Projeto Pedagógico do Curso

A proposta do CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate)) 2001, define quatro grandes áreas de competência para o perfil do egresso:

1. Conhecimento técnico e raciocínio;

2. Habilidades e atributos pessoais e profissionais;

3. Habilidades interpessoais: trabalho em equipe e comunicação;

4. Concepção, projeto, implementação e sistemas operacionais no contexto empresarial e social.

 

Seguindo o Art. 5° das DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), o Núcleo Docente Estruturante sugere que o Engenheiro Hídrico egresso pode atuar como Desenvolvedor, Gestor e Professor. No âmbito do desenvolvimento, ele participa de todo o ciclo de vida do projeto, inovando produtos e processos. Na gestão, ele trabalha em empreendimentos desde sua concepção até manutenção. Como professor, ele contribui para a formação de futuros profissionais.

 

A atuação do engenheiro hídrico difere entre sistemas naturais e artificiais. No Sistema Hídrico Natural (SHN), ele gerencia a oferta e demanda de recursos hídricos, realizando diagnósticos, planos, monitoramentos e simulações. Nos sistemas artificiais, ele estuda, projeta, opera e mantém estruturas, além de propor melhorias.

 

O mercado para engenharia hídrica é vasto, abrangendo diversos setores econômicos, especialmente hidrelétricas. Crises hídricas, eventos extremos e mudanças climáticas destacam a importância do Engenheiro Hídrico na conservação de recursos naturais.

1. Usabilidade: Desenvolver soluções de engenharia equilibradas social, cultural, legal, ambiental e economicamente.

 

2. Ciências Fundamentais: Compreender fenômenos físicos, químicos e biológicos através de modelagem e simulação.

 

3. Comunicação Eficaz: Habilidade em comunicação escrita, oral e gráfica.

 

4. Trabalho em Equipe: Colaborar em equipes multidisciplinares.

 

5. Legislação e Ética: Aplicar ética na interpretação e aplicação da legislação.

 

6. Autoaprendizagem: Buscar aprendizado contínuo e autônomo.

 

7. Projetista e Construtor de SH (Sistema Hídrico):

- Conceber, projetar e analisar sistemas hídricos;

- Desenvolver soluções organizacionais e operacionais;

- Contribuir para normas técnicas;

- Avaliar processos e procedimentos hídricos.

 

8. Operador de SH:

- Implantar e gerenciar sistemas hídricos;

- Desenvolver soluções operacionais;

- Cumprir legislação para descomissionar sistemas hídricos.

 

9. Monitoramento de SHN (Sistema Hídrico Natural) e SHA (Sistema Hídrico Artificial):

- Implementar e operar monitoramento;

- Apoiar decisões qualitativas e quantitativas;

- Instrumentalizar equipamentos e calibrar medidas.

 

10. Modelagem de SHN e SHA:

- Realizar modelagem matemática;

- Solucionar equações;

- Utilizar softwares ou desenvolver rotinas computacionais.

 

11. Gestão de Recursos Hídricos:

- Identificar problemas;

- Propor soluções técnicas;

- Avaliar alternativas sob várias perspectivas

1. Aprendizagem Baseada em Problemas: envolve a apresentação de um problema aos estudantes, que trabalham em grupo para definir e resolver o problema utilizando seus conhecimentos prévios. Após discussão, levantam questões de aprendizagem, pesquisam e aplicam novos conhecimentos para resolver o problema, seguido de uma avaliação do processo.

 

2. Aprendizagem Baseada em Projetos: os estudantes se envolvem na busca ativa de informações e habilidades para resolver problemas complexos e autênticos. Trabalham em grupos pequenos, com prazos definidos, para planejar e executar projetos construtivos ou investigativos.

 

3. Gamificação: Incorpora elementos de jogos no ambiente de aprendizagem, promovendo uma abordagem prática do conhecimento, legitimando o “pensar fazendo” da prática do saber.

 

4. Design Thinking: os estudantes buscam soluções colaborativas e empáticas para problemas, utilizando a empatia, colaboração e experimentação como bases.

 

5. Sala de Aula Invertida: os estudantes recebem orientações sobre o conteúdo fora da sala de aula, através de vídeos e leituras em plataformas de aprendizagem.

 

6. Instrução por Pares (Peer Instruction): incentiva a discussão entre estudantes através de questões conceituais, promovendo o aprendizado colaborativo.

CC = -

CPC = 3

Enade = 4

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