Projeto Pedagógico do Curso

O curso de graduação em Ciências Biológicas da UNIFEI, modalidade licenciatura, tem como foco principal o exercício do magistério de Ciências e Biologia na Educação Básica, no ensino superior e em atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e não-formal. Trata-se de um curso que disponibiliza aos seus discentes a oportunidade de uma ampla formação articulada com os problemas atuais da sociedade, tornando-os aptos a responder aos seus anseios com competência e qualidade. Os licenciados são incentivados a desenvolver habilidades específicas para atuar de forma crítica e reflexiva na Educação Básica e também para prosseguir em cursos de pós-graduação, valorizando a formação básica dos seus discentes. A organização da estrutura curricular do curso segue uma sequência ordenada de disciplinas de forma a articular os diversos conteúdos, permitindo o seu encadeamento lógico. A sequência sugerida para o cumprimento do currículo articula os conteúdos específicos com aqueles de natureza pedagógica, promovendo uma abordagem unificadora necessária para a formação do Professor de Ciências e Biologia. Tem-se que as práticas de ensino estão presentes desde o início do curso e permeiam toda a formação do licenciado. A formação do licenciado inclui ainda a realização de disciplinas obrigatórias as quais permitem uma maior flexibilização da formação profissional discente, de forma a atender às futuras necessidades profissionais e aos seus interesses individuais. Ademais, os discentes têm a oportunidade de cursar disciplinas eletivas ministradas em outros cursos de graduação da UNIFEI, tais como como Engenharia Ambiental, Ciências Atmosféricas e Engenharia de Bioprocessos, de forma a aproveitar o destacado ensino em outras áreas desta IES, proporcionando-lhes o aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos que complementem a sua formação acadêmica.

Os egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UNIFEI têm direito a ministrar aulas de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. Desde que complementem sua formação em acordo com a Resolução CFBio Nº 300/2012, os egressos podem requisitar o registro profissional junto aos Conselhos Regionais (CRBio) que lhes conferem habilitação e condição legal para exercer as atividades designadas aos biólogos. De acordo com a nota de esclarecimento referente a Resolução CFBio Nº 300/2012, não há obrigatoriedade de registro nos CRBios, para o licenciado exercer a docência. O curso destina-se a formar profissionais que detenham os conteúdos curriculares e sejam conscientes da sua responsabilidade como educadores, capazes de intervir no processo de aprendizagem dos seus estudantes. Este profissional deverá ter uma preparação pedagógica adequada para o trabalho com o processo de ensino e aprendizagem envolvendo os conhecimentos de biologia, apto a adotar uma postura ética em sua atuação profissional, valorizando as diferentes formas de aprender dos estudantes, além de respeitar sua diversidade cultural. Ele deverá ter iniciativa, capacidade de julgamento e de tomada de decisão, embasada em critérios que primem pela formação humana e de rigor científico, bem como em referenciais éticos e legais. O licenciado deverá ter uma percepção da prática docente como um processo dinâmico em que as estratégias de ensino devem ser continuamente modificadas a fim de promover a aprendizagem de forma significativa. Adicionalmente, este profissional deve ser consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade.

Diante do ritmo acelerado das mudanças técnico e científicas ocorridas na atualidade, a educação superior assume uma responsabilidade perante a sociedade no que se refere ao acompanhamento e compreensão de tais mudanças, sobretudo pelo fato de que as mesmas ocasionam também alterações no desenvolvimento socioeconômico do país. Assim, o aperfeiçoamento das funções da educação com relação à formação e capacitação permanente de recursos humanos que estejam bem qualificados e preparados para enfrentar tal ritmo de mudanças sociais, pode ser apontado como um dos objetivos do ensino superior. O aperfeiçoamento em questão demanda o estabelecimento de relações entre os diferentes níveis do sistema educativo – básico e superior – com o mundo do trabalho e também com uma necessária estrutura que garanta o desenvolvimento científico e tecnológico. Dessa forma, o ensino superior, em especial a modalidade licenciatura, assume responsabilidades quanto ao cumprimento de demandas sociais na formação de professores, primando pela qualidade e pelo compromisso social que tal realidade impõe. Durante o período da pandemia da Covid-19 os discentes e egressos do curso vivenciaram experiências acadêmicas ímpares e que modificaram sobremaneira sua formação, em especial pelo uso das tecnologias da comunicação e informação que passaram a integrar mais efetivamente a mediação do ensino e aprendizagem. Este fato modifica a perspectiva da formação do licenciando. Nessa perspectiva, a UNIFEI, especialmente o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, concebe a relação docência – investigação - produção de conhecimentos como um compromisso a ser orientado por princípios básicos que busquem a articulação da formação acadêmica dos estudantes universitários com sua futura atividade profissional, através de sua inserção efetiva na prática do trabalho e no trabalho de investigação durante os anos dedicados à sua formação. Por considerar que as universidades constituem-se instituições elementares para a promoção e desenvolvimento da cultura, o compromisso do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UNIFEI aproxima-se de uma concepção particular ao integrar-se a uma política dirigida não apenas em formar mão de obra capacitada nos planos científico e técnico, mas também cidadãos conscientes e capazes de assumir responsabilidades individuais e sociais em um mundo cada vez mais complexo, no qual as relações interculturais são favorecidas pelos avanços da comunicação e da informática.

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