Armazenamento de Energia: Desafios na Operação do SIN, Serviços Ancilares, Capacidade e Arbitragem de Preços
Armazenamento de Energia, Serviços Ancilares, Baterias, Usinas Hidrelétricas Reversíveis, Capacidade.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) é um dos mais complexos sistemas de transmissão de energia do mundo, enfrentando desafios crescentes com o aumento das fontes intermitentes, como solar e eólica. O problema em estudo reside na dificuldade de manter a confiabilidade do fornecimento de energia e a provisão de serviços ancilares diante dessas fontes. Neste contexto cresce a importância das tecnologias de armazenamento de energia.
O objetivo deste trabalho é oferecer um panorama das principais tecnologias de armazenamento de energia disponíveis, suas forças e fraquezas frente às necessidades do sistema brasileiro, além de demonstrar a dificuldade para alcançar sua adequada remuneração baseado na experiência de outros países, como Alemanha e Noruega.
Os resultados indicam que, no contexto brasileiro, o armazenamento de energia dificilmente alcançara sua viabilidade financeira por meio de arbitragem de preços e mercados de serviços ancilares, sendo necessário a realização de leilões regulados de capacidade para estas fontes.
A principal conclusão do trabalho é que considerar um fator locacional ponderando os lances nos futuros leilões de capacidade trará um impacto positivo tanto para a confiabilidade da rede como para redução dos encargos para os consumidores.