A Engenharia Hídrica é um novo ramo da engenharia que se concentra em todos os assuntos técnicos relacionados com a água.
Basicamente, reúne habilidades Engenharia Civil tradicional (tais como hidráulica e recursos hídricos), com outros campos da água, tais como geografia (Sistemas de Informação Geográfica), geologia (produção de sedimentos e de transporte, e de água subterrânea), engenharia mecânica (hidromecânica), saneamento (tratamento e distribuição de água, esgoto), os estudos ambientais (limnologia, qualidade da água) e engenharia agrícola (irrigação, drenagem), engenharia costeira, entre outros. Além disso, incorpora hidrologia, hidráulica, hidromecânica, ordenamento do território e economia, e visa resolver desafios do uso racional dos recursos naturais de água e explorá-las com a ajuda de sistemas de engenharia (produção, irrigação, navegação, drenagem, armazenamento de água, o uso industrial, etc.) para atender às necessidades da sociedade.
O profissional deve possuir habilidades de diagnóstico e planejamento, e, com base nisso, ser capaz de selecionar a melhor solução técnica e econômica, tendo em vista os aspectos socio-ambientais. O Brasil enfrenta uma crise hídrica severa, cheia na região norte e seca no restante no país, nesse contexto pode-se atuar de forma expressiva, no planejamento (gestão) e no de uso racional tanto nos setores industrial, agrícola, de geração de energia, de abastecimento e transporte hidroviário.
(*) INEP, http://portal.inep.gov.br/conceito-preliminar-de-curso-cpc-, acesso em 03/05/2018.
(**) MEC, http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTk4/c1b85ea4d704f246bcced664fdaeddb6/RU5HRU5IQVJJQSBIzURSSUNB, acesso em 03/05/2018.
Telefone/Ramal: (35) 3629-1484
E-mail: ehd.itajuba@unifei.edu.br