Aplicação da Metodologia Six Sigma no Departamento Comercial de uma Empresa do Setor de Telecomunicações: uma pesquisa-ação
Six Sigma. Telecomunicações. DMAIC
O Six Sigma, originalmente desenvolvido pela Motorola na década de 1980, tem sido amplamente adotado em diversos setores, incluindo serviços, devido à sua capacidade de identificar e eliminar defeitos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a eficiência dos processos. Esta pesquisa trata de uma implementação da metodologia Six Sigma no departamento comercial de uma empresa de telecomunicações em Minas Gerais, com o objetivo de reduzir a variabilidade nos resultados de vendas dos colaboradores. A escolha do Six Sigma se baseia na sua eficácia comprovada em operações diversas no setor de serviços e seu potencial para aprimorar processos no setor de telecomunicações. O estudo utiliza uma abordagem qualiquantitativa por meio de uma pesquisa-ação sustentada por uma revisão da literatura. As ferramentas da qualidade, como as Matrizes DMAIC e 5W2H, o Diagrama de Ishikawa e o Gráfico de Controle, foram fundamentais no desenvolvimento e aplicação do estudo. Dentre os resultados desta pesquisa destacam-se as contribuições para empresa objeto de estudo, como a melhora dos indicadores característicos, o aumento do nível sigma de 3,65 para 4,4, a queda do DPMO de 14.944 para 2.070, e o crescimento do rendimento final de 84% para 98%. Os resultados confirmaram o impacto positivo da metodologia na estabilidade e na previsibilidade do desempenho dos processos do departamento comercial. A pesquisa atua, ainda, como uma contribuição científica ao explorar um método pouco difundido no setor de telecomunicações e de serviços de forma geral.