|
Dissertações |
|
1
|
-
ROBSON MAROTI JUNIOR
-
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DA UNIFEI
-
Orientador : LUCIANO FERNANDES SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ CARLOS SANTANA
-
JANAINA ROBERTA DOS SANTOS
-
LUCIANO FERNANDES SILVA
-
Data: 15/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A legislação brasileira recomenda a inserção da Temática Ambiental nos diferentes níveis de ensino, incluindo o ensino superior. Especificamente, alguns instrumentos normativos enfatizam que a Temática Ambiental deve ser incorporada à formação inicial dos professores, independentemente da área de conhecimento a que se vincula o curso ou nível de ensino em que os futuros professores irão trabalhar. Além disso, o campo da educação, de maneira geral, reconhece e recomenda que diferentes aspectos da dimensão política da temática ambiental esteja presente na formação inicial de professores. Nesse contexto, em consonância com aqueles que defendem a presença da temática ambiental na formação inicial de professores, elaboramos um estudo investigativo voltado para cursos de licenciatura de uma universidade pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. A questão que orientou nossa investigação foi elaborada da seguinte maneira: que aspectos da dimensão política da temática ambiental são enfatizados na formação de licenciandos de Biologia, Física, Matemática e Química de uma universidade pública do estado de Minas Gerais? Tivemos possibilidade de obter dados de pesquisa a partir do contato com os Projetos Pedagógicos dos Cursos e de entrevistas que foram realizadas com os coordenadores dos referidos cursos. A análise dos dados foi inspirada nos procedimentos propostos pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que: a) os cursos abordam a temática ambiental em projetos e trabalhos de extensão, porém as disciplinas de fato se constituem como lócus privilegiado para o tratamento da temática ambiental; b) são poucas as situações oferecidas pelos cursos que se voltam para a perspectiva da dimensão política da temática ambiental; c) aspectos da temática ambiental e sua dimensão política são pouco evidenciados nas ementas de determinadas disciplinas e também nos argumentos dos coordenadores que participaram dessa investigação. Todavia, embora tenhamos nos deparado com algumas limitações, reconhecemos os esforços e as iniciativas dos cursos de licenciatura para tratar a temática ambiental no processo de formação dos professores. Consideramos que a incorporação da temática ambiental e sua dimensão política em cursos de formação de professores requer a construção de novos sentidos para o que chamamos de formação docente.
-
Mostrar Abstract
-
Brazilian legislation recommends the inclusion of Environmental Issues at different levels of schooling, including higher education. More specifically, a portion of normative instruments emphasize that Environmental Issues must be incorporated into the initial training of teachers, regardless of the area of knowledge or level of education in which future educators are bound to work. In addition, the field of education, in general, recognizes and recommends that different aspects of the political dimension of the environmental matter are present in the initial training of future teachers. In this context, in agreement with those who defend the presence of environmental issues in initial teacher training, an investigative study was developed, focused on teaching courses at a public University located in the south of the state of Minas Gerais. The question that guided the investigation was elaborated in this wise: what aspects of the political dimension of the environmental matter are emphasized in the training of undergraduate students in Biology, Physics, Mathematics and Chemistry at a public University in the state of Minas Gerais? It was possible to obtain research data from the contact with the Pedagogical Projects of the courses and from interviews that were conducted with the coordinators of the referred courses. The data analysis was inspired by the procedures proposed by content analysis. The results indicate that: a) the courses address the environmental issue in projects and extension work, but the disciplines in fact constitute a privileged position for the treatment of the environmental issue; b) there are little situations offered by courses that focus on the perspective of the political dimension of environmental issues; c) aspects of the environmental theme and its political dimension are little evidenced in the curriculum of certain disciplines and also in the reasoning of the coordinators who participated in this investigation. However, even though limitations were encountered, the efforts and initiatives of the degree courses to address environmental issues in the teacher training process were recognized. It is considered that the incorporation of the environmental issue and its political dimension in teacher training courses requires the construction of new meanings for what we call teacher training.
|
|
2
|
-
GABRIELLA ELISA RAMOS DIAS
-
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UNIFEI) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA TEMÁTICA AMBIENTAL
-
Orientador : JANAINA ROBERTA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREIA ARANTES BORGES
-
JANAINA ROBERTA DOS SANTOS
-
LUCIANO FERNANDES SILVA
-
RAFAEL CESAR BOLLELI FARIA
-
Data: 16/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Temática Ambiental (TA), em todos os níveis de ensino e em todas as disciplinas curriculares, é apontada como essencial por estudiosos da área da educação e pelas legislações referentes à Educação Ambiental e à formação de professores. Assim, o presente trabalho traz reflexões sobre a importância do tratamento da TA na formação de professores por meio do PIBID, sendo este um programa que possui o objetivo de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, algo que contribui para a articulação entre teoria e prática. Esta pesquisa foi desenvolvida na UNIFEI- Campus Itajubá, pois o mesmo possui algumas características pertinentes, como: a realização dos dois últimos editais com propostas metodológicas diferentes, e realizados por alunos das 04 licenciaturas presente no Campus - Ciências Biológicas Licenciatura, Física Licenciatura, Química Licenciatura e Matemática Licenciatura. Tais reflexões são relevantes para a formação de um cidadão crítico, que compreenda a relação sociedade-natureza atual, pois os problemas socioambientais são resultados de um longo processo histórico. Objetivando tal compreensão, ao se falar sobre o desenvolvimento da TA, acentua-se a importância da formação de professores, pois ao estarem aptos a desenvolverem suas práticas, podem contribuir para esse ensino. Como objetivo geral tem-se: Compreender a inserção da TA no desenvolvimento de propostas relacionadas ao PIBID/UNIFEI na execução dos Editais nº 07/2018 (período 2018-2019 - interdisciplinar) e nº 02/2020 (período 2020-2022 - disciplinar). Buscando uma investigação sobre o assunto, foram propostas para o desenvolvimento desta dissertação duas formas de coletas de dados, 1) Análise dos portfólios desenvolvidos nos anos de 2018-2022 e 2) Entrevista semiestruturada com os coordenadores institucionais e os coordenadores de área que atuaram no referido período e que são professores da Universidade. Por esta pesquisa apresentar um contexto específico, optou-se por realizar a análise dos dados a partir das Macrotendências Conservacionista, Pragmática e Crítica definidas pelos autores do artigo “As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira”. Portanto, identificou-se que o PIBID traz materialidade à possibilidade de desenvolvimento profissional dos alunos de licenciatura perante a TA, em aspectos que envolvam a interdisciplinaridade, pois, foi possível analisar que a TA foi abordada, sendo: no edital nº07/2018 trabalhada por alunos das quatro licenciaturas citadas, mesmo que em uma tendência conservacionista/pragmática, e no edital nº02/2020 a mesma foi explorada apenas por alunos da Ciências Biológicas Licenciatura.
-
Mostrar Abstract
-
The Environmental Theme, within all levels of education and subjects , is pointed out as essential by educational specialists and the legislation regarding Environmental Education and Teacher Education. Thus, within this paper there are thoughts on the importance of the study and analysis of the Environmental Theme in teacher development through the project PIBID. A program aimed at involving teachers in development in the daily routine and activities of public schools. This involvement leads to the fusion of practice and theory as it really is. This research was developed at UNIFEI- Campus Itajubá, due to the fact that it holds certain pertinent characteristics to the study such as, the last two issues being executed with different methods and the participants belonging to the four teaching courses of the campus -Biology, Physics, Chemistry and Maths. The fusion and its analysis lead to the development of a critical and conscientious citizen and teacher who is aware of the current correlation between nature-society and the social environmental issues that are a result of a long historical process. The importance of teacher development is stressed as they need to be able to practice what has been learned regarding the Environmental Theme. As a general objective, there is a need to understand the inclusion of the Environmental Theme in the development of the proposals found in the project PIBID/UNIFEI which is composed of the Issues number 07/2018 (period 2018-2019 - interdisciplinary) and number 02/2020 (period 2020-2022 - disciplinary). In search for answers, two approaches were defined to collect data and develop this dissertation, 1) Analysis of the portfolios developed from 2018 to 2022 and 2) Semi-structured interview with institutional coordinators and field coordinators that were on duty during the timeframe mentioned and who were professors at the University at the same time. Due to unique context of this paper, it was determined to analyze data from Conservationists, Pragmatic and Critical Macro tendencies defined by the authors of the article “As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira”, which led to the findings that the project PIBID provides attainability to the professional development of the teaching students regarding the Environmental Theme in aspects which include interdisciplinarity. Throughout the research it was possible to conclude that the Environmental Theme was developed within the proposal number 07/2018, which had students from the four mentioned teaching courses - though following a conservationist/pragmatic tendency. And within the proposal 02/2020 in which the Theme was only developed by the Science and Biology teaching course students.
|
|
3
|
-
MARCELA OPENHEIMER PEREIRA
-
Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino
-
Orientador : DENISE PEREIRA DE ALCANTARA FERRAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VINÍCIUS CATÃO DE ASSIS SOUZA
-
ALESSANDRA RODRIGUES
-
DENISE PEREIRA DE ALCANTARA FERRAZ
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A inclusão das pessoas com deficiência começou a ser posta em discussão a partir do século XX, tanto no contexto internacional quanto no nacional. As conquistas e lutas de profissionais, pesquisadores, familiares, pessoas com deficiência e organizações só foi possível a partir de pesquisas científicas na área de inclusão e em especial, a inclusão escolar, visto que foram as bases empíricas da pesquisa educacional que fundamentou as práticas inclusivas. A partir disso, a presente pesquisa consistiu em mapear os Programas de PósGraduação em Educação em Ciências (PPGEC) do Brasil que fazem parte da área 46 “Ensino” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e analisar, em cada um deles, a partir do seu banco de dissertações e teses, as pesquisas que estão sendo realizadas em torno da questão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, na área de ensino de Química. Para isso, foi adotada a metodologia intitulada “Estado da Arte” do tipo “Estado do Conhecimento”, que parte de leituras sucessivas das dissertações e teses que compõem o corpus de análise, para sistematização das informações relevantes e posterior análise. Obteve-se como resultado, a partir das temáticas evidenciadas no corpus analisado, que a formação inicial e continuada de profissionais da educação, responsáveis pelo processo de inclusão na sala de aula, é um fator primordial para que se efetive a Educação Inclusiva do público-alvo da Educação Especial. Além disso, os professores preparados para um ensino inclusivo podem desenvolver estratégias pedagógicas e materiais didáticos inclusivos que facilitem os processos de ensino e aprendizagem de Química para o aluno com deficiência. Outros profissionais participantes desse processo, como intérpretes de Libras e professores das salas de recursos, também devem trabalhar de maneira colaborativa com o professor de Química da sala de aula regular para o sucesso na aprendizagem dos educandos. Esta pesquisa pode contribuir para indicar o processo de constituição e de desenvolvimento da temática inclusiva no espaço acadêmico, na área do ensino de Química, que ainda se encontra incipiente e, por isso, propõe-se que sejam realizadas mais pesquisas em torno da temática no ensino de Química.
-
Mostrar Abstract
-
The inclusion of people with disabilities began to be discussed in the 20th century, both in the international and national contexts. The achievements and struggles of professionals, researchers, family members, people with disabilities and organizations were only possible based on scientific research in the area of inclusion and, in particular, school inclusion, since they were the empirical bases of educational research that based inclusive practices . Based on this, the present research consisted of mapping the Graduate Programs in Science Education (PPGEC) in Brazil that are part of area 46 “Education” of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and analyzing, in each of them, based on their database of dissertations and theses, the research that is being carried out around the issue of Special Education from the perspective of Inclusive Education, in the area of teaching Chemistry. For this, the methodology entitled “State of the Art” of the type “State of Knowledge” was adopted, which starts from successive readings of the dissertations and theses that make up the corpus of analysis, for systematization of relevant information and subsequent analysis. As a result, based on the themes highlighted in the analyzed corpus, it was obtained that the initial and continued training of education professionals, responsible for the process of inclusion in the classroom, is a key factor for the realization of Inclusive Education for the general public. target of Special Education. In addition, teachers prepared for inclusive teaching can develop pedagogical strategies and inclusive teaching materials that facilitate the teaching and learning processes of Chemistry for students with disabilities. Other professionals participating in this process, such as Libras interpreters and resource room teachers, should also work collaboratively with the Chemistry teacher in the regular classroom for successful student learning. This research can contribute to indicate the process of constitution and development of the inclusive theme in the academic space, in the area of teaching Chemistry, which is still incipient and, therefore, it is proposed that more research be carried out around the theme in the chemistry teaching.
|
|
4
|
-
SARA CAROLAYNE MENDONÇA SALGADO
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE DISCUTEM E ELABORAM PROPOSTAS DE AULAS INVESTIGATIVAS EM UM CONTEXTO COLABORATIVO Um olhar para a comunicação
-
Orientador : ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LETÍCIA LOSANO
-
ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Para que o desenvolvimento profissional seja potencializado, é essencial que o professor participe de contextos que valorizem compartilhamentos de saberes e reflexões sobre suas práticas, capazes de auxiliar na constituição de uma postura reflexiva e investigativa em sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as construções conjuntas de professores de matemática a respeito da abordagem investigativa e do tipo de comunicação que precisa ser estabelecido em sala de aula nessa abordagem, a partir da comunicação que emerge de um processo colaborativo de discussão e elaboração de tarefas investigativas. Para atingir tal objetivo buscamos analisar os diálogos estabelecidos pelos participantes do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop), um grupo colaborativo que propõe estudos e práticas voltados ao professor da Educação Básica, e cujas temáticas no ano de 2021 foram a abordagem investigativa e a comunicação. Dessa forma, esta pesquisa se desenvolveu no subgrupo da Matemática do Geifop, composto por formadores, professores da Educação Básica, mestrandos e futuros professores de Matemática. Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo, se preocupa em descrever e analisar o processo de compartilhamento e reflexões proporcionadas pelo contexto colaborativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações dos encontros que, devido à pandemia de Covid-19, foram realizados de forma remota, via Google Meet. A análise utiliza como referencial a Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, que propõe características relacionadas à comunicação, levando em consideração o contexto e as coordenações de ações resultantes dos atos de fala, permitindo que o entendimento ocorra. Logo, foi possível concluir, a partir da síntese das construções conjuntas, que os participantes buscaram entendimento acerca das características de uma tarefa investigativa, discutiram possíveis problemáticas da sala de aula e compreenderam a importância de prever as respostas dos alunos e de interpretar o pensamento deles para o desenvolvimento da investigação. Assim,incentivar a participação de professores em grupos colaborativos, mostrando as possibilidades formativas de estudar e refletir sobre a abordagem investigativa e a comunicação que emerge neste processo, contribui efetivamente para o desenvolvimento profissional de professores.
-
Mostrar Abstract
-
In order to enhance teacher professional development, it is essential that teachers participate in contexts that value knowledge sharing and reflection on their practices. This can help develop a reflective and investigative approach in the classroom. This research aimed to understand the joint constructions of mathematics teachers regarding the investigative approach and the type of communication that needs to be established in the classroom in this approach, based on the communication that emerges from a collaborative context of discussion and elaboration of investigative tasks. To achieve this goal, the study analyzed the dialogues established by the participants of Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop), a collaborative group that proposes studies and practices aimed at Basic Education teachers, and whose themes in 2021 were the investigative approach and communication. This research was developed in the Geifop Mathematics subgroup. This subgroup is composed of educators, Basic Education teachers, Master's degree students, and future Mathematics teachers. This qualitative research describes and analyzes the process of sharing and reflections provided by the collaborative context, using recordings of the meetings held remotely via Google Meet. The analysis uses Jürgen Habermas' Communicative Action Theory as a reference. This theory proposes characteristics related to communication, considering the context and coordination of actions resulting from speech acts, allowing understanding to occur. It was possible to conclude, based on the synthesis of joint constructions, that the participants sought to understand the characteristics of an investigative task, discussed possible problems in the classroom and understood the importance of predicting students' responses and interpreting their thinking for the future. research development. Thus, encouraging teacher participation in collaborative groups and studying and reflecting on the investigative approach and the communication that emerges from this process can effectively contribute to professional development.
|
|
5
|
-
WILLIAN GUIMARÃES DE CARVALHO COSTA
-
A Divulgação Científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá
-
Orientador : JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAFAEL CAVA MORI
-
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
Data: 01/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Quando inserida no âmbito educacional a Divulgação Científica (DC) pode trazer significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, mas para tal, é necessário que o professor esteja preparado para implementá-la em sua prática, conheça seus recursos, suas características, limitações e outros aspectos pertinentes. Nesse sentido, entende-se que a DC deva ser abordada no contexto da formação docente. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) possui cursos de Licenciatura nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática, os quais, desde 2020, vêm trabalhando no processo de atualização de seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Nesse contexto, nos questionamos: se e como tem sido a inserção da DC nos currículos de formação de professores de Ciências e Matemática da Unifei nesse contexto de atualização curricular? A presente pesquisa teve, portanto, o objetivo de analisar o espaço e as estratégias destinados à inserção da DC nos cursos de licenciatura em Ciências (Química, Física e Ciências Biológicas) e Matemática da Unifei. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e do tipo documental. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionários aplicados a membros do Núcleo Docente Estruturante de cada um dos cursos citados. Também foram selecionados para análise os PPC (anteriores e atualizados) de cada curso, e foi realizado um grupo focal com os coordenadores, a fim de se compreender as influências para inserção, ou não, da DC nos currículos. Sobre o perfil dos docentes do curso, observou-se que este é diverso e contribui de maneira significativa para o currículo e a formação dos licenciandos, sob a perspectiva de suas diferentes bagagens culturais e sociais. Observou-se que os PPC dos cursos analisados contemplam as especificações estabelecidas pelos órgãos competentes e apresentam menções a DC, cada qual com sua especificidade e em diferentes tópicos dos documentos. Quanto às influências para inserção, observou-se que os principais fatores são as diretrizes curriculares, a carga horária dos cursos, a disponibilidade de docentes com experiência e formação na área, e a existência de espaços físicos com disponibilidade para receber visitantes.
-
Mostrar Abstract
-
When inserted into the educational context, the scientific disssemination (CD) can bring significant contributions to the teaching and learning process, but for such, it is necessary that the teacher is prepared to implement it in their practice, knowing their resources, characteristics, limitations and other relevant aspects. In this sense, it is understood that CD should be addressed in the context of teacher training. The Federal University of Itajubá (Unifei) has undergraduate courses in the areas of Chemistry, Physics, Biological Sciences and Mathematics, which, since 2020, havebeen working in the process of updating their Pedagogical Projects of Courses (PPC). In this context, we ask ourselves: if and how has been the insertion of CD in the curricula of training teachers of Science and Mathematics of Unifei in this context of curricular updating? The present research had, therefore, the objective of analyzing the space and strategies destined to the insertion of CD in the undergraduate courses in Sciences (Chemistry, Physics and Biological Sciences) and Mathematics at Unifei. This study is characterized as qualitative and of the documental type. The research data were obtained through questionnaires applied to members of the Núcleo Docente Estruturante of each of the courses mentioned above. The PPCs (previous and updated) of each course were also selected for analysis, and a focus group was conducted with the coordinators, in order to understand the influences for the insertion, or not, of CD in the curricula. Regarding the profile of the course teachers, it was observed that it is diverse and contributes significantly to the curriculum and the education of the students, from the perspective of their different cultural and social backgrounds. It was observed that the PPC of the analyzed courses contemplate the specifications established by the competent bodies and mention DC, each with its own specificity and in different topics of the documents. As for the influences for insertion, it was observed that the main factors are the curricular guidelines, the course workload, the availability of teachers with experience and training in the area, and the existence of physical spaces available to receive visitors.
|
|
6
|
-
PATRICK EDUARDO DA CONCEIÇÃO
-
POSSIBILIDADES DO USO DO CELULAR PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS
-
Orientador : NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS
-
ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
Data: 06/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Apesar de o celular estar presente na rotina diária de diversas pessoas, adentrando inclusive o ambiente escolar, percebe-se uma resistência quanto ao seu uso neste contexto. Neste sentido, esta pesquisa buscou investigar possibilidades e limitações do uso de um aplicativo para celulares inteligentes, mediado por uma tarefa investigativa, para a apreensão de conceitos relacionados ao comportamento gráfico de funções trigonométricas. Buscando meios para alcançar o objetivo traçado, se utilizou de procedimentos da pesquisa qualitativa, sendo elaborada uma tarefa investigativa, com auxílio do aplicativo Photomath, realizada no contexto de aula de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Devido à pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV2, a realização das etapas de intervenção aconteceu de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. As fontes de dados para a pesquisa foram as gravações dos momentos de aulas no Google Meet, um diário de campo com observações do pesquisador, uma entrevista realizada com a professora assistente, uma atividade diagnóstica e um questionário aplicado aos alunos. Para a análise dos dados utilizou-se de três eixos emergentes da própria intervenção: (1) a manifestação do conhecimento matemático durante as etapas da tarefa investigativa; (2) o envolvimento dos alunos com o aplicativo Photomath em aulas remotas; e (3) a presença de habilidades como criar hipóteses, construir estratégias e verificá-las a partir da tarefa investigativa usando o aplicativo Photomath. Foi possível identificar a familiaridade dos alunos em relação ao uso do celular e da tecnologia, havendo certa dificuldade inicialmente em relação ao uso pedagógico do aplicativo proposto, assim como na assimilação da proposta investigativa. Apesar disso, percebe-se que no decorrer das investigações os alunos apresentaram um avanço no conhecimento matemático, realizando a exploração de diversos gráficos, elaborando e testando conjecturas, além de trabalharem na construção de propriedades. Houve limitações em relação à dinamicidade do aplicativo Photomath, assim como na plotagem de determinadas funções. Contudo, ressalta-se a importância da inserção do celular no ambiente de sala de aula, permitindo que os alunos se sintam motivados e capacitados para trabalhar com conceitos matemáticos e que percebam a riqueza dessa ferramenta para a sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Although the cell phone is present in the daily routine of many people, even entering the school environment, there is resistance to its use in this context. In this sense, this research sought to investigate possibilities and limitations of using an application for smart phones, mediated by an investigative task, for the apprehension of concepts related to the graphic behavior of trigonometric functions. Seeking ways to reach the established objective, qualitative research procedures were used, an investigative task being elaborated, with the help of the Photomath application, carried out in the context of a class of a 3rd year of High School class. Due to the pandemic of the new coronavirus, SARS-CoV2, the intervention steps took place remotely, through the Google Meet platform. The data sources for the research were the recordings of class moments on Google Meet, a field diary with the researcher's observations, an interview with the assistant teacher, a diagnostic activity and a questionnaire applied to the students. For data analysis, three axes emerging from the intervention itself were used: (1) the manifestation of mathematical knowledge during the stages of the investigative task; (2) student engagement with the Photomath app in remote classes; and (3) the presence of skills such as creating hypotheses, building strategies and verifying them from the investigative task using the Photomath application. It was possible to identify the students' familiarity with the use of cell phones and technology, with some difficulty initially regarding the pedagogical use of the proposed application, as well as the assimilation of the investigative proposal. Despite this, it is clear that in the course of the investigations, the students showed an advance in mathematical knowledge, exploring various graphs, elaborating and testing conjectures, in addition to working on the construction of properties. There were limitations regarding the dynamicity of the Photomath application, as well as the plotting of certain functions. However, the importance of inserting the cell phone in the classroom environment is highlighted, allowing students to feel motivated and able to work with mathematical concepts and to perceive the richness of this tool for their learning.
|
|
7
|
-
ISABELLA BALDUCCI REZENDE
-
DOCÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
-
Orientador : DENISE PEREIRA DE ALCANTARA FERRAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA ALVES DE ABREU
-
DENISE PEREIRA DE ALCANTARA FERRAZ
-
MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR
-
Data: 07/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa objetivou analisar os desafios que perpassam a carreira de professores de ciências relacionados à Inclusão Escolar (IE) do Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Para cumprir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou de entrevistas semiestruturadas com oito professores de ciências da rede pública regular de ensino da cidade de Itajubá/MG. Os dados coletados foram analisados seguindo as orientações teóricas de Yin (2016). Após a análise, foram encontrados três principais desafios que foram codificados em: 1) Formação de Professores de Ciências: a racionalidade técnica e a subjetividade dos professores, em que foram encontrados dados relacionados à fragilidade das políticas públicas em abordar a formação docente para a diversidade e quanto ao modelo de formação de professores da racionalidade técnica. Para a superação desses desafios, incentiva-se a subjetividade que se manifesta na identidade docente, para que esses docentes estejam em formação cotidianamente; 2) O sofrimento docente e a Inclusão Escolar: o que os professores de ciências relatam, no qual compreendeu-se que o sofrimento docente se relaciona à profissão de maneira geral, e não a IE, porém, foram também apresentadas queixas relacionadas ao laudo médico, a relação família-escola e a ideologização da IE. Para essas queixas, compreendeu-se quais as concepções esses professores têm sobre a IE e, para elas, acredita-se ser necessário que os professores aperfeiçoem suas visões; 3) A relação entre o preconceito e a IE, em que foi possível analisar as manifestações de uma professora, demonstrando sua assumida resistência à IE. Espera-se que com essas análises haja uma maior comunicação entre as Universidades Públicas e a escola, na intenção de conhecer as queixas dos professores de ciências, além de demonstrar a clara necessidade de maior apoio a esses professores no que tange suas relações com a rede pública de ensino. Além disso, espera-se que os professores de ciências reconheçam que suas fragilidades podem aperfeiçoar suas práticas.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to analyse the challenges that permeate the career of science teachers related to the School Inclusion of Special Education Students (PAEE). To achieve this objective, a qualitative research was conducted that used semi-structured interviews with eight science teachers from the regular public school system of the city of Itajubá/MG. The collected data were analyzed following the theoretical guidelines of Yin (2016). After the analysis, three main challenges were found that were codified in: 1) Training of Science Teachers: the technical rationality and subjectivity of teachers, where data were found related to the fragility of public policies in addressing teacher training for diversity and as for the teacher training model of technical rationality. To overcome these challenges, the subjectivity that is manifested in the teaching identity is encouraged so that these teachers are in training on a daily basis. 2) Teacher suffering and School Inclusion: what science teachers report, in which it was understood that teacher suffering is related to the profession in general, and not the School Inclusion however, complaints related to the medical report, the family-school relationship and the ideologization of School Inclusion. For these complaints, it was understood what conceptions these teachers have about School Inclusion and for them, it is believed that teachers need to improve their views; 3) The relationship between prejudice and School Inclusion, in which it was possible to analyze the manifestations of a teacher, demonstrating her assumed resistance to School Inclusion. It is expected that with these analyses there will be greater communication between public universities and schools, with the intention of knowing the complaints of science teachers in addition to demonstrating the clear need for greater support for these teachers regarding their relations with the public education network. In addition, science teachers are expected to recognize that their weaknesses can improve their practices.
|
|
8
|
-
CREDIANA CHRIS DE SIQUEIRA
-
A TABELA PERIÓDICA SEGUNDO A COSMOQUÍMICA: UM JOGO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Orientador : NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADHIMAR FLAVIO OLIVEIRA
-
ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JUNIOR
-
EVANDRO FORTES ROZENTALSKI
-
NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
Data: 09/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para as aulas de Física, Biologia e principalmente Química, no entanto, nem sempre a origem dos elementos químicos é abordada nas aulas. Neste contexto, trabalhar com o tema Astronomia de forma interdisciplinar pode proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e significativa a respeito da Tabela Periódica. Aliar a este contexto a utilização de tecnologias digitais e aulas com metodologias ativas tem sido uma boa forma de incentivar os alunos a buscarem conhecimento. Sendo assim a utilização de jogos digitais educativos tem ganhado espaço nas aulas. Este trabalho apresenta e analisa a aplicação de um jogo digital denominado “A tabela periódica segundo a cosmoquímica” (TPSC), que foi desenvolvido para ensinar a origem dos elementos químicos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do jogo TPSC com base na opinião dos jogadores e, para tanto, o jogo foi aplicado a turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior com a intenção de obter uma ampla diversidade de opiniões. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. Os questionários foram disponibilizados pelo Google Forms e de forma impressa. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos forneceram subsídios para indicar o jogo como recurso didático capaz de proporcionar aos alunos motivação, aprendizagem e uma boa experiência ao jogar. Este trabalho apresenta os pontos fortes e fracos do jogo além de propor futuras melhorias.
-
Mostrar Abstract
-
The Periodic Table is an extremely important resource for Physics, Biology and mainly Chemistry classes, however, the origin of chemical elements is not always addressed in classes. In this context, working with Astronomy in an interdisciplinary way can provide students with a more comprehensive and meaningful understanding of the Periodic Table. Allying to this context the use of digital technologies and classes with active methodologies has been a good way to encourage students to seek knowledge. Therefore, the use of educational digital games has gained space in classes. This work presents and analyzes the application of a digital game called “The periodic table according to cosmochemistry” (TPSC), which was developed to teach the origin of chemical elements. This research aimed to evaluate the quality of the TPSC game based on the opinion of the players and, therefore, the game was applied to Elementary, High and Higher Education classes with the intention of obtaining a wide range of opinions. Data collection took place through questionnaires with essay and multiple-choice questions. The questionnaires were made available by Google Forms and in printed form. Data analysis was performed qualitatively and quantitatively. The results obtained provided subsidies to indicate the game as a didactic resource capable of providing students with motivation, learning and a good experience when playing. This work presents the strengths and weaknesses of the game and proposes future improvements.
|
|
9
|
-
ALINE SIMOES DE SOUZA JUNQUEIRA
-
O uso de metodologias ativas na disciplina de anatomia em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
-
Orientador : NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
PAULO JOSÉ OLIVEIRA CORTEZ
-
THIAGO VERNASCHI VIEIRA DA COSTA
-
Data: 10/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa aborda a utilização de metodologias ativas na educação superior, método que tem como finalidade propiciar a postura ativa dos estudantes em relação ao seu aprendizado, permeada pela pesquisa, desenvolvendo sua autonomia. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos estudantes quanto à utilização de uma metodologia ativa aplicada em uma disciplina do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFEI. Os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, para inferir sobre as respostas ao questionário respondido pelos estudantes após a intervenção a partir de uma sequência didática, que utilizou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Elementos de Anatomia e Fisiologia. As percepções dos estudantes indicam que a metodologia ativa utilizada favoreceu uma melhor compreensão dos conceitos, possibilitadas a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios, despertou maior interesse e motivação do estudante, promoveu uma maior interação, por oportunizar sua participação mais ativa e por se apresentar como um tema relacionado ao contexto de vida real, bem como suscitou uma maior reflexão sobre a solução de problemas. No entanto, foram evidenciadas algumas dificuldades na compreensão do conteúdo em sua perspectiva teórica e quanto à abordagem da sequência didática.
-
Mostrar Abstract
-
This research approaches the use of active methodologies in the colleg, a method whose purpose is to provide an active attitude students with towards their learning, permeated by research, developing their autonomy. This research objective is to analyze the students' perceptions regarding the use of an active methodology applied in a discipline of Major in Biological Sciences at UNIFEI. The data were analyzed using a qualitative approach, based on Bardin's Content Analysis, to infer the answers to the questionnaire answered by the students after the intervention, based on a didactic sequence, which used the Problem-Based Learning methodology in the discipline Elements of Anatomy and Physiology. The students' perceptions indicate that the active methodology used favored a better understanding of the concepts, made possible from the mobilization of their previous knowledge, aroused greater student interest and motivation, promoted greater interaction, by providing opportunities for their more active participation and by presenting themselves as a theme related to the real-life context, as well as fomented greater reflection to problem solving. However, some difficulties were found in content understanding in the theoretical perspective and in terms of the didactic sequence approach.
|
|
10
|
-
Gabriel Lisbôa de Melo
-
Educação Ambiental e as aproximações entre empresas e escolas: o caso do programa Pró-Mananciais na Bacia Hidrográfica Sapucaí
-
Orientador : LUCIANO FERNANDES SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FREDERICO AUGUSTO TOTI
-
Haira Emanuela Gandolfi
-
LUCIANO FERNANDES SILVA
-
LUIZ MARCELO DE CARVALHO
-
Data: 15/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As ações de cariz ambiental, promovidas por empresas nas escolas de educação básica, despertam a nossa atenção para tentar compreender as possibilidades de incentivar o exercício da práxis política entre os jovens. Dessa forma, direcionamos nossas indagas às características das ações promovidas pelo setor empresarial no espaço escolar, como nas ações do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-mananciais, liderado por empresas público-privadas. Para tal, procuramos identificar e analisar as compreensões sobre a temática ambiental, o processo educativo e as perspectivas da dimensão da práxis política a partir das relações entre o Pró-mananciais e uma escola de educação básica, situada na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação e membros do Pró-mananciais. Também foi possível observar reuniões promovidas pelo programa, destinadas à definição de ações na localidade em questão. Contamos com o auxílio dos softwares Transkriptor, para a transcrição dos áudios, e do NVivo para a sistematização e análise dos dados. Adotamos a Análise de Conteúdo, na modalidade da Análise Temática, como procedimento metodológico. Os resultados e as discussões suscitadas indicaram que as ações do Pró-mananciais têm potencial de influenciar na formação docente e discente. Essas ações, sobretudo, favorecem o estabelecimento de consensos sobre a Temática Ambiental e o processo educativo no espaço escolar, o que pode ser interpretado como o estabelecimento de um regime de obstrução do ensino. Nesse sentido, as relações entre o quadro de catástrofes ambientais e o modelo de sociedade capitalista foram abordadas superficialmente, limitando as discussões ao âmbito da individualidade e das ações imediatas. As ações de cunho ambiental executadas pelo Pró-mananciais, na referida escola de educação básica, atribuíram os problemas ambientais às escolhas pessoais, focando a sua mitigação nos aspectos tecnocientíficos e na mudança de comportamentos. Discussões como essas podem ocultar as possibilidades de questionar e pensar criticamente o modelo de sociedade capitalista. Ficou evidente que a escola tem sido palco para a disseminação de compreensões, valores e práticas que são caras ao Pró-mananciais, na comunidade local. Apesar de alguns profissionais da educação terem questionado essa postura do Pró-mananciais, não houve posicionamentos contrários. Essa constatação sugere haver um silenciamento, ainda que involuntário, das vozes dissonantes dentro da escola. Somado a isso, notamos que a ideia de participação coletiva, que é uma das bases das ações ambientais do programa, foi ressignificada, não permitindo que a comunidade, na prática, participasse dos espaços de tomada de decisões. Esse processo de privatização do espaço escolar pode contribuir na manutenção de um modelo educacional que enfatiza o individualismo e a mudança de comportamento, ao invés de preconizar um ensino crítico e emancipatório. Dessa forma, a relação entre o Pró-mananciais e a escola contribui na cristalização de significados acerca da práxis política, diferentes daqueles que consideramos pertinente à formação dos estudantes. Por fim, é crucial que os profissionais da educação, especialmente aqueles que estão envolvidos nas relações de empresas com escolas, reflitam e se oponham aos impactos que as ações ambientais empresariais têm causado no processo educacional.
-
Mostrar Abstract
-
The environmental actions promoted by companies in elementary schools draw our attention to try to understand the possibilities of encouraging political praxis among young people. Therefore, we directed our inquiries towards the characteristics of the actions promoted by the business sector in the school space, such as those of the Socio-Environmental Program for the Protection and Recovery of Water Sources - Pró-mananciais, led by public-private companies. To this end, we aimed to identify and analyze understandings about environmental issues, the educational process, and the perspectives of the dimension of political praxis based on the relationships between Pró-mananciais and an elementary school located in the Sapucaí River Watershed. Data were obtained through semi-structured interviews with education professionals and members of Pró-mananciais. Meetings promoted by the program aimed at defining actions in the locality in question were also observed. We relied on Transkriptor software for audio transcription and NVivo for data systematization and analysis. We adopted Content Analysis, in the modality of Thematic Analysis, as the methodological procedure. The results and discussions raised indicated that Pró-mananciais' actions have the potential to influence the teacher and student formation process. These actions, above all, favor the establishment of consensus on Environmental Issues and the educational process in the school space, which can be interpreted as the establishment of a teaching obstruction regime. In this sense, the relationships between the framework of environmental disasters and the capitalist society model were superficially addressed, limiting the discussions to the individuality and immediate actions' scope. The environmental actions executed by Pró-mananciais in the elementary school attributed environmental problems to personal choices, focusing their mitigation on techno-scientific aspects and behavioral change. Discussions like these can obscure the possibilities of questioning and critically thinking about the capitalist society model. It became evident that the school has been a stage for the dissemination of understandings, values, and practices that are dear to Pró-mananciais in the local community. Despite some education professionals having criticized Pró-mananciais' posture, there were no opposing positions. This finding suggests that there is a silencing, albeit involuntary, of dissenting voices within the school. In addition to this, we noted that the idea of collective participation, which is one of the bases of the program's environmental actions, was re-signified, not allowing the community to participate in decision-making spaces. This process of privatizing the school space can contribute to maintaining an educational model that emphasizes individualism and behavioral change, rather than advocating for critical and emancipatory teaching. Thus, the relationship between Pró-mananciais and the school contributes to the crystallization of meanings about political praxis different from those we consider relevant to students' formation. Finally, it is crucial that education professionals, especially those involved in relationships between companies and schools, reflect and oppose the impacts that environmental business actions have had on the educational process.
|
|
11
|
-
CLAUDILENE RIBEIRO BRAGA
-
CONVERSA COM CIENTISTA: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
-
Orientador : NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADHIMAR FLAVIO OLIVEIRA
-
EVANDRO FORTES ROZENTALSKI
-
Haira Emanuela Gandolfi
-
NEWTON DE FIGUEIREDO FILHO
-
Data: 17/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Na sociedade atual onde a produção de conhecimento é intensiva devido a diversos fatores, tais como o mercado competitivo, o conhecimento muitas vezes ainda é confundido com repasse de informação. Dentro dessa perspectiva, a educação científica nas escolas vem se tornando cada vez mais importante na formação básica, uma vez que pode promover a autonomia e o pensamento crítico e criativo dos estudantes através de atividades que envolvam investigação e a discussão. O objetivo principal da educação científica é ajudar os alunos a aprender a raciocinar cientificamente. Entretanto, ainda hoje, a principal forma de contato entre os alunos e o conhecimento científico ocorre através de seus professores ao longo do desenvolvimento das aulas que envolvem as ciências da natureza. É uma condição distante da realidade atual o envolvimento de professores e alunos na produção de conhecimento científico, pois muitas vezes o acesso a este é limitado aos centros de pesquisa e universidades. A forma como os professores compreendem a ciência autêntica e a produção do conhecimento científico influencia diretamente em suas aulas e consequentemente os resultados que porventura os alunos poderão apresentar no futuro sobre esse assunto. O presente trabalho traz uma análise das compreensões apresentadas por um grupo de nove professores da disciplina de Física atuantes na educação básica de escolas públicas, em diálogo com um cientista que desenvolve uma pesquisa com células solares sensibilizadas por corantes. Os objetivos específicos nesta pesquisa buscam: i) identificar que compreensões sobre da produção do conhecimento científico no campo da Física são apresentadas por esses professores, ii) que compreensões possuem esses professores sobre o contexto social, político e econômico em que o conhecimento científico é produzido, iii) que compreensões têm esses professores sobre a educação em ciência, na perspectiva de apresentar aos alunos do ensino médio uma ciência mais próxima do real. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, observação e análise dos diálogos para identificar as compreensões destes sobre a Natureza da Ciência (NdC). A análise de conteúdo pautou-se em aspectos e em trechos dos discursos que evidenciam compreensão da produção do conhecimento científico, mas não apresentam aprofundamento dos diálogos consistentes com o cientista. Os diálogos também evidenciaram uma consciência fundamentada na compreensão de que o conhecimento científico produzido está intrinsecamente ligado ao contexto social, político e econômico da atualidade. Finalmente os educadores apontaram que o extenso currículo para a área de ciências e o número reduzido de aulas inviabiliza práticas que poderiam conduzir seus alunos a compreenderem melhor como a ciência é produzida.
-
Mostrar Abstract
-
In today's society, where knowledge production is intensive due to several factors, such as the competitive market, knowledge is often confused with the transfer of information. Within this perspective, science education in schools is becoming increasingly important in basic education, since it can promote students' autonomy and critical and creative thinking through activities that involve research and discussion. The main objective of science education is to help students learn to reason scientifically. However, even today, the main form of contact between students and scientific knowledge occurs through their teachers throughout the development of classes involving natural sciences. The involvement of professors and students in the production of scientific knowledge is far removed from the current reality, as access to this knowledge is often limited to research centers and universities. The way teachers understand authentic science and production of scientific knowledge directly influences their classes and consequently the results that students may present in the future on this subject. The present work analyzes the understandings presented by a group of nine Physics teachers working in basic education in public schools, in dialogue with a scientist who develops research with solar cells sensitized by dyes. The specific objectives of this research seek: i) to identify which understandings about the production of scientific knowledge in the field of Physics are presented by these teachers, ii) what understandings do these teachers have about the social, political and economic context in which scientific knowledge is produced, iii) what understandings do these teachers have about science education, in the perspective of presenting high school students with a more close to real. A semi-structured interview, observation and analysis of the dialogues were used to identify their understanding of the Nature of Science (NdC). The content analysis was based on aspects and excerpts from the speeches that show understanding of the production of scientific knowledge, but do not present a deepening of consistent dialogues with the scientist. The dialogues also showed an awareness based on the understanding that the scientific knowledge produced is intrinsically linked to the current social, political and economic context. Finally, the educators pointed out that the extensive curriculum for the science area and the reduced number of classes make practices that could lead their students to a better understanding of how science is produced to be unfeasible.
|
|
12
|
-
BRUNA DA ROSA SANTOS
-
Estado do conhecimento das pesquisas brasileiras que investigam interfaces entre Matemática e Arte no ensino
-
Orientador : ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA REGINA FLORES
-
ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
MARISOL VIEIRA MELO
-
Data: 23/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O crescente número de pesquisas sobre Matemática e Arte, nas últimas décadas, foi um dos fatores que motivou o presente estudo. Seu objetivo é mapear as pesquisas brasileiras que investigam as interfaces entre a Matemática e a Arte, tecendo o estado do conhecimento daquelas que articulam a Matemática e a Arte nas propostas pedagógicas aplicadas no contexto do ensino de Matemática na Educação Básica. De caráter qualitativo, este estudo se constitui como uma revisão sistemática, do tipo “estado do conhecimento”, tendo como fonte as teses e dissertações, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para as buscas foram considerados os termos: “Arte”, “Matemática”, “Ensino”, “Educação Matemática”, além dos termos relacionados às linguagens artísticas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, como: “Artes visuais”, “Dança”, “Música”, “Teatro” e “Artes audiovisuais”. A análise consistiu em duas etapas, sendo a primeira baseada em uma perspectiva mais descritiva e panorâmica, na qual realizamos um mapeamento a partir da leitura dos resumos das 110 teses e dissertações selecionadas, que investigam interfaces entre Matemática e Arte, publicadas no período de 2003 a 2020. Já na segunda etapa, visando uma perspectiva analítico-compreensiva, selecionamos 34 trabalhos do mapeamento, que apresentavam alguma proposta pedagógica aplicada no contexto do ensino de Matemática na Educação Básica. Elaboramos um fichamento no Google Forms, a fim de conduzir a leitura de partes dos textos para identificarmos aspectos relevantes para este estudo. A partir disso, delimitamos três eixos de análise: (1) abordagens metodológicas para o ensino; (2) foco matemático das propostas pedagógicas; e (3) uso da Arte no ensino de Matemática. Os agrupamentos de cada eixo emergiram das leituras dos trabalhos e dos referenciais. A partir do mapeamento, identificamos a formação de três grupos de pesquisas sobre o tema localizados nas regiões Sudeste e Sul, onde abrangem a maior parte da produção acadêmica. Entre as linguagens artísticas, a que se destacou nas pesquisas foi a arte visual, principalmente na relação com a geometria. Entre as tendências da interface entre Matemática e Arte, destacamos o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de algum conteúdo, foco da maioria dos trabalhos, e a Arte para contextualizar o ensino, evidenciando o uso da Arte como contexto para o ensino de Matemática. Identificamos, ainda, diversas abordagens que indicam outros caminhos para o ensino na interface entre Matemática e Arte, ainda pouco explorados, por isso apontam a necessidade de novas investigações. Portanto, esperamos com este estudo, impulsionar novos trabalhos, principalmente nos campos que se apresentarem mais escassos.
-
Mostrar Abstract
-
The growing number of research in Mathematics and Art, in the last decades, was one of the factors that motivated the present study. Its objective is to map the Brazilian researches that investigate the interfaces between Mathematics and Art, weaving the state of knowledge of those that articulate Mathematics and Art in the pedagogical proposals applied in the context of teaching Mathematics in Basic Education. Qualitative in nature, this study constitutes a systematic review, of the “state of knowledge” type, based on theses and dissertations, available at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. For the searches, the following terms were considered: “Art”, “Mathematics”, “Teaching” and “Mathematics Education”, in addition to terms related to artistic languages, according to the National Common Curricular Base, such as: “Visual Arts”, “Dance”, “Music”, “Theatre” and “Audiovisual Arts”. The analysis consisted of two stages, the first one was based on a more descriptive and panoramic perspective, in which we carried out a mapping from the reading of the abstracts of the 110 selected theses and dissertations, which investigate interfaces between Mathematics and Art, published from of 2003 to 2020. In the second stage, aiming at an analytical-comprehensive perspective, we selected 34 mapping works, presenting some pedagogical proposals applied in Mathematics teaching in Basic Education. We prepared a file on Google Forms to conduct the reading of parts of the texts to identify relevant aspects for this study. From this, we delimited three axes of analysis: (1) methodological approaches for teaching; (2) mathematical focus of pedagogical proposals; and (3) use of Art for Mathematics Education. Each axis's groupings emerged from the works' readings and references. From the mapping, we identified the formation of three research groups on the subject located in the Southeast and South regions, where they cover most of the academic production. Among the artistic languages, the one that stood out in the research was visual art, especially, the relation between visual art and geometry. Among the trends in the interface between Mathematics and Art, we highlight the use of Digital Information and Communication Technologies in teaching some content, the focus of most works and Art to contextualize teaching, highlighting the use of Art as a context for teaching Mathematics. We also identified several approaches that indicate other paths for teaching in the interface between Mathematics and Art, still little explored, which is why they point to the need for further investigations. Therefore, with this study, we hope to boost new work, especially in fields that are scarcer.
|
|
13
|
-
Hednan Guimarães Mota
-
Conhecimentos Matemáticos para o Ensino mobilizados por licenciandos no estudo de tópicos da História da Matemática
-
Orientador : MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
-
ANA CRISTINA FERREIRA
-
ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
Data: 12/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As contribuições do estudo da História da Matemática (HM) para a formação de professores têm sido objeto de variados trabalhos acadêmicos em nosso país nos últimos anos. Neste contexto, e considerando que podemos identificar nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, diferentes enfoques da HM, tais como: História da Matemática, História da Matemática no Ensino e História da Educação Matemática (HEM), nesta investigação nos focamos, especificamente, em investigar as contribuições do estudo da temática “História da Matemática no ensino” para à formação de docentes. Para tanto, partimos do modelo “Conhecimentos Matemáticos para o Ensino”, amplamente conhecido pela sua sigla em inglês, MKT. Nesse sentido, a presente investigação se norteou pela seguinte questão: Que Conhecimentos Matemáticos para o Ensino são mobilizados por licenciandos ao estudarem aspectos da História da Matemática no ensino em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática? Para tanto, os dados foram construídos ao longo do desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, cuja ementa previa a abordagem de tópicos da “História da Matemática no ensino”. As aulas desta disciplina foram gravadas e transcritas, nas quais buscamos identificar e analisar, nas falas dos participantes, conhecimentos referentes aos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino que foram mobilizados pelos licenciandos. Destaca-se que ao longo da investigação foi realizada uma adaptação do modelo MKT, na qual dividimos os conhecimentos de professores de Matemática em três domínios: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e o Conhecimento do Currículo. Os resultados indicaram que ao estudarem a temática “HM no Ensino” e ao desenvolverem atividades sobre esta, os licenciandos mobilizaram conhecimentos em todos os três domínios, especialmente o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Os licenciandos manifestaram principalmente esse domínio, em virtude da disciplina dar mais enfoque as questões pedagógicas do ensino. O Conhecimento do Currículo também foi bem mobilizado, com os licenciandos buscando os documentos oficiais, como a BNCC. Por outro lado, o Conhecimento do Conteúdo foi o menos mobilizado, uma vez que as questões matemáticas não eram o foco principal da disciplina. Assim, pode-se perceber que o estudo da “HM no ensino” pode trazer contribuições para a formação do futuro professor de Matemática.
-
Mostrar Abstract
-
The contributions in the studies of the History of Mathematics (HM) for the formation of teachers has been the subject of various academic works in our country in the last years. In this context, considering that we can identify in the mathematics Degree courses in Brazil, different approaches on HM, such as History of Mathematics, History of Mathematics in Teaching and History of Mathematics Education (HME), on this investigation we focus, specially, in investigating the contributions on the study of theme "History of Mathematics in Teaching" for the training of teachers. For such, we start from the model "Mathematical Knowledge for Teaching" (MKT). In this sense, the present investigation was guided by the following question: Which Mathematical Knowledges for Teaching are mobilized by undergraduates when studying aspects of the History of Mathematics in teaching in a subject of the Mathematics Degree course? Therefore, we collected data throughout the development of a Teaching Practice subject at a federal university in the state of Minas Gerais, whose syllabus provided for the approach of the theme "History of Mathematics in teaching". The classes of this subject were recorded and transcribed, in which we tried to search and identify, in the words of the participants, knowledge referent in the Mathematical Knowledges for Teaching that were mobilized by the undergraduates. Throughout the investigation, an adaptation of the MKT model was realized, in which we divided the knowledges of mathematics teachers in three domains: Subject Matter Knowledge, Pedagogical Content Knowledge and Curriculum Knowledge. The results indicated that when studying the theme “HM in Teaching” and when developing activities on the theme, the undergraduates mobilized the knowledge in all three domains, especially in the Pedagogical Content Knowledge. The undergraduates mainly manifested this domain, due to the discipline giving more focus to the pedagogical issues of teaching. Curriculum Knowledge was also well mobilized, with the students referring to official documents such as the BNCC. However, the Subject Matter Knowledge was the least mobilized since mathematical questions were not the focus of the discipline. Thus, it can be perceived that the study of “HM in teaching” can contribute to the formation of future Mathematics teachers.
|
|
14
|
-
GABRIELA CORRÊA DOS SANTOS
-
A aplicação de uma sequência didática de modo a otimizar a aprendizagem do conteúdo de Fusão Nuclear utilizando como tema gerador a Evolução Estelar.
-
Orientador : AGENOR PINA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AGENOR PINA DA SILVA
-
ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JUNIOR
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
Data: 19/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é verificar os resultados da aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conteúdo de fusão nuclear a partir da utilização do tema gerador evolução estelar. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina AST 001: Conceitos de Astronomia do curso de Licenciatura em Física de uma universidade federal, durante o mês de julho de 2022, num total de 16 aulas, cada uma de 50 minutos. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, gravações das aulas em áudio, diário de bordo e atividades avaliativas elaboradas no decorrer do desenvolvimento da sequência didática. Todas as atividades desenvolvidas foram estruturadas a partir dos Três Momentos pedagógicos de Delizoicv: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram aplicados dois questionários, o primeiro (pré-SD) no início e o outro no fim (pós-SD) da aplicação do trabalho, e cinco atividades avaliativas. Os dados do questionário pré-SD serviram para identificar o “perfil” do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Física, assim como verificar quais conhecimentos em relação temática foram estudadas por eles no ensino médio. O segundo questionário foi utilizado para verificar se a proposta de ensinar fusão nuclear a partir da evolução estelar foi bem-sucedida, isso é, para verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos abordados durante a aplicação da SD. As atividades avaliativas versaram sobre o tema evolução estelar e sua relação com o contudo fusão nuclear. Apesar de apenas 7 alunos terem participado de todas as atividades desenvolvidas na SD, foi possível perceber que os estudantes se envolveram nas aulas e que os resultados encontrados mostraram que o trabalho foi bem-sucedido e que as respostas fornecidas pelos estudantes nas questões do questionário pós-SD foram bem mais elaboradas do que as fornecidas para as questões do questionário da pré-SD.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to verify the results of the application of a Didactic Sequence for teaching the content of nuclear fusion using the stellar evolution as generator theme. This work was developed in the discipline AST 001: Concepts of Astronomy of the Degree in Physics course of a federal university, during the month of July 2022, in a total of 16 classes, each of 50 minutes. Questionnaires, audio recordings of classes, logbook and evaluative activities developed during the development of the didactic sequence were used as a data collection instrument. All activities developed were structured based on Delizoicv's Three Pedagogical Moments: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. Two questionnaires were applied, the first (pre-DS) at the beginning and the other at the end (post-DS) of the work application, and five evaluative activities. Data from the pre-SD questionnaire were used to identify the “profile” of the student entering the Physics Degree course, as well as to verify which knowledge in thematic relation was studied by them in high school. The second questionnaire was used to verify whether the proposal to teach nuclear fusion from stellar evolution was successful, that is, to verify the students' learning in relation to the contents covered during the application of the DS. The evaluative activities dealt with the theme of stellar evolution and its relationship with nuclear fusion. Although only 7 students participated in all the activities carried out in the DS, it was possible to perceive that the students were involved in the classes and that the results found showed that the work was successful and that the answers provided by the students in the post questionnaire questions -SD were much more elaborate than those provided for the pre-DS questionnaire questions.
|
|
15
|
-
SÃDHU ABRAHAM VICENCIO ANDRADE
-
Educação Matemática Crítica e a Pedagogia Progressista: colaborações dessa relação em uma formação continuada de professores para a justiça social
-
Orientador : JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DARIO FIORENTINI
-
ELIANE MATESCO CRISTOVAO
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
RITA DE CASSIA MAGALHAES TRINDADE STANO
-
Data: 16/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa considera que a busca por justiça social é condição sine qua non de qualquer processo educacional. A partir disso, pretende-se analisar, por meio de um processo de formação continuada, como que as perspectivas da educação matemática crítica e da pedagogia progressista de Georges Snyders podem contribuir com um ensino de matemática que trabalhe por justiça social. Almejando, então, responder a seguinte questão: Quais são as colaborações que a relação entre a educação matemática crítica e a pedagogia progressista snyderiana podem trazer para um ensino de matemática que trabalhe para uma sociedade humanizada? Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa-formação, uma vez que visa proporcionar e analisar focos críticos em um processo formativo, de modo colaborativo entre o pesquisador e os participantes. Fora oferecido, assim, um curso à distância de formação continuada, intitulado de “Fundamentos da educação matemática crítica e a justiça social”, para professores e especialistas em educação da rede pública, graduandos em licenciaturas de matemática e pedagogia, e mestrandos em linhas de pesquisa que estudam matemática. O curso baseou-se num referencial teórico que buscasse compreender questões sociais, educacionais e do ensino de matemática, de modo a contribuir com reflexões dos participantes sobre essas áreas. Assim foram adotados referenciais: marxistas, colaborando com análises críticas a respeito da sociedade capitalista; progressistas, utilizando-se de obras do educador Georges Snyders e que colaboram com profundas análises críticas a respeito da educação; e da educação matemática crítica, que colaboraram com análises críticas a respeito do ensino de matemática, dos conhecimentos matemáticos, e suas funções na sociedade atual. A partir dessa ação formativa, que ocorreu em um período de dez semanas, foram colhidos dados presentes nas produções dos participantes (participação em fóruns, atividades e produção de um plano de aula realizado em grupo, como trabalho final), e presentes nos discursos dos mesmos, em 6 encontros síncronos ocorridos no período do curso. Esses dados foram analisados e apresentados por meio do encontro com cinco focos críticos formativos e analíticos: A Crítica sobre a Realidade; (Auto)Crítica docente; Crítica como Filosofia de Ensino; (Muito) Conteúdo Crítico; Crítica e a Ação. Ao fim deste processo investigativo, pôde-se reconhecer, a partir desses focos críticos, pontos que alinham as perspectivas no caminho da formação de um professor de matemática que seja crítico e progressista, e que possa colaborar com as lutas sociais por uma sociedade mais justa.
-
Mostrar Abstract
-
This research considers that the search for social justice is essential for any educational process. From this, we intend to analyze, through a process of continued training, how the perspectives of critical mathematics education and Georges Snyders' progressive pedagogy can contribute to mathematics teaching that works for social justice. Aiming, then, to answer the following question: What are the collaborations that the relationship between critical mathematics education and Snyder's progressive pedagogy can bring to mathematics teaching that works towards a humanized society? Through a qualitative approach, this investigation is characterized as a research-training, as it aims to provide and analyze the critical focal points in a training process, in a collaborative way between the researcher and the participant. Thus, a long-distance continuing education course entitled “Fundamentals of critical mathematics education and social justice” was offered to teachers and education specialists in public schools, undergraduates in mathematics and pedagogy, and master's students in lines of research who study mathematics. The course was based on a theoretical framework that sought to understand social, educational and mathematics teaching issues, so that the participants could contribute with their insights in these areas. Therefore, certain references were adopted: Marxists collaborating with critical analyzes of capitalist society; progressists using the works of the educator Georges Snyders who collaborated with deep analyzes on education; and critical mathematics education, which collaborated with critical analyzes regarding the teaching of mathematics, mathematical knowledge, and its functions in today's society. From this formative action, which took place over a period of ten weeks, participants' data was collected from their participation in forums, activities and production of a lesson plan carried out as a group, as a final work), and from their own talks in six synchronous meetings that took place during the course. This data was then analyzed and presented through five formative and analytical critical focal points found: The Critique of Reality; (Self) Teaching criticism; Criticism as a Philosophy of Teaching; (Lots of) Critical Content; Criticism and Action. At the end of this investigative process, it was possible to recognize, from these critical focal points, aspects that align perspectives on the path towards the formation of a mathematics teacher who is critical and progressive, and who can contribute to social struggles for a more just society.
|
|
16
|
-
Bruno Cavalcante Martins Noronha
-
Contribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de Matemática
-
Orientador : MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA
-
EVANDRO FORTES ROZENTALSKI
-
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA
-
MARIANA FEITEIRO CAVALARI SILVA
-
Data: 28/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Pesquisas acerca das contribuições da História da Matemática na formação de professores vêm sendo desenvolvidas por diversos pesquisadores no âmbito nacional ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, nos questionamos: Quais são as contribuições do estudo de episódios históricos da Matemática para a formação de professores de Matemática? Diante disso, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de professores de Matemática mobilizados por licenciandos em Matemática no estudo de episódios históricos. Para tanto, os dados foram coletados em um grupo de estudos com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, que fora criado com intuito de discutir episódios históricos da matemática. Foram realizados cinco encontros, de modo que os quatro primeiros aconteceram por meio da plataforma de encontros online Google Meet e o último presencialmente. Todos os encontros foram gravados e posteriormente transcritos pelo pesquisador. Nestes encontros foram discutidos três episódios, a saber: (i) o surgimento da geometria não-euclidiana; (ii) o surgimento do cálculo infinitesimal; e (iii) o surgimento dos números complexos. As transcrições foram analisadas de modo a identificar indícios dos conhecimentos de professores evidenciados nas falas e comentários dos participantes. Os resultados desta investigação indicam que o estudo de episódios históricos pode contribuir para a mobilizações de diversos conhecimentos de professores, tais como o domínio de Conhecimento do Conteúdo e seus subdomínios: Conhecimento de Matemática (CdM) e o Conhecimento sobre Matemática (CsM) e, também, o domínio de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e seus subdomínios como o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK), o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS) e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT).
-
Mostrar Abstract
-
Research about the contributions of the History of Mathematics in teacher training has been developed by several researchers at the national level over the last few years. In this sense, we ask ourselves: What are the contributions of the study of historical episodes of Mathematics to the formation of Mathematics teachers? In view of this, we sought to identify and analyze the knowledge of Mathematics teachers mobilized by Mathematics undergraduates in the study of historical episodes. For this purpose, data were collected in a study group with undergraduate students in Mathematics at a Federal University in the south of Minas Gerais, which was created with the aim of discussing historical episodes in mathematics. Five meetings were held, so that the first four took place through the online dating platform Google Meet and the last one in person. All meetings were recorded and later transcribed by the researcher. In these meetings, three episodes were discussed, namely: (i) the emergence of non-Euclidean geometry; (ii) the emergence of infinitesimal calculus; and (iii) the emergence of complex numbers. The transcripts were analyzed in order to identify evidence of teachers' knowledge evidenced in the participants' speeches and comments. The results of this investigation indicate that the study of historical episodes can contribute to the mobilization of diferente knowledge of teachers, such as the Content Knowledge domain and its subdomains: Knowledge of Mathematics (CdM) and Knowledge about Mathematics (CsM) and, also, the Pedagogical Content Knowledge domain (PCK) and its subdomains such as Common Content Knowledge (CCK), Content and Student Knowledge (KCS) and Content and Teaching Knowledge (KCT).
|
|
17
|
-
ANA CAROLINE VIEIRA CORREIA
-
APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E CIENTISTAS EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: quais aspectos da Natureza da Ciência emergem nesse contexto?
-
Orientador : JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
STEFANNIE DE SÁ IBRAIM
-
EVANDRO FORTES ROZENTALSKI
-
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as implicações de uma sequência didática, pautada em recursos e ações de divulgação científica que têm como foco aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da universidade e de seus contextos reais de trabalho, para a abordagem de aspectos da natureza da ciência (NdC). Esse trabalho é uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, desenvolvida em uma escola pública, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Através de uma abordagem explícita da NdC, as atividades foram promovidas em etapas, que consistiram em uma aplicação de um questionário prévio; leitura e discussão de um Texto de Divulgação Científica (TDC); visita aos laboratórios de pesquisa de cientistas de uma universidade local (ação realizada no contexto do projeto de extensão Hoje Vi um Cientista); e aplicação de questionário final. Os dados foram coletados por meio de questionários e gravações em áudio, e foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, buscando construir categorias relativas à NdC. Nesse sentido, as categorias foram apresentadas e discutidas em 2 tópicos, sendo elas: Aspectos da NdC que se evidenciaram na sequência didática e concepções sobre a sequência didática expressas no questionário final. Assim, a partir do questionário inicial, os resultados indicam noções que se aproximam e que se afastam de concepções adequadas. O TDC permitiu que os alunos conhecessem e refletissem sobre aspectos como a economia da ciência, produtividade e comunidade científica. Durante a visita com os cientistas foi possível discutir questões como as influências sociais da ciência, colaboração, ética na ciência, papel da falibilidade e produtividade científica. Por fim, por meio do questionário final, foi notório que os alunos passaram a refletir mais sobre determinadas questões, como características físicas e psicológicas dos cientistas.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to investigate the implications of a didactic sequence, based on scientific dissemination resources and actions that focus on bringing basic education students closer to university researchers and their real work contexts, to approach aspects of the nature of science. science (NOS). This work is a qualitative field research, developed in a public school, with students of the 1st year of high school. Through an explicit NOS approach, the activities were promoted in stages, which consisted of an application of a previous questionnaire; reading and discussion of a Scientific Dissemination Text (SDT); visit to the research laboratories of scientists at a local university (action carried out in the context of the extension project “Hoje Vi um Cientista”); and application of final questionnaire. Data were collected through questionnaires and audio recordings, and were analyzed through a Discursive Textual Analysis, seeking to build categories related to the NOS. In this sense, the categories were presented and discussed in 2 topics, namely: Aspects of the NOS that were evident in the didactic sequence and conceptions about the didactic sequence expressed in the final questionnaire. Thus, through the initial questionnaire, the results indicate notions that approach and depart from adequate conceptions. The SDT allowed students to know and reflect on aspects such as the economy of science, productivity and scientific community. During the visit with the scientists it was possible to discuss issues such as the social influences of science, collaboration, ethics in science, the role of fallibility and scientific productivity. Finally, through the final questionnaire, it was clear that the students began to reflect more on certain issues, such as the ph ysical and psychological characteristics of the scientists.
|
|
18
|
-
LORENA MARIA BATISTA
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TDIC POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
-
JANAINA ROBERTA DOS SANTOS
-
JULIANA MARIA SAMPAIO FURLANI
-
MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Frente ao avanço dos casos de COVID-19 e a respectiva necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino do Brasil e do mundo foram fechadas temporariamente ao convívio presencial, e os diversos atores do complexo sistema educacional viram-se limitados, seja por questões conjunturais ou formativas, para atender às demandas educacionais que se impunham de maneira remota, e buscaram alternativas para dar continuidade às suas práticas pedagógicas. Na Rede Pública Estadual de Educação do estado de Minas Gerais no Brasil, foi implementado, de forma emergencial, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), que tentou dar alguma sequência ao planejamento pedagógico corrente. Com o objetivo de compreender como ocorreram essas adequações e implementações, e quais são as expectativas dos docentes em relação à continuidade do uso das tecnologias digitais após o período pandêmico, este trabalho analisou os relatos de professores do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, que enfrentaram os desafios do modelo REANP na rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre, quanto à implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Identificamos que a capacitação dos professores para a utilização eficaz das TDIC ainda requer aprimoramentos substanciais., e que o período de transição no REANP destacou a necessidade de abordagens mais bem planejadas e de investimentos contínuos na formação pedagógica, de modo a permitir que os educadores atendam às demandas do ambiente educacional contemporâneo de maneira confiante e eficaz.
-
Mostrar Abstract
-
Faced with the advancement of COVID-19 cases and the respective need for social distancing, educational institutions in Brazil and around the world were temporarily closed to face-to-face interaction, and the various actors in the complex educational system found themselves limited, whether due to cyclical reasons or training, to meet the educational demands that were imposed remotely, and sought alternatives to continue their pedagogical practices. In the State Public Education Network of the state of Minas Gerais in Brazil, the Special Regime for Non-Personal Activities (SRNPA) was implemented on an emergency basis, which attempted to give some continuity to the current pedagogical planning. With the aim of understanding how these adjustments and implementations occurred, and what teachers' expectations are in relation to the continued use of digital technologies after the pandemic period, this work analyzed the reports of high school teachers in the area of Natural Sciences, who faced the challenges of the SRNPA model in the state public network in the city of Pouso Alegre, regarding the implementation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their pedagogical practices. We identified that the training of teachers for the effective use of DICT still requires substantial improvements and that the transition period at REANP highlighted the need for better-planned approaches and continuous investments in pedagogical training, in order to allow educators to meet the demands of the contemporary educational environment in a confident and effective manner.
|
|
19
|
-
ELISANDRA APARECIDA SILVA FERNANDES
-
A TEMÁTICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS: UM ESTUDO REALIZADO COM DIRETORES DE UNIDADES ESCOLARES DA SECRETARIA REGIONAL DE ENSINO DE ITAJUBÁ
-
Orientador : LUCIANO FERNANDES SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA BERNADETE SARTI DA SILVA CARVALHO
-
DANIELLE APARECIDA REIS LEITE
-
LUCIANO FERNANDES SILVA
-
Data: 06/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O tratamento da temática ambiental, de acordo com as compreensões dos diretores municipais e as atividades que são desenvolvidas nas unidades públicas escolares em que atuam, nos desperta para uma reflexão acerca das possibilidades e desafios que possam se fazer presentes em se tratando do desenvolvimento de ações que possam mitigar a crise ambiental que vivenciamos. À vista disso, nos preocupamos em verificar quais são as compreensões sobre a temática ambiental e o processo educativo elaboradas por diretores de unidades escolares públicas municipais de ensino fundamental nos anos iniciais. Com esse propósito, buscamos identificar e analisar as compreensões que os diretores possuem sobre a temática ambiental, as atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares e as possibilidades e obstáculos que os diretores associam ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os diretores de escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais, em escolas situadas numa região ao sul de Minas Gerais, pertencente à Secretaria Regional de Ensino de Itajubá. Após realizada a transcrição dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo, na modalidade de Análise Temática como processo metodológico. Os resultados e as discussões, indicaram que as compreensões dos diretores municipais, influenciam na tomada de decisões quanto ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvem a temática ambiental nos espaços escolares que dirigem. Nesse sentido, a possibilidade da construção do conhecimento nesses espaços escolares, no que tange à temática ambiental, está diretamente relacionada às tomadas de decisões que são articuladas pelos diretores, mesmo que essas sejam realizadas de forma democrática. Dessa forma, as parcerias que são estabelecidas, a abordagem da temática ambiental nas disciplinas, a menção a temática ambiental nos projetos políticos pedagógicos, são tratadas com uma perspectiva conservadora. Nesse sentido, as tentativas de mitigação da crise ambiental só se tornam inviáveis, uma vez que as discussões em torno da temática ambiental e as questões socioambientais são tratadas de forma desconexa, impossibilitando a implementação de discussões críticas em relação ao tratamento da temática ambiental e as políticas públicas nos espaços escolares. Ao tratar a temática ambiental de forma romantizada e isolada, a problemática ambiental tende a permanecer e se agravar.
-
Mostrar Abstract
-
The treatment of environmental issues, in accordance with the understandings of municipal directors and the activities that are developed in the public-school units in which they work, awakens us to reflect on the possibilities and challenges that may be present when it comes to the development of actions that can mitigate the environmental crisis we are experiencing. In view of this, we are concerned with verifying the understandings of environmental issues and the educational process developed by directors of municipal public elementary schools in the initial years. With this purpose, we sought to identify and analyze the understandings that principals have on environmental issues, the pedagogical activities developed in school spaces and the possibilities and obstacles that principals associate with the development of pedagogical activities. Data were collected through semi-structured interviews with directors of municipal elementary schools in the early years, in schools located in a region to the south of Minas Gerais, belonging to the Itajubá Regional Education Secretariat. After the data was transcribed, we based ourselves on Content Analysis, in the form of Thematic Analysis as a methodological process. The results and discussions indicated that the understandings of municipal directors’ influence decision-making regarding the development of pedagogical activities involving environmental issues in the school spaces they manage. In this sense, the possibility of building knowledge in these school spaces, regarding environmental issues, is directly related to the decision-making that is articulated by the principals, even if these are carried out in a democratic way. In this way, the partnerships that are established, the approach to environmental issues in the subjects, the mention of environmental issues in political pedagogical projects, are treated with a conservative perspective. In this sense, attempts to mitigate the environmental crisis only become unfeasible, since discussions around environmental issues and socio-environmental issues are treated in a disconnected manner, making it impossible to implement critical discussions in relation to the treatment of environmental issues and the public policies in school spaces. When treating environmental issues in a romanticized and isolated way, environmental problems tend to remain and worsen.
|
|