Programa Capes-Fulbright de modernização do ensino superior na graduação

Em 23 de novembro de 2018 a Universidade Federal de Itajubá, por meio de projeto enviado anteriormente pelo curso de graduação em engenharia eletrônica, tendo como cursos associados a engenharia de controle e automação, a engenharia de computação e a engenharia elétrica, foi contemplada a participar do programa Capes-Fulbright de modernização do ensino superior na graduação.

O programa tem como objetivos:

  1. Criar ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento criativo, com sólida base teórica, da capacidade de inovação e de empreendedorismo dos graduandos em engenharia.
  2. Gerar modelos inspiradores de currículos, de metodologias de ensino-aprendizagem e de gestão de cursos de graduação, reprodutíveis no conjunto do sistema de ensino superior brasileiro.
  3. Formar redes de colaboração acadêmica entre o Brasil e os EUA para o aprimoramento da qualidade da educação na graduação e alinhamento com as tendências internacionais da área de engenharia.
  4. Integrar o curso de graduação com os diferentes níveis de formação superior, com a sociedade e com o setor produtivo.
  5. Criar um ambiente propício à modernização da educação brasileira, com o apoio de regulação apropriada junto ao CNE.
  6. Compor os esforços de internacionalização das IES brasileiras.

Estes objetivos se tornaram também objetivos do PPC do curso, visando a modernização não só da eletrônica e dos cursos associados, mas também gerar um modelo adequado para os demais cursos da instituição e do Brasil.

 

Para isto o programa destinou cerca de 2 milhões e meio de reais para viabilizar a troca de experiências com universidades americanas, criação de espaços inovadores de ensino e custeio de atividades que utilizem metodologias ativas de aprendizado.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.unifei.edu.br.sigaa05