Estágio Supervisionado

Neste campo estão disponibilizadas as diretrizes para a disciplina de estágio supervisionado do curso de engenharia de energia. De acordo com Manual de Procedimentos de Estágio supervisionado do Instituto de Engenharia Mecânica (2016),

 

O estágio supervisionado é uma atividade prática composta por um conjunto de ações desenvolvidas pelos discentes dos cursos de Engenharia do IEM, sob a orientação de um docente do IEM e a supervisão direta de um engenheiro com conhecimentos na área do estágio, que deverá estar relacionado com uma das diversas áreas de conhecimento da Engenharia.

 

O discente deverá cumprir uma carga horária mínima de 280 horas e ter um aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) pontos. O não cumprimento da carga horária mínima exigirá que o discente complemente a carga horária com um novo estágio. Se o discente não atingir 6,0 (seis vírgula zero) pontos no conceito final, isso implicará em fazer um novo estágio.

 

[...] será celebrado um Contrato de Estágio (ANEXO 1) entre o discente e a empresa concedente do estágio, com a participação da UNIFEI. O modelo desse contrato será fornecido pela CEV/PRG - Coordenação de Estágios e Visitas da Pró Reitoria de Graduação, que deverá ser preenchido e assinado pelos envolvidos no processo: universidade, empresa e discente, e depois protocolado na própria CEV/PRG.

 

[...] Plano de Estágio (ANEXO 2) é um documento que formaliza a proposta de trabalho a ser desenvolvida no estágio. Ele deve ser elaborado, no início do estágio, em comum acordo com o professor orientador e o supervisor do estágio e depois entregue à coordenação de estágio do curso no qual o discente está inserido. O plano de estágio deve contemplar as principais atividades que serão desenvolvidas no estágio e elas deverão estar relacionadas com a profissão do engenheiro, além contribuir para o processo educativo do discente. Ele poderá sofrer modificações durante a realização do estágio, com anuência do professor orientador.

 

O Estágio só poderá ser realizado mediante a efetivação da matrícula em Estágio Supervisionado. A matricula terá validade de 12 meses.

 

Nos períodos de férias escolares, ou para os discentes matriculados apenas em Estágio Supervisionado, ou em Estágio Supervisionado e TFG (Trabalho Final de Graduação) a jornada poderá ser de até 40 (quarenta) horas semanais. A autorização para o cumprimento desta jornada, para o discente matriculado em TFG, só será fornecida mediante o consentimento fornecido pelo professor orientador do respectivo TFG.

 

O aluno poderá iniciar as atividades de Estágio Supervisionado a partir do 7º (sétimo) período. Caso seja autorizado pelos coordenadores de curso e estágio, o estágio supervisionado poderá ser iniciado no 6º (sexto) período.

 

 Composição do conceito final

CF = (0,3 * AD) + (0,7 * AR)

 

Onde:

CF: Conceito Final.

AD: Nota final atribuída na Avaliação do Desempenho.

AR: Nota final atribuída na Avaliação do Relatório do Estágio.

 

6.1 Como Iniciar um Estágio Supervisionado

 

[...] discente deverá seguir as seguintes etapas - vide também o ANEXO 10:

 

I. Solicitar na Coordenação de Estágios e Visitas da Pró Reitoria de Graduação – CEV/PRG o modelo do contrato de estágio, e levá-lo à empresa onde será realizado o estágio;

II. Protocolar o Contrato de Estágio, devidamente assinado pelas partes, na CEV/PRG;

III. Convidar, desde que autorizado pelo coordenador de estágios, um docente para atuar como orientador do estágio;

IV. Elaborar juntamente com o supervisor de estágio, a partir de um formulário próprio (ANEXO 2), o plano de estágio;

VI. Solicitar a realização da matrícula em estágio supervisionado (formulário site PRG).

V. Entregar ao coordenador de estágio o plano de estágio aprovado pelo professor orientador, a solicitação de matrícula em estágio supervisionado e uma cópia do contrato de estágio (ANEXO 1).

 

 

Obs. O discente estará habilitado a iniciar o estágio somente após:

- Registrar o contrato de estágio junto à CEV/PRG;

- Entregar ao coordenador de estágio o plano de estágio aprovado pelo professor orientador, o requerimento de matrícula e a cópia do contrato de estágio.

 

6.2 Como Finalizar Estágio Supervisionado

 

I. Elaborar o relatório de estágio e entregá-lo à coordenação de estágio;

II. Entregar juntamente com o relatório de estágio a ficha de avaliação do desempenho (ANEXO 3) e a declaração de realização de estágio (ANEXO 8). Esses documentos deverão ser entregues na versão original, devidamente carimbados e assinados;

III. Realizar as correções no relatório indicadas pelo professor orientador e entregá-lo à Coordenação de Estágio.

 

Importante:

- O discente que obtiver um conceito final menor que 6,0 (seis vírgula zero) pontos, obrigatoriamente terá que preparar uma apresentação pública do trabalho desenvolvido, com duração de até 20 minutos.

- A realização do estágio sem o acompanhamento do professor orientador poderá ocasionar a invalidação do estágio. Nesse caso, o discente deverá justificar por meio de uma argumentação consistente, o motivo da não entrega do Plano de Estágio. Esta justificativa será analisada pela coordenação de estágio mediante a solicitação por meio de formulário específico (ANEXO 9).

 


O lançamento das notas ocorrerá até o prazo final de 15 dias anteriores ao fechamento do mapa de notas pelo sigaa.


Todos dos formulários necessários estão disponíveis no formato zip na guia Documentos → Formulários do portal do Curso de Engenharia de Energia - EEN.


As atividades desenvolvidas durante o estágio pelo discente deverão ser obrigatoriamente ligadas às atribuições do Engenheiro de Energia, ou seja, compatíveis com as disciplinas cursadas.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.unifei.edu.br.sigaa04