PRPPG32003013040P5 PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • EFIGÊNIO RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
  • REDUÇÃO DAS HORAS COM A MANUTENÇÃO CORRETIVA DOS MOTORES DIESEL A PARTIR DE AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE: UMA PESQUISA-AÇÃO NO RAMO DE MINERAÇÃO

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • PEDRO JOSÉ PAPANDRÉA
  • Data: 24/06/2020

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  • A fim de obter vantagens competitivas, as organizações buscam rever suas estratégias, de forma a garantir a produção com custos reduzidos, sem, no entanto, comprometer a qualidade. No âmbito das empresas de mineração, a produção pode ser comprometida se não houver confiabilidade dos equipamentos utilizados, principalmente, em se tratando de caminhões fora-de-estrada. Para garantir a confiabilidade desses equipamentos, o planejamento e controle da manutenção tem-se destacado estrategicamente nessas organizações, visando ao equilíbrio entre confiabilidade e custos de manutenção. E, na busca por esse equilíbrio, diversos estudos têm apontado as vantagens de se implementar a metodologia Seis Sigma para reduzir variabilidade, incrementar os níveis de confiabilidade e garantir a disponibilidade dos ativos. Nesse contexto, este trabalho buscou reduzir o número de horas com a manutenção corretiva dos motores diesel dos equipamentos fora-de-estrada, por meio da aplicação de ferramentas da metodologia Seis Sigma e avaliação de confiabilidade de processo, a partir de um ciclo de pesquisa-ação, baseado nos conceitos do mapa de raciocínio na condução de projetos desse porte. Iniciou-se pela definição do problema, realizando-se o levantamento do histórico das falhas corretivas nos motores e estratificando-se os possíveis fatores que pudessem interferir na sua confiabilidade. Em seguida, estabeleceram-se as causas, as ações necessárias para eliminá-las ou mitigá-las, registrando-se os resultados. A fim de se verificar a efetividade dos resultados, a metodologia utilizada foi replicada em um processo de manutenção das carregadeiras L1850 para redução dos custos na aquisição do óleo lubrificante. Os resultados demonstraram os benefícios da utilização das ferramentas da metodologia Seis Sigma, combinada com análise de confiabilidade, pela significativa redução dos defeitos nos motores diesel, dos custos com manutenção corretiva e preditiva, além da redução dos custos com a aquisição do óleo lubrificante.


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  • In order to obtain competitive advantages, organizations seek to review their strategies in order to guarantee production at reduced costs, without, however, compromising quality. Within mining companies, production may be compromised if the equipment used is not reliable, especially when it comes to haul trucks. To guarantee the reliability of this equipment, maintenance planning and control has been strategically highlighted in these organizations, aiming at the balance between reliability and maintenance costs. And, in the search for this balance, several studies have pointed out the advantages of implementing the Six Sigma methodology to reduce variability, increase the levels of reliability and ensure the availability of assets. In this context, this work sought to reduce the number of hours with corrective maintenance of diesel engines for off-road equipment, through the application of Six Sigma methodology tools and process reliability assessment, based on a research cycle. -action, based on the concepts of the reasoning map in conducting projects of this size. It started by defining the problem, surveying the history of corrective engine failures and stratifying possible factors that could interfere with their reliability. Then, the causes were established, the necessary actions to eliminate or mitigate them, recording the results. To verify the effectiveness of the results, the methodology used was replicated in a maintenance process for L1850 loaders to reduce costs in the acquisition of lubricating oil. The results demonstrated the benefits of using the Six Sigma methodology tools, combined with reliability analysis, due to the significant reduction in defects in diesel engines, the costs with corrective and predictive maintenance, in addition to the reduction in costs with the purchase of lubricating oil.

2
  • SCHEIRLA TEIXEIRA SANTOS
  • Aplicação do Mapeamento de Fluxo de Valor nos processos licitatórios de uma universidade pública

  • Orientador : TABATA FERNANDES PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISABELA MAGANHA
  • MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA
  • TABATA FERNANDES PEREIRA
  • Data: 20/11/2020

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  • A morosidade no andamento dos processos administrativos de licitações no setor público pode acarretar atrasos na prestação dos serviços e muitas vezes desperdícios de tempo e de recursos que poderiam ser direcionados a outras atividades. Por isso, analisar procedimentos que possam trazer agilidade e eficiência para as atividades passa a ser ação fundamental na gestão estratégica das instituições. O Lean Office, que tem por finalidade aprimorar o fluxo de trabalho e eliminar os desperdícios existentes em áreas administrativas. O lean utiliza a ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor para identificar desperdícios em qualquer processo. Nesse sentido, este trabalho objetivou entender a aplicabilidade e efetividade desta técnica, empregada no setor de licitações de uma universidade pública, respondendo ao seguinte questionamento: quais atividades agregam valor aos procedimentos licitatórios realizados pela administração pública? Para isso, empregou-se como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, orientada em função da resolução do problema de pesquisa, sendo adotada a ferramenta de mapeamento de processos para visualização e compreensão das atividades executadas, com a identificação de seu fluxo de valor. Foi detectado como principais resultados desta implementação a redução significativa dos tempos de espera e, consequentemente menor lead time e melhoria da eficiência na execução dos processos licitatórios, concluindo que, mesmo com a complexidade burocrática dos procedimentos administrativos do setor público, a aplicação da técnica de Mapeamento do Fluxo de Valor pode ser efetivada com ganhos positivos para melhoria das atividades.


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  • The slowness in the progress of administrative bidding processes in the public sector can lead to delays in the provision of services and often waste of time and resources that could be directed to other activities. Therefore, analyzing procedures that can bring agility and efficiency to the activities becomes a fundamental action in the strategic management of the institutions. The Lean Office, which aims to improve workflow and eliminate waste in administrative areas. Lean uses the Value Stream Mapping tool to identify waste in any process. In this sense, this work aimed to understand the applicability and effectiveness of this technique, used in the bidding sector of a public university, answering the following question: what activities add value to the bidding procedures carried out by the public administration? For that, action research was used as a research methodology, oriented towards solving the research problem, adopting the process mapping tool to visualize and understand the activities performed, with the identification of its value flow. The main results of this implementation were found to be a significant reduction in waiting times and, consequently, shorter lead time and improved efficiency in the execution of bidding processes, concluding that, even with the bureaucratic complexity of public sector administrative procedures, the application of the Mapping the Value Stream can be carried out with positive gains to improve activities.

3
  • ANA PAULA ROBERTO MARMOL
  • APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR NO PROCESSO DE INVENTÁRIO ANUAL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA SOFT SYSTEM METODOLOGY

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • GABRIELA DA FONSECA DE AMORIM
  • ROBERTA ALVES
  • Data: 07/12/2020

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  • Este trabalho tem como objetivo aplicar a ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) no processo de inventário anual de bens móveis em uma Instituição Federal de Ensino Superior a fim de identificar os desperdícios e propor a implementação de melhorias no processo estudado, contribuindo assim para o aumento da taxa de agregação de valor para seus clientes. Para isso, foi utilizado o método Softy Systems Methodology (SSM) para a condução das etapas sobre a definição de família de produtos, elaboração do mapa de estado atual e futuro, bem como na proposição do plano de implementação. O mapa do estado futuro propõe melhorias para a eliminação das esperas, dos retrabalhos e a padronização das atividades do processo, o que pode acarretar na redução do Lead time de 115 dias para 12 dias, o que representa uma queda de 89,5% no tempo do processo e um aumento de 31% na taxa de valor agregado. A limitação deste trabalho consiste em se tratar de um caso único e, por isso, é uma investigação de problemática específico. Neste trabalho foi proposto também um plano de implementação para o Mapa do estado futuro a partir da elaboração e implementação de Procedimento Operacional Padrão (Pop´s) das atividades de controle de bens e do processo de inventário anual, o que já promoveu ganhos de eficiência no processo, na locação de recursos humanos, bem como impacto positivo motivacional das pessoas envolvidas no processo e no atendimento na legislação vigente. Então, tem-se que em termos de contribuição prática, este trabalho vai ao encontro da necessidade de melhoria da excelência dos serviços públicos, bem como há redução de seus custos, além de poder servir como referência para aplicação em outros processos. Já em termos de contribuição teórica, tem-se que este estudo empírico poderá auxiliar na disseminação sobre aplicação dos conceitos do Lean Office (LO) em serviços públicos e contribuir para a redução de gap na literatura nessa área.


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  • This work aims to apply the Lean tool Value Stream Mapping (VSM) on the annual inventory of movable assets in a Brazilian institution. Soft Systems Methodology (SSM) will be used to conduct the stages of defining the product family, making the map of the current state and preparing the map of the future state. In this way, it will be possible to identify wastes and propose the implementation of improvements in the studied process, thus contributing to the increase in the Value Added Ratio (VAR) for its customers. The process elaborated in the future state map, presents improvements regarding the elimination of waits, rework and the standardization of activities, with reduction of the process Lead time from 115 days to 12 days, which represents a drop of 89.5% in process time and a 31% increase in the value-added rate. The limitation of this work is that it is a unique case and, therefore, it is an investigation of specific problems. As a way of improvement, the future state map was prepared aiming at improving the process and for that, an implementation plan was proposed. In addition, Standard Operating Procedures (SOPs) were developed and implemented for asset control activities and the annual inventory process, which has already promoted efficiency gains in the process, in the hiring of human resources, as well as the positive motivational impact of people involved in the process and compliance with current legislation. So, it has to be said that in terms of practical contribution, this work meets the need to improve the excellence of public services, as well as to reduce their costs, in addition to being able to serve as a reference for application in other processes. In terms of theoretical contribution, it is clear that this empirical study may help to disseminate the application of Lean Office concepts in public services and contribute to reducing the gap in the literature in this area.

4
  • LEONARDO GERALDO LEITE
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DE UMA BOMBA HIDRÁULICA COMPACTA DE DESLOCAMENTO POSITIVO, DE PISTÃO AXIAL DE DUPLA AÇÃO, ACIONADA POR TOMADA DE FORÇA DE UM TRATOR

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EYMEL CAMPOS RODRIGUEZ
  • EDUARDO MIGUEL DA SILVA
  • RUBEN ALEXIS MIRANDA CARRILLO
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 15/12/2020

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  • As bombas hidráulicas atribuem energia ao fluído para transportá-lo por escoamento de um ponto a outro, transformando trabalho mecânico recebido em energia para o funcionamento, podendo também receber energia do fluido. Dentre os tipos de bombas existentes, as bombas de deslocamento positivo por pistão têm como princípio de trabalho baixas vazões e altas pressões de operação, com o fluído deslocado da sucção até a descarga em volumes definidos e contínuos. A utilização dessas bombas apresenta a possibilidade de trabalho com fluidos viscosos e com particulados em suspensão, seja em serviços de pressurização e/ou atomização. O emprego desse tipo de bomba em locais remotos apresenta restrições devido ao tamanho do equipamento e seus periféricos, o tipo de acionamento e mesmo sua complexidade mecânica quanto à manutenção. O desenvolvimento de um protótipo que possa ser utilizado em situações de escassez de recursos e acionado pelo próprio trator incita a possibilidade de economia de tempo para determinadas tarefas agrícolas e a praticidade do uso de um equipamento de simples manutenção e manuseio. Este trabalho tem como objetivo o estudo de viabilidade técnica de uma bomba hidráulica de deslocamento positivo, de pistão axial de dupla ação, acionada pela tomada de força de tratores de variados tipos. O protótipo em análise tem como diferencial a dimensão reduzida e alta pressão de trabalho, ideal para pulverização em colheitas e/ou transporte de fluidos entre curtas distâncias, sem a utilização de energia elétrica. A carcaça da bomba foi submetida a uma simulação computacional pelo Método de Elementos Finitos (MEF), a qual exibiu pontos concentradores de tensão ao longo do corpo de trabalho e demais aspectos relacionados a fatores de segurança, torção na carcaça e outros. O protótipo foi testado a rotações constantes de 150 e 300 rpm, apresentando nessa última uma pressão de trabalho de aproximadamente 87 bar momentos antes do rompimento.
    As rachaduras encontradas na carcaça durante a análise de falha corroboraram com a simulação computacional pelo método de elementos finitos, provando ser uma análise aproximada. As equações de operação do protótipo apresentaram valores para a vazão média Q = 0,00029134 m³/s, energia específica fornecida ao líquido Y = 22155,878 J/kg e perda de carga nas válvulas 𝑯𝒂= 0,9822 mca. A comparação entre os resultados teóricos (simulação estrutural e equações) e real, não pode ser realizada devido ao rompimento da carcaça durante o teste inicial para determinação da vazão de operação da bomba. Apesar de não se dispor de uma comparação clara entre valores de projeto e protótipo, o equipamento apresentou funcionamento adequado e pressão de trabalho inicial correspondente ao seu propósito. Com base nas informações analisadas ao longo desse trabalho a partir dos desenhos, cálculos e simulações, o protótipo desenvolvido é tecnicamente viável para aplicações agrícolas uma vez
    que apresenta dimensões reduzidas, pressão e vazão adequadas e mecânica simples.


  • Mostrar Abstract
  • Hydraulic pumps assign energy to the fluid to transport it by flow from one point to another, converting mechanical work into energy for operation. Among the existing types of pumps, positive displacement piston pumps operate with low flow and high pressures, with the fluid displaced from suction to discharge in defined and continuous volumes. The use of these pumps presents the possibility of working with viscous fluids and with suspended particles, either in pressurization or atomization services according to the working fluid. The use of this type of pump in remote locations presents restrictions due to the size of the equipment and its peripherals, the type of drive and even its mechanical complexity regarding maintenance. The development of a prototype that can be used in situations of scarcity of resources and activated by the tractor itself encourages the possibility of saving time for certain agricultural tasks, as well as the practicality of using simple maintenance and handling equipment. This study aims to explore the technical feasibility of a positive displacement hydraulic pump, with a double-acting axial piston, driven by the power take-off of tractors of various types. The prototype under analysis has the advantage of a reduced size and high working pressure, ideal for spraying crops and transporting fluids between short distances, without using electricity. The pump casing was subjected to a computer simulation using the Finite Element Method (FEM), which showed stress concentrating points along the working body and other aspects related to safety factors, torsion in the casing and others. The prototype was tested at constant speed of 150 rpm, and also at constant speed of 300 rpm, presenting approximately 87 bar of working pressure before breaking off. The cracks found on the carcass during the failure analysis contributed with the computer simulation by the FEM, proving to be a reliable analysis. The prototype operating equations showed values for the average flow rate Q = 0.00029134 m³ / s, specific energy supplied to the liquid Y = 22155.878 J / kg and pressure drop in the valves 𝑯𝒂 = 0.9822 mca. Based on the information analyzed throughout this study from drawings, calculations and simulations, the developed prototype is technically feasible for agricultural applications since it presents reduced dimensions, adequate pressure and flow, and also simple mechanical requirements.

5
  • RODRIGO AUGUSTO DE FIGUEIREDO
  • Proposta de implantação dos conceitos do Lean Public Service no planejamento da contratação de serviços continuados de uma Instituição Federal de Ensino Superior

  • Orientador : ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • ISABELA MAGANHA
  • JOÃO EDÉRSON CORRÊA
  • Data: 18/12/2020

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  • A gestão de serviços, com o objetivo de melhorar sua eficiência e qualidade, encontra na abordagem do Lean uma possível solução para reduzir os desperdícios e agregar valor para os clientes. Dentro deste processo, a avaliação de ferramentas possíveis de serem implementadas e que possam ser aplicadas na prática para melhorar o desenvolvimento das atividades se torna um diferencial para a profissionalização do trabalho dos órgãos da Administração Pública Federal. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um plano para implementação de melhorias e agregação de valor no processo de elaboração dos documentos obrigatórios para realização de licitação para contratação de serviços continuados na Unifei Campus Itabira, por meio da aplicação dos princípios do Lean Public Service. A escolha do tema se justificou pelas taxas de sucesso da implementação da metodologia Lean destacadas na literatura, frente à necessidade evidente da Administração Pública em melhorar os seus processos com a consequente redução de custos, considerando principalmente a redução no orçamento de custeio de todas as Instituições Federais de Ensino Superior no país (IFES). Como metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter aplicado por meio da condução das etapas da Design Science Research que inclui uma Revisão Sistemática da Literatura para identificação das ferramentas e uma priorização de ordem de importância através da técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), com base nos critérios BOCR (benefícios, oportunidades, custos e riscos) e consequente elaboração do Mapeamento do Fluxo de Valor. Em termos de resultados a pesquisa concluiu-se que a aplicação dos princípios e ferramentas do Lean¸ pode ser considerada uma oportunidade para que as IFES reduzam significativamente seus custos nestes processos se mostrando uma solução satisfatória de melhoria da qualidade no planejamento da contratação de serviços continuados da Unifei Campus Itabira.


  • Mostrar Abstract
  • Service management, with the objective of improving its efficiency and quality, finds in the Lean approach a possible solution to reduce waste and add value to customers. Within this process, the evaluation of tools that can be implemented and that can be applied in practice to improve the development of activities becomes a differential for the professionalization of the work of the Federal Public Administration bodies. In this sense, the present work aims to propose a plan to implement improvements and add value in the process of preparing the mandatory documents for bidding for the contracting of continuing services at Unifei Campus Itabira, through the application of the principles of Lean Public Service. The choice of the theme was justified by the success rates of the implementation of the Lean methodology highlighted in the literature, in view of the evident need of the Public Administration to improve its processes with the consequent reduction of costs, considering mainly the reduction in the costing budget of all Institutions Federal Higher Education Institutions in the country (IFES). As a methodology, a descriptive applied character research was carried out by conducting the stages of Design Science Research that includes a Systematic Literature Review to identify the tools and a prioritization of order of importance through the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique, with based on the BOCR criteria (benefits, opportunities, costs and risks) and the consequent elaboration of the Value Stream Mapping. In terms of results, the research concluded that the application of Lean¸ principles and tools can be considered an opportunity for IFES to significantly reduce their costs in these processes, proving to be a satisfactory solution for quality improvement in the planning of contracting continuous services from Unifei Campus Itabira.

2019
Dissertações
1
  • ICARO SOUZA RIBEIRO
  • PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR MOVELEIRO DE ITABIRA-MG.

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 03/10/2019

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  • Este trabalho propôs a implementação de ferramentas de Lean em uma microempresa do setor
    moveleiro na cidade de Itabira-MG utilizando o Mapemeamento do Fluxo de Valor (MFV). A
    metodologia adotada na dissertação foi a Soft Systems Methodology (SSM), que tem como
    princípio a construção de modelos conceituais e a comparação desses com o mundo real. A
    integração da metodologia SSM e da ferramenta MFV proporcionou uma sistemática
    estruturada que orientou a utilização dos conceitos Lean segundo as diretrizes científicas do
    SSM, constituindo uma contribuição científica desse trabalho. Os resultados apontaram que a
    microempresa obterá uma visão mais clara de seus processos. As melhorias apresentadas nos
    mapas futuros indicam a redução de desperdícios e o aumento em produtividade para a família
    de produtos escolhida. O Mapa de Estado Futuro (MEF) proposto, considerando o cenário com
    a aquisição de equipamento, acarretou na redução de: 15,6% no Lead Time; 38,7% no gargalo
    do processo; 31,2% no tempo de processamento. A produtividade aumentou em 18,8%. As
    barreiras identificadas em relação à implementação do plano de ação, baseado na filosofia Lean,
    foram à resistência da equipe operacional e da alta gestão da empresa às mudanças. Essas
    barreiras são comumente encontradas entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em relação
    ao Lean. O plano de ação elaborado utilizando o MFV proporcionou à empresa a identificação
    de ações prioritárias, melhor compreensão da sequência de ações a serem tomadas, o
    estabelecimento de metas, as atribuições de responsabilidades e a definição dos prazos.


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  • This dissertation proposes the implementation of Lean Production (LP) and quality tools in a
    small furniture company in the city of Itabira-MG using Value Stream Mapping (VSM). The
    methodology adopted in the dissertation was the Soft Systems Methodology (SSM). This
    methodology has as principle the construction of conceptual models and the comparison of
    these models with the real world. The integration of the SSM methodology and the MFV tool
    resulted in a framework that guided the use of Lean concepts according to the SSM scientific
    guidelines, and represents a scientific result of this thesis. The results showed that the small
    company will get a clearer view of its processes. The improvements pointed out in the future
    maps indicate the reduction of wastes and the increase in productivity for the chosen family of
    products. The proposed future state map, considering the scenario with the acquisition of
    equipment, resulted in the reduction of: 15.6% in Lead Time; 38.7% in process bottleneck;
    31.2% in processing time. The productivity increased 18.8%. The barriers identified in the
    implementation of the action plan, based on the Lean philosophy, were the resistance of the
    operational team and the company's high management to new changes. These barriers are
    commonly encountered among the Small and Medium Enterprises (SMEs) regarding Lean. The
    action plan elaborated using the VSM provided the company the identification of priority
    actions, a better understanding of the sequence of actions to be taken, establishment of goals,
    attributions of responsibilities and the definition of deadlines.

2
  • TIAGO CAIXETA NUNES
  • Otimização dos parâmetros da flotação de minério de ferro utilizando Metodologia de Superfície de Resposta

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • NEYMAYER PEREIRA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 13/11/2019

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  • A flotação catiônica reversa de quartzo para partículas inferiores a 0,150 mm é o processo industrial mais importante para concentração de minério de ferro na produção de pellet feed. Com a exaustão das jazidas minerais de alto teor de ferro, e crescente demanda de minérios com baixo teor de contaminantes para a fabricação de aço, é importante avaliar os efeitos dos parâmetros que influenciam no desempenho da flotação. Neste contexto, esta pesquisa apresenta uma proposta para aplicar um método de otimização dos parâmetros de flotação para melhor aproveitamento das reservas minerais disponíveis. Dois procedimentos experimentais envolvendo as variáveis de processo: depressor, coletor e pH, foram empregados para identificar a combinação ótima destas variáveis de entrada para maximizar a recuperação metálica, mantendo-se o teor de sílica (SiO2) do concentrado abaixo do limite para não penalizar a qualidade. No primeiro, para identificar as condições das respostas do processo, empregou-se um Experimento Fatorial Completo com 3 pontos centrais, totalizando 11 ensaios de flotação em bancada, referente a amostras no fluxo da alimentação da flotação em uma grande mineradora de ferro no Brasil. No segundo, utilizou-se um Arranjo Composto Central (CCD) delineado com 17 ensaios de flotação com uma amostra representativa para uma condição futura de alimentação. Para testar esta hipótese, utilizaram-se os resultados no CCD e, pela análise de variância, obteve-se como ajuste R^2 = 0,6972 para teor de SiO2 no concentrado, R^2 = 0,9854 para teor de Fe no rejeito, R^2 = 0,9791 para recuperação metálica e R^2 = 0,9734 para a recuperação em massa. A condição ótima dos parâmetros foi identificada utilizado o algoritmo Gradiente Reduzido Generalizado (GRG), obtendo-se como resultado 500 g/talimentação, 75 g/tSiO2 e 9,80, para amido, amina e pH, respectivamente, e um valor calculado para a recuperação metálica de 95,21%, com um teor de SiO2 no concentrado de 0,46%, considerando-se um limite superior de 0,50%. Para confirmação dos resultados, foi realizado um ensaio obtendo-se 93,86% para recuperação metálica e 0,51% de SiO2 no concentrado da flotação.



  • Mostrar Abstract
  • The reverse cationic flotation of quartz for particles smaller than 0,150 mm is the most important industrial processes of iron ore concentration for pellet feed production. With the depletion of mineral deposits with high iron contents and increasing demand for low ore contaminants for steel production, it is important to evaluate the effects of parameters that influence flotation performance. In this context, this research presents a proposal to apply an optimization method of flotation parameters for better utilization of available mineral reserves. Two experimental procedures involving process variables: depressor, collector and pH were employed to identify the optimal combination of these input variables to maximize metal recovery, keeping the silica (SiO2) content in the concentrate below to avoid quality penalization. In the first one, to identify the conditions of the process responses, a 23 full factorial design with three center points was used, totaling 11 bench flotation tests referring to samples in the flotation feed flow in a large iron mining company in Brazil. In the second, a Central Composite Design (CCD) designed with 17 flotation tests with a representative sample was used for a future feeding condition. To test this hypothesis, the results were used in the CCD and the analysis of variance, obtained was fit R^2 = 0.6972 for SiO2 content in the concentrate, R^2 = 0.9854 for Iron content in the tailing, R^2 = 0.9791 for iron recovery e R^2 = 0.9734 for mass recovery with 0.46% of SiO2 content in the concentrate, considering an upper limit of 0.50%. The optimization was performed using the Generalized Reduced Gradient (GRG) algorithm and obtained as a result 500 g/tfeed, 75 g/ tSiO2 and 9.80, for starch, amine and pH, respectively, and a calculated recovery value of 95.21% with a SiO2 content in the concentrate of 0.46%, with an upper limit of 0.50% in the concentrate. To confirm the results, a test was performed obtaining 93.86% for iron recovery and 0.51% of SiO2 in the flotation concentrate.

3
  • VITOR NICCHIO ARCARI
  • PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 06/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • A entrega de uma edificação ao proprietário não pode ser considerada como o final do processo construtivo, pois se o objetivo é gerar satisfação ao usuário e manter a vida útil projetada, o processo deve continuar com a manutenção predial. Nesse cenário, os órgãos públicos surgem como um grande desafio, uma vez que são proprietários ou responsáveis por um grande número de edifícios, construídos em diferentes épocas, com tecnologias de construção e tipologias diferenciadas, geralmente dispersos em amplo território geográfico. Esta dissertação propõe a implementação de gestão da manutenção predial em um Campus de uma Universidade Federal, que possui em torno de 20.000 metros quadrados de área predial construída. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando o tema gestão da manutenção predial. A metodologia científica utilizada foi a Soft Systems Methodology (SSM), com as finalidades de caracterizar a situação problemática e propor um modelo conceitual para implementação. Seguindo o protocolo da SSM, foi possível identificar como situação problemática, diversas condições associadas à falta de gestão da manutenção, como a ausência de plano de manutenção, inspeções prediais, banco de dados, ordem de serviço, dentre outras. A utilização da SSM conduziu ao desenvolvimento deum modelo conceitual e proposta de melhoria baseada em ferramentas de gestão da manutenção predial que poderão ser implementadas. Para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, o desenvolvimento final da pesquisa indicou a ordem de importância para implementação das ferramentas, através da técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), com base nos critérios: benefícios, oportunidades, custos e riscos (BOCR). Os resultados sinalizaram que a ordem de importância para implementação das ferramentas de gestão da manutenção predial na instituição é primeiramente o Plano de Manutenção, seguido respectivamente da Gestão de Estoques, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e por fim o Sistema Informatizado.


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  • The delivery of a building to the owner cannot be considered as the end of the building process, because if the goal is to generate user satisfaction and maintain the projected useful life, the process must continue with the building maintenance. In this scenario, public agencies are a major challenge, as they own or are responsible for a large number of buildings, built at different times, with different construction technologies and typologies, generally dispersed over a wide geographic territory. This dissertation proposes the implementation of building maintenance management in a Federal University Campus, which has around 20,000 square meters of built building area. For this, a bibliographic survey was conducted addressing the theme of building maintenance management. The scientific methodology used was the Soft Systems Methodology (SSM), with the purpose of characterizing the problematic situation and proposing a conceptual model for implementation. Following the protocol of the SSM steps, it was possible to identify several conditions associated with the lack of maintenance management, such as the absence of maintenance plan, building inspections, database, work order, among others. The use of SSM led to the development of a conceptual model and proposed improvement based on building maintenance management tools that could be implemented. To help managers make decisions, the final development of the research indicated the order of importance for the implementation of the tools, using the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique, based on the criteria: benefits, opportunities, costs and risks (BOCR). The results indicated that the order of importance for the implementation of building maintenance management tools in the institution is firstly the Maintenance Plan, followed respectively by Inventory Management, Human Resource Management, Quality Management and finally the Computerized System.

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  • MARCO TÚLIO DOMINGUES COSTA
  • APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO INTEIRA NA OTIMIZAÇÃO DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS DE UMA TRANSPORTADORA

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 10/12/2019

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  • A evolução das organizações e o acirramento da concorrência empresarial, também presentes no campo da logística, impõem a necessidade das organizações aperfeiçoarem seus processos. Este trabalho apresenta o aprimoramento do processo logístico de uma transportadora pela proposição de uma nova variante para o problema de roteamento de veículos, denominado roteamento de veículo com restrição de duração e depósito de apoio (SD-DCVRP). Esta variante pode ser descrita como um VRP com dois depósitos, sendo um com maior importância, a partir do qual partem todas as entregas, que possui a característica de ser periférico, e um segundo depósito que tem localização centralizada e atua como apoio ao primeiro. O objetivo do SD-DCVRP é minimizar o tempo total de percurso e reduzir o número de veículos usados. Para esta variante, é proposto um modelo matemático genérico a fim de resolver este tipo de problema considerando um número pequeno de vértices. Aplicando-se o método da simulação de Monte Carlo alguns cenários foram desenvolvidos, os quais foram otimizados a partir de modelagens matemáticas de programação inteira. Os resultados obtidos para os diversos cenários gerados apontam para uma boa adequação da proposta.


  • Mostrar Abstract
  • The organizations evolutions and the intensification of business competition, also present in the field logistics fields, impose the need for organizations to perfect their processes. This work presents the improvement of the logistic process of a carrier by proposing a new variant for the vehicle routing problem, the Vehicles Routing Problem with Support Deposit and Duration Constraints (SD-DCVRP). This variant can be described as a VRP with two depots, one most important, from which all deliveries start, but which has the characteristic of being peripheral, and a second deposit that has a centralized location and acts as a support to the first. The purpose of the SD-DCVRP is minimize total travel time and reduce the number of vehicles used. For this variant, a generic mathematical model is proposed in order to solve this type of problem considering a small number of vertices. For this, the scenarios evaluated were simulated using the Monte Carlo method, the problem was solved by exact computational methods and presented satisfactory answers.

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