de elevação, HEC-RAS 2D, rios urbanos e mapeamento de cheias
As inundações urbanas representam um desafio recorrente para muitas cidades, especialmente em áreas com infraestrutura limitada e expansão urbana desordenada. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência de diferentes bases topográficas na delimitação de manchas de inundação em trechos urbanos de rios, por meio de modelagem hidráulica bidimensional utilizando o software HEC-RAS. A área de estudo corresponde a um trecho urbano do Rio Paraopeba, no município de Cristiano Otoni, Minas Gerais — local com histórico de eventos recorrentes de alagamento. Serão analisados quatro Modelos Digitais de Elevação (MDEs) com diferentes resoluções: ALOS PALSAR (12,5 m), SRTM-NASADEM (30 m), Copernicus GLO-30 (30 m) e uma topografia regional com resolução de 1 m, obtida via aerofotogrametria. Em seguida, serão realizados os estudos hidrológicos e as simulações hidráulicas bidimensionais, possibilitando a geração e comparação das manchas de inundação obtidas com cada base topográfica. Somado a isso serão usadas evidências históricas e empíricas de eventos de eventos para validar os resultados. Espera-se que os resultados evidenciem as implicações da resolução topográfica na precisão dos mapeamentos de inundação, por meio de análise estatística, fornecendo subsídios importantes para a avaliação de risco e o planejamento em regiões com escassez de dados.