INTENÇÃO EMPREENDEDORA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO
Intenção empreendedora. Educação empreendedora. Integração. Alunos. Ensino Médio.
Intenção Empreendedora (IE) integrada à Educação Empreendedora
(EE) no Ensino Médio ainda é pouco explorada na literatura academica nacional e internacional. Essa
lacuna evidencia-se na escassez de estudos nacionais e internacionais que apresentam propostas
de frameworks conceituais, metodologias e abordagens pedagógicas capazes de integrar os
componentes da IE e da EE para promover o desenvolvimento de competências
empreendedoras dos alunos de Ensino Médio. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo
propor o desenvolvimento e a implementação de um framework conceitual integrado e
detalhado dos componentes da IE e da EE, visando o desenvolvimento de competências
empreendedoras no Ensino Médio. A relevância desse estudo está na necessidade de aprofundar
o conhecimento sobre práticas pedagógicas utilizando frameworks baseados em metodologias
inovadoras, capazes de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras,
considerando que o ensino médio representa uma etapa estratégica na definição de trajetórias
acadêmicas e profissionais. De natureza aplicada, exploratória e qualitativa, a pesquisa adotou
o método de Estudo de Caso, envolvendo 58 alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola
pública do estado de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de dois
instrumentos: um questionário de IE, baseado na Teoria do Comportamento Planejado (TCP),
e um questionário de EE, fundamentado na Metodologia EDLE. Os dados foram organizados
com o auxílio do Microsoft Excel 2013 e analisados por meio da Modelagem de Equações
Estruturais (Partial Least Squares - PLS), utilizando o software SmartPLS 4.0. Ao final do
processo, os indicadores estruturais revelam que a Atitude Pessoal é o principal fator explicativo
da intenção empreendedora, confirmando a hipótese de que existe uma relação positiva entre
esse componente e a IE dos alunos. O indicador referente ao desempenho cognitivo dos alunos
revela que o desenvolvimento do pensamento de ordem superior encontra-se em processo de
consolidação. Ao final do processo pedagógico, segundo a percepção dos próprios estudantes,
o componente 'Visão', do metamodelo do comportamento empreendedor, apresentou um índice
de 77,8%. Esse resultado indica que os alunos demonstraram capacidade de projetar cenários
futuros, imaginar possibilidades e propor soluções inovadoras. Dessa forma, a proposta de
implementação do framework conceitual integrado e detalhado utilizando metodologias
inovadoras, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular favorece e estimula o
desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes de Ensino Médio. Os
achados dessa pesquisa contribuem para preencher uma lacuna da literatura e produzem
implicações práticas para diretores, coordenadores, professores de Ensino Médio, formuladores
de políticas públicas que poderão promover dinâmicas de sensibilização para ressignificar o
planejamento de ensino no Ensino Médio, incorporando práticas inovadoras e focadas no
desenvolvimento de competências empreendedoras.