DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIAS: PERSPECTIVA TECNOLÓGICA DAS TESES DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (UNIFEI)
Produção Acadêmica; Teses; Adequação sócio técnica; Teoria Crítica da Tecnologia; Ciência e Tecnologia; C&T; Andrew Feenberg
A dissertação descreve e analisa o contexto social, a adequação sócio técnica e educacional das teses do curso de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPG-EEL) durante o período da "Escola Federal de Engenharia de Itajubá" e se essas se inserem nas perspectivas da Teoria Crítica da Tecnologia proposta por Andrew Feenberg. Além disso, procura-se compreender as práticas e caminhos percorridos por essas teses, por seus integrantes e sua importância na educação e produção de tecnologias brasileiras. A partir dos trabalhos de teses defendidos entre os anos de 1998 a 2002, pretende-se descrever e analisar a trajetória destes trabalhos dentro de uma escola federal, com suas singularidades, tendo como objetivo identificar em qual perspectiva tecnológica abordada por Andrew Feenberg, essa produção acadêmica se apresenta com relação a construção de conhecimento científico e transformação da sociedade, contribuindo para a produção material e teórica de tecnologias no período abordado. Para a realização do projeto, será feita uma pesquisa descritivo-exploratória, baseada na análise de fontes documentais e textuais, para possibilitar uma descrição e classificação das teses de doutorado do Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica através da teoria crítica da tecnologia. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo.