2020, CARINA BARBOSA MADURO, Paloma Alinne Alves Rodrigues , ADAPTAÇÃO CURRICULAR: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA, ISSN: 01043293
2020, Paloma Alinne Alves Rodrigues , Um desafio para a base nacional comum curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão educacional, ISSN: 23181540
2019, Mariangela Dias Alves, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRAVES NO ENSINO DE FÍSICA, ISSN: 14132060
2019, Jacy Carvalho do Nascimento, Milady Renata Apolinário da Silva, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, Melina Espanhol-Soares, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Marcia Matiko Kondo , O Processo de Elaboração do Mapa de Riscos de Uma Escola Pública: Uma Experiência Pedagógica, ISSN: 25253409
2019, Marcela Openheirmer Pereira, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA E MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL QUANTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, ISSN: 15199029
2019, Aurélia Teodoro da Cruz, Paloma Alinne Alves Rodrigues , ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, ISSN: 14132060
2018, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas , ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO, ISSN: 23580399
2018, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas , A formação de professores de ciências para uma prática pedagógica inclusiva, ISSN: 19825587
2017, Davi Braga da Cruz, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A inclusão no contexto digital por meio do uso de leitores de tela: criação e implementação de novos recursos ao leitor de tela NVDA, ISSN: 16791916
2021, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências: para além dos muros da Universidade no contexto da COVID-19, I Workshop Ibero- Americano de Educação Inclusiva, Resumo
2018, , A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UNIFEI QUANTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, VI Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe,
2018, João Paulo Xavier de Freitas, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, O USO DA ABORDAGEM CTSA NO CONTEXTO FORMATIVO DE ALUNOS COM SÍNDROME DOWN, VII Encontro Nacional das Licenciaturas. VI Seminário Nacional do PIBID/ I Seminário Nacional do Residência Pedagógica, Trabalho Completo
2018, , Uma Proposta de Alfabetização para Alunos com Síndrome de Down por meio da Adaptação Curricular, IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente",
2018, , A alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e o ensino de biologia, VI Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe,
2018, , A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO, VII Encontro Nacional das Licenciaturas. VI Seminário Nacional do PIBID/ I Seminário Nacional do Residência Pedagógica,
2018, , LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE A SÍNDROME DE DOWN, VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2017, , A compreensão de professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com Deficiência Visual, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , A importância de práticas pedagógicas inclusivas nos cursos de licenciatura em Ciências, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional T ecnológica,
2017, , nálise dos periódicos de Ensino de Química e Ciências: A Deficiência Visual no Ensino Superior, II congresso nacional de inclusão na educação superior e educação profissional tecnológica: políticas de acesso e permanência ;,
2017, , Relato da proposta pedagógica construindo cidadania por intermédio da ciência e de uma perspectiva inclusiva', RELATO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONSTRUINDO CIDADANIA POR INTERMÉDIO DA CIÊNCIA E DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA,
2017, , As contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , Histórico Legislativo da inclusão em âmbito nacional e internacional, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , O uso de experimentação para um ensino de ciências inclusivo por meio da sequência didática, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , O uso de Sequências Didáticas visando um ensino de Ciências Inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , Uma Análise dos artigos publicados na revista brasileira de ensino de Química na área de Educação Inclusiva, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , Ensino de Ciências Inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista por meio de Sequências Didáticas, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , Uso de Sequências Didáticas para alunos com Deficiência Intelectual para potencializar a compreensão do estudo de ondas, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
2017, , A inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio das ações desenvolvidas no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF),
2017, Gisele M. Pedro Garcia, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Relato da proposta pedagógica construindo cidadania por intermédio da ciência e de uma perspectiva inclusiva, VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação: Educação e Formação Humana: práxis e transformação social, Trabalho Completo
2017, MARCELLA FERNANDES XAVIER, Bruno Yuri Diogo Silva, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Ensino de Ciências inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista e o uso de Sequências Didáticas., XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
2017, , A concepção de um grupo de professores de Ciências da UNIFEI sobre Inclusão Educacional, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
Capítulos de Livros (4)
2021, Práticas de ensino de Ciências: aplicação de sequência didática na Educação Inclusiva, Inclusão Escolar: direito de aprender - Produção Científica do II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Isabelly Amaral Dias da Silva
2021, Inclusão Escolar no Ensino de Ciências: um desafio para a formação de professores, Inclusão Escolar: Construção de saberes, Paloma Alinne Alves Rodrigues
2021, O Ingresso de Pessoas com Deficiências no Ensino Superior - Do interesse a permanência, Inclusão Escolar: direito de aprender - Produção Científica do II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Kévila Kelma Nascimento Silva
2017, Ciência divertida por meio do uso de experimentos práticos em sala de aula, Matemática e Física: nos caminhos da Ciência, Maria Inês Ribas Rodrigues, Alinic Vieira, Paloma Alinne Alves Rodrigues
Textos Didáticos (1)
2017, Sequência Didática´: A migração: para onde vamos correr?, Flavia Santana de Freitas, Paloma Alinne Alves Rodrigues
Participações em Bancas de Cursos (11)
2021, Monografia Graduação A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROMES/TRANSTORNOS/DEFICIÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Paloma Alinne Alves Rodrigues
2021, Monografia Graduação Inclusao de alunos com deficiencias no ensino superior: investigacao das propostas metodologicas desenvolvidas por professores do curso de licenciatura em Ciencias Biologicas, JOAO PAULO XAVIER DE FREITAS
2021, Monografia Graduação Autismo na Educacao: Desafios durante a pandemia da COVID-19 , GEISIANE CRISTINA ANICETO
2020, Monografia Graduação CONCEPCOES DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A EDUCACAO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIENCIA, MARCELA OPENHEIMER PEREIRA
2020, Monografia Graduação O potencial de uma sequencia didatica para um aluno publico-alvo da classe inclusiva, BARBARA LIMA NOTARO
2020, Monografia Graduação Inclusao de alunos com deficiencias no ensino superior: investigacao das propostas metodologicas desenvolvidas por professores do curso de licenciatura em Ciencias Biologicas, JOAO PAULO XAVIER DE FREITAS
2019, Monografia Graduação Análise dos cursos de formação de professores de física nos países de língua espanhola na América do Sul, Paloma Alinne Alves Rodrigues
2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Inclusão na EaD, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Bruno Tardiole Kuehne
2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Bruno Tardiole Kuehne
2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Formação de Professores na Inclusão Digital, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Roger Rodrigues Torres
2017, Monografia Graduação Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de Matemática, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Eliane Matesco Cristovão, Flávia Sueli Fabiani Marcatto
Prêmios Recebidos (2)
2019, Moção de Congratulações ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão - NEFTI, Câmara Municipal de Itajubá - MG., Local
2017, Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas, Nacional
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (4)
2018,, UNIFEI, Nacional,
2018,, Unifei - Itajuba, Nacional,
2017,, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Nacional,
2017,, Universidade Federal de Itajubá, Nacional,
Trabalho de Fim de Curso(27)
Análise da Implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Química/Ciências, Natália Lopes Fregonesi ,
12/2016
O uso de analogias sobre o conceito de equilíbrio químico em livros didáticos: Reflexos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Jéssica Santos Valério ,
12/2017
A compreensão de Professores de Química Geral da UNIFEI em
relação à inclusão de alunos com Deficiência Visual, Taynara Alves de Carvalho ,
12/2017
O Ensino de Química para alunos com transtorno do espectro autista: análise de concepções de professores de Química, Marina Correia da Silva ,
12/2017
Ensino Colaborativo Para Inclusão no Ensino de Química: desafios e possibilidades em uma escola no Sul de Minas Gerais, Silvana Aparecida Souza Silva ,
11/2018
AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA DA UNIFEI, Bruno Yuri Diogo Silva ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INCLUSÃO DIGITAL, ADRIANA COELHO BRAUNE ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FERRAMENTAS DE AUTORIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ANDRÉA DE OLIVEIRA COSTA ANDRADE ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO AUTOCONHECIMENTO E DIRECIONAMENTO PROFISSIONAL, CASSIA BARBOSA DE OLIVEIRA LIMA ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO TECNOLOGIAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, ELAINE DE SIQUEIRA ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO RISCO-NECESSIDADE-RESPONSIVIDADE (RNR): UM PADRÃO PARA A AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO DO OFENSOR, MARCOS BRUNINI ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO A TAXONOMIA DE BLOOM SOBRE AVALIAÇÕES OBJETIVAS, MARIA GORETTI MENEZES MIACCI ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE PESQUISAS MÉDICAS, NA APURAÇÃO JORNALÍSTICA, MARIA THEREZA BONILHA DUBUGRAS ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, SABRINA BET SAGAZ ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO O PROFESSOR FORMADOR E O DESIGN DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DA EAD, ALBA SIMONE GUIMARÃES MACHADO ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO PROFESSORES CONECTADOS: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER EM SALA DE AULA, DANIELA PEREIRA DE CARVALHO ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO, JOSEMAR DOS SANTOS AVELINO ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIAGEM PELAS PAISAGENS NATURAIS E CULTURAIS DA SERRA DO MAR, JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE, CHRISTIAN GONÇALVES BARBOSA ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO COMPLEMENTAR DE FILOSOFIA, EDINOEL CARVALHO VEIGA ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO NAVEGAÇÃO NA INTERNET, MARTA INGRID RAFAELA SEMEDO DA COSTA BOONEN ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO CAPACITAÇÃO DE IDOSOS PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM MOODLE, RITA DE CASSYA ALMEIDA SOUSA ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DESPERTAR PARA A CIÊNCIA, ANDRÉA FLÁVIA DE BRITO ,
11/2018
DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DOCÊNCIA VIRTUAL: CARACTERÍSTICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, LIDIA GONCALVES MARTINS ,
11/2018
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do Ensino Médio, MATEUS VINÍCIUS NASCIMENTO DA SILVA ,
12/2019
Transtorno do Espectro Autista (TEA): diagnóstico, legislação e inclusão escolar frente à percepção dos pais, Livia Mara Silva ,
11/2019