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Dissertações |
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PATRICIA FREDERICO
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Mix economicamente ótimo de matérias-primas em altos-fornos utilizando a simulação de eventos discretos e o modelo de programação linear
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Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO MIGUEL DA SILVA
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EMERSON JOSE DE PAIVA
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TARCISIO GONCALVES DE BRITO
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Data: 17/02/2022
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Altos-fornos são equipamentos de produção contínua, destinados a fundir e reduzir o minério de ferro em presença de carvão vegetal ou coque e fundentes, para produção de ferro-gusa. Manter o fornecimento contínuo de matérias-primas é fator crítico e relevante nesse processo. Além disso, a seleção e a preparação dessas matérias-primas, são de grande importância para estratégia da produção de aço, visto que impactam diretamente na qualidade do produto produzido e no custo associado. Para otimizar a produção deste equipamento, mantendo seu abastecimento contínuo e preço competitivo, este trabalho tem por finalidade, investigar o processo de abastecimento dos altos-fornos, especialmente, o descarregamento de carvão vegetal, contemplando desde o seu recebimento, descarga e abastecimento dos silos, até a sua estocagem nas células, e identificar o mix ideal de matérias-primas que garantam qualidade ao produto final como menores custos de produção. O método de análise teve como base uma abordagem híbrida entre a modelagem e simulação de eventos discretos, utilizando o software Promodel, e a otimização, atrelado à programação linear, a partir de um modelo de Programação Linear. O resultado obtido com a simulação, foi a melhor visualização do sistema de descarregamento, possibilitando assim a tomada de ações corretivas na configuração de entrada dos veículos transportadores de carvão vegetal, com intuito de otimizar o seu descarregamento e, consequentemente, garantir o fornecimento da matéria-prima de forma constante. Além disso, a modelagem matemática e a programação linear possibilitaram o estudo da melhor opção de mix de minério para configuração da carga, atrelando condições comerciais de custo e disponibilidade e restrições de composição química adequadas, os quais foram comprovados por meio de testes com cargas e configurações reais.
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Blast furnaces are continuous production equipment intended to melt and reduce iron ore in the presence of charcoal or coke and fluxes, for the production of pig iron. Maintaining the continuous supply of raw materials is a critical and relevant factor in this process. In addition, the selection and preparation of these raw materials are of great importance for the steel production strategy, as they directly impact the quality of the product produced and the associated cost. In order to optimize the production of this equipment, maintaining its continuous supply and competitive price, this work aims to investigate the supply process of the blast furnaces, especially the unloading of charcoal, contemplating from its reception, unloading and supply of the silos. , until its storage in the cells, and identify the ideal mix of raw materials that guarantee the quality of the final product with lower production costs. The analysis method was based on a hybrid approach between modeling and simulation of discrete events, using the Promodel software, and optimization, linked to linear programming, from a Linear Programming model. The result obtained with the simulation was the best visualization of the unloading system, thus enabling corrective actions to be taken in the input configuration of vehicles transporting charcoal, in order to optimize their unloading and, consequently, guarantee the supply of material. press steadily. In addition, mathematical modeling and linear programming made it possible to study the best ore mix option for load configuration, linking commercial conditions of cost and availability and appropriate chemical composition restrictions, which were proven through tests with loads and real settings.
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HATHOS GARCIA DIAS
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Priorização das Boas Práticas de Gerenciamento de Projetos nas obras de uma Universidade Pública Federal
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Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
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CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
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KÍVIA MOTA NASCIMENTO
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TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
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Data: 29/06/2022
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As obras públicas brasileiras são geralmente enxergadas de forma negativa pela população, essa imagem está atrelada principalmente as paralisações das obras, atrasos, extrapolação dos custos inicialmente previstos e qualidade deficiente. A gestão eficiente de projetos tem favorecido organizações públicas na melhoria do desempenho do gerenciamento de obras. Essa dissertação apresenta uma proposta de priorização da implantação de boas práticas de gerenciamento de projetos como uma forma de melhorar os processos de gestão das obras de uma universidade pública federal. A pesquisa utilizou a Soft System Methodology (SSM) como metodologia principal, apoiada pela aplicação de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e da Matriz GUT para priorização das boas práticas. Executou-se um diagnóstico dos principais problemas da instituição que estão relacionados com o gerenciamento das obras. Auxiliado pela RSL foi construído um modelo conceitual, contendo 42 (quarenta e duas) boas práticas de gerenciamento de projetos aplicáveis nas obras públicas, que poderá ser utilizado como referencial em futuras pesquisas acerca do tema. Esse modelo foi validado por especialistas da área por meio de um questionário, que apontou as boas práticas mais importantes para o contexto investigado. Por fim, foi aplicada a ferramenta Matriz GUT, que utilizou os critérios de Gravidade, Urgência e Tendência, baseado na avaliação dos profissionais que atuam diretamente com as obras, para propor como prioritárias as boas práticas: (1ª)“análise qualitativa de risco”, (2ª) “análise de requisitos”, (3ª) “plano de contingência”, (4ª) “análise de partes interessadas”; (5ª) “plano de qualidade”; (6ª) “análise do método do caminho crítico”; (7ª) “modelos de gerenciamento de projetos”; (8ª) “lições aprendidas; (9ª) “reuniões de progresso”; (10ª) “softwares de gerenciamento de projetos” e (11ª)“Business Information Modelling”. Apoiado na ordem de priorização apresentada nessa dissertação, a administração da instituição possuirá maior embasamento para tomar as decisões que miram melhorar o gerenciamento das obras executadas no campus, visando reduzir os atrasos nas entregas das obras e ter maior eficiência no trabalho realizado pelos servidores.
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Brazilian public works are generally viewed negatively by the population, this image is mainly linked to construction stoppages, delays, extrapolation of costs and poor quality. Efficient project management has favored public organizations in improving the performance of construction management. This dissertation presents a proposal to prioritize the implementation best practices of project management practices as a way to improve the management processes of the works of a federal public university. The research used the Soft System Methodology (SSM) as the main methodology, supported by the application of a Systematic Literature Review (SLR) and the GUT Matrix to prioritize good practices. A diagnosis of the main problems of the institution that are related to the management of the works was carried out. Aided by SLR, a conceptual model was built, containing 42 (forty-two) good practices applicable in public works, which can be used as a reference in future research on the subject. This model was validated by experts in the field through a questionnaire, which pointed out the most important good practices for the investigated context. Finally, the GUT Matrix tool was applied, which used the criteria of Severity, Urgency and Tendency, based on the evaluation of professionals who work directly with the builds, to propose good practices as priorities: (1st) “qualitative risk analysis” , (2nd) “requirements analysis”, (3rd) “contingency plan”, (4th) “stakeholder analysis”; (5th) “quality plan”; (6th) “analysis of the critical path method”; (7th) “project management models”; (8th) “lessons learned; (9th) “progress meetings”; (10th) “Project Management Software” and (11th) “Business Information Modeling”. Based on the order of prioritization presented in this dissertation, the administration of the institution will have greater basis to make decisions that aim to improve the management of the works carried out on the campus, aiming to reduce delays in the delivery of works and to have greater efficiency in the work performed by the servers.
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THULIO EUGENIO PORTES DE ALMEIDA RICOMINI
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Aplicação do Analytic Hierarchy Process na priorização de valor para o cliente no processo de desenvolvimento de software
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Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
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HENRIQUE DUARTE CARVALHO
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HUGO JOSE RIBEIRO JUNIOR
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ROBERTO SILVA NETTO
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Data: 18/07/2022
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Para o sucesso no desenvolvimento de um software é necessário equilibrar os objetivos dos fornecedores às necessidades de seus clientes. Neste contexto, este trabalho explora a priorização das dimensões do valor para o cliente no desenvolvimento de software para postos de combustíveis, sendo determinadas as principais dimensões de valor no dado contexto, bem como a divisão das dimensões em três subcritérios cada, aproximando o modelo de priorização de decisores das empresas aos critérios de seus clientes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar as principais dimensões de valor para o cliente de software para postos de combustíveis, comparando as prioridades conforme decisores e consumidores, e apresentando um modelo de priorização de valor para fornecedores de software para postos. Para tanto, este trabalho utiliza de uma revisão sistemática da literatura para delimitar as principais dimensões de valor conforme a literatura existente, respondendo como o valor pode ser medido, quais suas principais dimensões e qual a definição de valor no contexto de desenvolvimento de software; na sequência as dimensões são subdividas em três subcritérios cada, as dimensões junto dos subcritérios formam o modelo AHP aplicado a 12 especialistas divididos entre 6 decisores e 6 clientes de uma empresa fornecedora de software para postos, as prioridades são avaliadas entre as 12 respostas e em seguida entre os dois grupos de decisores e clientes. São encontradas as dimensões recursos disponíveis, custos e tempo de entrega, como principais componentes do valor para o cliente no desenvolvimento de software; os recursos disponíveis são subdivididos entre funcionalidades do software, performance e disponibilidade; os subcritérios de custos são custos fixos, variáveis e indiretos; e tempo de entrega foi dividido entre tempo de implantação, customização e solução de problemas. É encontrado o critério de custos como principal dimensão na composição de valor para o cliente, seguido pelos recursos disponíveis e finalmente pelo tempo de entrega; quando as prioridades agregadas são separadas entre decisores e clientes há uma diferença de priorização, decisores tendo uma maior relevância dos recursos disponíveis ao invés de custos, enquanto clientes apontam custos como o principal componente de valor; utilizando dos subcritérios nota-se a disponibilidade do software (enquanto disponibilidade e tempo de solução de problemas) como ponto de atenção para os fornecedores do software. Finalmente, no cenário de desenvolvimento de software para postos de combustíveis, valor para o cliente define-se como a percepção qualitativa do cliente sobre o quão bem e quão rápido um software pode atender às necessidades do cliente em contraste ao custo do software; havendo ainda a necessidade de expandir a pesquisa para demais segmentos, a fim de comparar a priorização de valor quanto diferentes contextos de usuários e produtos.
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For the success in software development it is necessary to balance the objectives of suppliers with the needs of their customers; in this context, this work explores the prioritization of the dimensions of value for the customer in the development of software for fuel stations, being determined the main dimensions of value in the given context, as well as the division of dimensions into three subcriteria each, approaching the prioritization model of company decision-makers to the criteria of their customers. Thus, this research aims to present the main dimensions of value to the software customer for gas stations, comparing priorities with decision-makers and consumers, and presenting a value prioritization model for software suppliers for gas stations. For this, this work uses a systematic review of the literature to delimit the main dimensions of value according to the existing literature, answering how the value can be measured, what its main dimensions are, and what is the definition of value in the context of software development; following the dimensions are subdivided into three subcriteria each, the dimensions next to the subcriteria form the AHP model applied to 12 specialists divided between 6 decision-makers and 6 customers of a software company for posts, priorities are evaluated between the 12 responses and then between the two groups of decision-makers and customers. The available resource dimensions, costs, and delivery time are found as the main components of customer value in software development; available features are subdivided between software functionality, performance, and availability; cost subcriteria are fixed, variable and indirect costs; and delivery time was divided between deployment time, customization, and troubleshooting; the cost criterion is found as the leading dimension in the value composition for the customer, followed by the available resources and finally by the delivery time; when aggregate priorities are separated between decision-makers and customers there is a difference in prioritization, decision-makers having a greater relevance of available resources rather than costs, while customers point to costs as the main component of value; using the subcriteria is noted the availability of the software (as availability and troubleshooting time) as a point of attention for the software vendors. Finally, in the scenario of software development for gas stations, customer value is defined as the customer's qualitative perception of how well and how fast software can meet customer needs in contrast to the cost of software; there is also a need to expand research to other segments, to compare value prioritization in different user and product contexts.
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EDUARDA CARVALHO PINTO COELHO
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Análise dos Fatores do Ensino a Distância na Percepção dos Discentes dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira
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Orientador : CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
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CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
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LUCAS GUEDES DE OLIVEIRA
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Data: 25/07/2022
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Considerando a realidade atual das instituições de ensino superior os dados das pesquisas recentes demonstraram que as implantações de disciplinas por meio da Educação à Distância estão trazendo benefícios tanto para os discentes quanto para os docentes por meio de uma maior flexibilidade de entrega de conteúdo, aumento da padronização do ensino e da disponibilização e acessibilidade ao material didático de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar e analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento de disciplinas EaD na opinião dos discentes, por meio de um estudo da aplicação desta modalidade de ensino citado nas publicações científicas e através de uma verificação real no local objeto de estudo. A escolha do tema se justificou, primeiramente, devido às restrições de circulação de pessoas e isolamento social impostos pela pandemia mundial de COVID-19 que impediram o funcionamento presencial, não só de instituições de ensino, como todos os estabelecimentos comerciais do mundo inteiro. Em segundo, devido ao aumento substancial das matrículas realizadas nos cursos superiores ofertados na modalidade EaD, desde antes do surgimento da pandemia. Por fim, devido a questões pessoais da autora que vivenciou a experiência de ser discente durante o período da pandemia. Foi realizada uma pesquisa de caráter aplicado, com objetivo explicativo e abordagem quantitativa, que inclui uma Revisão Sistemática da Literatura para identificação dos fatores críticos de sucesso na implantação das disciplinas EaD, complementado por uma coleta de dados por meio de entrevista realizada com os discentes da instituição. Concluiu-se que a pesquisa responde a problemática proposta evidenciando que os fatores relacionados às Competências Técnicas do Professor e sua Capacitação para Atuar em EaD, o Interesse Pessoal do Discente pela Disciplina, o Material Didático e as Plataformas de Ensino Utilizadas são os mais importantes a serem considerados na implantação de disciplinas EaD de acordo com a visão dos discentes, ainda apresentando quais desses fatores são os mais importantes e quais aqueles que não necessariamente são tão importantes na opinião dos discentes entrevistados.
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Considering the current reality of higher education institutions, recent research data has shown that the implementation of disciplines through distance learning is bringing benefits to both students and professors through greater flexibility in content delivery, increased standardization of teaching and the availability and accessibility of didactic learning material. In this sense, the present work seeks to identify and analyze the factors that influence the development of distance education disciplines in the opinion of the students, through a study of the application of this teaching modality cited in scientific publications and through a real verification in the place object of study. The choice of theme was justified, firstly, due to the restrictions on the movement of people and social isolation imposed by the world pandemic of COVID-19 that prevented the face-to-face functioning, not only of educational institutions, but all commercial establishments around the world. Second, due to the substantial increase in enrollments in higher education courses offered in the distance education modality, since before the emergence of the pandemic. Finally, due to personal issues of the author who experienced the experience of being a student during the pandemic period. An applied research was carried out, with an explanatory objective and a quantitative approach, which includes a Systematic Review of the Literature to identify the critical success factors in the implementation of distance learning disciplines, complemented by a data collection through an interview with the students of the institution. It was concluded that the research responds to the proposed problem, showing that the factors related to the Teacher's Technical Competencies and their Training to Work in Distance Learning, the Student's Personal Interest in the Discipline, the Didactic Material and the Teaching Platforms Used are the most important to be considered in the implementation of distance education disciplines according to the students' view, still showing which of these factors are the most important and which ones are not necessarily so important in the opinion of the students interviewed.
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ELAINE CRISTINA REIS SILVA
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Relação da evasão escolar com as práticas docentes: um estudo de caso exploratório em uma instituição do ensino superior
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Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
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ISABELA MAGANHA
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MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
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TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
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Data: 31/08/2022
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Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é um bem patrimonial e, como tal gera ao Estado a obrigação quanto à sua oferta e garantia de qualidade, o que implica na necessidade de que o Estado invista recursos públicos, a fim de atender a esta demanda. Diante deste cenário, a evasão escolar se mostra um fato preocupante na medida em que implica em prejuízos econômicos e sociais. Econômicos, tendo em vista a perda de investimentos públicos e sociais, pelo fato de implicar na inserção de profissionais menos preparados no mercado de trabalho. O presente estudo trata-se de uma pesquisa efetuada no campus avançado de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais, cuja metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória. A pesquisa explora a relação entre a evasão escolar e as práticas docentes, objetivando diagnosticar o cenário apresentado na instituição objeto de estudo. Como principal fonte de informação foram utilizados os relatórios de avaliação aplicados na instituição, considerados os resultados a partir do relatório do ano de 2015/2016, no qual foram incluídas as informações do campus pesquisado. Com base nos resultados apresentados para as dimensões de que tratam os relatórios de avaliação institucional, de forma especial a que analisa quesitos referentes à Política para Ensino, Pesquisa e Extensão, pode-se concluir que as práticas docentes adotadas não impactam de forma negativa sobre a decisão dos discentes por evadir da instituição. Os percentuais apresentados nas assertivas avaliadas na referida dimensão denotam um alto nível de satisfação dos discentes com relação às práticas docentes, contribuindo para o sentimento de integração e pertencimento e refletindo sobre as taxas de evasão na instituição. Como resultado adicional do trabalho, foi proposto um framework cujas etapas possam ser seguidas a fim de se executar trabalhos futuros similares, utilizando os relatórios da CPA como fontes de informação.
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According to the Federal Constitution of 1988, education is a heritage asset and, as such, it generates an obligation for the State to offer and guarantee quality, which implies the need for the State to invest public resources in order to meet the needs of the public. this demand. Given this scenario, school dropout is a worrying fact as it implies economic and social losses. Economic, in view of the loss of public and social investments, due to the fact that it implies the insertion of less prepared professionals in the job market. The present study is a research carried out in the advanced campus of a higher education institution in the interior of Minas Gerais, whose methodology was the case study of an exploratory nature. The research explores the relationship between school dropout and teaching practices, aiming to diagnose the scenario presented in the institution under study. As the main source of information, the evaluation reports applied at the institution were used, considering the results from the report for the year 2015/2016, in which information from the researched campus was included. Based on the results presented for the dimensions dealt with in the institutional evaluation reports, especially the one that analyzes questions related to the Policy for Teaching, Research and Extension, it can be concluded that the teaching practices adopted do not have a negative impact on the students' decision to drop out of the institution. The percentages presented in the statements evaluated in that dimension denote a high level of students' satisfaction in relation to teaching practices, contributing to the feeling of integration and belonging and reflecting on the dropout rates in the institution. As an additional result of the work, a framework was proposed whose steps can be followed in order to perform similar future works, using the CPA reports as sources of information.
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NADINE TRAVAGLIA DOS SANTOS PEREIRA
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Redução do índice de retrabalho por meio da aplicação do método DMAIC: Um estudo de caso em uma lavanderia industrial
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Orientador : ISABELA MAGANHA
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MEMBROS DA BANCA :
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ISABELA MAGANHA
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LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
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SIMONE CARNEIRO STREITENBERGER
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TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
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Data: 30/11/2022
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As lavanderias industriais, uma das representantes do setor têxtil no Brasil, são um serviço de apoio importante para a sociedade, pois suportam o funcionamento de hospitais, indústrias, hotéis e outros. No entanto, essas indústrias enfrentam dificuldades de gerenciamento e precisam lidar com a falta de controles operacionais. Nesse sentido, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para conhecer o contexto em que as lavanderias industriais estão inseridas. Os resultados dessa revisão mostram que existem poucos estudos relacionados aos controles operacionais e à utilização de indicadores de desempenho para acompanhar os processos produtivos de lavanderias industriais. Com base nesse resultado, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura para analisar o uso de indicadores de desempenho para o controle dos processos das lavanderias industriais. Esta revisão focou em identificar quais indicadores de desempenho geralmente são associados a aplicação do método DMAIC (define, measure¸ analyse, improve, control). O DMAIC faz parte da filosofia Six Sigma e serve como um roteiro padrão para guiar e facilitar o desenvolvimento de um projeto de melhoria, organizando as técnicas utilizadas em cada etapa. As descobertas das revisões da literatura permitiram identificar lacunas e oportunidades para pesquisas futuras nessa área, entre as quais se destacam o desenvolvimento de estudos com foco na melhoria das operações produtivas, a aplicação de ferramentas da qualidade para a melhoria das operações produtivas e a determinação de indicadores para controlar as operações produtivas e medir o seu desempenho. No intuito de contribuir para suprir essas lacunas, este trabalho teve como objetivo reduzir o índice de retrabalho do processo de higienização em uma lavanderia indústria, através da aplicação do método DMAIC. A metodologia adotada para alcançar foi o estudo de caso, que foi realizado em uma lavanderia industrial de Belo Horizonte e região metropolitana. Os resultados do estudo de caso permitiram entender e analisar o fluxo do processo de lavagem de enxoval, além de medir o índice de retrabalho, identificando as principais causas e propondo ações para reduzi-lo. Assim, o método DMAIC, bem como o uso e desenvolvimento de indicadores de desempenho mostraram-se úteis e capazes de auxiliar na melhoria de processos produtivos. Por fim, este trabalho teve contribuições práticas para a lavanderia estudada, que reduziu o percentual médio de retrabalho de 3% para 1,6%, o que representa uma economia de R$17,25 por dia, e R$6295,62 por ano.
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Industrial laundries, one of the representatives of the textile sector in Brazil, are an important support service for society, as they support the operation of hospitals, industries, hotels and others. However, these industries face management difficulties and have to deal with a lack of operational controls. In this sense, an integrative literature review was carried out to understand the context in which industrial laundries are inserted. The results of this review showed that there are few studies related to operational controls and the use of performance indicators to monitor the production processes of industrial laundries. Based on this result, a systematic review of the literature was conducted to analyze the use of performance indicators to control industrial laundry processes. This review focused on identifying which performance indicators are generally associated with the application of DMAIC method (define, measure¸ analyse, improve, control). DMAIC is part of the Six Sigma philosophy and serves as a standard roadmap to guide and facilitate the development of an improvement project, organizing the techniques used at each stage. The findings of the literature reviews made it possible to identify gaps and opportunities for future research in this area, among which the development of studies focused on improving production operations, the application of quality tools to improve production operations and the determination of indicators to control production operations and measure their performance. In order to contribute to fill these gaps, this work aims to reduce the rework rate in the process of cleaning the trousseau of an industrial laundry, appling the DMAIC method. The methodology adopted to achieve this was the case study, which was carried out in an industrial laundry in Belo Horizonte and the metropolitan region. The results of the case study made it possible to understand and analyze the flow of the trousseau washing process, in addition to measuring the rework rate, identifying the main causes and proposing actions to reduce it. Thus, the DMAIC method, as well as the use and development of performance indicators proved to be useful and capable of helping to improve production processes. Finally, this work had practical contributions to the laundry studied, which reduced the average percentage of rework from 3% to 1.6%, which represents savings of R$17.25 per day, and R$6295.62 per year.
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RENATA SANTANA NEPOMUCENO
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Análise da Cultura Organizacional por meio da percepção dos servidores do Campus de uma Universidade Federal pela aplicação do OCAI
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Orientador : HENRIQUE DUARTE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HENRIQUE DUARTE CARVALHO
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ISABELA MAGANHA
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MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
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TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
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Data: 16/12/2022
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A cultura organizacional é construída através dos hábitos e crenças compartilhados numa organização, criados por normas, valores, atitudes e expectativas de seus membros. Além de representar a mentalidade predominante numa organização, representa o modo de pensar e agir, e a percepção de seus gestores e colaboradores. É considerada como elemento de comunicação, e seu estudo e entendimento são de extrema importância dentro das organizações, em busca da compreensão do funcionamento organizacional. As organizações públicas vêm tomando consciência da importância da cultura organizacional nas instituições como meio de alcance aos objetivos. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar a cultura organizacional percebida atualmente e a cultura organizacional desejada pelos professores e servidores técnico administrativos do campus de uma universidade federal. Foi utilizado o instrumento OCAI como ferramenta de diagnóstico da cultura e através de seus resultados foi concluído que conforme apresenta a literatura, a ferramenta escolhida é viável e eficaz no diagnóstico da cultura organizacional. Constatou-se que há sinergia entre a classe de professores e técnico administrativos, já que suas percepções e desejos quanto à cultura organizacional foram as mesmas. Todavia, foi constatada discrepância entre a cultura percebida e a desejada por eles, o que demonstra insatisfação por parte dos colaboradores quanto à cultura que envolve o ambiente em que desenvolvem suas atividades. Os resultados alcançados sinalizam a necessidade de mais atenção por parte da administração à uma cultura organizacional mais colaborativa e de valorização às pessoas, e a necessidade de uma possível mudança cultural dentro da organização, levando em consideração a percepção e desejos dos colaboradores.
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The organizational culture is built through the habits and beliefs shared in an organization, created by norms, values, attitudes and expectations of its members. In addition to representing the predominant mindset in an organization, it represents the way of thinking and acting, and the perception of its managers and employees. It is considered as an element of communication, and its study and understanding are extremely important within organizations, in search of understanding the organizational functioning. Public organizations have been becoming aware of the importance of organizational culture in institutions as a means of achieving objectives. This research was carried out with the objective of identifying and analyse the organizational culture currently perceived and the organizational culture desired by professors and technical administrative servants on the campus of a federal university. The OCAI instrument was used as a tool for diagnosing culture and, through its results, it was concluded that, as presented in the literature, the chosen tool is viable and effective in diagnosing organizational culture. It was found that there is synergy between the class of professors and administrative technicians, since their perceptions and desires regarding the organizational culture were the same. However, a discrepancy was found between the culture perceived and desired by them, which demonstrates dissatisfaction on the part of employees regarding the culture that surrounds the environment in which they carry out their activities. The results achieved indicate the need for more attention by management to a more collaborative organizational culture that values people, and the need for a possible cultural change within the organization, taking into account the perception and desires of employees.
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