A CONCEPÇÃO DE ALUNOS E DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAJUBÁ
aulas remotas; desafios educacionais; ensino remoto emergencial; pandemia da Covid-19; tecnologias.
A crise sanitária provocada pela Covid-19 configurou um cenário sem precedentes para os sistemas educacionais em nível mundial, exigindo rápidas adaptações e evidenciando de forma acentuada desigualdades já existentes. Esta dissertação tem como objetivo analisar, a partir das experiências relatadas por professores e estudantes, os desafios enfrentados pela educação pública da cidade de Itajubá-MG durante a pandemia e a implementação do ensino remoto emergencial. Para contextualizar esse cenário, realizou-se uma revisão bibliométrica detalhada sobre os principais obstáculos enfrentados pela educação pública no período pandêmico, com ênfase na adoção da educação digital emergencial. A análise baseou-se em 593 publicações indexadas nas bases Web of Science e Scopus até janeiro de 2024, utilizando-se o software Bibliometrix, o que possibilitou traçar um panorama da produção científica internacional, destacando autores, periódicos, colaborações institucionais e tendências temáticas. No âmbito local, aplicaram-se questionários estruturados a professores da educação básica ao ensino superior da rede pública de Itajubá, bem como a estudantes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), além da análise de documentos institucionais. A interpretação dos dados seguiu a abordagem qualitativa proposta por Robert Yin, permitindo a organização das informações com base nos "locais" de discussão definidos na pesquisa e evidenciando a relevância da integração tecnológica frente aos desafios educacionais emergentes. Os resultados revelam que, apesar da criatividade e resiliência demonstradas, a ausência de apoio institucional, as desigualdades no acesso à tecnologia, a sobrecarga de trabalho e os impactos da desigualdade socioeconômica agravaram as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes. As percepções dos participantes ressaltam a importância vital da incorporação da tecnologia para garantir a continuidade do processo de formação e aprendizagem em momentos críticos, bem como a necessidade de estratégias mais inclusivas e acessíveis para todos os alunos. Conclui-se que o ensino remoto emergencial, embora necessário no contexto da crise, não substitui a experiência presencial, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão digital, à formação continuada e à ampliação da infraestrutura educacional. Adicionalmente, os achados desta pesquisa podem oferecer subsídios para a formulação de políticas educacionais mais equitativas e inovadoras, com potencial de aprimorar práticas pedagógicas e elevar a qualidade da educação pública, mesmo diante de cenários adversos.