Modelagem e Previsão para Alocação de Servidores Técnico-Administrativos em Educação nas Universidades Federais Brasileiras
Dimensionamento. Servidores Técnico-Administrativos em Educação. Universidades Federais Brasileiras; Modelagem; Previsão
Os Servidores Técnico-Administrativos em Educação (STAE) são fundamentais para as Universidades Federais Brasileiras (UFB), pois apoiam a promoção do avanço científico, tecnológico e econômico da sociedade por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fomentando uma comunidade mais justa, democrática e igualitária. O planejamento do dimensionamento dos STAE nas UFB é complexo, devido ao grande número de partes interessadas, às necessidades de prestação de contas e as regulamentações, além de sua dimensão, diversidade e dinamicidade. Esta pesquisa tem como objetivo modelar e prever o dimensionamento dos STAE nas UFB. Inicialmente, foram identificados na literatura os fatores utilizados para o dimensionamento de servidores técnico-administrativos nas UFB, sendo considerados apenas quantificáveis que possuem a disponibilização de acesso público. Os fatores considerados para a modelagem, via regressão linear, foram: localização geográfica, número de alunos de pós-graduação, hospitais universitários, número de alunos de graduação, número de campi e utilização do sistema SIG. Este estudo contribui para o aprimoramento da gestão de pessoas nas UFB por meio de um modelo que auxilia na tomada de decisão sobre a alocação mais eficiente dos STAE.