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Projeto Pedagógico do Curso

O perfil do egresso do curso de graduação em engenharia deve ser generalista, humanista, crítico, reflexivo, criativo, cooperativo, ético, apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora, com transversalidade em sua prática, considerando os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e capaz de atuar e adaptar-se às novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho com postura isenta de qualquer tipo de discriminação e comprometido com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
O egresso do curso de engenharia deve ter as seguintes características, entre outras:
- ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
- estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias;
- ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa;
- adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
- considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
O Engenheiro de Energia poderá:
- Supervisionar, elaborar e coordenar técnica de projetos de sistemas térmicos e mecânicos.
- Executar e fiscalizar instalações mecânicas, termodinâmicas, eletromecânicas e projetos para geração e conservação de energia térmica, nuclear e hidráulica.
- Realizar estudos de viabilidade econômica, assessoria e consultoria, vistorias, laudos e perícias, além de dedicar-se ao ensino e à pesquisa.
- Desenvolver e executar projetos de geração e uso eficiente de diversos recursos energéticos.
- Aplicar e desenvolver métodos e técnicas de avaliação, exploração, comercialização e uso de recursos energéticos.
- Desenvolver métodos e técnicas para realizar inventários e auditoria energética.

Aos profissionais registrados nos CREAs são atribuídas as atividades profissionais estipuladas nas leis e nos decretos regulamentadores das respectivas profissões.
Compete ao Engenheiro de Energia o desempenho das atividades referentes a geração e conversão de energia, equipamentos, dispositivos e componentes para geração e conversão de energia, gestão em recursos energéticos, eficiência energética e desenvolvimento e aplicação de tecnologias relativas aos processos de transformação, de conversão e de armazenamento de energia.
Para efeito de fiscalização do exercício profissional dos profissionais registrados nos CREAs, ficam designadas as atividades profissionais de cada área. No caso do Engenheiro de Energia, o profissional poderá atuar no desempenho das atividades de 1 a 18 registradas, referentes a transmissão, distribuição, conservação e armazenamento de energia, em função estritamente do enfoque e do projeto pedagógico do curso, a critério da câmara especializada.
Considerando que os saberes são empregados para projetar soluções, para tomar decisões e, também, para desenvolver processos de melhoria contínua, as competências são desenvolvidas em graus de profundidade e complexidade crescentes ao longo do percurso formativo. Entre as competências, tem-se: formular e conceber soluções desejáveis de engenharia,implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia, trabalhar e liderar equipes multidisciplinares, como também, entender e aplicar os conceitos relacionados aos sistemas de conversão de energia para desenvolver e executar projetos de processos e dispositivos para a geração e uso de energia, para o desenvolvimento de soluções de engenharia que envolvam o uso racional, a transformação eficiente e o armazenamento eficaz de energia, planejamento energético integrado, técnicas e metodologias necessários para efetuar inventários e auditorias energéticas, entre outros.

O programa de formação em Engenharia de Energia, adotará uma postura e filosofia de aprendizagem que possibilitarão a manutenção da motivação inicial dos alunos, ao colocá-los em contato com as atividades de engenharia desde o início do curso. Para isso, é preciso evidenciar aos discentes que o conhecimento dos fundamentos básicos– matemática, física, química, programação e outros – é, entre outras, uma ferramenta indispensável, que lhes possibilita engendrar e consolidar suas ideias.
Disciplinas profissionalizantes, alocadas nos primeiros anos do programa de formação, ajudarão no desenvolvimento do processo de discernimento e segurança dos discentes.
Um aspecto importante a ser considerado é a constante atualização dos conhecimentos e suas aplicações. Os temas abordando novas tecnologias podem despertar grande interesse nos estudantes bem como de suas relações com a comunidade. As diversas áreas da Engenharia de Energia desenvolvem-se rapidamente e a abordagem desses tópicos é importante para que se tenha uma formação de qualidade e comprometida a realidade atual.
A motivação dos discentes e de todos os participantes do processo educacional é um aspecto primordial para o sucesso na formação profissional de engenharia. Partindo do pressuposto de que os alunos escolhem seus programas de formação espontaneamente, e o fazem por vocação e convicções próprias, conclui-se que eles iniciam, naturalmente motivados, essa etapa de suas vidas. As impressões iniciais sobre a área de atuação e as suas atividades profissionais, seguramente, é que lhes são atraentes. É essencial, ao programa de formação em engenharia, manter e fortalecer essa motivação, fazendo com que a percepção dos estudantes sobre sua formação seja ampliada. Para que isso seja possível, o acolhimento dos ingressantes à instituição é de extrema importância, devido às dificuldades que eles enfrentam com tantas novidades.

CC = 4

CPC = 4

Enade = 4

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