Engenheiro Eletrônico com ênfase no desenvolvimento de produtos e solução de problemas, com atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os.
Usabilidade: Identificar e analisar necessidades dos usuários; Formular questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto.
Matemática, Física e Química: Modelar Sistemas; Prever Resposta de Modelos; Planejar Experimentos; Validar Modelos.
Projetista: Conceber e projetar soluções criativas; Projetar e definir parâmetros construtivos; Planejar e coordenar projetos e serviços.
Gestão de Projeto: Implantação de soluções de Engenharia; Gestão de recursos; Desenvolver sensibilidade global nas organizações; Empreendedorismo e inovação; Avaliar impactos socio, legal, econômico e ambiental.
Comunicação: Expressar-se adequadamente; Utilizar tecnologias de informação e comunicação.
Trabalho em Equipe: Interagir com as diferentes culturas; Atuar em equipes multidisciplinares; Gerenciar projetos; Conviver com diferenças socioculturais; Liderar empreendimentos.
Legislação e Ética: Compreender legislação, ética e responsabilidade profissional; Avaliar impactos na sociedade e meio ambiente.
Autoaprendizagem: Assumir atitude investigativa e autônoma; Aprender a aprender.
Desenvolvimento de Hardware: Circuitos; Eletrônica Analógica; Eletrônica Digital; Eletrônica Potência; Acionamentos; Projeto de PCI; Simulação.
Programação de Dispositivos: Algoritmo; Linguagem C; Engenharia de Software; Embarcados; Linguagem de Descrição de Hardware; Sistemas Operacionais de Tempo Real; Linux.
Instrumentação: Fundamentação de Instrumentação; Transdutores; Condicionamento; Processamento Digital de Sinais; Transmissão.
Conectividade: Camada Física; Enlace; Rede; Camada de Transporte; Camada de Aplicação.
O curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá adota uma postura e filosofia de aprendizagem que possibilita a manutenção da motivação inicial dos alunos, ao colocá-los em contato com as atividades de engenharia desde o início de seu curso. Disciplinas profissionalizantes, alocadas nos primeiros anos do programa de formação, ajudarão no desenvolvimento desse processo de discernimento e segurança dos discentes. Além disso, a utilização do modelo PETRA garante a adoção de um nível progressivo de transferência de responsabilidade aos alunos. À medida que o aluno prossegue na linha de disciplinas de uma determinada área, a sua responsabilidade no aprendizado aumenta, de modo que o professor se torna cada vez mais um direcionador das atividades em vez de um expositor de informações. O processo culmina na utilização de disciplinas com metodologia PBL, nas quais o aluno desenvolverá a capacidade de resolução de problemas em projetos práticos. De forma geral, a metodologia do curso envolve:
Além da abordagem crescente proporcionada pelo modelo PETRA, outras metodologias para o processo de aprendizagem são utilizadas ao longo do curso de Engenharia Eletrônica, a depender de cada disciplina.
CC = 5
CPC = 4
Enade = 4
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