A proposta do CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate)) 2001, define quatro grandes áreas de competência para o perfil do egresso:
1. Conhecimento técnico e raciocínio;
2. Habilidades e atributos pessoais e profissionais;
3. Habilidades interpessoais: trabalho em equipe e comunicação;
4. Concepção, projeto, implementação e sistemas operacionais no contexto empresarial e social.
Seguindo o Art. 5° das DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), o Núcleo Docente Estruturante sugere que o Engenheiro Hídrico egresso pode atuar como Desenvolvedor, Gestor e Professor. No âmbito do desenvolvimento, ele participa de todo o ciclo de vida do projeto, inovando produtos e processos. Na gestão, ele trabalha em empreendimentos desde sua concepção até manutenção. Como professor, ele contribui para a formação de futuros profissionais.
A atuação do engenheiro hídrico difere entre sistemas naturais e artificiais. No Sistema Hídrico Natural (SHN), ele gerencia a oferta e demanda de recursos hídricos, realizando diagnósticos, planos, monitoramentos e simulações. Nos sistemas artificiais, ele estuda, projeta, opera e mantém estruturas, além de propor melhorias.
O mercado para engenharia hídrica é vasto, abrangendo diversos setores econômicos, especialmente hidrelétricas. Crises hídricas, eventos extremos e mudanças climáticas destacam a importância do Engenheiro Hídrico na conservação de recursos naturais.
1. Usabilidade: Desenvolver soluções de engenharia equilibradas social, cultural, legal, ambiental e economicamente.
2. Ciências Fundamentais: Compreender fenômenos físicos, químicos e biológicos através de modelagem e simulação.
3. Comunicação Eficaz: Habilidade em comunicação escrita, oral e gráfica.
4. Trabalho em Equipe: Colaborar em equipes multidisciplinares.
5. Legislação e Ética: Aplicar ética na interpretação e aplicação da legislação.
6. Autoaprendizagem: Buscar aprendizado contínuo e autônomo.
7. Projetista e Construtor de SH (Sistema Hídrico):
- Conceber, projetar e analisar sistemas hídricos;
- Desenvolver soluções organizacionais e operacionais;
- Contribuir para normas técnicas;
- Avaliar processos e procedimentos hídricos.
8. Operador de SH:
- Implantar e gerenciar sistemas hídricos;
- Desenvolver soluções operacionais;
- Cumprir legislação para descomissionar sistemas hídricos.
9. Monitoramento de SHN (Sistema Hídrico Natural) e SHA (Sistema Hídrico Artificial):
- Implementar e operar monitoramento;
- Apoiar decisões qualitativas e quantitativas;
- Instrumentalizar equipamentos e calibrar medidas.
10. Modelagem de SHN e SHA:
- Realizar modelagem matemática;
- Solucionar equações;
- Utilizar softwares ou desenvolver rotinas computacionais.
11. Gestão de Recursos Hídricos:
- Identificar problemas;
- Propor soluções técnicas;
- Avaliar alternativas sob várias perspectivas
1. Aprendizagem Baseada em Problemas: envolve a apresentação de um problema aos estudantes, que trabalham em grupo para definir e resolver o problema utilizando seus conhecimentos prévios. Após discussão, levantam questões de aprendizagem, pesquisam e aplicam novos conhecimentos para resolver o problema, seguido de uma avaliação do processo.
2. Aprendizagem Baseada em Projetos: os estudantes se envolvem na busca ativa de informações e habilidades para resolver problemas complexos e autênticos. Trabalham em grupos pequenos, com prazos definidos, para planejar e executar projetos construtivos ou investigativos.
3. Gamificação: Incorpora elementos de jogos no ambiente de aprendizagem, promovendo uma abordagem prática do conhecimento, legitimando o “pensar fazendo” da prática do saber.
4. Design Thinking: os estudantes buscam soluções colaborativas e empáticas para problemas, utilizando a empatia, colaboração e experimentação como bases.
5. Sala de Aula Invertida: os estudantes recebem orientações sobre o conteúdo fora da sala de aula, através de vídeos e leituras em plataformas de aprendizagem.
6. Instrução por Pares (Peer Instruction): incentiva a discussão entre estudantes através de questões conceituais, promovendo o aprendizado colaborativo.
CC = -
CPC = 3
Enade = 4
Baixar Arquivo