PRPPG32003013040P5 PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • EFIGÊNIO RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
  • REDUÇÃO DAS HORAS COM A MANUTENÇÃO CORRETIVA DOS MOTORES DIESEL A PARTIR DE AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE: UMA PESQUISA-AÇÃO NO RAMO DE MINERAÇÃO

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • PEDRO JOSÉ PAPANDRÉA
  • Data: 24/06/2020

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  • A fim de obter vantagens competitivas, as organizações buscam rever suas estratégias, de forma a garantir a produção com custos reduzidos, sem, no entanto, comprometer a qualidade. No âmbito das empresas de mineração, a produção pode ser comprometida se não houver confiabilidade dos equipamentos utilizados, principalmente, em se tratando de caminhões fora-de-estrada. Para garantir a confiabilidade desses equipamentos, o planejamento e controle da manutenção tem-se destacado estrategicamente nessas organizações, visando ao equilíbrio entre confiabilidade e custos de manutenção. E, na busca por esse equilíbrio, diversos estudos têm apontado as vantagens de se implementar a metodologia Seis Sigma para reduzir variabilidade, incrementar os níveis de confiabilidade e garantir a disponibilidade dos ativos. Nesse contexto, este trabalho buscou reduzir o número de horas com a manutenção corretiva dos motores diesel dos equipamentos fora-de-estrada, por meio da aplicação de ferramentas da metodologia Seis Sigma e avaliação de confiabilidade de processo, a partir de um ciclo de pesquisa-ação, baseado nos conceitos do mapa de raciocínio na condução de projetos desse porte. Iniciou-se pela definição do problema, realizando-se o levantamento do histórico das falhas corretivas nos motores e estratificando-se os possíveis fatores que pudessem interferir na sua confiabilidade. Em seguida, estabeleceram-se as causas, as ações necessárias para eliminá-las ou mitigá-las, registrando-se os resultados. A fim de se verificar a efetividade dos resultados, a metodologia utilizada foi replicada em um processo de manutenção das carregadeiras L1850 para redução dos custos na aquisição do óleo lubrificante. Os resultados demonstraram os benefícios da utilização das ferramentas da metodologia Seis Sigma, combinada com análise de confiabilidade, pela significativa redução dos defeitos nos motores diesel, dos custos com manutenção corretiva e preditiva, além da redução dos custos com a aquisição do óleo lubrificante.


  • Mostrar Abstract
  • In order to obtain competitive advantages, organizations seek to review their strategies in order to guarantee production at reduced costs, without, however, compromising quality. Within mining companies, production may be compromised if the equipment used is not reliable, especially when it comes to haul trucks. To guarantee the reliability of this equipment, maintenance planning and control has been strategically highlighted in these organizations, aiming at the balance between reliability and maintenance costs. And, in the search for this balance, several studies have pointed out the advantages of implementing the Six Sigma methodology to reduce variability, increase the levels of reliability and ensure the availability of assets. In this context, this work sought to reduce the number of hours with corrective maintenance of diesel engines for off-road equipment, through the application of Six Sigma methodology tools and process reliability assessment, based on a research cycle. -action, based on the concepts of the reasoning map in conducting projects of this size. It started by defining the problem, surveying the history of corrective engine failures and stratifying possible factors that could interfere with their reliability. Then, the causes were established, the necessary actions to eliminate or mitigate them, recording the results. To verify the effectiveness of the results, the methodology used was replicated in a maintenance process for L1850 loaders to reduce costs in the acquisition of lubricating oil. The results demonstrated the benefits of using the Six Sigma methodology tools, combined with reliability analysis, due to the significant reduction in defects in diesel engines, the costs with corrective and predictive maintenance, in addition to the reduction in costs with the purchase of lubricating oil.

2019
Dissertações
1
  • ICARO SOUZA RIBEIRO
  • PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR MOVELEIRO DE ITABIRA-MG.

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 03/10/2019

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propôs a implementação de ferramentas de Lean em uma microempresa do setor
    moveleiro na cidade de Itabira-MG utilizando o Mapemeamento do Fluxo de Valor (MFV). A
    metodologia adotada na dissertação foi a Soft Systems Methodology (SSM), que tem como
    princípio a construção de modelos conceituais e a comparação desses com o mundo real. A
    integração da metodologia SSM e da ferramenta MFV proporcionou uma sistemática
    estruturada que orientou a utilização dos conceitos Lean segundo as diretrizes científicas do
    SSM, constituindo uma contribuição científica desse trabalho. Os resultados apontaram que a
    microempresa obterá uma visão mais clara de seus processos. As melhorias apresentadas nos
    mapas futuros indicam a redução de desperdícios e o aumento em produtividade para a família
    de produtos escolhida. O Mapa de Estado Futuro (MEF) proposto, considerando o cenário com
    a aquisição de equipamento, acarretou na redução de: 15,6% no Lead Time; 38,7% no gargalo
    do processo; 31,2% no tempo de processamento. A produtividade aumentou em 18,8%. As
    barreiras identificadas em relação à implementação do plano de ação, baseado na filosofia Lean,
    foram à resistência da equipe operacional e da alta gestão da empresa às mudanças. Essas
    barreiras são comumente encontradas entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em relação
    ao Lean. O plano de ação elaborado utilizando o MFV proporcionou à empresa a identificação
    de ações prioritárias, melhor compreensão da sequência de ações a serem tomadas, o
    estabelecimento de metas, as atribuições de responsabilidades e a definição dos prazos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation proposes the implementation of Lean Production (LP) and quality tools in a
    small furniture company in the city of Itabira-MG using Value Stream Mapping (VSM). The
    methodology adopted in the dissertation was the Soft Systems Methodology (SSM). This
    methodology has as principle the construction of conceptual models and the comparison of
    these models with the real world. The integration of the SSM methodology and the MFV tool
    resulted in a framework that guided the use of Lean concepts according to the SSM scientific
    guidelines, and represents a scientific result of this thesis. The results showed that the small
    company will get a clearer view of its processes. The improvements pointed out in the future
    maps indicate the reduction of wastes and the increase in productivity for the chosen family of
    products. The proposed future state map, considering the scenario with the acquisition of
    equipment, resulted in the reduction of: 15.6% in Lead Time; 38.7% in process bottleneck;
    31.2% in processing time. The productivity increased 18.8%. The barriers identified in the
    implementation of the action plan, based on the Lean philosophy, were the resistance of the
    operational team and the company's high management to new changes. These barriers are
    commonly encountered among the Small and Medium Enterprises (SMEs) regarding Lean. The
    action plan elaborated using the VSM provided the company the identification of priority
    actions, a better understanding of the sequence of actions to be taken, establishment of goals,
    attributions of responsibilities and the definition of deadlines.

2
  • TIAGO CAIXETA NUNES
  • Otimização dos parâmetros da flotação de minério de ferro utilizando Metodologia de Superfície de Resposta

  • Orientador : TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • NEYMAYER PEREIRA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 13/11/2019

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  • A flotação catiônica reversa de quartzo para partículas inferiores a 0,150 mm é o processo industrial mais importante para concentração de minério de ferro na produção de pellet feed. Com a exaustão das jazidas minerais de alto teor de ferro, e crescente demanda de minérios com baixo teor de contaminantes para a fabricação de aço, é importante avaliar os efeitos dos parâmetros que influenciam no desempenho da flotação. Neste contexto, esta pesquisa apresenta uma proposta para aplicar um método de otimização dos parâmetros de flotação para melhor aproveitamento das reservas minerais disponíveis. Dois procedimentos experimentais envolvendo as variáveis de processo: depressor, coletor e pH, foram empregados para identificar a combinação ótima destas variáveis de entrada para maximizar a recuperação metálica, mantendo-se o teor de sílica (SiO2) do concentrado abaixo do limite para não penalizar a qualidade. No primeiro, para identificar as condições das respostas do processo, empregou-se um Experimento Fatorial Completo com 3 pontos centrais, totalizando 11 ensaios de flotação em bancada, referente a amostras no fluxo da alimentação da flotação em uma grande mineradora de ferro no Brasil. No segundo, utilizou-se um Arranjo Composto Central (CCD) delineado com 17 ensaios de flotação com uma amostra representativa para uma condição futura de alimentação. Para testar esta hipótese, utilizaram-se os resultados no CCD e, pela análise de variância, obteve-se como ajuste R^2 = 0,6972 para teor de SiO2 no concentrado, R^2 = 0,9854 para teor de Fe no rejeito, R^2 = 0,9791 para recuperação metálica e R^2 = 0,9734 para a recuperação em massa. A condição ótima dos parâmetros foi identificada utilizado o algoritmo Gradiente Reduzido Generalizado (GRG), obtendo-se como resultado 500 g/talimentação, 75 g/tSiO2 e 9,80, para amido, amina e pH, respectivamente, e um valor calculado para a recuperação metálica de 95,21%, com um teor de SiO2 no concentrado de 0,46%, considerando-se um limite superior de 0,50%. Para confirmação dos resultados, foi realizado um ensaio obtendo-se 93,86% para recuperação metálica e 0,51% de SiO2 no concentrado da flotação.



  • Mostrar Abstract
  • The reverse cationic flotation of quartz for particles smaller than 0,150 mm is the most important industrial processes of iron ore concentration for pellet feed production. With the depletion of mineral deposits with high iron contents and increasing demand for low ore contaminants for steel production, it is important to evaluate the effects of parameters that influence flotation performance. In this context, this research presents a proposal to apply an optimization method of flotation parameters for better utilization of available mineral reserves. Two experimental procedures involving process variables: depressor, collector and pH were employed to identify the optimal combination of these input variables to maximize metal recovery, keeping the silica (SiO2) content in the concentrate below to avoid quality penalization. In the first one, to identify the conditions of the process responses, a 23 full factorial design with three center points was used, totaling 11 bench flotation tests referring to samples in the flotation feed flow in a large iron mining company in Brazil. In the second, a Central Composite Design (CCD) designed with 17 flotation tests with a representative sample was used for a future feeding condition. To test this hypothesis, the results were used in the CCD and the analysis of variance, obtained was fit R^2 = 0.6972 for SiO2 content in the concentrate, R^2 = 0.9854 for Iron content in the tailing, R^2 = 0.9791 for iron recovery e R^2 = 0.9734 for mass recovery with 0.46% of SiO2 content in the concentrate, considering an upper limit of 0.50%. The optimization was performed using the Generalized Reduced Gradient (GRG) algorithm and obtained as a result 500 g/tfeed, 75 g/ tSiO2 and 9.80, for starch, amine and pH, respectively, and a calculated recovery value of 95.21% with a SiO2 content in the concentrate of 0.46%, with an upper limit of 0.50% in the concentrate. To confirm the results, a test was performed obtaining 93.86% for iron recovery and 0.51% of SiO2 in the flotation concentrate.

3
  • VITOR NICCHIO ARCARI
  • PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS
  • CARLOS AUGUSTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • TABATA FERNANDES PEREIRA
  • WAGNER RAGI CURI FILHO
  • Data: 06/12/2019

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  • A entrega de uma edificação ao proprietário não pode ser considerada como o final do processo construtivo, pois se o objetivo é gerar satisfação ao usuário e manter a vida útil projetada, o processo deve continuar com a manutenção predial. Nesse cenário, os órgãos públicos surgem como um grande desafio, uma vez que são proprietários ou responsáveis por um grande número de edifícios, construídos em diferentes épocas, com tecnologias de construção e tipologias diferenciadas, geralmente dispersos em amplo território geográfico. Esta dissertação propõe a implementação de gestão da manutenção predial em um Campus de uma Universidade Federal, que possui em torno de 20.000 metros quadrados de área predial construída. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando o tema gestão da manutenção predial. A metodologia científica utilizada foi a Soft Systems Methodology (SSM), com as finalidades de caracterizar a situação problemática e propor um modelo conceitual para implementação. Seguindo o protocolo da SSM, foi possível identificar como situação problemática, diversas condições associadas à falta de gestão da manutenção, como a ausência de plano de manutenção, inspeções prediais, banco de dados, ordem de serviço, dentre outras. A utilização da SSM conduziu ao desenvolvimento deum modelo conceitual e proposta de melhoria baseada em ferramentas de gestão da manutenção predial que poderão ser implementadas. Para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, o desenvolvimento final da pesquisa indicou a ordem de importância para implementação das ferramentas, através da técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), com base nos critérios: benefícios, oportunidades, custos e riscos (BOCR). Os resultados sinalizaram que a ordem de importância para implementação das ferramentas de gestão da manutenção predial na instituição é primeiramente o Plano de Manutenção, seguido respectivamente da Gestão de Estoques, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e por fim o Sistema Informatizado.


  • Mostrar Abstract
  • The delivery of a building to the owner cannot be considered as the end of the building process, because if the goal is to generate user satisfaction and maintain the projected useful life, the process must continue with the building maintenance. In this scenario, public agencies are a major challenge, as they own or are responsible for a large number of buildings, built at different times, with different construction technologies and typologies, generally dispersed over a wide geographic territory. This dissertation proposes the implementation of building maintenance management in a Federal University Campus, which has around 20,000 square meters of built building area. For this, a bibliographic survey was conducted addressing the theme of building maintenance management. The scientific methodology used was the Soft Systems Methodology (SSM), with the purpose of characterizing the problematic situation and proposing a conceptual model for implementation. Following the protocol of the SSM steps, it was possible to identify several conditions associated with the lack of maintenance management, such as the absence of maintenance plan, building inspections, database, work order, among others. The use of SSM led to the development of a conceptual model and proposed improvement based on building maintenance management tools that could be implemented. To help managers make decisions, the final development of the research indicated the order of importance for the implementation of the tools, using the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique, based on the criteria: benefits, opportunities, costs and risks (BOCR). The results indicated that the order of importance for the implementation of building maintenance management tools in the institution is firstly the Maintenance Plan, followed respectively by Inventory Management, Human Resource Management, Quality Management and finally the Computerized System.

4
  • MARCO TÚLIO DOMINGUES COSTA
  • APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO INTEIRA NA OTIMIZAÇÃO DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS DE UMA TRANSPORTADORA

  • Orientador : EMERSON JOSE DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON JOSE DE PAIVA
  • FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA
  • TARCISIO GONCALVES DE BRITO
  • Data: 10/12/2019

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  • A evolução das organizações e o acirramento da concorrência empresarial, também presentes no campo da logística, impõem a necessidade das organizações aperfeiçoarem seus processos. Este trabalho apresenta o aprimoramento do processo logístico de uma transportadora pela proposição de uma nova variante para o problema de roteamento de veículos, denominado roteamento de veículo com restrição de duração e depósito de apoio (SD-DCVRP). Esta variante pode ser descrita como um VRP com dois depósitos, sendo um com maior importância, a partir do qual partem todas as entregas, que possui a característica de ser periférico, e um segundo depósito que tem localização centralizada e atua como apoio ao primeiro. O objetivo do SD-DCVRP é minimizar o tempo total de percurso e reduzir o número de veículos usados. Para esta variante, é proposto um modelo matemático genérico a fim de resolver este tipo de problema considerando um número pequeno de vértices. Aplicando-se o método da simulação de Monte Carlo alguns cenários foram desenvolvidos, os quais foram otimizados a partir de modelagens matemáticas de programação inteira. Os resultados obtidos para os diversos cenários gerados apontam para uma boa adequação da proposta.


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  • The organizations evolutions and the intensification of business competition, also present in the field logistics fields, impose the need for organizations to perfect their processes. This work presents the improvement of the logistic process of a carrier by proposing a new variant for the vehicle routing problem, the Vehicles Routing Problem with Support Deposit and Duration Constraints (SD-DCVRP). This variant can be described as a VRP with two depots, one most important, from which all deliveries start, but which has the characteristic of being peripheral, and a second deposit that has a centralized location and acts as a support to the first. The purpose of the SD-DCVRP is minimize total travel time and reduce the number of vehicles used. For this variant, a generic mathematical model is proposed in order to solve this type of problem considering a small number of vertices. For this, the scenarios evaluated were simulated using the Monte Carlo method, the problem was solved by exact computational methods and presented satisfactory answers.

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