Banca de DEFESA: MARIANA BATISTA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA BATISTA DE SOUZA
DATA : 29/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/qfj-jhhw-gjn
TÍTULO:

A Temática Ambiental e o Processo Educativo: Um estudo de uma escola pautada na pedagogia Montessoriana


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Pedagogia Montessoriana. Temática Ambiental.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo construir um quadro compreensivo sobre as relações estabelecidas entre a temática ambiental e a pedagogia montessoriana a partir do estudo de uma escola orientada por essa perspectiva pedagógica. O sonho de crescimento ilimitado produziu o subdesenvolvimento de dois terços da humanidade marcado por fenômenos como desertificação, desflorestamento e aquecimento global, agravados pelas desigualdades sociais que afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis. Diante desse cenário, é fundamental repensar nossas ideias sobre natureza, meio ambiente, consumo e produção. Nesse contexto, a escola pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, capacitando-os a aprender, refletir, questionar e expressar suas opiniões. Este estudo se apoia na perspectiva crítica da Educação Ambiental, que busca não apenas transformar comportamentos, mas também ressignificar sentidos, promovendo reflexões sobre as estruturas de poder e as desigualdades socioambientais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com a diretora e a coordenadora pedagógica de uma escola montessoriana situada no estado do Rio de Janeiro. A escolha da instituição justifica-se por sua longa trajetória – mais de 40 anos – na aplicação do método Montessori e por sua relevância na formação de professores em nível nacional. Os resultados indicaram que a Pedagogia Montessoriana enfatiza a conexão da criança com a natureza, promovendo uma visão sistêmica do meio ambiente e incentivando a contemplação e a responsabilidade global. A interdependência dos seres em uma grande teia cósmica, princípio central da Educação Cósmica montessoriana, foi fortemente evidenciada nos discursos das dirigentes da escola, demonstrando um alinhamento com essa perspectiva. Tal visão amplia a compreensão sobre a relação entre os seres vivos e o universo e orienta práticas pedagógicas voltadas à preservação dos recursos naturais. No entanto, a abordagem adotada mostrou-se conservadora no tratamento da questão ambiental, pois prioriza a preservação dos recursos naturais sem problematizar criticamente os fatores sociais, econômicos e culturais que estruturam as crises ambientais. A ênfase na conexão com a natureza e na ordem cósmica pode resultar em uma compreensão simplificada dos desafios socioambientais, sem enfrentar suas causas estruturais. Além disso, observa-se que, no Brasil, a maioria das escolas montessorianas atende predominantemente a uma elite socioeconômica, o que levanta questionamentos sobre a possibilidade de o modelo contribuir efetivamente para a desconstrução do paradigma hegemônico de crescimento e consumo. Conclui-se, portanto, que, embora a Pedagogia Montessoriana valorize a relação entre o ser humano e a natureza, sua abordagem ambiental carece de uma perspectiva crítica. Fica o questionamento sobre até que ponto é possível equilibrar preservação ambiental e justiça social dentro de um modelo educacional que, em grande parte, ainda está ligado a privilégios e estruturas tradicionais de poder.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1312332 - DANIELLE APARECIDA REIS LEITE
Interno - 1344027 - LUCIANO FERNANDES SILVA
Externa à Instituição - MARIA BERNADETE SARTI SILVA CARVALHO - UNESP
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 17:06
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.unifei.edu.br.sigaa05