paloma alinne alves rodrigues

IFQ - INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (10)

  • 2020, CARINA BARBOSA MADURO, Paloma Alinne Alves Rodrigues , ADAPTAÇÃO CURRICULAR: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA, ISSN: 01043293
  • 2020, Paloma Alinne Alves Rodrigues , Um desafio para a base nacional comum curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão educacional, ISSN: 23181540
  • 2019, Mariangela Dias Alves, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRAVES NO ENSINO DE FÍSICA, ISSN: 14132060
  • 2019, Jacy Carvalho do Nascimento, Milady Renata Apolinário da Silva, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, Melina Espanhol-Soares, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Marcia Matiko Kondo , O Processo de Elaboração do Mapa de Riscos de Uma Escola Pública: Uma Experiência Pedagógica, ISSN: 25253409
  • 2019, Marcela Openheirmer Pereira, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA E MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL QUANTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, ISSN: 15199029
  • 2019, Aurélia Teodoro da Cruz, Paloma Alinne Alves Rodrigues , ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, ISSN: 14132060
  • 2018, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas , ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO, ISSN: 23580399
  • 2018, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas , A formação de professores de ciências para uma prática pedagógica inclusiva, ISSN: 19825587
  • 2017, Davi Braga da Cruz, Paloma Alinne Alves Rodrigues , A inclusão no contexto digital por meio do uso de leitores de tela: criação e implementação de novos recursos ao leitor de tela NVDA, ISSN: 16791916
  • 2017, Paloma Alinne Alves Rodrigues , Textos Fundação Carlos Chagas - Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas, ISSN:

Publicação em Eventos (22)

  • 2021, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências: para além dos muros da Universidade no contexto da COVID-19, I Workshop Ibero- Americano de Educação Inclusiva, Resumo
  • 2018, , A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UNIFEI QUANTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, VI Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe,
  • 2018, João Paulo Xavier de Freitas, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, O USO DA ABORDAGEM CTSA NO CONTEXTO FORMATIVO DE ALUNOS COM SÍNDROME DOWN, VII Encontro Nacional das Licenciaturas. VI Seminário Nacional do PIBID/ I Seminário Nacional do Residência Pedagógica, Trabalho Completo
  • 2018, , Uma Proposta de Alfabetização para Alunos com Síndrome de Down por meio da Adaptação Curricular, IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente",
  • 2018, , A alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e o ensino de biologia, VI Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe,
  • 2018, , A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO, VII Encontro Nacional das Licenciaturas. VI Seminário Nacional do PIBID/ I Seminário Nacional do Residência Pedagógica,
  • 2018, , LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE A SÍNDROME DE DOWN, VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial,
  • 2017, , A compreensão de professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com Deficiência Visual, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , A importância de práticas pedagógicas inclusivas nos cursos de licenciatura em Ciências, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional T ecnológica,
  • 2017, , nálise dos periódicos de Ensino de Química e Ciências: A Deficiência Visual no Ensino Superior, II congresso nacional de inclusão na educação superior e educação profissional tecnológica: políticas de acesso e permanência ;,
  • 2017, , Relato da proposta pedagógica construindo cidadania por intermédio da ciência e de uma perspectiva inclusiva', RELATO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONSTRUINDO CIDADANIA POR INTERMÉDIO DA CIÊNCIA E DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA,
  • 2017, , As contribuições do uso de Sequências Didáticas de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , Histórico Legislativo da inclusão em âmbito nacional e internacional, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , O uso de experimentação para um ensino de ciências inclusivo por meio da sequência didática, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , O uso de Sequências Didáticas visando um ensino de Ciências Inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , Uma Análise dos artigos publicados na revista brasileira de ensino de Química na área de Educação Inclusiva, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , Ensino de Ciências Inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista por meio de Sequências Didáticas, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , Uso de Sequências Didáticas para alunos com Deficiência Intelectual para potencializar a compreensão do estudo de ondas, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,
  • 2017, , A inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio das ações desenvolvidas no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF),
  • 2017, Gisele M. Pedro Garcia, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Relato da proposta pedagógica construindo cidadania por intermédio da ciência e de uma perspectiva inclusiva, VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação: Educação e Formação Humana: práxis e transformação social, Trabalho Completo
  • 2017, MARCELLA FERNANDES XAVIER, Bruno Yuri Diogo Silva, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Ensino de Ciências inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista e o uso de Sequências Didáticas., XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, , A concepção de um grupo de professores de Ciências da UNIFEI sobre Inclusão Educacional, I Simpósio de Educação Inclusiva: Diálogo entre a Formação Docente e a Prática Pedagógica,

Capítulos de Livros (4)

  • 2021, Práticas de ensino de Ciências: aplicação de sequência didática na Educação Inclusiva, Inclusão Escolar: direito de aprender - Produção Científica do II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Isabelly Amaral Dias da Silva
  • 2021, Inclusão Escolar no Ensino de Ciências: um desafio para a formação de professores, Inclusão Escolar: Construção de saberes, Paloma Alinne Alves Rodrigues
  • 2021, O Ingresso de Pessoas com Deficiências no Ensino Superior - Do interesse a permanência, Inclusão Escolar: direito de aprender - Produção Científica do II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Kévila Kelma Nascimento Silva
  • 2017, Ciência divertida por meio do uso de experimentos práticos em sala de aula, Matemática e Física: nos caminhos da Ciência, Maria Inês Ribas Rodrigues, Alinic Vieira, Paloma Alinne Alves Rodrigues

Textos Didáticos (1)

  • 2017, Sequência Didática´: A migração: para onde vamos correr?, Flavia Santana de Freitas, Paloma Alinne Alves Rodrigues

Participações em Bancas de Cursos (11)

  • 2021, Monografia Graduação A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROMES/TRANSTORNOS/DEFICIÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Paloma Alinne Alves Rodrigues
  • 2021, Monografia Graduação Inclusao de alunos com deficiencias no ensino superior: investigacao das propostas metodologicas desenvolvidas por professores do curso de licenciatura em Ciencias Biologicas, JOAO PAULO XAVIER DE FREITAS
  • 2021, Monografia Graduação Autismo na Educacao: Desafios durante a pandemia da COVID-19 , GEISIANE CRISTINA ANICETO
  • 2020, Monografia Graduação CONCEPCOES DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A EDUCACAO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIENCIA, MARCELA OPENHEIMER PEREIRA
  • 2020, Monografia Graduação O potencial de uma sequencia didatica para um aluno publico-alvo da classe inclusiva, BARBARA LIMA NOTARO
  • 2020, Monografia Graduação Inclusao de alunos com deficiencias no ensino superior: investigacao das propostas metodologicas desenvolvidas por professores do curso de licenciatura em Ciencias Biologicas, JOAO PAULO XAVIER DE FREITAS
  • 2019, Monografia Graduação Análise dos cursos de formação de professores de física nos países de língua espanhola na América do Sul, Paloma Alinne Alves Rodrigues
  • 2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Inclusão na EaD, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Bruno Tardiole Kuehne
  • 2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Bruno Tardiole Kuehne
  • 2018, Monografia Especialização Design Instrucional do curso Formação de Professores na Inclusão Digital, Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, Carlos Eduardo Corrêa Molina, Roger Rodrigues Torres
  • 2017, Monografia Graduação Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de Matemática, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Eliane Matesco Cristovão, Flávia Sueli Fabiani Marcatto

Prêmios Recebidos (2)

  • 2019, Moção de Congratulações ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão - NEFTI, Câmara Municipal de Itajubá - MG., Local
  • 2017, Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas, Nacional

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2018,, UNIFEI, Nacional,
  • 2018,, Unifei - Itajuba, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Itajubá, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(27)

  • Análise da Implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Química/Ciências, Natália Lopes Fregonesi , 12/2016
  • O uso de analogias sobre o conceito de equilíbrio químico em livros didáticos: Reflexos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Jéssica Santos Valério , 12/2017
  • A compreensão de Professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com Deficiência Visual, Taynara Alves de Carvalho , 12/2017
  • O Ensino de Química para alunos com transtorno do espectro autista: análise de concepções de professores de Química, Marina Correia da Silva , 12/2017
  • Ensino Colaborativo Para Inclusão no Ensino de Química: desafios e possibilidades em uma escola no Sul de Minas Gerais, Silvana Aparecida Souza Silva , 11/2018
  • AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA DA UNIFEI, Bruno Yuri Diogo Silva , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INCLUSÃO DIGITAL, ADRIANA COELHO BRAUNE , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FERRAMENTAS DE AUTORIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ANDRÉA DE OLIVEIRA COSTA ANDRADE , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO AUTOCONHECIMENTO E DIRECIONAMENTO PROFISSIONAL, CASSIA BARBOSA DE OLIVEIRA LIMA , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO TECNOLOGIAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, ELAINE DE SIQUEIRA , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO RISCO-NECESSIDADE-RESPONSIVIDADE (RNR): UM PADRÃO PARA A AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO DO OFENSOR, MARCOS BRUNINI , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO A TAXONOMIA DE BLOOM SOBRE AVALIAÇÕES OBJETIVAS, MARIA GORETTI MENEZES MIACCI , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE PESQUISAS MÉDICAS, NA APURAÇÃO JORNALÍSTICA, MARIA THEREZA BONILHA DUBUGRAS , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO SUSTENTABILIDADE HÍDRICA, MARIANINA IMPAGLIAZZO GONÇALVES , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, SABRINA BET SAGAZ , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO O PROFESSOR FORMADOR E O DESIGN DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DA EAD, ALBA SIMONE GUIMARÃES MACHADO , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO PROFESSORES CONECTADOS: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER EM SALA DE AULA, DANIELA PEREIRA DE CARVALHO , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO, JOSEMAR DOS SANTOS AVELINO , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIAGEM PELAS PAISAGENS NATURAIS E CULTURAIS DA SERRA DO MAR, JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE, CHRISTIAN GONÇALVES BARBOSA , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO COMPLEMENTAR DE FILOSOFIA, EDINOEL CARVALHO VEIGA , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO NAVEGAÇÃO NA INTERNET, MARTA INGRID RAFAELA SEMEDO DA COSTA BOONEN , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO CAPACITAÇÃO DE IDOSOS PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM MOODLE, RITA DE CASSYA ALMEIDA SOUSA , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DESPERTAR PARA A CIÊNCIA, ANDRÉA FLÁVIA DE BRITO , 11/2018
  • DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DOCÊNCIA VIRTUAL: CARACTERÍSTICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, LIDIA GONCALVES MARTINS , 11/2018
  • Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do Ensino Médio, MATEUS VINÍCIUS NASCIMENTO DA SILVA , 12/2019
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA): diagnóstico, legislação e inclusão escolar frente à percepção dos pais, Livia Mara Silva , 11/2019

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06 vSIGAA 4.09.07_U.124