MECÂNICA DA FRATURA NÃO LINEAR APLICADA AO ESTUDO DO CONCRETO
Concreto auto-adensável (CAA), concreto convencional (CC), fissuras
O objetivo desse trabalho é avaliar as propriedades mecânicas e a resistência à fissuração de elementos de concreto, em escala reduzida, mediante ensaios de flexão a três e quatro pontos. Para esse propósito, foram realizadas análises experimentais a partir dos resultados obtidos com o sistema CMOD, o qual permite coletar curvas de carga x alongamento por meio de Clip-Gage instalado em entalhes pré-existentes e controlados na parte inferior dos espécimes, possibilitando a mensuração precisa da abertura de fissuras. O programa de ensaios contou com a investigação de três tipos de concreto: o Concreto Convencional (CC), o Concreto Autoadensável (CAA) e o Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de Polipropileno (CAARFP), sendo este último desenvolvido com a incorporação de resíduos nos traços. A partir dos resultados, espera-se que concretos CAA, com suas adições, consigam uma melhor resistência à tração, bem como apresente uma tenacidade superior no controle da formação e propagação das fissuras quando comparado com os CC, parâmetros essenciais para a utilização em obras hidráulicas, como barragens. Espera-se ainda com essa pesquisa contribuir para a escolha de materiais sustentáveis e eficientes, associando a adição de resíduos e fibras a um desempenho estrutural aprimorado e adequado às exigências dessas infraestruturas.