Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • TAYBLINI DE FATIMA BARBOSA
  • Proposição de Melhorias Baseada em Métricas e Indicadores de Usuários de um Aplicativo B2B

  • Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • DALTON GARCIA BORGES DE SOUZA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 23/02/2024

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  • Este estudo aborda produtos digitais mobile, ressaltando a importância das métricas e indicadores para avaliação de desempenho do aplicativo B2B, BizPulse, ao longo de quase três anos. Foram apresentadas e analisadas métricas e indicadores de usuários (Total de Usuários, Novos Usuários, Usuários Ativos Mensais, Taxa de Novos Usuários, Taxa de Retenção, Taxa de Variação dos Usuários Ativos Mensais e Taxa de Usuários Ativos Mensais). Para se cumprir o objetivo utilizou-se a metodologia Soft Systems Methodology - SSM seguindo as etapas de situação problemática explorada, situação problemática expressa, construção de definições, elaboração de modelos conceituais, comparação dos resultados, listagem das possíveis mudanças, e sugestão de ações para transformação de problemática. Como resultados do estudo, identificou-se que o valor médio da Taxa de Usuários Ativos Mensais é de 18,9%, com flutuações, indicando desafios no engajamento dos clientes finais. A análise de correlação, por sua vez, destaca a importância da aquisição contínua de Novos Usuários e revela complexidade (baixa correlação) nas relações com Total de Usuários, Usuários Ativos e Taxa de Retenção. A aplicação do Diagrama de Ishikawa identificou desafios, incluindo falta de alinhamento entre equipes e de qualidade do processo de Onboarding. O plano de ação 5W2H propôs melhorias quanto à mão de obra, processos de vendas, otimização do aplicativo e estratégias de marketing. As recomendações enfatizam uma abordagem integrada e em contínua adaptação, a fim de enfrentar os desafios de engajamento. Em suma, o estudo fornece uma compreensão das dinâmicas na gestão de produtos digitais, com ênfase na importância da análise de métricas, indicadores e estratégias integradas para o sucesso a longo prazo no mercado competitivo.


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  • This study addresses the use of mobile digital products, emphasizing the importance of metrics and indicators for evaluating the performance of a B2B application, BizPulse, over almost three years. Metrics and user indicators (Total Users, New Users, Monthly Active Users, New User Rate, Retention Rate, Monthly Active Users Variation Rate, and Monthly Active Users Rate) . To achieve the objective, the Soft Systems Methodology - SSM methodology was used, following the steps of explored problematic situation, expressed problematic situation, construction of definitions, elaboration of conceptual models, comparison of results, listing of possible changes and suggestion of actions to transform the problem.. As study results, it was identified that the average value of the Monthly Active Users Rate is 18.9%, with fluctuations, indicating challenges in engaging end customers. The correlation analysis, in turn, emphasizes the importance of continuous acquisition of New Users and reveals complexity (low correlation) in the relationships with Total Users, Active Users, and Retention Rate. The application of the Ishikawa Diagram identified challenges, including a lack of alignment between teams and the quality of the Onboarding process. The 5W2H action plan proposed improvements in workforce, sales processes, application optimization, and marketing strategies. The recommendations emphasize an integrated and continuously adaptive approach to address engagement challenges. In summary, the study provides an understanding of dynamics in digital product management, with an emphasis on the importance of analyzing metrics, indicators, and integrated strategies for long-term success in the competitive market.

2023
Dissertações
1
  • RODRIGO DE PAULA FONSECA
  • Aplicação do método DMAIC para a proposição de melhorias em uma unidade básica de saúde no município de Itajubá-MG

  • Orientador : LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • ROSINEI BATISTA RIBEIRO
  • Data: 16/06/2023

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  • O método DMAIC (define, measure, analyze, improve e control) é uma ferramenta, originária do Seis Sigma que tem por objetivo a melhoria de processos organizacionais, tornando-os mais eficientes. Dessa forma, este trabalho propôs a aplicação do método DMAIC em uma unidade básica de saúde do município de Itajubá-MG. A pesquisa teve como objetivos mapear o processo de atendimento na UBS, analisar os tempos de atendimentos, entender a organização do ambiente e seus processos para identificar os principais problemas e propor medidas e ações para reduzir o tempo de atendimento dos pacientes e dos processos. O método foi classificada como uma pesquisa-ação e seguiu a ferramenta DMAIC, composta por cinco fases: definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Na fase “definir” houve primeiramente a caracterização da unidade. Na fase “medir” houve a coleta de dados do atendimento do postinho e sua análise. Na fase “analisar” foi identificado os problemas do posto de saúde, onde se constatou que havia um tempo de espera considerável pelos pacientes. Na etapa “melhorar”, foram propostas sugestões para o UBS. Na última etapa, “controlar”, foram sugeridas ferramentas para padronização e controle dos processos futuros. Diversas ferramentas da qualidade foram aplicadas, como SIPOC, cartas de controle, diagrama de Ishikawa dentre outras. O método permitiu atingir os objetivos propostos, onde foi possível conhecer com profundidade o processo de atendimento do postinho sendo identificado alguns problemas, como a falta de médico e profissionais, falhas no sistema, ausência de padronização das atividades, burocracia, uso do sistema de forma desnecessária e falta de informação dos pacientes. As propostas para melhorar o atendimento do postinho consistiram no uso da ferramenta 5W2H com a elaboração de um plano de ação com a exposição de várias medidas. Com o uso de um mapa de fluxo de valor do estado futuro constatou-se que a implementação de medidas poderá ocasionar uma redução do lead time em mais de 22%.


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  • The DMAIC methody (define, measure, analyze, improve and control) is a tool, originating from Six Sigma, which aims to improve organizational processes, making them more efficient. Thus, this work proposed the application of the DMAIC methody in a basic health unit in the city of Itajubá-MG. The objective of the research was to map the care process at the UBS, analyze the service times, understand the organization of the environment and its processes to identify the main problems and propose measures and actions to reduce the time of care for patients and processes. The method was classified as an action research and followed the DMAIC tool, consisting of five phases: define, measure, analyze, improve and control. In the “define” phase, there was first the characterization of the unit. In the “measure” phase, data were collected from the health center and analyzed. In the “analyze” phase, problems at the health center were identified, where it was found that there was a considerable waiting time for patients. In the “improve” stage, suggestions were proposed for UBS. In the last step, “control”, tools were suggested for standardization and control of future processes. Several quality tools were applied, such as SIPOC, control charts, Ishikawa diagram, among others. The method made it possible to achieve the proposed objectives, where it was possible to know in depth the service process at the health center, identifying some problems, such as the lack of doctors and professionals, system failures, lack of standardization of activities, bureaucracy, use of the system in a unnecessary and lack of patient information. Proposals to improve service at the health center consisted of using the 5W2H tool with the elaboration of an action plan with the exposition of several measures. With the use of a future state value stream map, it was found that the implementation of measures could lead to a lead time reduction of more than 22%.

2
  • WANDER PINTO RIBEIRO
  • APLICAÇÃO DO ERRO QUADRÁTICO MÉDIO PARA OTIMIZAÇÃO ROBUSTA DO FRESAMENTO DE TOPO DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX UNS S32205

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • MANOEL CLEBER DE SAMPAIO ALVES
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 12/07/2023

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  • As pesquisas sobre o fresamento de topo do aço inoxidável duplex ganharam destaque, devido aos desafios encontrados em função de suas características de baixa usinabilidade. O aço inoxidável duplex apresenta baixa condutividade térmica, alta tenacidade e alta taxa de encruamento. Para garantir boa qualidade final em produtos manufaturados, é importante que o processo de fresamento seja bem planejado, para minimizar os desgastes das ferramentas de corte durante o processo e, ao mesmo tempo, apresentar bons indicadores de produtividade. O objetivo deste trabalho foi realizar uma otimização robusta multiobjetivo no processo de fresamento de topo do aço inoxidável duplex UNS S32205. Os experimentos foram realizados utilizando-se um planejamento composto central combinando as variáveis de controle: velocidade de corte, avanço por dente, profundidade de corte e largura fresada e as variáveis de ruído: desgaste de flanco, vazão de fluido e concentração de fluido. As variáveis de respostas avaliadas foram as rugosidades de superfície Ra e Rt da peça usinada. Foram aplicadas as técnicas de metodologia de superfície de resposta, de projeto de parâmetro robusto e do erro quadrático médio. Em seguida, foram analisados e discutidos os efeitos das variáveis de controle e de ruído, bem como as interações. A velocidade de corte foi a variável que mais influenciou a rugosidade Ra. A rugosidade Rt foi influenciada especialmente pelo avanço por dente. Os valores obtidos para a rugosidade Ra variaram entre 0,243 e 1,097 µm e 1,800 e 7,058 µm para Rt. A otimização da média e da variância de cada característica de interesse foi realizada, bem como a otimização do erro quadrático médio. Assim, 21 soluções Pareto-ótimas foram obtidas, contribuindo para a melhoria da qualidade da superfície e da produtividade no processo de fresamento. Para os ensaios de confirmação foi utilizado um arranjo ortogonal de Taguchi (L9) onde foram obtidos os setups ótimos capazes de mitigar a influência das variáveis de ruído, o que corroborou a boa adequação da metodologia proposta.


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  • Research on the end milling of duplex stainless steel has gained prominence due to the challenges posed by its low machinability characteristics. Duplex stainless steel exhibits low thermal conductivity, high toughness, and a high rate of work hardening. To ensure a high final product quality, it is crucial to carefully plan the milling process to minimize tool wear during machining while maintaining good productivity indicators. The objective of this study was to perform a multi-objective robust optimization of the face milling process of duplex stainless steel UNS S32205. The experiments were conducted using a central composite design, combining the control variables: cutting speed, feed per tooth, depth of cut, and width of cut, and the noise variables: flank wear, fluid flow, and fluid concentration. The response variables evaluated were the surface roughness Ra and Rt of the machined part. Response surface methodology, robust parameter design, and mean squared error techniques were applied. Subsequently, the effects of control and noise variables, as well as their interactions, were analyzed and discussed. Cutting speed had the most significant influence on roughness Ra, while feed per tooth particularly affected roughness Rt. The obtained R_a values ranged from 0.243 to 1.097 µm, and R_t values ranged from 1.800 to 7.058 µm. The optimization of the mean and variance of each desirable characteristic, as well as the optimization of mean squared error, were performed. As a result, 21 Pareto-optimal solutions were obtained, contributing to the improvement of surface quality and productivity in the milling process. For confirmation tests, an orthogonal Taguchi arrangement (L9) was used to obtain optimal setups capable of mitigating the influence of noise variables, validating the suitability of the proposed methodology.

3
  • RENAN DELGADO CAMURÇA LIMA
  • Redes neurais aplicadas na previsão de índice Sharpe: Evidência em componentes do Ibovespa

  • Orientador : HENRIQUE DUARTE CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MICHEL CARLO RODRIGUES LELES
  • HENRIQUE DUARTE CARVALHO
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • Data: 14/07/2023

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  • A aplicação de modelos de redes neurais com intuito de selecionar ativos para carteiras de investimentos com o uso do índice Sharpe é uma área que tem atraído a atenção de pesquisadores. Este estudo tem como objetivo aplicar redes neurais na previsão do índice Sharpe para seleção de carteiras de investimento. Por meio de uma revisão bibliográfica, são identificados os métodos utilizados na construção de carteiras, assim como as técnicas de otimização e as estruturas de redes neurais empregadas nesse contexto. A construção dos modelos de previsão requer a coleta e o tratamento de dados históricos de ativos financeiros e dados econômicos. O processo de seleção de carteiras é dividido em duas etapas: a otimização baseada no índice Sharpe e a seleção da carteira utilizando redes neurais para previsão da carteira com melhor desempenho no período seguinte. A avaliação do desempenho é realizada em comparação com o índice Bovespa. Os resultados mostram que o modelo sem restrições apresenta melhor desempenho em termos de tempo de otimização e índice Sharpe. As redes neurais, embora não superem as carteiras, demonstram desempenho superior ao Ibovespa. A rede neural LSTM+Atenção de Bahdanau obteve o melhor desempenho. Essas descobertas contribuem para o avanço do conhecimento na área de finanças e destacam o potencial das redes neurais na seleção de carteiras de investimento.


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  • The application of neural network models for selecting assets for investment portfolios using the Sharpe ratio has gained the attention of researchers. This study aims to apply neural networks in predicting the Sharpe ratio for investment portfolio selection. Through a literature review, the methods used in portfolio construction, optimization techniques, and neural network structures employed in this context are identified. The construction of prediction models requires the collection and preprocessing of historical data on financial assets and economic indicators. The portfolio selection process is divided into two stages: optimization based on the Sharpe ratio and portfolio selection using neural networks to predict the portfolio with the best performance in the next period. The performance evaluation is compared to the Bovespa index. The results show that the unconstrained model performs better in terms of optimization time and Sharpe ratio. Neural networks, although not surpassing the portfolios, demonstrate superior performance compared to the Ibovespa index. The LSTM+Bahdanau Attention neural network achieved the best performance. These findings contribute to the advancement of knowledge in the field of finance and highlight the potential of neural networks in investment portfolio selection.

4
  • DEISE SANTOS MADEIRA
  • OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO UTILIZANDO METODOLOGIA DA SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • ROGÉRIO SANTANA PERUCHI
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 17/07/2023

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  • A indústria da construção civil, juntamente com o setor da mineração, em especial as áreas responsáveis pela extração de substâncias minerais da classe dos metálicos, são, atualmente, responsáveis diretos por uma parcela significativa do impacto ambiental devido ao alto consumo de matéria prima. Com a necessidade de racionalização de recursos naturais, novas propostas de uso de resíduos recicláveis vem ganhando escala com o desenvolvimento de dosagens para melhoria do processo construtivo, com especial destaque ao setor da construção civil. Milhões de toneladas de rejeito de minério de ferro (RMF), subproduto do beneficiamento do minério de ferro, são descartadas anualmente. Diante deste cenário, este trabalho teve por objetivo propor uma nova utilização para o RMF em substituição parcial aos agregados naturais para argamassas de revestimento, variando de forma simultânea a relação água/cimento e teor de aditivo da composição. As devidas especificações de resistência à tração na flexão (Rt), resistência à compressão (Rc) e resistência de aderência à tração (Ra) foram avaliadas em comparação ao sistema tradicional. A estratégia deste trabalho consiste em combinar técnicas de Pesquisa Operacional para uma otimização de múltiplas respostas, avaliando a interferência de cada fator isolado e propondo a melhor configuração para dosagem de argamassas. O Planejamento Experimental, baseado no arranjo composto central (CCD) considerou 3 variáveis de controle: teor de substituição de rejeito de minério de ferro (RMF), teor de aditivo (ADT) e relação água/cimento (A/C). A Análise de Componentes Principais (ACP) e a função Desirability também foram métodos utilizados na busca pela resposta ideal. A otimização da dosagem da argamassa indicou que os parâmetros controláveis devem assumir a seguinte configuração: RMF = 27,63%, ADT = 1,08% e A/C = 0,80, com valores de resistência de argamassas no estado endurecido iguais a Rt = 11,38 MPa, Rc = 21,67 MPa e Ra = 0,55 Mpa. Os valores obtidos após a otimização estão em conformidade com as normas que definem as exigências mecânicas e reológicas para as argamassas e compatíveis com as resistências de argamassas de revestimento padrão. Experimentos de confirmação realizados validaram a modelagem aplicada, mostrando que os resultados ótimos reais se aproximam dos resultados otimizados.


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  • The construction industry together with the mining sector, especially the areas responsible for the extraction of metallic substances, are currently directly responsible for a significant portion of the environmental impact due to the high consumption of raw materials. With the need to rationalize natural resources, new proposals for the use of recyclable waste have been gaining scale with the development of dosages to improve the construction process, with special emphasis on the civil construction sector. Millions of tons of iron ore tailings (IOT), a by-product of iron ore processing, are discarded annually. Given this scenario, this work aimed to propose a new use for IOT in partial replacement of natural aggregates for coating mortars, simultaneously varying the water/cement ratio and additive content of the composition. The proper specifications of flexural tensile strength (Rt), compressive strength (Rc) and tensile bond strength (Ra) were evaluated in comparison to the traditional system. The strategy of this work is to combine Operations Research techniques for multiple response optimization, evaluating the interference of each isolated factor and proposing the best configuration for mortar dosage. The Experimental Design, based on the Central Composite Design (CCD) considered 3 control variables: replacement content of iron ore tailings (IOT), additive content (ADT) and water/cement ratio (W/C). Principal Component Analysis (PCA) and Desirability function were also used in the search for the ideal answer. The mortar dosage optimization indicated that the controllable parameters should assume the following configuration: IOT = 27.63%, ADT = 1.08% and W/C = 0.80, with mortar resistance values in the hardened state equal to Rt=11.38 MPa, Rc = 21.67 MPa and Ra = 0.55 MPa. The values obtained after the optimization are in accordance with the norms that define the mechanical and rheological requirements for mortars and compatible with the resistance of standard coating mortars. Confirmation experiments carried out validated the applied modeling, showing that the real optimal results are close to the optimized results.

5
  • WELBERSOM SILVA VIANA
  • Análise do valor percebido pelo aluno de graduação em uma instituição pública de ensino superior

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA
  • JANAINA ANTONINO PINTO
  • Data: 14/08/2023

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  • Buscar a qualidade agregando valor para o estudante, pode ser muito benéfico ao ensino superior, não apenas do ponto de vista financeiro, mas principalmente sob o aspecto institucional. Essa busca pela geração de valor tem como intuito atrair e reter estudantes. Por essa mesma razão, é de suma importância que as instituições de ensino superior (IES) tenham a meta estratégica de manter um relacionamento duradouro com os seus discentes. Atualmente, as IES se deparam com um paradoxo: por um lado se tem a oferta do ensino superior em franco crescimento, com a abertura de diversas instituições, soma-se a isso o fato da popularização do ensino superior, concedendo amplo acesso aos estudantes. Entretanto, por outro lado, a cada ano se observa os contingenciamentos cada vez maiores voltados para a educação. Diante desse cenário, a busca pela qualidade agregando valor para o aluno se mostra como um meio de diferenciação crucial para a criação de vantagem competitiva sustentável, visando atrair e reter alunos. Em uma primeira etapa deste estudo foi proposta uma revisão sistemática de literatura com o intuito de identificar os componentes de valor percebido citados na literatura. De acordo com as pesquisas, de uma forma geral o que mais motiva os trabalhos é a busca pela melhoria do relacionamento entre instituição e aluno. Posteriormente, foi adotada a metodologia survey com a finalidade de coletar, dentro da universidade, a expectativa discente sobre a percepção de valor. Para a análise dos dados obtidos na pesquisa, utilizou-se o método GRA. Essa metodologia possibilita sintetizar e classificar as diversas variáveis estudadas em informações úteis, demonstrando quais as melhores alternativas para o processo. De uma forma geral, os resultados poderão auxiliar as instituições de ensino superior na identificação do que agrega valor à prestação de serviços, de acordo com o aluno. Assim, a GRA permitiu um ranqueamento no qual se tem a dimensão qualidade, a dimensão social e a dimensão custo como as três dimensões mais consideradas pelos discentes, respectivamente.


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  • Seeking quality by adding value for the student can be very beneficial to higher education, not only from a financial point of view, but mainly from an institutional point of view. This search for value generation aims to attract and retain students. For this very reason, it is of paramount importance that higher education institutions (HEIs) have the strategic goal of maintaining a lasting relationship with their students. Currently, HEIs are faced with a paradox: on the one hand, the offer of higher education is growing rapidly, with the opening of several institutions, in addition to the fact of the popularization of higher education, granting wide access to students. However, on the other hand, each year there are increasing contingencies for education. Given this scenario, the search for quality adding value to the student is shown as a crucial means of differentiation for the creation of sustainable competitive advantage, aiming to attract and retain students. In a first step of this study, a systematic literature review was proposed in order to identify the components of perceived value cited in the literature. According to the research, in general, what most motivates the work is the search for the improvement of the relationship between institution and student. Subsequently, the survey methodology was adopted in order to collect, within the university, the student expectation about the perception of value. For the analysis of the data obtained in the research, the GRA method was used. This methodology makes it possible to synthesize and classify the various variables studied into useful information, demonstrating the best alternatives for the process. In general, the results can help higher education institutions to identify what adds value to the provision of services, according to the student. In this way, the GRA allowed for a ranking in which the quality dimension, the social dimension and the cost dimension were the three dimensions most considered by students, respectively.

6
  • MARIA LUIZA SOUZA CAETANO
  • Desafios e fatores de sucesso e insucesso na implementação dos métodos ágeis nas organizações: Uma revisão sistemática da literatura

  • Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULA KARINA SALUME
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 30/11/2023

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  • É essencial garantir boas práticas de trabalho para que os resultados das organizações sejam cada vez mais produtivos. Colocar o cliente no centro e entender de fato o que ele realmente precisa é uma prática fundamental para garantir a competitividade das organizações. Desta forma, é preciso garantir excelência em seus processos e mais do que nunca, atestar que os seus resultados estão em coerência com as necessidades dos clientes, que podem mudar a todo tempo. Consequentemente, o fator flexibilidade também se torna extremamente essencial para as organizações. Com isso, o uso das metodologias ágeis, que trazem em seus ideais a adaptabilidade, vem ganhando forças e se tornando cada vez mais populares nas empresas, mas quais os desafios as organizações podem enfrentar durante a implementação? Quais os fatores de sucesso e insucesso atrelados a essa mudança? Para responder essas questões, o presente estudo teve como objetivo identificar os desafios mais citados na adoção dos métodos ágeis pelas organizações e os seus principais fatores de sucesso e insucesso, também foram abordadas questões sobre as definições de sucesso e insucesso, como categorizar as organizações ágeis e indagado se as abordagens ágeis trazem um bom resultado a qualquer instituição. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando as etapas de planejamento, condução, documentação e execução. Foram identificados 57 artigos que auxiliaram no encontro das questões-chave que exploraram o tema abordado. Após as análises foi identificado que os principais desafios citados são Comunicação, Cultura Organizacional, Desafios Técnicos, Falta de Apoio da Alta Gestão, Pouca Experiência/Necessidade de Treinamento, Processos e Resistência da Equipe a Mudanças. Já os principais fatores de sucesso e insucesso são Comunicação, Cultura, Equipe, Facilitação, Liderança, Processo e Resultado.


  • Mostrar Abstract
  • It is essential to ensure good work practices so that the results of organizations are increasingly productive. Putting the customer at the center and really understanding what they really need is a fundamental practice to ensure the competitiveness of organizations. In this way, it is necessary to ensure excellence in its processes and, more than ever, to attest that its results are in coherence with the needs of customers, which can change at any time. Consequently, the flexibility factor also becomes extremely essential for organizations. As a result, the use of agile methodologies, which bring adaptability in their ideals, has been gaining strength and becoming increasingly popular in companies, but what challenges can organizations face during implementation? What are the success and failure factors linked to this change? To answer these questions, the present study aimed to identify the most cited challenges in the adoption of agile methods by organizations and their main factors of success and failure, questions were also addressed about the definitions of success and failure, how to categorize agile organizations and asked if agile approaches bring a good result to any institution. To this end, a systematic literature review (RSL) was carried out using the stages of planning, conduction, documentation and execution. A total of 57 articles were identified that helped to find the key questions that explored the theme addressed. After the analyses, it was identified that the main challenges cited are Communication, Organizational Culture, Technical Challenges, Lack of Support from Senior Management, Little Experience/Need for Training, Processes and Team Resistance to Change. The main factors of success and failure are Communication, Culture, Team, Facilitation, Leadership, Process and Result.

2022
Dissertações
1
  • PATRICIA FREDERICO
  • Mix economicamente ótimo de matérias-primas em altos-fornos utilizando a simulação de eventos discretos e o modelo de programação linear

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO MIGUEL DA SILVA
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 17/02/2022

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  • Altos-fornos são equipamentos de produção contínua, destinados a fundir e reduzir o minério de ferro em presença de carvão vegetal ou coque e fundentes, para produção de ferro-gusa. Manter o fornecimento contínuo de matérias-primas é fator crítico e relevante nesse processo. Além disso, a seleção e a preparação dessas matérias-primas, são de grande importância para estratégia da produção de aço, visto que impactam diretamente na qualidade do produto produzido e no custo associado. Para otimizar a produção deste equipamento, mantendo seu abastecimento contínuo e preço competitivo, este trabalho tem por finalidade, investigar o processo de abastecimento dos altos-fornos, especialmente, o descarregamento de carvão vegetal, contemplando desde o seu recebimento, descarga e abastecimento dos silos, até a sua estocagem nas células, e identificar o mix ideal de matérias-primas que garantam qualidade ao produto final como menores custos de produção. O método de análise teve como base uma abordagem híbrida entre a modelagem e simulação de eventos discretos, utilizando o software Promodel, e a otimização, atrelado à programação linear, a partir de um modelo de Programação Linear. O resultado obtido com a simulação, foi a melhor visualização do sistema de descarregamento, possibilitando assim a tomada de ações corretivas na configuração de entrada dos veículos transportadores de carvão vegetal, com intuito de otimizar o seu descarregamento e, consequentemente, garantir o fornecimento da matéria-prima de forma constante. Além disso, a modelagem matemática e a programação linear possibilitaram o estudo da melhor opção de mix de minério para configuração da carga, atrelando condições comerciais de custo e disponibilidade e restrições de composição química adequadas, os quais foram comprovados por meio de testes com cargas e configurações reais.


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  • Blast furnaces are continuous production equipment intended to melt and reduce iron ore in the presence of charcoal or coke and fluxes, for the production of pig iron. Maintaining the continuous supply of raw materials is a critical and relevant factor in this process. In addition, the selection and preparation of these raw materials are of great importance for the steel production strategy, as they directly impact the quality of the product produced and the associated cost. In order to optimize the production of this equipment, maintaining its continuous supply and competitive price, this work aims to investigate the supply process of the blast furnaces, especially the unloading of charcoal, contemplating from its reception, unloading and supply of the silos. , until its storage in the cells, and identify the ideal mix of raw materials that guarantee the quality of the final product with lower production costs. The analysis method was based on a hybrid approach between modeling and simulation of discrete events, using the Promodel software, and optimization, linked to linear programming, from a Linear Programming model. The result obtained with the simulation was the best visualization of the unloading system, thus enabling corrective actions to be taken in the input configuration of vehicles transporting charcoal, in order to optimize their unloading and, consequently, guarantee the supply of material. press steadily. In addition, mathematical modeling and linear programming made it possible to study the best ore mix option for load configuration, linking commercial conditions of cost and availability and appropriate chemical composition restrictions, which were proven through tests with loads and real settings.

2
  • HATHOS GARCIA DIAS
  • Priorização das Boas Práticas de Gerenciamento de Projetos nas obras de uma Universidade Pública Federal

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • KÍVIA MOTA NASCIMENTO
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 29/06/2022

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  • As obras públicas brasileiras são geralmente enxergadas de forma negativa pela população, essa imagem está atrelada principalmente as paralisações das obras, atrasos, extrapolação dos custos inicialmente previstos e qualidade deficiente. A gestão eficiente de projetos tem favorecido organizações públicas na melhoria do desempenho do gerenciamento de obras. Essa dissertação apresenta uma proposta de priorização da implantação de boas práticas de gerenciamento de projetos como uma forma de melhorar os processos de gestão das obras de uma universidade pública federal. A pesquisa utilizou a Soft System Methodology (SSM) como metodologia principal, apoiada pela aplicação de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e da Matriz GUT para priorização das boas práticas. Executou-se um diagnóstico dos principais problemas da instituição que estão relacionados com o gerenciamento das obras. Auxiliado pela RSL foi construído um modelo conceitual, contendo 42 (quarenta e duas) boas práticas de gerenciamento de projetos aplicáveis nas obras públicas, que poderá ser utilizado como referencial em futuras pesquisas acerca do tema. Esse modelo foi validado por especialistas da área por meio de um questionário, que apontou as boas práticas mais importantes para o contexto investigado. Por fim, foi aplicada a ferramenta Matriz GUT, que utilizou os critérios de Gravidade, Urgência e Tendência, baseado na avaliação dos profissionais que atuam diretamente com as obras, para propor como prioritárias as boas práticas: (1ª)“análise qualitativa de risco”, (2ª) “análise de requisitos”, (3ª) “plano de contingência”, (4ª) “análise de partes interessadas”; (5ª) “plano de qualidade”; (6ª) “análise do método do caminho crítico”; (7ª) “modelos de gerenciamento de projetos”; (8ª) “lições aprendidas; (9ª) “reuniões de progresso”; (10ª) “softwares de gerenciamento de projetos” e (11ª)“Business Information Modelling”. Apoiado na ordem de priorização apresentada nessa dissertação, a administração da instituição possuirá maior embasamento para tomar as decisões que miram melhorar o gerenciamento das obras executadas no campus, visando reduzir os atrasos nas entregas das obras e ter maior eficiência no trabalho realizado pelos servidores. 


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  • Brazilian public works are generally viewed negatively by the population, this image is mainly linked to construction stoppages, delays, extrapolation of costs and poor quality. Efficient project management has favored public organizations in improving the performance of construction management. This dissertation presents a proposal to prioritize the implementation best practices of project management practices as a way to improve the management processes of the works of a federal public university. The research used the Soft System Methodology (SSM) as the main methodology, supported by the application of a Systematic Literature Review (SLR) and the GUT Matrix to prioritize good practices. A diagnosis of the main problems of the institution that are related to the management of the works was carried out. Aided by SLR, a conceptual model was built, containing 42 (forty-two) good practices applicable in public works, which can be used as a reference in future research on the subject. This model was validated by experts in the field through a questionnaire, which pointed out the most important good practices for the investigated context. Finally, the GUT Matrix tool was applied, which used the criteria of Severity, Urgency and Tendency, based on the evaluation of professionals who work directly with the builds, to propose good practices as priorities: (1st) “qualitative risk analysis” , (2nd) “requirements analysis”, (3rd) “contingency plan”, (4th) “stakeholder analysis”; (5th) “quality plan”; (6th) “analysis of the critical path method”; (7th) “project management models”; (8th) “lessons learned; (9th) “progress meetings”; (10th) “Project Management Software” and (11th) “Business Information Modeling”. Based on the order of prioritization presented in this dissertation, the administration of the institution will have greater basis to make decisions that aim to improve the management of the works carried out on the campus, aiming to reduce delays in the delivery of works and to have greater efficiency in the work performed by the servers.

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  • THULIO EUGENIO PORTES DE ALMEIDA RICOMINI
  • Aplicação do Analytic Hierarchy Process na priorização de valor para o cliente no processo de desenvolvimento de software

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • HENRIQUE DUARTE CARVALHO
  • HUGO JOSE RIBEIRO JUNIOR
  • ROBERTO SILVA NETTO
  • Data: 18/07/2022

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  • Para o sucesso no desenvolvimento de um software é necessário equilibrar os objetivos dos fornecedores às necessidades de seus clientes. Neste contexto, este trabalho explora a priorização das dimensões do valor para o cliente no desenvolvimento de software para postos de combustíveis, sendo determinadas as principais dimensões de valor no dado contexto, bem como a divisão das dimensões em três subcritérios cada, aproximando o modelo de priorização de decisores das empresas aos critérios de seus clientes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar as principais dimensões de valor para o cliente de software para postos de combustíveis, comparando as prioridades conforme decisores e consumidores, e apresentando um modelo de priorização de valor para fornecedores de software para postos. Para tanto, este trabalho utiliza de uma revisão sistemática da literatura para delimitar as principais dimensões de valor conforme a literatura existente, respondendo como o valor pode ser medido, quais suas principais dimensões e qual a definição de valor no contexto de desenvolvimento de software; na sequência as dimensões são subdividas em três subcritérios cada, as dimensões junto dos subcritérios formam o modelo AHP aplicado a 12 especialistas divididos entre 6 decisores e 6 clientes de uma empresa fornecedora de software para postos, as prioridades são avaliadas entre as 12 respostas e em seguida entre os dois grupos de decisores e clientes. São encontradas as dimensões recursos disponíveis, custos e tempo de entrega, como principais componentes do valor para o cliente no desenvolvimento de software; os recursos disponíveis são subdivididos entre funcionalidades do software, performance e disponibilidade; os subcritérios de custos são custos fixos, variáveis e indiretos; e tempo de entrega foi dividido entre tempo de implantação, customização e solução de problemas. É encontrado o critério de custos como principal dimensão na composição de valor para o cliente, seguido pelos recursos disponíveis e finalmente pelo tempo de entrega; quando as prioridades agregadas são separadas entre decisores e clientes há uma diferença de priorização, decisores tendo uma maior relevância dos recursos disponíveis ao invés de custos, enquanto clientes apontam custos como o principal componente de valor; utilizando dos subcritérios nota-se a disponibilidade do software (enquanto disponibilidade e tempo de solução de problemas) como ponto de atenção para os fornecedores do software. Finalmente, no cenário de desenvolvimento de software para postos de combustíveis, valor para o cliente define-se como a percepção qualitativa do cliente sobre o quão bem e quão rápido um software pode atender às necessidades do cliente em contraste ao custo do software; havendo ainda a necessidade de expandir a pesquisa para demais segmentos, a fim de comparar a priorização de valor quanto diferentes contextos de usuários e produtos.


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  • For the success in software development it is necessary to balance the objectives of suppliers with the needs of their customers; in this context, this work explores the prioritization of the dimensions of value for the customer in the development of software for fuel stations, being determined the main dimensions of value in the given context, as well as the division of dimensions into three subcriteria each, approaching the prioritization model of company decision-makers to the criteria of their customers. Thus, this research aims to present the main dimensions of value to the software customer for gas stations, comparing priorities with decision-makers and consumers, and presenting a value prioritization model for software suppliers for gas stations. For this, this work uses a systematic review of the literature to delimit the main dimensions of value according to the existing literature, answering how the value can be measured, what its main dimensions are, and what is the definition of value in the context of software development; following the dimensions are subdivided into three subcriteria each, the dimensions next to the subcriteria form the AHP model applied to 12 specialists divided between 6 decision-makers and 6 customers of a software company for posts, priorities are evaluated between the 12 responses and then between the two groups of decision-makers and customers. The available resource dimensions, costs, and delivery time are found as the main components of customer value in software development; available features are subdivided between software functionality, performance, and availability; cost subcriteria are fixed, variable and indirect costs; and delivery time was divided between deployment time, customization, and troubleshooting; the cost criterion is found as the leading dimension in the value composition for the customer, followed by the available resources and finally by the delivery time; when aggregate priorities are separated between decision-makers and customers there is a difference in prioritization, decision-makers having a greater relevance of available resources rather than costs, while customers point to costs as the main component of value; using the subcriteria is noted the availability of the software (as availability and troubleshooting time) as a point of attention for the software vendors. Finally, in the scenario of software development for gas stations, customer value is defined as the customer's qualitative perception of how well and how fast software can meet customer needs in contrast to the cost of software; there is also a need to expand research to other segments, to compare value prioritization in different user and product contexts.

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  • EDUARDA CARVALHO PINTO COELHO
  • Análise dos Fatores do Ensino a Distância na Percepção dos Discentes dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira

  • Orientador : CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • LUCAS GUEDES DE OLIVEIRA
  • Data: 25/07/2022

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  • Considerando a realidade atual das instituições de ensino superior os dados das pesquisas recentes demonstraram que as implantações de disciplinas por meio da Educação à Distância estão trazendo benefícios tanto para os discentes quanto para os docentes por meio de uma maior flexibilidade de entrega de conteúdo, aumento da padronização do ensino e da disponibilização e acessibilidade ao material didático de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar e analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento de disciplinas EaD na opinião dos discentes, por meio de um estudo da aplicação desta modalidade de ensino citado nas publicações científicas e através de uma verificação real no local objeto de estudo. A escolha do tema se justificou, primeiramente, devido às restrições de circulação de pessoas e isolamento social impostos pela pandemia mundial de COVID-19 que impediram o funcionamento presencial, não só de instituições de ensino, como todos os estabelecimentos comerciais do mundo inteiro. Em segundo, devido ao aumento substancial das matrículas realizadas nos cursos superiores ofertados na modalidade EaD, desde antes do surgimento da pandemia. Por fim, devido a questões pessoais da autora que vivenciou a experiência de ser discente durante o período da pandemia. Foi realizada uma pesquisa de caráter aplicado, com objetivo explicativo e abordagem quantitativa, que inclui uma Revisão Sistemática da Literatura para identificação dos fatores críticos de sucesso na implantação das disciplinas EaD, complementado por uma coleta de dados por meio de entrevista realizada com os discentes da instituição. Concluiu-se que a pesquisa responde a problemática proposta evidenciando que os fatores relacionados às Competências Técnicas do Professor e sua Capacitação para Atuar em EaD, o Interesse Pessoal do Discente pela Disciplina, o Material Didático e as Plataformas de Ensino Utilizadas são os mais importantes a serem considerados na implantação de disciplinas EaD de acordo com a visão dos discentes, ainda apresentando quais desses fatores são os mais importantes e quais aqueles que não necessariamente são tão importantes na opinião dos discentes entrevistados.


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  • Considering the current reality of higher education institutions, recent research data has shown that the implementation of disciplines through distance learning is bringing benefits to both students and professors through greater flexibility in content delivery, increased standardization of teaching and the availability and accessibility of didactic learning material. In this sense, the present work seeks to identify and analyze the factors that influence the development of distance education disciplines in the opinion of the students, through a study of the application of this teaching modality cited in scientific publications and through a real verification in the place object of study. The choice of theme was justified, firstly, due to the restrictions on the movement of people and social isolation imposed by the world pandemic of COVID-19 that prevented the face-to-face functioning, not only of educational institutions, but all commercial establishments around the world. Second, due to the substantial increase in enrollments in higher education courses offered in the distance education modality, since before the emergence of the pandemic. Finally, due to personal issues of the author who experienced the experience of being a student during the pandemic period. An applied research was carried out, with an explanatory objective and a quantitative approach, which includes a Systematic Review of the Literature to identify the critical success factors in the implementation of distance learning disciplines, complemented by a data collection through an interview with the students of the institution. It was concluded that the research responds to the proposed problem, showing that the factors related to the Teacher's Technical Competencies and their Training to Work in Distance Learning, the Student's Personal Interest in the Discipline, the Didactic Material and the Teaching Platforms Used are the most important to be considered in the implementation of distance education disciplines according to the students' view, still showing which of these factors are the most important and which ones are not necessarily so important in the opinion of the students interviewed.

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  • ELAINE CRISTINA REIS SILVA
  • Relação da evasão escolar com as práticas docentes: um estudo de caso exploratório em uma instituição do ensino superior

  • Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
  • ISABELA MAGANHA
  • MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 31/08/2022

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  • Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é um bem patrimonial e, como tal gera ao Estado a obrigação quanto à sua oferta e garantia de qualidade, o que implica na necessidade de que o Estado invista recursos públicos, a fim de atender a esta demanda. Diante deste cenário, a evasão escolar se mostra um fato preocupante na medida em que implica em prejuízos econômicos e sociais. Econômicos, tendo em vista a perda de investimentos públicos e sociais, pelo fato de implicar na inserção de profissionais menos preparados no mercado de trabalho. O presente estudo trata-se de uma pesquisa efetuada no campus avançado de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais, cuja metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória. A pesquisa explora a relação entre a evasão escolar e as práticas docentes, objetivando diagnosticar o cenário apresentado na instituição objeto de estudo. Como principal fonte de informação foram utilizados os relatórios de avaliação aplicados na instituição, considerados os resultados a partir do relatório do ano de 2015/2016, no qual foram incluídas as informações do campus pesquisado. Com base nos resultados apresentados para as dimensões de que tratam os relatórios de avaliação institucional, de forma especial a que analisa quesitos referentes à Política para Ensino, Pesquisa e Extensão, pode-se concluir que as práticas docentes adotadas não impactam de forma negativa sobre a decisão dos discentes por evadir da instituição. Os percentuais apresentados nas assertivas avaliadas na referida dimensão denotam um alto nível de satisfação dos discentes com relação às práticas docentes, contribuindo para o sentimento de integração e pertencimento e refletindo sobre as taxas de evasão na instituição. Como resultado adicional do trabalho, foi proposto um framework cujas etapas possam ser seguidas a fim de se executar trabalhos futuros similares, utilizando os relatórios da CPA como fontes de informação.


  • Mostrar Abstract
  • According to the Federal Constitution of 1988, education is a heritage asset and, as such, it generates an obligation for the State to offer and guarantee quality, which implies the need for the State to invest public resources in order to meet the needs of the public. this demand. Given this scenario, school dropout is a worrying fact as it implies economic and social losses. Economic, in view of the loss of public and social investments, due to the fact that it implies the insertion of less prepared professionals in the job market. The present study is a research carried out in the advanced campus of a higher education institution in the interior of Minas Gerais, whose methodology was the case study of an exploratory nature. The research explores the relationship between school dropout and teaching practices, aiming to diagnose the scenario presented in the institution under study. As the main source of information, the evaluation reports applied at the institution were used, considering the results from the report for the year 2015/2016, in which information from the researched campus was included. Based on the results presented for the dimensions dealt with in the institutional evaluation reports, especially the one that analyzes questions related to the Policy for Teaching, Research and Extension, it can be concluded that the teaching practices adopted do not have a negative impact on the students' decision to drop out of the institution. The percentages presented in the statements evaluated in that dimension denote a high level of students' satisfaction in relation to teaching practices, contributing to the feeling of integration and belonging and reflecting on the dropout rates in the institution. As an additional result of the work, a framework was proposed whose steps can be followed in order to perform similar future works, using the CPA reports as sources of information.

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  • NADINE TRAVAGLIA DOS SANTOS PEREIRA
  • Redução do índice de retrabalho por meio da aplicação do método DMAIC: Um estudo de caso em uma lavanderia industrial

  • Orientador : ISABELA MAGANHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISABELA MAGANHA
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • SIMONE CARNEIRO STREITENBERGER
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 30/11/2022

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  • As lavanderias industriais, uma das representantes do setor têxtil no Brasil, são um serviço de apoio importante para a sociedade, pois suportam o funcionamento de hospitais, indústrias, hotéis e outros. No entanto, essas indústrias enfrentam dificuldades de gerenciamento e precisam lidar com a falta de controles operacionais. Nesse sentido, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para conhecer o contexto em que as lavanderias industriais estão inseridas. Os resultados dessa revisão mostram que existem poucos estudos relacionados aos controles operacionais e à utilização de indicadores de desempenho para acompanhar os processos produtivos de lavanderias industriais. Com base nesse resultado, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura para analisar o uso de indicadores de desempenho para o controle dos processos das lavanderias industriais. Esta revisão focou em identificar quais indicadores de desempenho geralmente são associados a aplicação do método DMAIC (define, measure¸ analyse, improve, control). O DMAIC faz parte da filosofia Six Sigma e serve como um roteiro padrão para guiar e facilitar o desenvolvimento de um projeto de melhoria, organizando as técnicas utilizadas em cada etapa. As descobertas das revisões da literatura permitiram identificar lacunas e oportunidades para pesquisas futuras nessa área, entre as quais se destacam o desenvolvimento de estudos com foco na melhoria das operações produtivas, a aplicação de ferramentas da qualidade para a melhoria das operações produtivas e a determinação de indicadores para controlar as operações produtivas e medir o seu desempenho. No intuito de contribuir para suprir essas lacunas, este trabalho teve como objetivo reduzir o índice de retrabalho do processo de higienização em uma lavanderia indústria, através da aplicação do método DMAIC. A metodologia adotada para alcançar foi o estudo de caso, que foi realizado em uma lavanderia industrial de Belo Horizonte e região metropolitana. Os resultados do estudo de caso permitiram entender e analisar o fluxo do processo de lavagem de enxoval, além de medir o índice de retrabalho, identificando as principais causas e propondo ações para reduzi-lo. Assim, o método DMAIC, bem como o uso e desenvolvimento de indicadores de desempenho mostraram-se úteis e capazes de auxiliar na melhoria de processos produtivos. Por fim, este trabalho teve contribuições práticas para a lavanderia estudada, que reduziu o percentual médio de retrabalho de 3% para 1,6%, o que representa uma economia de R$17,25 por dia, e R$6295,62 por ano.


  • Mostrar Abstract
  • Industrial laundries, one of the representatives of the textile sector in Brazil, are an important support service for society, as they support the operation of hospitals, industries, hotels and others. However, these industries face management difficulties and have to deal with a lack of operational controls. In this sense, an integrative literature review was carried out to understand the context in which industrial laundries are inserted. The results of this review showed that there are few studies related to operational controls and the use of performance indicators to monitor the production processes of industrial laundries. Based on this result, a systematic review of the literature was conducted to analyze the use of performance indicators to control industrial laundry processes. This review focused on identifying which performance indicators are generally associated with the application of DMAIC method (define, measure¸ analyse, improve, control). DMAIC is part of the Six Sigma philosophy and serves as a standard roadmap to guide and facilitate the development of an improvement project, organizing the techniques used at each stage. The findings of the literature reviews made it possible to identify gaps and opportunities for future research in this area, among which the development of studies focused on improving production operations, the application of quality tools to improve production operations and the determination of indicators to control production operations and measure their performance. In order to contribute to fill these gaps, this work aims to reduce the rework rate in the process of cleaning the trousseau of an industrial laundry, appling the DMAIC method. The methodology adopted to achieve this was the case study, which was carried out in an industrial laundry in Belo Horizonte and the metropolitan region. The results of the case study made it possible to understand and analyze the flow of the trousseau washing process, in addition to measuring the rework rate, identifying the main causes and proposing actions to reduce it. Thus, the DMAIC method, as well as the use and development of performance indicators proved to be useful and capable of helping to improve production processes. Finally, this work had practical contributions to the laundry studied, which reduced the average percentage of rework from 3% to 1.6%, which represents savings of R$17.25 per day, and R$6295.62 per year.

7
  • RENATA SANTANA NEPOMUCENO
  • Análise da Cultura Organizacional por meio da percepção dos servidores do Campus de uma Universidade Federal pela aplicação do OCAI

  • Orientador : HENRIQUE DUARTE CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HENRIQUE DUARTE CARVALHO
  • ISABELA MAGANHA
  • MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 16/12/2022

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  • A cultura organizacional é construída através dos hábitos e crenças compartilhados numa organização, criados por normas, valores, atitudes e expectativas de seus membros. Além de representar a mentalidade predominante numa organização, representa o modo de pensar e agir, e a percepção de seus gestores e colaboradores. É considerada como elemento de comunicação, e seu estudo e entendimento são de extrema importância dentro das organizações, em busca da compreensão do funcionamento organizacional. As organizações públicas vêm tomando consciência da importância da cultura organizacional nas instituições como meio de alcance aos objetivos. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar a cultura organizacional percebida atualmente e a cultura organizacional desejada pelos professores e servidores técnico administrativos do campus de uma universidade federal. Foi utilizado o instrumento OCAI como ferramenta de diagnóstico da cultura e através de seus resultados foi concluído que conforme apresenta a literatura, a ferramenta escolhida é viável e eficaz no diagnóstico da cultura organizacional. Constatou-se que há sinergia entre a classe de professores e técnico administrativos, já que suas percepções e desejos quanto à cultura organizacional foram as mesmas. Todavia, foi constatada discrepância entre a cultura percebida e a desejada por eles, o que demonstra insatisfação por parte dos colaboradores quanto à cultura que envolve o ambiente em que desenvolvem suas atividades. Os resultados alcançados sinalizam a necessidade de mais atenção por parte da administração à uma cultura organizacional mais colaborativa e de valorização às pessoas, e a necessidade de uma possível mudança cultural dentro da organização, levando em consideração a percepção e desejos dos colaboradores.


  • Mostrar Abstract
  • The organizational culture is built through the habits and beliefs shared in an organization, created by norms, values, attitudes and expectations of its members. In addition to representing the predominant mindset in an organization, it represents the way of thinking and acting, and the perception of its managers and employees. It is considered as an element of communication, and its study and understanding are extremely important within organizations, in search of understanding the organizational functioning. Public organizations have been becoming aware of the importance of organizational culture in institutions as a means of achieving objectives. This research was carried out with the objective of identifying and analyse the organizational culture currently perceived and the organizational culture desired by professors and technical administrative servants on the campus of a federal university. The OCAI instrument was used as a tool for diagnosing culture and, through its results, it was concluded that, as presented in the literature, the chosen tool is viable and effective in diagnosing organizational culture. It was found that there is synergy between the class of professors and administrative technicians, since their perceptions and desires regarding the organizational culture were the same. However, a discrepancy was found between the culture perceived and desired by them, which demonstrates dissatisfaction on the part of employees regarding the culture that surrounds the environment in which they carry out their activities. The results achieved indicate the need for more attention by management to a more collaborative organizational culture that values people, and the need for a possible cultural change within the organization, taking into account the perception and desires of employees.

2021
Dissertações
1
  • CARLOS FILIPE NASCIMENTO
  • OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DE USINAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32750 UTILIZANDO METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • LEONARDO ALBERGARIA OLIVEIRA
  • ROGÉRIO SANTANA PERUCHI
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 22/06/2021

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  • A melhoria de processos e produtos tem aumentado substancialmente, devido à concorrência estabelecida entre as organizações, ampliando o controle da qualidade e a busca por otimização de processos. Dentre esses processos, na manufatura, destaca-se o torneamento do aço inoxidável super duplex UNS S32750 (SDSS), o qual tem merecido especial atenção, devido às suas excelentes propriedades, resistências mecânicas e à corrosão, permitindo sua empregabilidade em diversificadas tarefas, especialmente nas indústrias petroquímicas e nos processos com incidência de cloretos. A compreensão dos parâmetros controláveis é indispensável para a melhoria da qualidade e representa uma lacuna na literatura e uma oportunidade de pesquisa. Assim, neste trabalho, propõe-se combinar conhecidas ferramentas estatísticas para se obter otimização de múltiplas respostas, de modo a identificar esses parâmetros, buscando condições iniciais ótimas: o Planejamento de Experimentos, utilizando-se um arranjo composto central (CCD); a análise de componentes principais (ACP), para redução de dimensionalidade; e a função Desirability, na determinação de uma solução de compromisso entre as variáveis de resposta. Para processos desse tipo, é comum avaliar-se a qualidade pelo acabamento da superfície resultante das peças usinadas. O estudo foi conduzido a partir de um planejamento experimental envolvendo 3 variáveis de controle (xi): profundidade de corte (ap), avanço (f) e velocidade de corte (vc). Como resultado, foi estabelecido que as condições ótimas para o processo seriam ap = 0,63 mm, f = 0,08 mm/rot e vc =178,5m/min com rugosidades calculadas iguais a Ra = 0.235 μm, Ry = 1.084 μm e Rt =2,379μm.Ao final, um experimento de confirmação foi realizado, a fim de demonstrar a capacidade de se obter peças com aceitáveis níveis de rugosidade, a partir dos parâmetros de processos obtidos pelo procedimento de otimização. Os resultados das rodadas experimentais de confirmação apontam para a boa adequação da proposta.


  • Mostrar Abstract
  • The improvement of processes and products has increased substantially, due to the competition established between organizations, expanding quality control and the search for process optimization. Among these processes, in manufacturing, the turning of super duplex stainless steel UNS S32750 (SDSS) stands out, which has deserved special attention due to its excellent properties, mechanical and corrosion resistance, allowing its employability in diverse tasks, especially in the petrochemical industries and in processes with incidence of chlorides. Understanding controllable parameters is essential for improving quality and represents a gap in the literature and a research opportunity. Thus, in this work, it is proposed to combine known statistical tools to obtain optimization of multiple responses, in order to identify these parameters, seeking optimal initial conditions: o Design of Experiments, using a central composite design (CCD); principal component analysis (PCA) for dimensionality reduction; and the Desirability function, in determining a trade-off between the response variables. For processes of this type, it is common to evaluate the quality by the surface finish resulting from the machined parts. The study was conducted from an experimental design involving 3 control variables (xi): depth cut, feed rate and speed rate. As result, it was established that the optimal conditions for the process would be ap = 0.63 mm, f = 0.08 mm/rev and vc =178.5 m/min with calculated roughness equal to Ra = 0.235 μm, Ry = 1.084 μm and Rt =2.379μm. At the end, a confirmation experiment was carried out, in order to demonstrate the ability to obtain parts with acceptable levels of roughness, from the process parameters obtained by the optimization procedure. The results of the experimental confirmation rounds point to the good adequacy of the proposal.

2
  • FABIANA FERREIRA SILVA VIEIRA
  • Gestão da manutenção preventiva da infraestrutura predial: uma pesquisa-ação em uma empresa de minério de ferro
  • Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ARNALDO BARRA MONTEVECHI
  • MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 21/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O cenário empresarial nacional e internacional vem se tornando cada vez mais competitivo. As empresas buscam aprimorar processos, o que explicita a necessidade de reduzir desperdícios e potencializar resultados. A mineração acompanha esse contexto e vem trazendo alta competitividade. A produção de minério de ferro tem sua obtenção em perfuração, desmonte, carregamento, transporte e infraestrutura, sendo esta última fundamental, uma vez que falhas em infraestruturas acarretam ineficiência na gestão da produção. Desta forma, melhorar processos de gestão de produção de infraestrutura predial, no setor minério brasileiro, implica em ampliar a produtividade das organizações. Sendo assim, chegou-se à problemática deste trabalho: Que resultados a implantação de uma manutenção preventiva em infraestrutura predial pode trazer nos processos de gestão da produção no beneficiamento de minério de ferro? O objetivo geral do trabalho foi o de utilizar as ferramentas da gestão da produção para implantar a manutenção preventiva na área de infraestrutura predial numa empresa de beneficiamento de minério de ferro. Para a condução do trabalho, empregou-se como metodologia 3 ciclos completos da pesquisa-ação. Como resultado desta dissertação, percebeu-se que há escassez na produção teórica dentro do tema, e os estudos existentes são recentes. Para a empresa objeto de estudo, o projeto proporcionou uma gestão de recursos inteligente, atingimento das iniciativas estratégicas da empresa com a gestão eficaz dos indicadores de forma automática e online e maior satisfação dos empregados e clientes, destaca-se o indicador de Aderência ao Atendimento de chamados que superou a meta definida para o ano de 2020, ficando em 93,51%. E embora não tenha sido levantado como objetivo do projeto, a implementação também trouxe benefícios relacionados a redução de custos de materiais de manutenção com uma redução de 60,40% no primeiro trimestre de 2021.
     

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  • The international business scenario is becoming increasingly competitive. Companies want to improve processes, which highlights the need to reduce waste and enhance results. Mining follows this context and has brought high competitiveness. The production of iron ore is obtained through drilling, blasting, loading, transport and infrastructure, the latter being fundamental, since infrastructure failures lead to inefficiency in production management. Therefore, improving building infrastructure production management processes in the Brazilian mining sector implies increasing the productivity of organizations. Thus, the issue of this work was reached: What results can the implementation of preventive maintenance in building infrastructure bring to the production management processes in iron ore processing? The general objective was to use production management tools to implement preventive maintenance in the area of building infrastructure in an iron ore processing company. To conduct the work, 3 complete cycles of research-action method were used as methodology. As a result of this dissertation, it was noticed that there is a lack of theoretical production within the theme, and the existing studies are recent. For the company under study, the project provided intelligent resource management, achievement of the company's strategic initiatives with effective management of indicators automatically and online, and greater employee and customer satisfaction, also notable is the Adherence to Call Answering Indicator, which surpassed the target set for 2020, reaching 93.51%. And although it was not raised as a project objective, the implementation also brought benefits related to the reduction of maintenance material costs, with a reduction of 60.40% in the first quarter of 2021.

2020
Dissertações
1
  • EFIGÊNIO RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
  • REDUÇÃO DAS HORAS COM A MANUTENÇÃO CORRETIVA DOS MOTORES DIESEL A PARTIR DE AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE: UMA PESQUISA-AÇÃO NO RAMO DE MINERAÇÃO

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • PEDRO JOSÉ PAPANDRÉA
  • Data: 24/06/2020

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  • A fim de obter vantagens competitivas, as organizações buscam rever suas estratégias, de forma a garantir a produção com custos reduzidos, sem, no entanto, comprometer a qualidade. No âmbito das empresas de mineração, a produção pode ser comprometida se não houver confiabilidade dos equipamentos utilizados, principalmente, em se tratando de caminhões fora-de-estrada. Para garantir a confiabilidade desses equipamentos, o planejamento e controle da manutenção tem-se destacado estrategicamente nessas organizações, visando ao equilíbrio entre confiabilidade e custos de manutenção. E, na busca por esse equilíbrio, diversos estudos têm apontado as vantagens de se implementar a metodologia Seis Sigma para reduzir variabilidade, incrementar os níveis de confiabilidade e garantir a disponibilidade dos ativos. Nesse contexto, este trabalho buscou reduzir o número de horas com a manutenção corretiva dos motores diesel dos equipamentos fora-de-estrada, por meio da aplicação de ferramentas da metodologia Seis Sigma e avaliação de confiabilidade de processo, a partir de um ciclo de pesquisa-ação, baseado nos conceitos do mapa de raciocínio na condução de projetos desse porte. Iniciou-se pela definição do problema, realizando-se o levantamento do histórico das falhas corretivas nos motores e estratificando-se os possíveis fatores que pudessem interferir na sua confiabilidade. Em seguida, estabeleceram-se as causas, as ações necessárias para eliminá-las ou mitigá-las, registrando-se os resultados. A fim de se verificar a efetividade dos resultados, a metodologia utilizada foi replicada em um processo de manutenção das carregadeiras L1850 para redução dos custos na aquisição do óleo lubrificante. Os resultados demonstraram os benefícios da utilização das ferramentas da metodologia Seis Sigma, combinada com análise de confiabilidade, pela significativa redução dos defeitos nos motores diesel, dos custos com manutenção corretiva e preditiva, além da redução dos custos com a aquisição do óleo lubrificante.


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  • In order to obtain competitive advantages, organizations seek to review their strategies in order to guarantee production at reduced costs, without, however, compromising quality. Within mining companies, production may be compromised if the equipment used is not reliable, especially when it comes to haul trucks. To guarantee the reliability of this equipment, maintenance planning and control has been strategically highlighted in these organizations, aiming at the balance between reliability and maintenance costs. And, in the search for this balance, several studies have pointed out the advantages of implementing the Six Sigma methodology to reduce variability, increase the levels of reliability and ensure the availability of assets. In this context, this work sought to reduce the number of hours with corrective maintenance of diesel engines for off-road equipment, through the application of Six Sigma methodology tools and process reliability assessment, based on a research cycle. -action, based on the concepts of the reasoning map in conducting projects of this size. It started by defining the problem, surveying the history of corrective engine failures and stratifying possible factors that could interfere with their reliability. Then, the causes were established, the necessary actions to eliminate or mitigate them, recording the results. To verify the effectiveness of the results, the methodology used was replicated in a maintenance process for L1850 loaders to reduce costs in the acquisition of lubricating oil. The results demonstrated the benefits of using the Six Sigma methodology tools, combined with reliability analysis, due to the significant reduction in defects in diesel engines, the costs with corrective and predictive maintenance, in addition to the reduction in costs with the purchase of lubricating oil.

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  • SCHEIRLA TEIXEIRA SANTOS
  • Aplicação do Mapeamento de Fluxo de Valor nos processos licitatórios de uma universidade pública

  • Orientador : TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISABELA MAGANHA
  • MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • Data: 20/11/2020

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  • A morosidade no andamento dos processos administrativos de licitações no setor público pode acarretar atrasos na prestação dos serviços e muitas vezes desperdícios de tempo e de recursos que poderiam ser direcionados a outras atividades. Por isso, analisar procedimentos que possam trazer agilidade e eficiência para as atividades passa a ser ação fundamental na gestão estratégica das instituições. O Lean Office, que tem por finalidade aprimorar o fluxo de trabalho e eliminar os desperdícios existentes em áreas administrativas. O lean utiliza a ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor para identificar desperdícios em qualquer processo. Nesse sentido, este trabalho objetivou entender a aplicabilidade e efetividade desta técnica, empregada no setor de licitações de uma universidade pública, respondendo ao seguinte questionamento: quais atividades agregam valor aos procedimentos licitatórios realizados pela administração pública? Para isso, empregou-se como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, orientada em função da resolução do problema de pesquisa, sendo adotada a ferramenta de mapeamento de processos para visualização e compreensão das atividades executadas, com a identificação de seu fluxo de valor. Foi detectado como principais resultados desta implementação a redução significativa dos tempos de espera e, consequentemente menor lead time e melhoria da eficiência na execução dos processos licitatórios, concluindo que, mesmo com a complexidade burocrática dos procedimentos administrativos do setor público, a aplicação da técnica de Mapeamento do Fluxo de Valor pode ser efetivada com ganhos positivos para melhoria das atividades.


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  • The slowness in the progress of administrative bidding processes in the public sector can lead to delays in the provision of services and often waste of time and resources that could be directed to other activities. Therefore, analyzing procedures that can bring agility and efficiency to the activities becomes a fundamental action in the strategic management of the institutions. The Lean Office, which aims to improve workflow and eliminate waste in administrative areas. Lean uses the Value Stream Mapping tool to identify waste in any process. In this sense, this work aimed to understand the applicability and effectiveness of this technique, used in the bidding sector of a public university, answering the following question: what activities add value to the bidding procedures carried out by the public administration? For that, action research was used as a research methodology, oriented towards solving the research problem, adopting the process mapping tool to visualize and understand the activities performed, with the identification of its value flow. The main results of this implementation were found to be a significant reduction in waiting times and, consequently, shorter lead time and improved efficiency in the execution of bidding processes, concluding that, even with the bureaucratic complexity of public sector administrative procedures, the application of the Mapping the Value Stream can be carried out with positive gains to improve activities.

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  • ANA PAULA ROBERTO MARMOL
  • APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR NO PROCESSO DE INVENTÁRIO ANUAL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA SOFT SYSTEM METODOLOGY

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • GABRIELA DA FONSECA DE AMORIM
  • ROBERTA ALVES
  • Data: 07/12/2020

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  • Este trabalho tem como objetivo aplicar a ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) no processo de inventário anual de bens móveis em uma Instituição Federal de Ensino Superior a fim de identificar os desperdícios e propor a implementação de melhorias no processo estudado, contribuindo assim para o aumento da taxa de agregação de valor para seus clientes. Para isso, foi utilizado o método Softy Systems Methodology (SSM) para a condução das etapas sobre a definição de família de produtos, elaboração do mapa de estado atual e futuro, bem como na proposição do plano de implementação. O mapa do estado futuro propõe melhorias para a eliminação das esperas, dos retrabalhos e a padronização das atividades do processo, o que pode acarretar na redução do Lead time de 115 dias para 12 dias, o que representa uma queda de 89,5% no tempo do processo e um aumento de 31% na taxa de valor agregado. A limitação deste trabalho consiste em se tratar de um caso único e, por isso, é uma investigação de problemática específico. Neste trabalho foi proposto também um plano de implementação para o Mapa do estado futuro a partir da elaboração e implementação de Procedimento Operacional Padrão (Pop´s) das atividades de controle de bens e do processo de inventário anual, o que já promoveu ganhos de eficiência no processo, na locação de recursos humanos, bem como impacto positivo motivacional das pessoas envolvidas no processo e no atendimento na legislação vigente. Então, tem-se que em termos de contribuição prática, este trabalho vai ao encontro da necessidade de melhoria da excelência dos serviços públicos, bem como há redução de seus custos, além de poder servir como referência para aplicação em outros processos. Já em termos de contribuição teórica, tem-se que este estudo empírico poderá auxiliar na disseminação sobre aplicação dos conceitos do Lean Office (LO) em serviços públicos e contribuir para a redução de gap na literatura nessa área.


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  • This work aims to apply the Lean tool Value Stream Mapping (VSM) on the annual inventory of movable assets in a Brazilian institution. Soft Systems Methodology (SSM) will be used to conduct the stages of defining the product family, making the map of the current state and preparing the map of the future state. In this way, it will be possible to identify wastes and propose the implementation of improvements in the studied process, thus contributing to the increase in the Value Added Ratio (VAR) for its customers. The process elaborated in the future state map, presents improvements regarding the elimination of waits, rework and the standardization of activities, with reduction of the process Lead time from 115 days to 12 days, which represents a drop of 89.5% in process time and a 31% increase in the value-added rate. The limitation of this work is that it is a unique case and, therefore, it is an investigation of specific problems. As a way of improvement, the future state map was prepared aiming at improving the process and for that, an implementation plan was proposed. In addition, Standard Operating Procedures (SOPs) were developed and implemented for asset control activities and the annual inventory process, which has already promoted efficiency gains in the process, in the hiring of human resources, as well as the positive motivational impact of people involved in the process and compliance with current legislation. So, it has to be said that in terms of practical contribution, this work meets the need to improve the excellence of public services, as well as to reduce their costs, in addition to being able to serve as a reference for application in other processes. In terms of theoretical contribution, it is clear that this empirical study may help to disseminate the application of Lean Office concepts in public services and contribute to reducing the gap in the literature in this area.

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  • LEONARDO GERALDO LEITE
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DE UMA BOMBA HIDRÁULICA COMPACTA DE DESLOCAMENTO POSITIVO, DE PISTÃO AXIAL DE DUPLA AÇÃO, ACIONADA POR TOMADA DE FORÇA DE UM TRATOR

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EYMEL CAMPOS RODRIGUEZ
  • EDUARDO MIGUEL DA SILVA
  • RUBEN ALEXIS MIRANDA CARRILLO
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 15/12/2020

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  • As bombas hidráulicas atribuem energia ao fluído para transportá-lo por escoamento de um ponto a outro, transformando trabalho mecânico recebido em energia para o funcionamento, podendo também receber energia do fluido. Dentre os tipos de bombas existentes, as bombas de deslocamento positivo por pistão têm como princípio de trabalho baixas vazões e altas pressões de operação, com o fluído deslocado da sucção até a descarga em volumes definidos e contínuos. A utilização dessas bombas apresenta a possibilidade de trabalho com fluidos viscosos e com particulados em suspensão, seja em serviços de pressurização e/ou atomização. O emprego desse tipo de bomba em locais remotos apresenta restrições devido ao tamanho do equipamento e seus periféricos, o tipo de acionamento e mesmo sua complexidade mecânica quanto à manutenção. O desenvolvimento de um protótipo que possa ser utilizado em situações de escassez de recursos e acionado pelo próprio trator incita a possibilidade de economia de tempo para determinadas tarefas agrícolas e a praticidade do uso de um equipamento de simples manutenção e manuseio. Este trabalho tem como objetivo o estudo de viabilidade técnica de uma bomba hidráulica de deslocamento positivo, de pistão axial de dupla ação, acionada pela tomada de força de tratores de variados tipos. O protótipo em análise tem como diferencial a dimensão reduzida e alta pressão de trabalho, ideal para pulverização em colheitas e/ou transporte de fluidos entre curtas distâncias, sem a utilização de energia elétrica. A carcaça da bomba foi submetida a uma simulação computacional pelo Método de Elementos Finitos (MEF), a qual exibiu pontos concentradores de tensão ao longo do corpo de trabalho e demais aspectos relacionados a fatores de segurança, torção na carcaça e outros. O protótipo foi testado a rotações constantes de 150 e 300 rpm, apresentando nessa última uma pressão de trabalho de aproximadamente 87 bar momentos antes do rompimento.
    As rachaduras encontradas na carcaça durante a análise de falha corroboraram com a simulação computacional pelo método de elementos finitos, provando ser uma análise aproximada. As equações de operação do protótipo apresentaram valores para a vazão média Q = 0,00029134 m³/s, energia específica fornecida ao líquido Y = 22155,878 J/kg e perda de carga nas válvulas 𝑯𝒂= 0,9822 mca. A comparação entre os resultados teóricos (simulação estrutural e equações) e real, não pode ser realizada devido ao rompimento da carcaça durante o teste inicial para determinação da vazão de operação da bomba. Apesar de não se dispor de uma comparação clara entre valores de projeto e protótipo, o equipamento apresentou funcionamento adequado e pressão de trabalho inicial correspondente ao seu propósito. Com base nas informações analisadas ao longo desse trabalho a partir dos desenhos, cálculos e simulações, o protótipo desenvolvido é tecnicamente viável para aplicações agrícolas uma vez
    que apresenta dimensões reduzidas, pressão e vazão adequadas e mecânica simples.


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  • Hydraulic pumps assign energy to the fluid to transport it by flow from one point to another, converting mechanical work into energy for operation. Among the existing types of pumps, positive displacement piston pumps operate with low flow and high pressures, with the fluid displaced from suction to discharge in defined and continuous volumes. The use of these pumps presents the possibility of working with viscous fluids and with suspended particles, either in pressurization or atomization services according to the working fluid. The use of this type of pump in remote locations presents restrictions due to the size of the equipment and its peripherals, the type of drive and even its mechanical complexity regarding maintenance. The development of a prototype that can be used in situations of scarcity of resources and activated by the tractor itself encourages the possibility of saving time for certain agricultural tasks, as well as the practicality of using simple maintenance and handling equipment. This study aims to explore the technical feasibility of a positive displacement hydraulic pump, with a double-acting axial piston, driven by the power take-off of tractors of various types. The prototype under analysis has the advantage of a reduced size and high working pressure, ideal for spraying crops and transporting fluids between short distances, without using electricity. The pump casing was subjected to a computer simulation using the Finite Element Method (FEM), which showed stress concentrating points along the working body and other aspects related to safety factors, torsion in the casing and others. The prototype was tested at constant speed of 150 rpm, and also at constant speed of 300 rpm, presenting approximately 87 bar of working pressure before breaking off. The cracks found on the carcass during the failure analysis contributed with the computer simulation by the FEM, proving to be a reliable analysis. The prototype operating equations showed values for the average flow rate Q = 0.00029134 m³ / s, specific energy supplied to the liquid Y = 22155.878 J / kg and pressure drop in the valves 𝑯𝒂 = 0.9822 mca. Based on the information analyzed throughout this study from drawings, calculations and simulations, the developed prototype is technically feasible for agricultural applications since it presents reduced dimensions, adequate pressure and flow, and also simple mechanical requirements.

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  • RODRIGO AUGUSTO DE FIGUEIREDO
  • Proposta de implantação dos conceitos do Lean Public Service no planejamento da contratação de serviços continuados de uma Instituição Federal de Ensino Superior

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • ISABELA MAGANHA
  • JOÃO EDÉRSON CORRÊA
  • Data: 18/12/2020

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  • A gestão de serviços, com o objetivo de melhorar sua eficiência e qualidade, encontra na abordagem do Lean uma possível solução para reduzir os desperdícios e agregar valor para os clientes. Dentro deste processo, a avaliação de ferramentas possíveis de serem implementadas e que possam ser aplicadas na prática para melhorar o desenvolvimento das atividades se torna um diferencial para a profissionalização do trabalho dos órgãos da Administração Pública Federal. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um plano para implementação de melhorias e agregação de valor no processo de elaboração dos documentos obrigatórios para realização de licitação para contratação de serviços continuados na Unifei Campus Itabira, por meio da aplicação dos princípios do Lean Public Service. A escolha do tema se justificou pelas taxas de sucesso da implementação da metodologia Lean destacadas na literatura, frente à necessidade evidente da Administração Pública em melhorar os seus processos com a consequente redução de custos, considerando principalmente a redução no orçamento de custeio de todas as Instituições Federais de Ensino Superior no país (IFES). Como metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter aplicado por meio da condução das etapas da Design Science Research que inclui uma Revisão Sistemática da Literatura para identificação das ferramentas e uma priorização de ordem de importância através da técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), com base nos critérios BOCR (benefícios, oportunidades, custos e riscos) e consequente elaboração do Mapeamento do Fluxo de Valor. Em termos de resultados a pesquisa concluiu-se que a aplicação dos princípios e ferramentas do Lean¸ pode ser considerada uma oportunidade para que as IFES reduzam significativamente seus custos nestes processos se mostrando uma solução satisfatória de melhoria da qualidade no planejamento da contratação de serviços continuados da Unifei Campus Itabira.


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  • Service management, with the objective of improving its efficiency and quality, finds in the Lean approach a possible solution to reduce waste and add value to customers. Within this process, the evaluation of tools that can be implemented and that can be applied in practice to improve the development of activities becomes a differential for the professionalization of the work of the Federal Public Administration bodies. In this sense, the present work aims to propose a plan to implement improvements and add value in the process of preparing the mandatory documents for bidding for the contracting of continuing services at Unifei Campus Itabira, through the application of the principles of Lean Public Service. The choice of the theme was justified by the success rates of the implementation of the Lean methodology highlighted in the literature, in view of the evident need of the Public Administration to improve its processes with the consequent reduction of costs, considering mainly the reduction in the costing budget of all Institutions Federal Higher Education Institutions in the country (IFES). As a methodology, a descriptive applied character research was carried out by conducting the stages of Design Science Research that includes a Systematic Literature Review to identify the tools and a prioritization of order of importance through the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique, with based on the BOCR criteria (benefits, opportunities, costs and risks) and the consequent elaboration of the Value Stream Mapping. In terms of results, the research concluded that the application of Lean¸ principles and tools can be considered an opportunity for IFES to significantly reduce their costs in these processes, proving to be a satisfactory solution for quality improvement in the planning of contracting continuous services from Unifei Campus Itabira.

2019
Dissertações
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  • ICARO SOUZA RIBEIRO
  • PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR MOVELEIRO DE ITABIRA-MG.

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 03/10/2019

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  • Este trabalho propôs a implementação de ferramentas de Lean em uma microempresa do setor
    moveleiro na cidade de Itabira-MG utilizando o Mapemeamento do Fluxo de Valor (MFV). A
    metodologia adotada na dissertação foi a Soft Systems Methodology (SSM), que tem como
    princípio a construção de modelos conceituais e a comparação desses com o mundo real. A
    integração da metodologia SSM e da ferramenta MFV proporcionou uma sistemática
    estruturada que orientou a utilização dos conceitos Lean segundo as diretrizes científicas do
    SSM, constituindo uma contribuição científica desse trabalho. Os resultados apontaram que a
    microempresa obterá uma visão mais clara de seus processos. As melhorias apresentadas nos
    mapas futuros indicam a redução de desperdícios e o aumento em produtividade para a família
    de produtos escolhida. O Mapa de Estado Futuro (MEF) proposto, considerando o cenário com
    a aquisição de equipamento, acarretou na redução de: 15,6% no Lead Time; 38,7% no gargalo
    do processo; 31,2% no tempo de processamento. A produtividade aumentou em 18,8%. As
    barreiras identificadas em relação à implementação do plano de ação, baseado na filosofia Lean,
    foram à resistência da equipe operacional e da alta gestão da empresa às mudanças. Essas
    barreiras são comumente encontradas entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em relação
    ao Lean. O plano de ação elaborado utilizando o MFV proporcionou à empresa a identificação
    de ações prioritárias, melhor compreensão da sequência de ações a serem tomadas, o
    estabelecimento de metas, as atribuições de responsabilidades e a definição dos prazos.


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  • This dissertation proposes the implementation of Lean Production (LP) and quality tools in a
    small furniture company in the city of Itabira-MG using Value Stream Mapping (VSM). The
    methodology adopted in the dissertation was the Soft Systems Methodology (SSM). This
    methodology has as principle the construction of conceptual models and the comparison of
    these models with the real world. The integration of the SSM methodology and the MFV tool
    resulted in a framework that guided the use of Lean concepts according to the SSM scientific
    guidelines, and represents a scientific result of this thesis. The results showed that the small
    company will get a clearer view of its processes. The improvements pointed out in the future
    maps indicate the reduction of wastes and the increase in productivity for the chosen family of
    products. The proposed future state map, considering the scenario with the acquisition of
    equipment, resulted in the reduction of: 15.6% in Lead Time; 38.7% in process bottleneck;
    31.2% in processing time. The productivity increased 18.8%. The barriers identified in the
    implementation of the action plan, based on the Lean philosophy, were the resistance of the
    operational team and the company's high management to new changes. These barriers are
    commonly encountered among the Small and Medium Enterprises (SMEs) regarding Lean. The
    action plan elaborated using the VSM provided the company the identification of priority
    actions, a better understanding of the sequence of actions to be taken, establishment of goals,
    attributions of responsibilities and the definition of deadlines.

2
  • TIAGO CAIXETA NUNES
  • Otimização dos parâmetros da flotação de minério de ferro utilizando Metodologia de Superfície de Resposta

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • NEYMAYER PEREIRA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 13/11/2019

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  • A flotação catiônica reversa de quartzo para partículas inferiores a 0,150 mm é o processo industrial mais importante para concentração de minério de ferro na produção de pellet feed. Com a exaustão das jazidas minerais de alto teor de ferro, e crescente demanda de minérios com baixo teor de contaminantes para a fabricação de aço, é importante avaliar os efeitos dos parâmetros que influenciam no desempenho da flotação. Neste contexto, esta pesquisa apresenta uma proposta para aplicar um método de otimização dos parâmetros de flotação para melhor aproveitamento das reservas minerais disponíveis. Dois procedimentos experimentais envolvendo as variáveis de processo: depressor, coletor e pH, foram empregados para identificar a combinação ótima destas variáveis de entrada para maximizar a recuperação metálica, mantendo-se o teor de sílica (SiO2) do concentrado abaixo do limite para não penalizar a qualidade. No primeiro, para identificar as condições das respostas do processo, empregou-se um Experimento Fatorial Completo com 3 pontos centrais, totalizando 11 ensaios de flotação em bancada, referente a amostras no fluxo da alimentação da flotação em uma grande mineradora de ferro no Brasil. No segundo, utilizou-se um Arranjo Composto Central (CCD) delineado com 17 ensaios de flotação com uma amostra representativa para uma condição futura de alimentação. Para testar esta hipótese, utilizaram-se os resultados no CCD e, pela análise de variância, obteve-se como ajuste R^2 = 0,6972 para teor de SiO2 no concentrado, R^2 = 0,9854 para teor de Fe no rejeito, R^2 = 0,9791 para recuperação metálica e R^2 = 0,9734 para a recuperação em massa. A condição ótima dos parâmetros foi identificada utilizado o algoritmo Gradiente Reduzido Generalizado (GRG), obtendo-se como resultado 500 g/talimentação, 75 g/tSiO2 e 9,80, para amido, amina e pH, respectivamente, e um valor calculado para a recuperação metálica de 95,21%, com um teor de SiO2 no concentrado de 0,46%, considerando-se um limite superior de 0,50%. Para confirmação dos resultados, foi realizado um ensaio obtendo-se 93,86% para recuperação metálica e 0,51% de SiO2 no concentrado da flotação.



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  • The reverse cationic flotation of quartz for particles smaller than 0,150 mm is the most important industrial processes of iron ore concentration for pellet feed production. With the depletion of mineral deposits with high iron contents and increasing demand for low ore contaminants for steel production, it is important to evaluate the effects of parameters that influence flotation performance. In this context, this research presents a proposal to apply an optimization method of flotation parameters for better utilization of available mineral reserves. Two experimental procedures involving process variables: depressor, collector and pH were employed to identify the optimal combination of these input variables to maximize metal recovery, keeping the silica (SiO2) content in the concentrate below to avoid quality penalization. In the first one, to identify the conditions of the process responses, a 23 full factorial design with three center points was used, totaling 11 bench flotation tests referring to samples in the flotation feed flow in a large iron mining company in Brazil. In the second, a Central Composite Design (CCD) designed with 17 flotation tests with a representative sample was used for a future feeding condition. To test this hypothesis, the results were used in the CCD and the analysis of variance, obtained was fit R^2 = 0.6972 for SiO2 content in the concentrate, R^2 = 0.9854 for Iron content in the tailing, R^2 = 0.9791 for iron recovery e R^2 = 0.9734 for mass recovery with 0.46% of SiO2 content in the concentrate, considering an upper limit of 0.50%. The optimization was performed using the Generalized Reduced Gradient (GRG) algorithm and obtained as a result 500 g/tfeed, 75 g/ tSiO2 and 9.80, for starch, amine and pH, respectively, and a calculated recovery value of 95.21% with a SiO2 content in the concentrate of 0.46%, with an upper limit of 0.50% in the concentrate. To confirm the results, a test was performed obtaining 93.86% for iron recovery and 0.51% of SiO2 in the flotation concentrate.

3
  • VITOR NICCHIO ARÇARI
  • PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA NAKAGOMI FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 06/12/2019

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  • A entrega de uma edificação ao proprietário não pode ser considerada como o final do processo construtivo, pois se o objetivo é gerar satisfação ao usuário e manter a vida útil projetada, o processo deve continuar com a manutenção predial. Nesse cenário, os órgãos públicos surgem como um grande desafio, uma vez que são proprietários ou responsáveis por um grande número de edifícios, construídos em diferentes épocas, com tecnologias de construção e tipologias diferenciadas, geralmente dispersos em amplo território geográfico. Esta dissertação propõe a implementação de gestão da manutenção predial em um Campus de uma Universidade Federal, que possui em torno de 20.000 metros quadrados de área predial construída. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando o tema gestão da manutenção predial. A metodologia científica utilizada foi a Soft Systems Methodology (SSM), com as finalidades de caracterizar a situação problemática e propor um modelo conceitual para implementação. Seguindo o protocolo da SSM, foi possível identificar como situação problemática, diversas condições associadas à falta de gestão da manutenção, como a ausência de plano de manutenção, inspeções prediais, banco de dados, ordem de serviço, dentre outras. A utilização da SSM conduziu ao desenvolvimento deum modelo conceitual e proposta de melhoria baseada em ferramentas de gestão da manutenção predial que poderão ser implementadas. Para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, o desenvolvimento final da pesquisa indicou a ordem de importância para implementação das ferramentas, através da técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), com base nos critérios: benefícios, oportunidades, custos e riscos (BOCR). Os resultados sinalizaram que a ordem de importância para implementação das ferramentas de gestão da manutenção predial na instituição é primeiramente o Plano de Manutenção, seguido respectivamente da Gestão de Estoques, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e por fim o Sistema Informatizado.


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  • The delivery of a building to the owner cannot be considered as the end of the building process, because if the goal is to generate user satisfaction and maintain the projected useful life, the process must continue with the building maintenance. In this scenario, public agencies are a major challenge, as they own or are responsible for a large number of buildings, built at different times, with different construction technologies and typologies, generally dispersed over a wide geographic territory. This dissertation proposes the implementation of building maintenance management in a Federal University Campus, which has around 20,000 square meters of built building area. For this, a bibliographic survey was conducted addressing the theme of building maintenance management. The scientific methodology used was the Soft Systems Methodology (SSM), with the purpose of characterizing the problematic situation and proposing a conceptual model for implementation. Following the protocol of the SSM steps, it was possible to identify several conditions associated with the lack of maintenance management, such as the absence of maintenance plan, building inspections, database, work order, among others. The use of SSM led to the development of a conceptual model and proposed improvement based on building maintenance management tools that could be implemented. To help managers make decisions, the final development of the research indicated the order of importance for the implementation of the tools, using the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique, based on the criteria: benefits, opportunities, costs and risks (BOCR). The results indicated that the order of importance for the implementation of building maintenance management tools in the institution is firstly the Maintenance Plan, followed respectively by Inventory Management, Human Resource Management, Quality Management and finally the Computerized System.

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  • MARCO TÚLIO DOMINGUES COSTA
  • APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO INTEIRA NA OTIMIZAÇÃO DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS DE UMA TRANSPORTADORA

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 10/12/2019

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  • A evolução das organizações e o acirramento da concorrência empresarial, também presentes no campo da logística, impõem a necessidade das organizações aperfeiçoarem seus processos. Este trabalho apresenta o aprimoramento do processo logístico de uma transportadora pela proposição de uma nova variante para o problema de roteamento de veículos, denominado roteamento de veículo com restrição de duração e depósito de apoio (SD-DCVRP). Esta variante pode ser descrita como um VRP com dois depósitos, sendo um com maior importância, a partir do qual partem todas as entregas, que possui a característica de ser periférico, e um segundo depósito que tem localização centralizada e atua como apoio ao primeiro. O objetivo do SD-DCVRP é minimizar o tempo total de percurso e reduzir o número de veículos usados. Para esta variante, é proposto um modelo matemático genérico a fim de resolver este tipo de problema considerando um número pequeno de vértices. Aplicando-se o método da simulação de Monte Carlo alguns cenários foram desenvolvidos, os quais foram otimizados a partir de modelagens matemáticas de programação inteira. Os resultados obtidos para os diversos cenários gerados apontam para uma boa adequação da proposta.


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  • The organizations evolutions and the intensification of business competition, also present in the field logistics fields, impose the need for organizations to perfect their processes. This work presents the improvement of the logistic process of a carrier by proposing a new variant for the vehicle routing problem, the Vehicles Routing Problem with Support Deposit and Duration Constraints (SD-DCVRP). This variant can be described as a VRP with two depots, one most important, from which all deliveries start, but which has the characteristic of being peripheral, and a second deposit that has a centralized location and acts as a support to the first. The purpose of the SD-DCVRP is minimize total travel time and reduce the number of vehicles used. For this variant, a generic mathematical model is proposed in order to solve this type of problem considering a small number of vertices. For this, the scenarios evaluated were simulated using the Monte Carlo method, the problem was solved by exact computational methods and presented satisfactory answers.

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